8 segredos para aumentar as vendas online

5 min de leitura
Ariane Jaeger
10 de março de 2021
Última atualização: 10 de março de 2021
8 segredos para aumentar as vendas online

Vender é um desafio. Só quem trabalha com comércio sabe o quanto pode ser difícil manter um fluxo constante de vendas. Em meio a tanta concorrência, como aumentar as vendas on-line? Existem fatores que podem alavancar o fluxo de vendas?

Graças a conceitos de empreendedorismo, marketing e softwares especializados em CRM, é possível aplicar estratégias efetivas para aumentar as vendas. Seguindo as dicas ideais, nem é preciso ter uma prece para aumentar as vendas e atrair clientes, é só acompanhar.

1. Defina quem é e atue especificamente sobre o seu público-alvo

O primeiro passo sobre como aumentar as vendas on-line está no seu cliente. Você está atraindo as pessoas que comprariam o seu produto ou serviço? Sua loja on-line interage com o perfil específico do público-alvo desejado?

Esses questionamentos são muito importantes. Porque de nada adianta interagir com milhares de usuários que não cumprem com o perfil da sua persona – que é o cliente-alvo. Então, o segredo inicial é definir o padrão do cliente ideal e agir exatamente sobre as preferências dele.

Não sabe por onde começar? A dica é pensar nas seguintes perguntas para definir o perfil do cliente ideal (persona):

· Qual é a faixa etária?

· Quais são seus gostos pessoais?

· Qual é a principal dor que essa pessoa possui (e que eu posso solucionar)?

· Como posso interagir melhor com tal consumidor?

· O que o cliente leva em consideração ao fechar uma compra?

Responder a estas perguntas é um gatilho excelente para direcionar estratégias de marketing e saber como melhorar as vendas – atuando sobre o público ideal.

2. Capriche na Experiência do Usuário (UX)

O conceito de User Experience (que é a experiência do usuário) tem se tornado cada vez mais essencial. Isso porque, quando o usuário interage bem com a página web, ele se sente mais confortável para fechar uma compra. Além de engajar e ficar mais propício a se tornar um cliente fiel da marca.

Por isso, foque em estabelecer uma ótima conexão com o cliente – seja através de uma escrita clara ou de um website que seja atrativo para ele. Sem dúvidas, este é um dos principais segredos de como aumentar as vendas no ramo digital.


3. Organize e tenha maior controle sobre o ciclo de vendas

Muitas pessoas sequer têm noção que existe um ciclo de vendas – que nada mais é do que o tempo médio entre o conhecimento e a venda de um produto ou serviço.

Mas a verdade é que a compreensão sobre o ciclo de vendas permite traçar melhores estratégias de marketing. Indo desde o primeiro contato com o usuário até a compra e a fidelização no pós-venda.

O que fazer para aumentar as vendas on-line com base no ciclo de vendas? Tenha em mãos um aplicativo de vendas que te ajude a controlar toda a trajetória do usuário. Acompanhe-o desde o momento que se interessou pelo conteúdo (e se tornou um lead) até o pós-compra.

4. Crie conteúdos de valor para atrair clientes e aumentar vendas

Antigamente, as pessoas precisavam ir até uma loja para conhecer o produto e formar sua opinião sobre ele. Elas também conversavam com vizinhos e amigos e prestavam atenção nos comerciais de TV. Obviamente, a formação de opinião para compra era totalmente diferente do que vemos atualmente.

Hoje, por mais que existam lojas físicas, a pesquisa em buscadores da internet se tornou vital para impulsionar as vendas. O cliente se informa sobre produtos e serviços antes mesmo de realizar uma compra física ou on-line.

Num cenário tão competitivo, não basta apenas realizar publicidade e propaganda. Para encantar o consumidor e fidelizar ainda mais clientes (alavancando as vendas on-line), é preciso focar em estratégias de geração de conteúdo.

Por isso, marcas que criam conteúdo de valor saem um passo à frente na hora de conquistar clientes. Quando as estratégias de conteúdo são bem executadas, a empresa pode se tornar referência no setor, gerando um maior reconhecimento para a marca. E claro que, indiretamente, há maior alcance e aumento das vendas.

5. Seja encontrado: trabalhe com ferramentas de otimização (como técnicas de SEO)

Literalmente: não existe mágica nem prece para aumentar as vendas e atrair clientes. As empresas precisam colocar a mão na massa, criando conteúdos de valor e trabalhando com ferramentas de otimização para conseguirem bom posicionamento dentro do seu setor.

Ao realizar uma pesquisa on-line no Google, os sites que aparecem na primeira página possuem muito mais vantagens – e é exatamente ali que você deve estar. É válido trabalhar com estratégias de otimização para motores de busca (o famoso SEO), que permite que sites se posicionem melhor, de forma orgânica.

6. Faça uso de um CRM para controlar os leads e clientes

O atendimento ao cliente é parte essencial de qualquer negócio – independente se as vendas são realizadas de forma física ou digital. O lado bom é que tecnologias recentes são capazes de oferecer a gestão de relacionamento com o cliente (ou CRM) totalmente on-line.

Com um CRM de qualidade, é possível aumentar vendas on-line graças ao maior contato, estímulo de estratégias de vendas e a automatização do atendimento ao consumidor.


7. Esteja presente nas redes sociais e gere interações para a empresa

Muitas companhias vendem seus produtos ou serviços na internet, mas não fazem ideia de como aumentar as vendas on-line. Se você está com esse problema, talvez seja bom avaliar como está a presença da sua marca nas redes sociais.

Em plena era pós-internet, negócios que não se adaptam às ferramentas modernas estão fadados ao fracasso. Então, um dos segredos de como melhorar as vendas é investir no reconhecimento da marca em redes sociais. Assim, a empresa conquista ainda mais espaço no mercado.  

8. Mantenha a equipe motivada para saber como aumentar as vendas online

Qualquer pessoa que trabalhe com vendas, sabe que a motivação é determinante quando o assunto é resultado. Pensando nisso, os gestores comerciais precisam atuar sobre a equipe de vendas, estimulando treinamentos constantes e ações que mantenham os colaboradores motivados.

Uma equipe bem integrada (e em plena comunicação) é uma das chaves para como aumentar as vendas on-line – e, por sorte, existem muitos softwares de colaboração on-line que podem ajudar com isso.

Por mais que pareçam dicas simples, quando colocadas em prática, aumentam consideravelmente a atuação da sua empresa na era digital. Que tal aplicá-las e acabar com aquela dúvida sobre o que fazer para aumentar as vendas on-line?

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
1. Defina quem é e atue especificamente sobre o seu público-alvo 2. Capriche na Experiência do Usuário (UX) 3. Organize e tenha maior controle sobre o ciclo de vendas 4. Crie conteúdos de valor para atrair clientes e aumentar vendas 5. Seja encontrado: trabalhe com ferramentas de otimização (como técnicas de SEO) 6. Faça uso de um CRM para controlar os leads e clientes 7. Esteja presente nas redes sociais e gere interações para a empresa 8. Mantenha a equipe motivada para saber como aumentar as vendas online
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura