6 erros que a maioria das pessoas cometem ao tentar escolher o melhor software de CRM

5 min de leitura
Ariane Jaeger
30 de julho de 2021
Última atualização: 11 de agosto de 2021
6 erros que a maioria das pessoas cometem ao tentar escolher o melhor software de CRM

Analisar com calma ao decidir pelo melhor software de CRM é essencial para quem busca sucesso na gestão de relacionamento com clientes. 

Observando os principais erros cometidos ao selecionar a plataforma mais adequada, é possível saber como direcionar a busca e definir o CRM ideal. Neste artigo, saiba como minimizar os erros para decidir qual é o software de CRM que mais se encaixa em suas necessidades.

De maneira breve: o que é software de CRM?

Antes de compreender o que é software de CRM, é importante ter em mente o significado do termo. Do inglês ‘Customer Relationship Management’, CRM é a sigla que define o conjunto de técnicas, práticas e tecnologias que podem ser utilizadas para atender os clientes.

Em resumo, CRM se trata da gestão do relacionamento com o cliente. Portanto, um software de CRM é uma interface responsável por garantir que essa relação ocorra de forma mais efetiva. Ou seja, é um espaço com diversas funções que tendem a alavancar a relação entre empresa-cliente. 

Exemplos de funcionalidades e atividades que podem estar incluídas em um CRM: 

Cada sistema de CRM oferece diferentes recursos. Mas, é possível ter uma ideia do que uma interface de qualidade pode lhe oferecer:

  • Opções para comunicação e atendimento ao cliente – suporte em geral;
  • Análise de vendas, compras e índices de satisfação;
  • Controle de métricas e KPIs;
  • Organização dos dados, leads e históricos dos clientes;
  • Geração de relatórios que auxiliam as vendas e tomadas de decisão da empresa;
  • Automação do funil de vendas;
  • Observação de dados para a melhoria de resultados;
  • Integrações com formulários, sites ou redes sociais;
  • Análise do ciclo de vendas e controle de atividades;
  • Funções de marketing integradas – incluindo e-mail marketing, por exemplo.

Principais erros ao escolher um software de CRM para pequenas empresas ou grandes corporações

Como escolher o melhor software de CRM não é tarefa fácil, reunimos os principais erros que as empresas cometem quando estão decidindo com qual CRM operar. Acompanhe-os logo abaixo!


1. Optar por usar um CRM disponível apenas para desktop

A tendência é que, cada vez mais, equipes atuem com o regime de trabalho remoto, longe do escritório. Ainda, mesmo que sua empresa não tenha a pretensão de adotar o home office, é preciso considerar que os colaboradores podem possuir diferentes preferências e ritmos de trabalho.

Considerando isso, CRMs com versões únicas para desktop podem impedir que alguns funcionários atinjam seu melhor potencial. Afinal de contas: usar plataformas a qualquer hora e lugar (com flexibilidade) pode somar pontos para alcançar melhores níveis de motivação e produtividade.

Portanto, na hora de escolher o melhor software de CRM para o seu time, considere plataformas que oferecem acesso para dispositivos móveis. Certamente, o espaço de trabalho se tornará muito mais interativo, oferecendo uma experiência agradável. O que refletirá, mesmo que indiretamente, no processo de atendimento ao cliente.

2. Não selecionar uma interface que valorize o relacionamento empresa-cliente

De fato, o atendimento ao cliente de qualidade deve ser um dos principais focos do CRM. E para cumprir com o objetivo da melhor forma possível, a plataforma escolhida deve ser cumprir com o quesito ‘User Friendly’ – promovendo um relacionamento amigável entre empresa e cliente.

De nada adianta escolher um sistema complexo que não torne a experiência do cliente agradável. Garanta que o seu melhor software de CRM seja amigável para os usuários com os quais você esteja lidando. E isso vai desde o cliente até a equipe de vendas. 

3. Esquecer de definir processos e estratégias de vendas

Um erro grave ao escolher e implementar um sistema de CRM é acreditar que apenas a interface por si só fará milagres.

Embora grandes sistemas sejam recheados de funções, é preciso que a equipe de vendas esteja com processos padronizados para tirar o máximo de proveito de todos os recursos disponíveis.

Antes mesmo de decidir por uma plataforma de CRM, padronize nomenclaturas, crie manuais e defina as estratégias e processos de maneira prévia. Além disso, saiba quais são os principais objetivos da empresa ao implementar um CRM.

Assim, será muito mais efetivo definir a interface mais adequada, que cumpra com os propósitos e se encaixe nos processos desejados. 

4. Adotar uma plataforma que não centralize os dados dos clientes

Quando consideramos a jornada de compra do cliente, ou mesmo o ciclo de vendas, é importante levar em conta a centralização dos dados.


Ter o acesso a históricos completos pode adicionar informações valiosas para melhorar o engajamento com os usuários e aumentar as vendas.

Fuja de softwares que não permitem criar fluxos de atendimento ou integrar dados obtidos a partir do site, formulários ou outros meios de comunicação. Quanto mais oportunidades de integração e centralização de dados e históricos, melhor!  

5. Escolher um CRM que não integre com redes sociais

Atualmente, negócios que não estão presentes nas redes sociais podem ser considerados obsoletos.

A cada dia, os consumidores estão mais interessados em interagir e comprar de empresas que estão visíveis e engajam com seus clientes no meio digital.

Portanto, o ideal é optar por um software de CRM que permita uma adequada integração com as redes do momento. Será muito mais fácil coletar dados dos clientes, analisar seus comportamentos de compra e aumentar a interação com o público-alvo.

Por sorte, existem plataformas completas de CRM, como Bitrix24, que se preocupam em reunir canais sociais em um único hub de comunicação. Vale a pena explorar!

6. Fazer uso de um software que permita apenas observar métricas

Utilizar um CRM pode ser, de fato, muito útil para controlar métricas importantes para o ciclo de vendas. Mas é errado pensar em adotar a ferramenta somente para analisar dados como as taxas de conversão.

É importantíssimo focar em outros detalhes, como o detalhamento de campanhas de e-mail marketing, evolução e interação com os leads e até mesmo fluxos úteis para a jornada do cliente. Portanto, não olhe apenas para métricas quando estiver gerenciando os seus relacionamentos.

Escolhendo o melhor software de CRM

É verdade que existem muitas opções de plataformas de CRM no mercado brasileiro. Mas, de fato, nem todas elas são completas o suficiente e integram tantas funcionalidades como o Bitrix24.

Não é à toa que a interface é considerada o melhor software de CRM. Seja para MEIs, pequenas empresas ou até grandes negócios. Se você ainda não conhece, vale a pena experimentar a assinatura gratuita para testar um CRM de alta qualidade.
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Top 5 erros cometidos em um funil de vendas
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
De maneira breve: o que é software de CRM? Exemplos de funcionalidades e atividades que podem estar incluídas em um CRM:  Principais erros ao escolher um software de CRM para pequenas empresas ou grandes corporações 1. Optar por usar um CRM disponível apenas para desktop 2. Não selecionar uma interface que valorize o relacionamento empresa-cliente 3. Esquecer de definir processos e estratégias de vendas 4. Adotar uma plataforma que não centralize os dados dos clientes 5. Escolher um CRM que não integre com redes sociais 6. Fazer uso de um software que permita apenas observar métricas Escolhendo o melhor software de CRM
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura