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20 ideias de promoção de vendas para você e sua equipe de vendas

20 ideias de promoção de vendas para você e sua equipe de vendas
Equipe Bitrix24
22 de julho de 2022
Última atualização: 22 de julho de 2022

Precisando de ideias de promoção de vendas para aumentar o seu faturamento e atingir melhores resultados? Acompanhem as 20 principais táticas de vendas ao longo deste artigo!


Perguntas frequentes

O que é uma promoção de vendas?

A promoção de vendas é uma estratégia de marketing que tem como objetivo impulsionar as vendas de uma empresa. No caso, isto ocorre por uma gama de ofertas e promoções que atraem o consumidor e o instigam a adquirir aquele produto ou serviço. Existem várias ideias de promoção de vendas que podem ser colocadas em prática, trazendo incríveis resultados para diferentes nichos.

Quais são os principais objetivos da promoção de vendas?

Os principais objetivos da promoção de vendas são:

  • Atuar com promoções imperdíveis que incentivem o aumento das vendas;
  • Gerar novos leads para o negócio;
  • Criar um senso de urgência;
  • Manter o engajamento dos atuais clientes;
  • Promover a marca diante da concorrência;
  • Atingir as metas em vendas.

Quais são as 5 técnicas de promoção de vendas ao consumidor?

As 5 técnicas de promoção de vendas ao consumidor envolvem:

  • Explicar claramente sobre o produto;
  • Personalizar a abordagem de acordo com o público-alvo;
  • Expor todos os seus benefícios para o cliente;
  • Trabalhar com a objeção – atuando com argumentos de venda;
  • Questionar o cliente gerando pontos de discussão para os quais a resposta seja a sua venda.

Qual promoção de vendas é mais eficaz?

A promoção de vendas mais eficaz é a venda relâmpago, em que os clientes possuem pouco tempo para aproveitar a promoção – sendo pegos de surpresa. Quando o desconto ocorre por tempo limitado, seguindo o senso de urgência, os índices de vendas tendem a se mostrar elevados.

Como fazer uma boa promoção de vendas?

Para fazer uma boa promoção de vendas:

  1. Defina, previamente, os objetivos da sua campanha de vendas;
  2. Direcione as suas ações a um público-alvo;
  3. Valorize os clientes que se mantêm fiéis ao seu negócio;
  4. Gere valor para o cliente;
  5. Atue com o gatilho de escassez – propondo um limite de tempo ou de unidades;
  6. Divulgue a campanha promocional em meio ao público possivelmente interessado.

Seleção com as melhores ideias de promoção de vendas

O marketing é vital para qualquer negócio, portanto, para permanecer firme no mercado, as empresas devem buscar formas de alavancarem as suas vendas e conquistarem ainda mais clientes. Confiram as 20 melhores ideias de promoção de vendas para pequenas empresas (ou mesmo para grandes negócios) logo abaixo:

1. Venda relâmpago

A cada dia, os varejistas percebem que a venda relâmpago é uma das maiores ideias de promoção de vendas. Também conhecidas por alguns como vendas flash, as ofertas relâmpago consistem em promover produtos ou serviços em condições especiais e repentinas, mas por um curto período de tempo.

Graças à geração de um senso de urgência, o público se inclina a fechar o negócio muito mais rápido – garantindo o seu benefício antes que tudo acabe. Assim, as vendas sobem consideravelmente, trazendo excelentes resultados.

2. Teste grátis

Dentre as ideias de promoção de vendas, a de demonstração ou teste grátis é uma das que mais traz resultados – ainda que isso não aconteça de imediato. Isso porque, a partir das avaliações gratuitas, novos clientes podem conhecer o seu produto ou serviço – aumentando a chance de conversão de prospectos em vendas.

Na prática, as empresas oferecem uma demonstração gratuita por tempo limitado, seja por versões menores do produto original (como uma amostra grátis) ou um período de teste gratuito em sua assinatura digital (como fazem os grandes streamings de TV). O importante é despertar o desejo de compra por parte do cliente.

3. Programas de referência

A campanha “indique um amigo” sempre fez sucesso, seja nos negócios físicos ou digitais. Ela segue o princípio do poder da recomendação e é uma enorme tática de vendas!

O segredo de um bom programa de indicação está na recompensa. Afinal, por mais que se sintam satisfeitos, os usuários não sairão recomendando fortemente os seus produtos ou serviços – a não ser que eles tenham algum benefício com isso.

A grande vantagem é que o programa de indicações pode ser adaptado conforme a sua realidade, oferecendo algo que realmente é relevante para o usuário. Embora algumas empresas trabalhem com cupons de desconto ou mesmo recompensas em dinheiro, você pode explorar formas criativas de mimar os seus clientes – seja promovendo experiências, como pagar por um café diferenciado ou ofertar os ingressos para um evento que seja do seu interesse.

Há um mar de possibilidades a ser desbravado, que realmente tende a atrair mais clientes e gerar mais receita para a sua empresa (além de fidelizar aqueles que você já conquistou, claro).

4. Cupons de descontos

Podem existir muitas ideias de promoção de vendas, mas poucas delas são tão motivadoras quanto um bom cupom de desconto. Por oferecer uma condição imperdível por um prazo bem delimitado, ele acaba incentivando os clientes a agirem – sobretudo pelo medo de perder aquilo que a empresa está oferecendo.

O interessante é que os cupons únicos comprometem menos o resultado final (se o compararmos com outras ideias de promoção de vendas contínuas). Assim, ele se torna uma das melhores ideias promocionais para aumentar as vendas e não prejudicar a sua lucratividade ao longo do tempo.

5. Campanhas de happy hour

No setor de restaurantes, cafés e bares, você com certeza já se deparou com alguma promoção de happy hour, certo? Pois saiba que ofertas como estas são aplicadas como boas táticas promocionais. O foco está em disponibilizar um desconto por tempo limitado, focando, principalmente, nas horas pontuais de final de tarde. Se este for o seu caso, utilize-o como uma das ótimas ideias de promoção de vendas!


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6. Promoções sazonais

As promoções sazonais nunca saem de moda! E existem várias épocas ou datas festivas do ano sobre as quais elas podem ser aplicadas. Fora as campanhas mais conhecidas no Brasil, como de Dia das Mães, Páscoa ou Natal, aposte em ofertas que seguem como tendência mundial, assim como: Halloween, Black Friday e Cyber Monday – caso ainda não tenha colocado em vigor.

Logicamente, para que as ofertas sazonais conquistem o consumidor e atendam uma demanda específica dele, sobretudo porque outros estabelecimentos também podem estar com promoções vigentes, investir no conhecimento e buscar formas de satisfazê-lo é crucial!

7. Frete grátis

Na era de ouro do comércio eletrônico, não poderia faltar em meio às melhores ideias de promoção de vendas o frete grátis – altamente buscado pelos consumidores on-line. Afinal de contas, os custos advindos do frete, por exemplo, fazem com que muitos dos clientes abandonem um carrinho de compras, desistindo de fechar aquela transação digital.

Portanto, ao abordar o frete grátis como uma estratégia de vendas, a loja virtual aumenta as suas probabilidades de finalizar os checkouts com sucesso, convertendo mais visitantes em vendas.

8. Programa de fidelidade

É comum que empresas de diferentes indústrias trabalhem com programas de fidelidade. Dentre outros objetivos, eles funcionam como estratégias de promoção de vendas, oferecendo descontos e recompensas para compensar a fidelidade dos clientes.

Inclusive, os programas VIP não são ótimos apenas para incentivar novos contratos ou vendas – já que, quando bem aplicados, eles conseguem instigar upgrades e melhorias dentro do seu próprio plano atual, como em um serviço de assinaturas, por exemplo. Experimente dentre as ideias de promoção de vendas para pequenas empresas!

9. Ofertas de aniversário

As campanhas de aniversário são uma das modalidades mais comuns em táticas de vendas! Ainda que ela não seja uma das ideias de promoção de vendas B2B, é altamente viável para negócios que lidam diretamente com o consumidor final.

Ao gerar uma promoção específica para contemplar o aniversário do cliente, muito mais do que focar em vendas, a marca visa firmar um relacionamento de fidelidade com ele. Aqui, caso você lide com o e-mail marketing, por exemplo, é interessante atuar com ferramentas que permitam a personalização das suas promoções, agregando ainda mais valor para tal interação com o usuário.

10. Compre um, ganhe outro

Não é de hoje que nos deparamos, em todo o tipo de comércio varejista, com aquelas promoções do tipo “pague um e leve dois” ou “compre dois e ganhe o terceiro grátis”. O motivo é simples de entender: é porque, de fato, elas seguem como ótimas ideias de promoção de vendas.

Quando a loja oferece um produto adicional, na verdade, elas inspiram os clientes a adquirirem (com muito mais facilidade) aquele item primordial – servindo como um gatilho extra para fechar a compra e garantir a sua vantagem.

11. Promoções baseadas em eventos

Está cansado das mesmas ideias de promoção de vendas? Então, tente trabalhar com as promoções baseadas em eventos. Diversificadas, elas consistem em aplicar descontos com base em um evento específico – como algum tipo de interação ou ação executada pelo cliente.

Portanto, você pode promover certa oferta ou oferecer cupons quando o cliente:

  • Realizar o pagamento do seu primeiro pedido;
  • Atualizar o seu perfil no seu site ou plataforma digital;
  • Ou mesmo quando ele decidir cancelar uma compra.

Quando bem planejada, tal estratégia não só aumenta as chances de vendas, como também melhora o seu relacionamento com o consumidor – gerando a retenção a longo prazo e uma maior satisfação do cliente.

12. Pacotes de vendas

Não importa se você trabalha com produtos ou serviços: os pacotes de vendas são ideias promocionais para aumentar as vendas que funcionam de verdade! Geralmente, as companhias oferecem um bom desconto para concluir uma transação com mais itens (ao invés do foco individual).

Quer um exemplo? Imagine que um provedor de serviços atua com sessões particulares. Se ele fechar um pacote de sessões, compondo um plano de serviços, isto reduz o preço final ao cliente, mas também garante fluxo para o seu negócio e a possibilidade de trabalho recorrente.

Assim, a tática acaba aumentando o ticket médio das vendas e melhorando a experiência e a satisfação do consumidor. Podendo ser aplicada, claro, para pacotes de vendas de produtos – em uma infinidade de possibilidades.

13. Ofertas gamificadas

Através de atividades cotidianas, em escolas ou no mundo laboral, a aplicação da gamificação é algo que veio para ficar! Então, por que não desbravar as ofertas gamificadas para aumentar a sua taxa de conversão em vendas?

Você pode propor desafios ou condições especiais para que o cliente conquiste o cupom, adicionando emoção e adrenalina às suas campanhas. Quer um exemplo? Peça para que o consumidor crie uma frase temática que inclua a sua marca e compartilhe em suas mídias sociais para ganhar uma recompensa. As organizações mais modernas já vêm aproveitando ao máximo a gamificação, colhendo excelentes resultados. Aproveite para fazer o mesmo!

14. Condições de pagamento melhoradas

Melhorar as condições de pagamento (sobretudo com a extensão de prazos) é um destaque diante das ideias de promoção de vendas. Isso porque, em meio ao cenário econômico nacional, os clientes seguem em busca de ofertas que não comprometam o seu orçamento mensal – optando por valores mais baixos ou pagamentos a longo prazo.

Além disso, otimizar as condições de pagamento ajuda a lidar com objeções de preço ou com cenários que envolvem custos de aquisição mais elevados, sendo uma prática recomendada, inclusive, como uma das ideias de promoção de vendas B2B.

15. Cupons misteriosos

Nesta lista de ideias de promoção de vendas, os especialistas não poderiam deixar de incluir um pouco de mistério! E é exatamente tal sensação que é gerada a partir das campanhas misteriosas.

Para atrair a atenção dos clientes para as suas promoções, trazendo um ar de novidade, considere oferecer os famosos cupons misteriosos. Muitas lojas vêm utilizando o formato de raspadinhas on-line, inclusive, para alavancar ainda mais a interação com o público-alvo. Independente da estrutura, trabalhe com algumas variações de cupons e faça com que os clientes tenham a curiosidade de saber o que ganharam.

Em uma loja virtual, você pode aproveitar a mesma abordagem fazendo a revelação do cupom apenas quando o cliente estiver no checkout, já completando o pedido. Vale a pena explorar!

16. Cupons em estabelecimentos parceiros

Trabalhar com parcerias é uma excelente alternativa para atrair clientes para o seu negócio – sobretudo se você estiver atuando com estabelecimentos que, de alguma forma, possuam um público em comum (mas não são concorrentes).

Ofereça um cupom de desconto para ser divulgado no site ou na loja física do seu parceiro de negócios e peça para ele fazer o mesmo. A abordagem também pode envolver campanhas via e-mail, podendo agregar bons resultados!

17. Brindes personalizados

Seja para o aumento das vendas ou para a melhora da retenção de clientes, os brindes personalizados surgem como boas ideias de promoção de vendas. O segredo para gerar ótimos resultados, neste caso, é selecionar o brinde adequado de acordo com o perfil do seu público-alvo e a ocasião abordada. Afinal, não é qualquer tipo de brinde que se encaixa no seu cliente ideal, não é mesmo?

O lado bom é que os brindes personalizados podem ser encaixados facilmente nos estabelecimentos físicos e virtuais – tanto para focar em um produto/serviço específico como para agregar valor para a marca como um todo. Dependendo da sua abordagem, pode valer a pena desbravar!

18. Liquidações recorrentes

Você já deve ter visto que, no mercado, existem marcas que realizam grandes liquidações anuais – na frequência, por exemplo, de duas vezes por ano. Lhe soa familiar? Pois, esta é uma tática poderosa para aumentar as vendas – que também pode ser utilizada pela sua empresa. Quanto maior for a sua capacidade de fazer com que a audiência espere por este grande evento, sem dúvidas, maior será o sucesso atingido em termos de vendas, entre outras vantagens.

19. Cupons de frequência

Já pensou em recompensar os seus clientes pela frequência que eles compram os seus produtos ou serviços? É esta a ideia dos cupons de frequência!  Lance uma campanha promovendo recompensas (seja como cupons ou descontos diretos) para engajar ainda mais com os clientes e gerar a sensação de que, cada vez mais, eles devem continuar comprando de você.

Se ele fizer dois pedidos naquele mês, por exemplo, conceda 10% de desconto. Mas aumente esta quantia progressivamente caso ele feche três, quatro ou mais. É uma maravilhosa tática de vendas!

20. Promoções de carrinho abandonado

Para quem tem um e-commerce, operar com promoções de carrinho abandonado é uma ótima forma de recuperar clientes e otimizar as vendas. Para atrair, novamente, os consumidores para seguirem ao longo do funil, logo após abandonar um carrinho, ofereça cupons de desconto para fecharem aquela compra. Diante do número de checkouts que não são finalizados, o comércio eletrônico só tem a ganhar com tal abordagem!


Agora, é hora de focar no marketing e no ciclo de vida do cliente

Após conferir tais ideias de promoção de vendas, você precisa se dedicar para estudar o comportamento do seu cliente, o seu posicionamento no ciclo de vendas e traçar um bom planejamento de marketing para atingir grandes resultados.

Neste cenário, feche ainda mais vendas com o apoio do CRM do Bitrix24, que engloba uma série de ferramentas que permitem automatizar os processos de marketing, acompanhar as necessidades dos clientes, atendê-los com qualidade e muito mais. Experimente e não se arrependa!


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