8 dicas de como escolher corretamente um CRM

5 min de leitura
Ariane Jaeger
10 de março de 2021
Última atualização: 10 de março de 2021
8 dicas de como escolher corretamente um CRM

Os softwares CRM (Customer Relationship Management) são indispensáveis em meio ao dinamismo da rotina empresarial moderna. Entretanto, você sabe como escolher um bom CRM? Se não, trazemos para você 8 dicas de como escolher corretamente um CRM.

Ao longo desse artigo, vamos mostrar todos os principais aspectos ao que você deve atentar-se na hora de escolher o melhor software de Customer Relationship Management.

O que é um software de Customer Relationship Management?

Primeiramente, vale a pena falar um pouco sobre o que é de fato um CRM. Se você não está familiarizado com o conceito de CRM, aqui vai uma explicação simplificada.

Um CRM é basicamente um software que permite administrar diversos aspectos das relações comerciais entre um negócio e seus clientes. Eles são ferramentas completas que possibilitam que você realize dezenas de atividades fundamentais de maneira centralizada em apenas um software. Por exemplo:

  • E-mail marketing

  • Gestão de leads

  • Faturas e orçamentos

  • Videoconferência e bate papo em equipe

  • Gerenciamento de projetos e tarefas

  • Automação de processos

  • Gestão de contatos

  • Integração com outros serviços e mídias sociais

Entre tantos outros recursos que seria impossível mencionar todos sem extrapolar o comprimento deste artigo. Logo, é importante analisar bem a existência ou ausência de cada um desses recursos na hora de escolher CRM. Confira nossas 8 dicas de como escolher corretamente um CRM na seção abaixo.





Como escolher um software de CRM?

Sem mais enrolação, vamos ao propósito deste artigo. Logo abaixo, você pode encontrar 8 dicas de como escolher corretamente um CRM que nós preparamos especialmente para você.

1. Analise todos os recursos do CRM

Geralmente esta é uma parte que exige uma investigação extensiva. Afinal de contas, cada CRM pode possuir dezenas, senão centenas de funcionalidades específicas. Isso pode dificultar a sua pesquisa bem como confundi-lo na hora de escolher o melhor CRM.

Para facilitar um pouco o seu processo de como escolher um software CRM, aqui vão alguns recursos que vale a pena conferir: colaboração simultânea, comunicação, personalização, suporte, segurança e integração.

Existem muitos outros, mas estes são os principais e mais importantes para prestar atenção ao escolher o melhor software de Customer Relationship Management.

2. Priorize o melhor custo-benefício

Você sabe quanto custa um software CRM?

A pergunta para essa resposta varia de acordo com o vendedor, recursos, planos etc. Existem muitos deles que oferecem a maioria dos seus recursos gratuitamente e com alguns limites de escalabilidade, por exemplo o Bitrix24.

Entretanto, alguns deles são totalmente pagos e ao máximo oferecem um teste gratuito limitado a alguns dias. Como tudo na vida, antes de comprar algo, vale a pena comparar os preços com o que é entregue e então tirar o melhor custo-benefício.

3. Saiba o que o seu negócio necessita

Cada negócio possui suas singularidades ou, de maneira mais geral, cada nicho possui suas especificidades. Logo, isso é algo que não pode ser ignorado na hora de escolher o melhor CRM.

É fundamental identificar em quais áreas do seu negócio um software CRM seria útil. Por exemplo, as faturas da sua empresa são criadas e enviadas manualmente? Que tal automatizar esse processo através de um sistema de faturas recorrentes?

Diversas tarefas com as quais você gasta tempo e dinheiro diariamente para realizar podem ser feitas de uma maneira mais eficiente. Logo, adquirir um CRM para solucionar esses problemas e liberar os seus funcionários para outras atividades pode significar uma boa economia de recursos. Alguns problemas comuns que justificam a compra de um CRM incluem:

  • Dificuldade para gerar leads

  • Comunicação pobre entre agentes e clientes

  • Incapacidade de encontrar e utilizar os dados de clientes

  • Dificuldade para fidelizar ou reter clientes

  • Problemas para organizar tarefas e projetos eficientemente




4. Entenda as diferenças entre cada CRM

Apesar da proposta do software CRM ser uma central de relacionamento com o cliente completa, nenhum deles é perfeito. Em outras palavras, existem recursos exclusivos de cada marca e que podem fazer a diferença de você precisa deles.

Alguns deles possuem um foco mais concentrado no processamento e análise de dados dos clientes. Outros focam na automatização de processos e do marketing e alguns que tentam fazer tudo ao mesmo tempo. Ou seja, cuidar das vendas, marketing, análise de dados, automação de processos e mais.

Logo, na hora escolher CRM, preste atenção no qual possui a maior quantidade de recursos específicos que serão úteis para o seu negócio. Dessa forma, tendo em consideração seu nicho específico.

5. Investigue o vendedor do CRM

A empresa por trás do software CRM que você usará é quase tão importante quanto o próprio software. Afinal de contas, é óbvio que você precisa conferir credibilidade, segurança e integridade da empresa à qual você confiará os dados do seu negócio, seus clientes, fornecedores e parceiros.

6. Faça um teste do software

Assim como ao comprar um carro você precisa fazer um test drive antes de finalmente comprá-lo, o mesmo vale para um CRM. A maioria deles oferece dezenas de recursos gratuitos ou versões de teste por alguns dias. Antes de implementá-lo em todos os departamentos da sua empresa, você pode testá-lo em menor escala para avaliar o seu desempenho.

7. Dê atenção a praticidade e usabilidade

Além de possuir todos os principais recursos mencionados, o software escolhido não pode ser difícil de usar. É importante certificar-se de que as interfaces são fáceis de navegar, que os recursos são fáceis de configurar e que o CRM roda sem consumir muitos recursos dos seus dispositivos.

8. Escolha um CRM multi-plataforma

Por fim, não esqueça de verificar a disponibilidade do CRM para diferentes dispositivos e sistemas operacionais. Além disso, é fundamental que ele possua uma versão baseada na nuvem que você pode usar sem precisar instalar nada. Ainda assim, é interessante que o mesmo possibilite a instalação em um servidor próprio.

Em outras palavras, é importante que o CRM empodere os agentes e clientes. Você escolhe como e onde quer usá-lo, seja em nuvem privada, em um dispositivo móvel, pela web ou no computador desktop. 

E aí, curtiu as nossas 8 dicas de como escolher corretamente um CRM? Sabemos que esta é uma decisão bastante individual, mas seguindo boas dicas, você tem maiores chances de fazer uma escolha certeira.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
O que é um software de Customer Relationship Management? Como escolher um software de CRM? 1. Analise todos os recursos do CRM 2. Priorize o melhor custo-benefício 3. Saiba o que o seu negócio necessita 4. Entenda as diferenças entre cada CRM 5. Investigue o vendedor do CRM 6. Faça um teste do software 7. Dê atenção a praticidade e usabilidade 8. Escolha um CRM multi-plataforma
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
9 min de leitura
Comunicação em Projetos: 10 Dicas para Construir Equipes Sólidas e Entregar Resultados
Comunicação em Projetos: 10 Dicas para Construir Equipes Sólidas e Entregar Resultados
10 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura