Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023

9 min de leitura
Ariane Jaeger
17 de março de 2023
Última atualização: 29 de janeiro de 2024
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023

Um site é apenas a porta de entrada para um mundo de oportunidades que te esperam no mercado digital – e até mesmo fora dele, já que ambos são mutuamente influentes. Pensando nisso, vale a pena conhecer os melhores criadores de sites para pequenas empresas para colocar a sua página no ar em pequenos passos e sem complicações.

Perguntas frequentes

O que é um criador de sites?

Um criador de sites é uma ferramenta digital usada para criar sites profissionais de maneira intuitiva e econômica. Geralmente, ela inclui o acesso a bancos de imagens e vídeos e modelos de layout passíveis de personalização, fora demais recursos.

Qual é o profissional que cria sites?

O profissional que cria sites é o web designer, que é responsável tanto pela parte técnica do sistema quanto pelo seu design. Também há quem contrate um programador e um designer, em conjunto, ou que opte por ferramentas mais modernas, como um construtor de sites.

Quanto custa a criação de um site?

O custo da criação de um site é amplamente variável, indo de centenas (como R$500) a milhares de reais (aproximadamente R$10.000). Tudo depende do profissional contratado, dos requisitos técnicos e da quantidade de recursos que estarão envolvidos na criação da página. A tendência é que os sites institucionais sejam muito mais baratos do que o ato de criar lojas virtuais.

Quais são os melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023?

Os melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023 são:

  1. Bitrix24;
  2. Wix;
  3. Squarespace;
  4. Weebly;
  5. Shopify;
  6. WordPress;
  7. BigCommerce;
  8. Webflow;
  9. Site123;
  10. Jimdo;
  11. Duda;
  12. Strikingly.

Qual é o melhor construtor de sites do Brasil? Lista definitiva!

Na era moderna, quem não aparece na internet perde oportunidades – e ser um negócio de pequeno porte não é desculpa para não buscar o seu espaço na rede, não é? Pensando nisso, criar um site de qualidade, capaz de converter e até atrair novos clientes é a grande chave.

A boa notícia é que você não precisa entender nem de programação, nem de TI ou design para tal. Com os construtores de sites, disponíveis até gratuitamente, dá para construir páginas em minutos com excelência e praticidade. Fique com a lista dos melhores criadores de sites para pequenas empresas para escolher o seu favorito:

1. Bitrix24

A ferramenta de criação de sites do Bitrix24 está entre as principais indicações para os empreendedores brasileiros! O motivo não é único, afinal, o seu criador de sites e lojas on-line, repleto de modelos para landing pages, é fácil de usar e os seus resultados são surpreendentes.

Em menos de 30 minutos, explore mais de 100 modelos específicos e segmentados por setor e interesse, conte com domínio e hospedagem grátis, aproveite o gerenciamento conjunto de pedidos e estoque, coloque em vigor bate-papos e formulários para clientes em tempo real e ainda integre tudo com um CRM exímio. Tudo otimizado para SEO e mobile!

Caso queira conhecer a plataforma primeiro, não desejando investir por hora, experimente o criador de sites grátis do Bitrix24. Você não verá barreiras para crescer – muito pelo contrário! Graças a tantos recursos, ele pode, facilmente, ser considerado o melhor construtor de sites por muitos negócios. Experimente!

2. Wix

No Brasil, o Wix é uma ferramenta de criação de sites famosa há bastante tempo – e que está em português. A sua proposta envolve breves passos, como: escolher o criador; selecionar o template; arrastar e soltar recursos de design; editar a versão móvel e se preparar para os negócios. De maneira integrada, também é permitido usar ferramentas de marketing e SEO, colaborando ainda mais para o sucesso empresarial.

Além do idioma, o sistema opera com pagamentos em reais – o que é uma grande vantagem pensando em implementação. As opções de assinaturas são democráticas, indo desde as versões mais básicas até a VIP, com cobranças mensais.

3. Squarespace

A plataforma de criação de sites do Squarespace é elegante, profissional e conta com recursos de ponta para o setor de e-commerce. Logo ao entrar na interface, pode-se observar que o uso de modelos é o grande foco da oferta. Mas de forma diferenciada a outros melhores criadores de sites para pequenas empresas, há um questionário para direcionar o tipo de site e layout mais adequado para si.

Na teoria, o empreendedor diz sobre o que é o seu site, quais são os seus objetivos a partir desta página e a etapa em que se encontra o seu projeto. Desta forma, o próprio algoritmo seleciona algumas inspirações. Quer você tenha experiência com o assunto ou não, este criador de sites se encaixará em suas necessidades!

4. Weebly

O seu propósito é criar um site individual, um blog ou uma loja virtual? Independentemente da necessidade do seu negócio, o Weebly pode te ajudar! Com uma plataforma intuitiva, fácil de usar e com fortes recursos direcionados ao e-commerce, não faltará nada para você alavancar o seu potencial digital.

Dentre os recursos que o colocam em meio aos melhores criadores de sites para pequenas empresas, pode-se mencionar o aspecto profissional dos modelos, os guias passo a passo para usar as funcionalidades, a integração junto a ferramentas de marketing e programas que incluem até pagamentos direto no site. No entanto, atualmente, idiomas e preços são voltados ao mercado internacional – sem alternativas como português ou reais.

5. Shopify

Se você está buscando maneiras de como construir um site e ainda destacar o seu comércio eletrônico, a Shopify pode ser exatamente o que você precisa. Com uma ampla gama de ferramentas para lojas virtuais, ela se enaltece como a mais popular do nicho – ao menos por aqui.

Com temas gratuitos, apps e integrações, não teria como o Shopify não estar entre os melhores criadores de sites para pequenas empresas. Fora isso, você também encontra um sistema PDV incluso, abrangência de produtos ilimitados, segurança extra e três dias de teste grátis.

Mais do que um Criador de Sites, uma experiência para toda a sua empresa

Uma única plataforma para administrar seus negócios

6. WordPress.com

Desde a época em que os blogs figuravam entre os formatos mais famosos de produção de conteúdo individual, o WordPress se destaca. Ainda que hoje ele não seja tão procurado por empreendedores brasileiros, não se pode tirá-lo da lista de melhores criadores de sites para pequenas empresas por uma gama de fatores.

Graças ao alcance global e grande tempo de vida, o WordPress se diferencia por reunir uma enorme comunidade, ser amplamente flexível e ainda contar com uma atrativa biblioteca de plugins – para customizar o seu site corporativo da maneira que desejar. Se preferir, é claro que você pode usar padrões e modelos e apenas editá-los – mesmo assim, ele é mais reconhecido por quem deseja iniciar uma página do zero, de maneira mais elaborada e até com programação envolvida.

7. BigCommerce

Diferentemente da maioria dos melhores criadores de sites para pequenas empresas, o BigCommerce não oferece uma ferramenta isolada – na verdade, ele se trata de uma solução robusta, que inclui uma gama de recursos voltados para o e-commerce, sobretudo de empresas ainda em crescimento.

Desta maneira, como o foco do BigCommerce se direciona ao comércio eletrônico, você pode personalizar toda a sua loja on-line como jamais imaginou. Mesmo sem ter um time de desenvolvedores, customize o checkout e carrinho de compras, otimize a sua loja para dispositivos móveis, integre ao WordPress e mais.

8. Webflow

Você não precisa, necessariamente, de um time de desenvolvimento para firmar a presença digital da sua companhia – e os melhores criadores de sites para pequenas empresas mostram exatamente isso! No meio deles, o Webflow vem se mostrando como uma das soluções mais flexíveis, com forte foco em customização e design.

Em termos visuais, a proposta dos modelos é bastante moderna e minimalista – o que acaba se diferenciando de uma gama de templates prontos que se vê por aí. E pode ser, exatamente, o que o seu negócio precisava – dependendo da abordagem individual, claro! Apesar de todos os pontos positivos, pelo menos por enquanto, a plataforma do Webflow não se encontra em português. Assim, pode ser que você e o seu time encontrem certa dificuldade, ao menos de início, para se ajustar.

9. Site123

Graças ao fato de ser um criador de sites amigável, o Site 123 promete que até os empreendedores iniciantes consigam criar as suas páginas virtuais – em três passos simples em seu criador de sites de arrastar e soltar. Com sistema em português e uma variedade de modelos para serem explorados conjuntamente, o Site123 engloba até hospedagem grátis e domínios personalizados.

No momento, o plano grátis e o premium seguem como os únicos disponíveis. Ainda assim, se desejar assinar, tenha em mente que as cobranças são realizadas em dólares estadunidenses (USD), o que pode aumentar o seu custo de implementação ao longo prazo – ainda que inicie com o gratuito e depois migre para o mais elaborado. Tenha isso em mente!

10. Jimdo

Junto aos principais criadores de sites, encontra-se o Jimdo – conhecido pelo seu direcionamento ao e-commerce e a simplicidade. Fora os layouts flexíveis, o seu plano inclui acesso a galerias de imagem e vídeo para agregar valor e deixar as páginas mais interativas.

Para pequenos negócios e empreendedores que atuam como MEIs, por exemplo, é interessante visualizar que ele se preocupa em separar modelos por especialidade, facilitando a montagem da sua página. Então você encontra, por exemplo, inspirações para sites pessoais, médicos, de arquitetura, para restaurantes, professores e outros.

No entanto, ainda que ele oferte um criador de sites grátis, a interface se encontra em inglês – o que pode comprometer levemente a usabilidade por parte dos brasileiros. Se for do seu desejo, experimente antes de assinar!

11. Duda

Em meio aos melhores criadores de sites para pequenas empresas, o Duda ganha enfoque. Embora ele ainda não seja muito conhecido no Brasil, a sua interface já está em português, voltada ao público brasileiro – mesmo que os planos sejam cobrados, por enquanto, apenas em dólares americanos (USD).

Com o criador de sites amigável do Duda, torna-se possível criar sites em escala, desbravar uma gama de modelos prontos (com designs inteligentes), controlar e rastrear o acesso ao cliente e muito mais. Inclusive, o foco está na otimização móvel de tais páginas – o que é crucial hoje em dia.

12. GoDaddy

O construtor de sites da GoDaddy promete páginas fantásticas, personalizáveis, sobre as quais é possível até adicionar lojas on-line para alavancar a atuação do seu negócio – caso lide com este nicho. Ele figura entre os melhores criadores de sites para pequenas empresas por se caracterizar como uma plataforma amigável para iniciantes, ter interface simples e preços acessíveis.

O interessante é que: conforme a sua organização vai crescendo, você pode ir adicionando novas funcionalidades ao seu plano – tornando o site mais robusto e indo de encontro a estratégias de marketing bem elaboradas. Inicialmente, pode-se criar uma conta e começar a explorar os recursos gratuitamente.

13. Strikingly

Projetada para criar sites de página única, ideal para empresas em crescimento, o Strikingly tem todos os recursos básicos requeridos para promover o negócio ou criar uma loja virtual simples.  O seu criador de sites de arrastar e soltar, inclusive, vem com análises embutidas – para que você entenda mais a respeito do seu tráfego.

Formulários de inscrição e de contato são adicionados com facilidade; você pode proteger o editor com senhas; e funções como envios, cupons e produtos digitais são ótimas para os e-commerces recém-lançados. É válido conhecer!


Como escolher entre os principais criadores de sites?

Como visto, existem diversas alternativas entre os melhores criadores de sites para pequenas empresas. Mas, afinal, como eleger a plataforma de criação de sites perfeita para si?

De fato, o melhor criador de sites para uma pequena empresa varia segundo as suas necessidades mercadológicas, os requisitos específicos e até o orçamento estipulado para colocar o projeto em prática. Avalie cada uma das alternativas individualmente a fim de identificar aquela que satisfaz o seu gosto pessoal. Cada uma atenderá um público diferente – no entanto, não há dúvidas de que uma delas espera pela sua empresa!

Mais do que um Criador de Sites, uma experiência para toda a sua empresa

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Perguntas frequentes O que é um criador de sites? Qual é o profissional que cria sites? Quanto custa a criação de um site? Quais são os melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023? Qual é o melhor construtor de sites do Brasil? Lista definitiva! 1. Bitrix24 2. Wix 3. Squarespace 4. Weebly 5. Shopify 6. WordPress.com 7. BigCommerce 8. Webflow 9. Site123 10. Jimdo 11. Duda 12. GoDaddy 13. Strikingly Como escolher entre os principais criadores de sites?
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura