12 dicas essenciais para o gerenciamento de equipes virtuais

1 min de leitura
Ariane Jaeger
3 de junho de 2021
Última atualização: 4 de junho de 2021
12 dicas essenciais para o gerenciamento de equipes virtuais

Garantir a comunicação integrada e a motivação de equipes virtuais podem não ser tarefas fáceis. Mas quando líderes estão abertos para aprender a vencer os desafios de um time, o processo vai adiante!

Como dar conta do recado? No momento de dúvida, nada melhor do que conferir algumas dicas essenciais para o gerenciamento de equipes virtuais. Vamos lá?

Precisa cuidar do gerenciamento de equipes virtuais?

O trabalho remoto e o home office vieram para ficar. Mesmo que todos os setores não possam adotá-los, muitas empresas já sentiram os benefícios em manter suas equipes virtuais de trabalho

Para vencer o desafio de gerenciar uma equipe à distância, reunimos 12 dicas essenciais para o gerenciamento de equipes virtuais. Confira-as detalhadamente abaixo:

1. Antes de tudo: conheça os membros da sua equipe

Um bom gestor conhece bem os seus parceiros de trabalho. Habilidades, particularidades e até alguns aspectos da vida pessoal precisam ser levados em conta para criar uma boa equipe de trabalho remoto.

Conhecendo os membros do time, é possível adaptar o trabalho da maneira mais produtiva possível. Além, claro, de colaborar para uma melhor interação entre líder-funcionário.

2. Estimule a comunicação e integração entre o time

Infelizmente, muitas companhias falham com a gestão de equipes virtuais pela falta de comunicação, engajamento e colaboração. Portanto, cabe aos líderes de equipe estimularem a interação entre o seu time.

Espaços colaborativos de trabalho podem ser a saída para minimizar as distâncias geográficas e estimular a união. Soluções como o Bitrix24 incluem até rede social corporativa integrada. É uma ótima maneira de começar a aumentar o engajamento entre sua equipe. 

3. Defina objetivos e resultados a serem alcançados

Trabalho remoto não é motivo para não atingir objetivos. Muito pelo contrário: várias empresas sentiram aumento da produtividade quando passaram a atuar com equipes virtuais. 

Elabore listas de tarefas a serem cumpridas, delegue os responsáveis e atribua prazos para que o trabalho seja cumprido. Quanto mais organizado for o calendário de projetos e corporativo, maior o sucesso no gerenciamento de equipes virtuais.

4. Adapte o trabalho olhando para a diversidade


Ao olhar para equipes virtuais vantagens e desvantagens, certamente não podemos deixar de levar em conta a flexibilidade – que é um dos principais pontos positivos. Poder adaptar o trabalho é fator motivacional que agrega na produtividade do time.

Só tome cuidado para adaptar o trabalho pensando na diversidade cultural e até de realidades. Preste atenção nos seguintes detalhes:

  • Seu time segue sempre o mesmo fuso horário?

  • Existem diferenças culturais?

  • Todos estão expostos a mesma realidade diária? Exemplo: filhos em casa (ensino remoto) ou necessidades particulares.

Fique atento aos detalhes para garantir o máximo de respeito mútuo e boa convivência entre todos. 

5. Delegue tarefas pensando em cada profissional

 Quando realizamos uma atividade com a qual temos afinidade, nos sentimos imensamente motivados. E, definitivamente, é preciso levar isso em conta ao atribuir tarefas.

Sempre que possível, tente delegá-las olhando para as habilidades pessoais de cada profissional. Além de poupar tempo, isso maximiza a qualidade do trabalho final. 

6. Conte com um espaço de chat em tempo real

Já parou para pensar sobre equipes virtuais vantagens e desvantagens? Apesar dos benefícios incríveis, times remotos enfrentam o grande problema da falta de interação social.

Para quem sempre trabalhou desta maneira, o processo não é tão complicado. Mas para funcionários que tinham uma rotina de trabalho com os colegas de escritório, a nova realidade pode ser árdua.

Para compensar o distanciamento social, é preciso criar um ambiente em que os funcionários interajam entre si. E ter um chat disponível a todo tempo (bem como outras ferramentas comunicativas) é o passo inicial para isso.

7. Tenha um sistema eficiente para o compartilhamento de documentos

Já que os seus colaboradores não interagirão no mesmo espaço físico, é essencial contar com um ambiente para compartilhar documentos. 

Por sorte, soluções digitais simplificam a rotina e permitem o armazenamento em nuvem – com segurança e praticidade. Um exemplo é o Bitrix24, que permite sincronizar arquivos e até criar e editar em tempo real.

8. Apesar da flexibilidade, exija consistência


Não importa se os seus colaboradores seguem seu próprio horário de trabalho. A consistência é essencial para garantir o sucesso a longo prazo.

Além de estabelecer cargas horárias ou metas a serem cumpridas, definam (ao menos alguns) horários comuns de trabalho. Assim, o time todo poderá tirar dúvidas em tempo real, transcorrendo as atividades com maior facilidade.

9. Crie processos padronizados para o trabalho

Garanta o máximo de refinamento para sua empresa estabelecendo um processo padronizado para documentos.

Isso contribui para a identidade visual e até facilita a rotina de trabalho – incluindo modelos de arquivos para poupar trabalho manual dos funcionários.

10. Estimule a motivação de equipes virtuais

Sem dúvidas, motivar os colaboradores é um dos fatores mais importantes ao considerar as 12 dicas essenciais para o gerenciamento de equipes virtuais.

Isso é ainda mais importante em um time remoto, porque o distanciamento social pode trazer sérios problemas para a saúde mental dos funcionários. 

De tempos em tempos, marquem encontros para trocar insights e manter o calor humano ativo.

Mantenha o contato firme com todos os colaboradores e instigue a participação em treinamentos relacionados. Quanto mais motivados eles estiverem, maior será o alcance de ótimos resultados.

11. Promova um senso de comunidade mesmo entre equipes virtuais de trabalho

Assim como a motivação, o estabelecimento de um senso de comunidade fará toda a diferença para a equipe.

Quando os colaboradores se sentem parte importante da empresa, eles farão o máximo para que ela prospere. Além de incentivar (como em um efeito dominó) a motivação e produtividade. Novamente, a aplicação de uma rede social corporativa pode ajudar!

12.  Acompanhe o andamento e mensure a produtividade do time

Não importa se estamos lidando com a gestão de equipes virtuais ou físicas. A produtividade é um fator que sempre deve ser mensurado pelos gestores e líderes. 

Afinal de contas: os colaboradores devem cumprir com seus afazeres dentro do escritório, em casa (no regime home office) ou mesmo se estiverem do outro lado do mundo. Equipes virtuais têm suas vantagens de flexibilidade, mas ainda assim precisam ser monitoradas para gerar os resultados desejados para o time. 

Para facilitar a rotina e maximizar a produtividade, softwares como o Bitrix24 podem ser utilizados. Tal sistema permite monitorar a carga horária de funcionários, criar lista de tarefas e acompanhar o progresso passo a passo. Vale a pena aplicá-lo em sua equipe.

Seguindo as 12 dicas essenciais para o gerenciamento de equipes virtuais, você e seu time terão êxito para trabalhar onde for. Coloque as ideias em prática e eleve o nível dos resultados em equipe.
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Precisa cuidar do gerenciamento de equipes virtuais? 1. Antes de tudo: conheça os membros da sua equipe 2. Estimule a comunicação e integração entre o time 3. Defina objetivos e resultados a serem alcançados 4. Adapte o trabalho olhando para a diversidade [ /upload/medialibrary/0fb/rki14hzdnytcukh7d3mf6fnhf656p5vh.png ] 5. Delegue tarefas pensando em cada profissional 6. Conte com um espaço de chat em tempo real 7. Tenha um sistema eficiente para o compartilhamento de documentos
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
9 min de leitura
7 Maneiras Revolucionárias de Calendários Compartilhados Impulsionarem o Sucesso de Projetos
7 Maneiras Revolucionárias de Calendários Compartilhados Impulsionarem o Sucesso de Projetos
10 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura