10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis

9 min de leitura
Ariane Jaeger
23 de janeiro de 2023
Última atualização: 15 de abril de 2024
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis

Conviver em grupo não é uma tarefa fácil, mas é crucial para atingir o sucesso no nicho corporativo. Diante deste desafio, é comum que apareçam alguns colegas de trabalho peculiares e nem tão fáceis assim de lidar.

Alguns são grosseiros e arrogantes, outros não sabem trabalhar em conjunto, e há aqueles que até se mostram queridos – mas que deixam o ambiente tóxico, fofocando sobre os outros a todo o momento.

Seja qual for o tipo, compreender como lidar com os colegas de trabalho difíceis é a chave para se manter firme, decolar a sua carreira e ter equilíbrio no trabalho e na vida pessoal apesar das dificuldades. Saiba como fazê-lo neste artigo, individualmente ou comandando uma empresa!

Perguntas frequentes

Como você lida com um colega de trabalho difícil?

Você pode lidar com um colega de trabalho difícil ao:

  • Fazer uma autoanálise, estimular o autocontrole e ter maior empatia;
  • Evitar propagar tais sentimentos negativos em grupo – evitando as fofocas e os comentários;
  • Limitar as suas interações, agindo profissionalmente;
  • Aceitar as diferenças, mas também saber impor limites – físicos e emocionais.

Quais são os sinais de um colega de trabalho tóxico?

Os sinais de um colega de trabalho tóxico são os seguintes:

  • Comportamentos desagradáveis;
  • Desequilíbrio emocional;
  • Possessividade;
  • Manipulação alheia e influência negativa;
  • Ciúmes;
  • Agressividade e violência (ainda que emocional).

Como você estabelece limites com um colega de trabalho difícil?

Você estabelece limites com um colega de trabalho difícil ao:

  • Definir uma linha que você não quer que ele cruze;
  • Expor quais comportamentos são inaceitáveis – tendo clareza e assertividade ao promover um feedback imediato;
  • Manter os seus relacionamentos estritamente profissionais;
  • Saber dizer "não" quando for necessário.

Quais são os principais tipos de colegas de trabalho difíceis?

Os principais tipos de colegas de trabalho difíceis são aqueles que:

  • Não aceitam a opinião alheia e tomam decisões imprudentes;
  • São preguiçosos;
  • Não sabem conviver em grupo;
  • Reclamam e criticam o comportamento dos outros constantemente;
  • Gostam de se colocar no centro das atenções;
  • Fofocam e instauram confusões em todos os momentos.

Por que é importante saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis?

É importante saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis porque você sempre encontrará algum deles em sua trajetória profissional. Vencer este desafio traz maturidade, inteligência emocional e permite seguir uma rotina laboral positiva, independentemente do meio, da toxicidade e das adversidades – tendo mais saúde, satisfação e qualidade de vida.


Saiba como lidar com os colegas de trabalho difíceis de uma vez por todas

Alguma vez na vida, os profissionais se deparam com o desafio de como lidar com os colegas de trabalho difíceis – é algo totalmente normal. A questão é que isso não é um desafio único dos trabalhadores, já que as empresas têm muito a perder quando os ambientes de trabalho problemáticos levam os incríveis talentos a buscar mais equilíbrio emocional em uma vaga na concorrência.

Para minimizar este problema individual ou coletivamente, vale a pena seguir as dicas de especialistas para saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis, expostas a seguir. Confira!

1. Olhe para si mesmo, praticando a autoanálise

O primeiro conselho para lidar com os colegas de trabalho difíceis envolve o autoconhecimento. Antes mesmo de instaurar um conflito, olhe para dentro e tente entender os seus sentimentos. Questione-se sobre o seguinte:

  • Por que este colega te irrita tanto?
  • É uma situação mútua, ou apenas você se incomoda com ele? Também ocorre com outros membros da empresa?
  • Ele é difícil de lidar porque é egoísta, não sabe cooperar, é preguiçoso ou arrogante? Ou se trata de outra coisa?
  • Será que fiz algo que possa tê-lo desagradado?

Muitas vezes, não gostamos de um indivíduo porque ele nos lembra alguém do passado. Ou, ainda, o comportamento da pessoa só reflete alguma ação prévia – como uma atitude rude – que tivemos com ela. Por isso, é importantíssimo se autoavaliar a fim de manter o controle.

Você não pode garantir a mudança dos colegas de trabalho que não são fáceis de lidar, mas pode controlar a si mesmo. Compreender os seus sentimentos é o primeiro passo para esta jornada!

2. Mantenha-se positivo no trabalho

Ninguém tem o direito de comprometer o seu estado de ânimo e a saúde mental. Por isso, concentre-se nas coisas positivas ao invés de ficar se preocupando, a todo o momento, com quem não é fácil de lidar.

Canalize as suas emoções, use técnicas de relaxamento e seja grato por aquilo que é bom. Ver o lado vantajoso das coisas será de extrema importância para ser mais feliz no trabalho e vencer os desafios no momento em que estiver lidando com colegas de trabalho difíceis. Compartilhe a sua vida profissional com colegas igualmente edificantes e que te colocam para frente (e não o contrário). Tudo tende a mudar!

3. Evite levar as coisas para o lado pessoal

Nem tudo é sobre você. Às vezes, as pessoas se comportam mal e são difíceis de lidar porque enfrentam os seus próprios desafios internos – e é preciso ter tal consciência para sofrer e se preocupar menos e saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis.

Preocupe-se de verdade e tome atitudes secundárias apenas quando a situação estiver comprometendo a sua atuação profissional ou saúde mental – interferindo em resultados reais. Se este não for o caso, não leve tais problemas para casa e os ignore o tanto quanto possível. Na maioria dos casos, as atitudes de pessoas difíceis não são sua culpa – e elas não devem ocupar o espaço de situações como tal.

4. Opte pela clareza e estabeleça limites com tais colegas

Caso tenha se encontrado tentando saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis, você já pode ter se deparado com a dificuldade de focar no seu trabalho, sendo importunado, constantemente, por um colega.

Embora nem todas as pessoas difíceis atuem de tal maneira, este é um comportamento clássico: aquele colega que quer conversar bem no meio do experiente, que quer ficar conversando sobre a vida pessoal ou que fica pedindo favores a todo o momento.

Nestes casos, é preciso apelar pela clareza e estabelecer limites – sem perder o respeito, lógico. Quando ele vier até si novamente, pedir desculpas e dizer que você tem muitos afazeres a cumprir agora é um excelente primeiro passo. Se for o caso (e se for do seu desejo), pergunte se vocês não podem discutir isso em outro momento.

O importante é que você foque no seu trabalho, coloque barreiras e saiba dizer "não", ainda que educadamente, sempre que houver necessidade.

Mais do que um Software de Colaboração, uma experiência para toda a sua empresa

Uma única plataforma para administrar seus negócios

5. Preserve a sua intimidade o tanto quanto possível

No âmbito profissional, é mais que bem-vindo se atentar a esta dica: preserve a sua intimidade – sobretudo quando estiver enfrentando colegas de trabalho complicados. Ainda que seja totalmente possível fazer bons amigos no local de trabalho, evite expor os problemas ou os acontecimentos pessoais de sua vida.

Afinal de contas, isto abre portas para julgamentos e até mesmo conflitos – o que pode ser totalmente evitado quando você já sabe que tem que lidar com pessoas difíceis. Se possível, ainda, evite interagir com tais indivíduos nas redes sociais privadas – se resguardando ainda mais. Quando o embate mistura o lado pessoal e profissional, as coisas podem ficar difíceis de controlar – tenha sempre em mente!

6. Evite as interações com os colegas de trabalho difíceis

Quando se torna difícil trabalhar com alguém, a atitude bem-vinda é não interagir com esta pessoa além do requerido pelo profissional – a menos que seja realmente necessário, claro. Fuja de interações extras, saindo para almoçar no intervalo, por exemplo, e limitando a quantidade de tempo que você compartilha com este colega.

Buscar estar rodeado de indivíduos otimistas e que inspiram felicidade fará muito melhor para si a curto, médio e longo prazo. Assim, trace limitações e vise minimizar a ansiedade e o estresse gerados pela convivência com tal colega de trabalho.

7. Opte pela neutralidade no ambiente de trabalho e saia das rodas de fofoca

Falar mal dos colegas de trabalho difíceis pode aumentar ainda mais a toxicidade e a problemática no ambiente de trabalho – criando um efeito dominó que parece não ter fim. Portanto, uma das maiores dicas de como lidar com os colegas de trabalho difíceis consiste em ser neutro e não compartilhar as suas opiniões em grupo – como em uma roda de fofoca típica de escritório.

Se os demais colaboradores estiverem falando mal daquela pessoa, guarde as suas opiniões para si. Tente se afastar e direcione a sua energia em prol de um ambiente de trabalho positivo e da sua própria função – já que isso soma não apenas para a colaboração, como também para a sua saúde mental.

8. Aceite e respeite que cada um tem um ponto de vista

Certas pessoas já são difíceis de lidar por natureza, mas quando você tem a ciência de que cada ser humano tem o seu jeito de ser e a sua visão de mundo, fica mais fácil conviver em grupo. Para minimizar as problemáticas, reduza os conflitos aceitando as diferenças e sempre preze pelo respeito. Se as opiniões forem conflitantes, tente não discutir muito a respeito — sobretudo se sentir que a conversa não vai a lugar nenhum.

Aja com profissionalismo, tente compreender o outro, aceite os demais pontos de vista e se prepare para seguir esta jornada de lidar com os colegas de trabalho difíceis de forma mais construtiva. Fará bem para ambos os lados – experimente o quanto antes!

9. Tenha maturidade e desenvolva a sua inteligência emocional

Ainda que você esteja lidando com colegas de trabalho difíceis, não deixe a sua gentileza de lado. Ser uma pessoa melhor a cada dia, agindo profissionalmente apesar das dificuldades, trará mais maturidade e inteligência emocional.

Mostre que você é capaz de se comunicar com eficiência, tente construir relacionamentos empáticos e resolva os conflitos – e continue tratando os outros como gostaria de receber tratamento. Você se sentirá mais saudável e relaxado mentalmente, e ainda contribuirá para atingir um ambiente de trabalho mais benéfico para todos. Lembre-se: se os outros não mudam, faça a parte e atinja o equilíbrio por si mesmo!

10. Se necessário, converse sobre a situação com os seus superiores

Mesmo com todas as dicas, você não está sabendo como lidar com os colegas de trabalho difíceis e sente que a situação já está passando dos limites? Uma excelente alternativa é sentar para conversar com o líder do seu grupo de trabalho, gerente ou time de recursos humanos (RH).

Uma vez que o seu trabalho esteja sendo impactado negativamente, ou alguma política da empresa esteja sendo descumprida, relate o comportamento aos seus superiores. No entanto, não chegue expondo críticas infundadas – é um dos segredos para lidar com os colegas de trabalho difíceis.

Se possível, documente as atitudes negativas e chegue com provas concretas do que está ocorrendo – ao invés de, simplesmente, reclamar sem fundamentos. Quando fica difícil trabalhar com alguém, um bom líder ou time de RH pode ajudar.

Ainda, no desafio de como lidar com os colegas de trabalho difíceis, peça orientações a outro colega e discutam sobre maneiras de falar com os superiores sobre o incidente, sem criticar, necessariamente, a pessoa. Sem dúvidas, será muito mais válido para colher bons resultados!


Minimize os conflitos do seu time com um software colaborativo de qualidade

Relacionamentos positivos geram resultados positivos. Pensando nisso, o Bitrix24 é o apoio que faltava para que você reduza os conflitos no seu grupo de trabalho com facilidade.

Como líder e gestor, você pode usar tal plataforma para criar um verdadeiro senso de equipe e pertencimento, estimular uma comunicação fluida e recíproca, incluir os colegas e direcioná-los em prol de metas e objetivos comuns – focando no que realmente interessa, o sucesso!

Gerencie o trabalho em equipe e explore dezenas de recursos colaborativos que farão todo o diferencial. Ficará muito mais fácil para você e a equipe de RH garantirem que o pessoal está mais envolvido, minimizando as problemáticas. Até uma intranet social com curtidas, distintivos e comentários pode ser explorada para promover a cultura e incentivar relações positivas. Teste na prática!

Mais do que um Software de Colaboração, uma experiência para toda a sua empresa

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Mais populares
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Perguntas frequentes Como você lida com um colega de trabalho difícil? Quais são os sinais de um colega de trabalho tóxico? Como você estabelece limites com um colega de trabalho difícil? Quais são os principais tipos de colegas de trabalho difíceis? Por que é importante saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis? Saiba como lidar com os colegas de trabalho difíceis de uma vez por todas 1. Olhe para si mesmo, praticando a autoanálise 2. Mantenha-se positivo no trabalho 3. Evite levar as coisas para o lado pessoal 4. Opte pela clareza e estabeleça limites com tais colegas 5. Preserve a sua intimidade o tanto quanto possível 6. Evite as interações com os colegas de trabalho difíceis 7. Opte pela neutralidade no ambiente de trabalho e saia das rodas de fofoca 8. Aceite e respeite que cada um tem um ponto de vista 9. Tenha maturidade e desenvolva a sua inteligência emocional 10. Se necessário, converse sobre a situação com os seus superiores Minimize os conflitos do seu time com um software colaborativo de qualidade
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura