10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas

10 min de leitura
Ariane Jaeger
17 de fevereiro de 2023
Última atualização: 15 de abril de 2024
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas

Estar em dia com as suas obrigações fiscais, controlar o fluxo de caixa, ter plena ciência das contas a pagar e a receber… tudo isso é fundamental para garantir a saúde do seu negócio a curto, médio e longo prazo. No entanto, para pequenas empresas, pode ser difícil dar conta de tudo o que há para resolver – sobretudo se você atua como um Microempreendedor Individual (MEI).

Uma alternativa para minimizar o trabalho manual, não deixar passar nenhum detalhe e somar maior assertividade é contar com o auxílio de um sistema de contabilidade on-line. Neste artigo, veja a lista com os 10 mais indicados e escolha o melhor software de contabilidade de todo o mercado!

Perguntas frequentes

O que é a contabilidade on-line?

A contabilidade on-line é uma maneira de realizar a gestão contábil, fiscal e financeira de uma empresa através da internet – sem precisar contar com um escritório de contabilidade físico para tal. Como consequência, todos os documentos, as tarefas e os processos relativos a tal atividade seguem sendo organizados e realizados em uma interface digital.

Como funciona um software de contabilidade para pequenas empresas?

Um software de contabilidade para pequenas empresas funciona armazenando, organizando e simplificando as transações relacionadas com compras, vendas, inventário, cobranças, emissão de NFEs e mais. Embora existam muitos no mercado, sempre há um que se enquadra melhor nas necessidades do seu negócio. 

Como escolher entre os melhores softwares de contabilidade?

Para escolher entre os melhores softwares de contabilidade, você deve observar aqueles que:

  • Mais se encaixam ao seu regime tributário;
  • Oferecem planos e recursos condizentes com a sua realidade;
  • Seguem com recomendações ativas de outros usuários; 
  • São usuais, possuem suporte adequado e somam custo-benefício para o seu negócio. 

Qual é o melhor software de contabilidade?

O melhor software de contabilidade é o que satisfaz o seu gosto e propósito pessoal. Vale a pena escolher entre:

  1. Nibo;
  2. Omie ERP;
  3. e-Contab;
  4. TinyERP;
  5. Sage;
  6. Granatum;
  7. Qipu;
  8. ContaAzul;
  9. Contabilizei;
  10. Nasajon.  

Quem tem um MEI precisa ter contador?

Quem tem um MEI não precisa ter contador como obrigatoriedade, o que não ocorre para quem figura o Simples Nacional e os demais regimes tributários. No entanto, é interessante usar um software de contabilidade para pequenas empresas para manter o fluxo de caixa e as contas organizadas, prevenindo até problemas fiscais.  


Em busca do melhor software de contabilidade? Escolha a partir desta lista

Para um pequeno negócio, controlar as suas transações econômico-financeiras pode ser um fardo – mas tudo fica mais simples com o suporte do melhor software de contabilidade. Não faz ideia de onde encontrar uma interface como tal? Acompanhe as melhores alternativas do Brasil logo abaixo!

1. Nibo

Se você está procurando pelo melhor software de contabilidade, definitivamente, precisa conhecer a proposta da Nibo. Fundada com o objetivo de "simplificar a vida de empresas e contadores", a plataforma da Nibo apoia os negócios que precisam acompanhar o seu fluxo de caixa, automatizar as cobranças e gerenciar as contas a pagar e a receber.

Disponível em três planos, nomeados como Light, Plus e Premium, a partir de pagamentos mensais, pode-se desbravar recursos diversos. No entanto, vale a pena saber que o software de fatura em si, que inclui central de cobranças e geração de boletos em lotes, só está disponível na versão de valor mais elevado (Premium). A vantagem é que os pagamentos são feitos em reais, o suporte se dá no idioma local e tudo foi criado pensando nos brasileiros – extremamente adaptado.

2. Omie ERP

Quando o assunto é o melhor software de contabilidade para PMEs, o Omie ERP se destaca. Com acesso ao sistema financeiro em tempo real, os empreendedores podem emitir boletos, controlar o fluxo de caixa, administrar a conta bancária e muito mais – a partir de um único lugar.

Com um sistema de gestão on-line que visa integrar finanças e vendas com a contabilidade da empresa, você pode dedicar tempo para pensar em estratégias para o seu negócio, reduzindo o trabalho manual. Os serviços são oferecidos de forma diferenciada dependendo do nicho – Varejo, Distribuição ou Indústria – e do regime fiscal – MEI, Simples Nacional ou Lucro Real/Presumido, mas com preços altamente acessíveis ao comparar com outras ferramentas de contabilidade para pequenas empresas.

3. e-Contab

Seguindo a lista de melhores softwares de contabilidade, você se depara com o e-Contab. Como o próprio nome já sugere, o foco da plataforma é integralmente voltado para a área contábil, oferecendo sistemas como: Administrador de Escritório, Contabilidade, Controle Patrimonial, Financeiro e Nota Fiscal Eletrônica – individualmente. Tal direcionamento é raro de se ver na concorrência, portanto, ele acaba ganhando certa vantagem.

O interessante é que, além dos planos serem ofertados em reais, já que a empresa é totalmente voltada ao público brasileiro, existe até um WhatsApp comercial, fora os contatos telefônicos nacionais para DDDs de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Os preços de contratação variam conforme as necessidades e o plano contratado. Se for do seu interesse, basta prosseguir com o teste grátis e o orçamento on-line, disponível diretamente no site da organização.

Mais do que um Software de Contabilidade, uma experiência para toda a sua empresa

Uma única plataforma para administrar seus negócios

4. TinyERP

Muitas pequenas empresas vêm contando com a ajuda do TinyERP para manter a contabilidade e o planejamento financeiro sempre em dia. Ele figura na lista de melhor software de contabilidade por uma série de motivos, mas alguns dos principais estão relacionados com a riqueza de recursos e a usabilidade.

Através do balancete de caixa, por exemplo, torna-se possível manter o controle de todos os gastos do negócio. A performance também pode ser mensurada a partir de tal funcionalidade, já que ela ajuda a prever o lucro venda por venda.

Mas não é apenas isso! Afinal, o TinyERP promove o apoio extra com controle de contas a pagar, alimentação automática do fluxo de caixa, Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e muito mais. Do plano Iniciante ao Grande, seja mensal ou anual, há muitas possibilidades. Experimente grátis antes de implementar!

5. Sage

Para quem tem o português como a sua língua nativa, o Sage é um dos melhores softwares de contabilidade. Com uma versão adaptada ao Brasil e conhecida como Sage X3, este sistema se destaca por proporcionar um gerenciamento rápido não apenas da contabilidade e da área financeira, como também da cadeia de suprimentos e de produção.

Dentre as suas ferramentas de contabilidade para pequenas empresas, destacam-se o acesso ao livro-razão geral, o controle completo de contas a pagar e a receber, a realização de orçamentos em tempo real e a análise de resultados. Você pode solicitar a demonstração direto pelo site da companhia, ou então entrar em contato pelo número de telefone local (DDD de São Paulo). O interessante é que, graças a integrações, você pode acoplá-lo ao melhor software de gerenciamento de faturas e outros recursos, alavancando o potencial corporativo!

6. Granatum

Está buscando uma gestão financeira sem complicação? Então organize-se com o software do Granatum, que promete fluxos de cobrança, relatórios automáticos, controles de fluxo de caixa e emissão de notas fiscais eletrônicas a partir de um preço único, cobrado mensalmente.

Ideal para pequenas empresas, o Granatum ficou famoso exatamente por simplificar os processos, já que oferece até videoaulas gratuitas que te ajudam a realizar a gestão financeira do zero. Experimente grátis para checar a adaptação antes de contratar – basta preencher um formulário via site oficial da marca que a equipe de atendimento entra em contato.

7. Qipu

Quer realizar a contabilidade on-line de forma econômica, simples e prática? De fato, o Qipu pode ser o melhor software de contabilidade para si. Ele reúne todas as funcionalidades de um software de contabilidade, assim como você encontra na concorrência, mas soma um enorme diferencial ao apresentar o selo RA1000 do Reclame Aqui. O que significa, na prática, que há um destaque da empresa com relação ao seu atendimento e capacidade de resolução de problemas dos clientes.

Além da emissão de boletos e notas fiscais, oferecendo o suporte como software de fatura, o Qipu possui um sistema com mais de quarenta alertas inteligentes que te ajudam a administrar o CNPJ e as pendências fiscais como nunca.

Para os negócios de pequeno porte, os planos se dividem entre MEI ou Simples Nacional, com possibilidades mensais e anuais, sendo esta última com descontos. O interessante, ainda, é que há um blog adicional que promove conteúdos educativos que apoiam os empreendedores locais – fora materiais como planilhas, e-Books e outras ferramentas. É algo bem completo!

8. ContaAzul

É quase impossível falar sobre o melhor software de contabilidade do Brasil e não mencionar a ContaAzul, famosa nacionalmente. A plataforma é reconhecida como um ERP financeiro em nuvem altamente simples de usar – e cheio de funcionalidades que otimizam a sua rotina comercial.

Dentre as funcionalidades do software de contabilidade, o mix altamente organizado entre Cobranças (por boleto, por exemplo), Contas a Pagar, Notas Fiscais, Vendas, Gráficos e Relatórios e Conciliação Bancária é o que se destaca. O principal objetivo é minimizar a burocracia e somar processos práticos para as pequenas empresas em uma única interface!

Fora o suporte por WhatsApp, você pode baixar o "ContaAzul de Bolso", controlando o seu negócio a qualquer hora e lugar e contar com um Marketplace repleto de integrações de apps. Os planos são feitos sob medida e vão do Essencial (exclusivo para MEIs) até o Performance (já para empresas de médio porte). No geral, os valores são competitivos e podem ser pagos por mês, trimestre ou ano.

9. Contabilizei

O melhor software de contabilidade é aquele que se encaixa perfeitamente nas suas preferências e necessidades. Mas o Contabilizei tem grandes chances de ser aquilo que a sua empresa realmente precisava!

Com uma cartela de clientes que engloba mais de vinte mil negócios apenas no estado de São Paulo, a Contabilizei oferece planos econômicos tanto para quem presta serviços quanto para quem vende produtos – seguindo cada uma das particularidades.

Ao comparar com alternativas, este pode ser o melhor software de contabilidade pelo fato de ser mais completo. Ele permite, por exemplo, o cálculo e a emissão de guias de impostos a poucos cliques – com a máxima efetividade.

Você também pode abrir uma empresa sem sair de casa, tendo o suporte 100% on-line, contar com serviços envolvendo a emissão do certificado digital e gerar cobranças automáticas. No entanto, como é possível notar, ele não engloba os recursos mais voltados ao controle financeiro, como os outros nomes mencionados nesta seleção. Portanto, avalie bem a sua demanda para o momento.

10. Nasajon

Com décadas de atuação em solo brasileiro, a Nasajon pode ser, facilmente, listada como o melhor software de contabilidade para as pequenas e médias empresas (PMEs). Como um ERP que integra Contabilidade, Financeiro, Comércio e Produto, Gestão de Pessoas, Fiscal, Serviços e Relacionamento com o Cliente em apenas um ambiente, ele se mostra abrangente.

Focando especificamente na parte de Contabilidade, o Nasajon mostra recursos interessantes, tais quais: lançamentos contábeis, DRE, relatórios customizados, análises dinâmicas, gestão de ativos permanentes, controle de múltiplos exercícios, balancete interativo, trabalho em lotes, gerenciamento de tempo e obrigações fiscais e outros. Se for do interesse pessoal, solicite uma proposta através do formulário digital (direto no site) ou entre em contato pelo telefone.


Dê suporte ao seu processo contábil com o Bitrix24

Por mais completo que seja o software, é comum que uma funcionalidade ou outra esteja presente em uma solução alternativa. Geralmente, quando uma empresa procura pelo melhor software de contabilidade, ela acaba se deparando com a necessidade de contar com uma interface extra para criar orçamentos e gerar faturas de maneira mais direcionada.

Se este for o caso, você pode ter a ajuda ideal através do Bitrix24. Ele é o melhor software para o gerenciamento de faturas, já que permite criar faturas em tempo real direto pelo CRM – até mesmo em padrão recorrente, atribuir pagamentos on-line (pelo PayPal, Stripe e mais) e trabalhar com cotações atualizadas e personalizadas.

Isso sem contar que há integrações disponíveis no Bitrix24 Market diretamente para os melhores aplicativos de contabilidade on-line, como o Sage. Aproveite ao seu favor e mostre para o mundo o potencial da sua empresa, indo além!

Mais do que um Software de Contabilidade, uma experiência para toda a sua empresa

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Perguntas frequentes O que é a contabilidade on-line? Como funciona um software de contabilidade para pequenas empresas? Como escolher entre os melhores softwares de contabilidade? Qual é o melhor software de contabilidade? Quem tem um MEI precisa ter contador? Em busca do melhor software de contabilidade? Escolha a partir desta lista 1. Nibo 2. Omie ERP 3. e-Contab 4. TinyERP 5. Sage 6. Granatum 7. Qipu 8. ContaAzul 9. Contabilizei 10. Nasajon Dê suporte ao seu processo contábil com o Bitrix24
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura