8 estratégias de como resolver conflitos no trabalho

5 min de leitura
Ariane Jaeger
12 de maio de 2021
Última atualização: 12 de maio de 2021
8 estratégias de como resolver conflitos no trabalho

Está com dificuldades para realizar a gestão de conflitos no ambiente de trabalho? Para aumentar o nível de bem-estar e produtividade dos colaboradores, confira 8 estratégias para resolver conflitos em equipes de trabalho.

Considerando a rotina laboral, é normal que surjam pequenas desavenças e desentendimentos. Mas atritos em excesso podem prejudicar o dia a dia de uma equipe toda. Por isso, é necessário aprender sobre como resolver conflitos no trabalho em equipe. 

Como resolver conflitos no trabalho? 8 estratégias e dicas práticas 

Pode ser complexo lidar com as divergências dentro de um escritório – até mesmo com a equipe trabalhando em home office ou regime de trabalho remoto.

Afinal de contas: quando lidamos com seres humanos, uma série de variáveis entram em ação. E até os fatores mais simples podem prejudicar a convivência entre colaboradores.

Para minimizar problemas e rivalidades dentro da empresa, é válido conhecer 8 estratégias para resolver conflitos em equipes de trabalho. Coloque-as em prática e sinta os benefícios no dia a dia corporativo.


1. Dê atenção para a opinião dos colaboradores

 Para equipes, pode ser um desafio ter que lidar com diferentes pontos de vista. Mas um líder ou gestor de equipe precisa estar pronto para ouvir ‘os dois lados da moeda’ – procurando entender a opinião de todos os funcionários envolvidos em uma rivalidade.

Saber ouvir a opinião alheia e se posicionar de forma neutra para resolver um conflito não é nada fácil. Mas cada colaborador precisa ser ouvido (além de se sentir acolhido), visando minimizar as contradições. Isso promove um ambiente mais saudável para a troca de opiniões e resolução de conflitos no escritório.

 

2. Incentive a troca de feedbacks

Se sua equipe não sabe como resolver pequenos conflitos no trabalho, preste atenção nos pequenos detalhes. Será que está ocorrendo a devida troca de opiniões? Será que os funcionários se sentem confortáveis e acolhidos para expor suas ideias?

Quando os colaboradores não têm espaço para compartilhar o que pensam e como se sentem, abrem-se portas para desordens no ambiente de trabalho.

Treinamentos que estimulam escuta ativa são extremamente bem-vindos para que funcionários aprendam a ouvir com foco, empatia e mente aberta. Só desta maneira é possível chegar a acordos comuns e tentar entender o próximo, sem gerar conflitos excessivos no meio laboral.

 

3. Ofereça bons instrumentos para a comunicação


 Não faz ideia de como resolver pequenos conflitos no trabalho? Comece oferecendo ferramentas para uma boa comunicação. Para atender todas as esferas de funcionários e suas respectivas necessidades, o ideal é contar com recursos variados.

Bons softwares colaborativos oferecem chat ao vivo, conversas em grupo, videoconferências em HD, intranet corporativa, mensageiro instantâneo e mais – como é o caso do Bitrix24.

 

4. Estimule o senso de comunidade

 Gestores experientes sabem como resolver conflitos no trabalho, e uma das suas principais dicas é estimular o senso colaborativo.

A partir do momento em que os funcionários sentem que fazem parte de ‘algo maior’ e se integram com a cultura organizacional, é simples construir um senso de comunidade e estimular para que todos colaborem entre si. Uma excelente maneira de encorajar isso é incluir uma intranet social dentro da própria empresa.

A intranet corporativa do Bitrix24 utiliza o mesmo princípio das redes sociais, criando um ambiente para que os funcionários curtam publicações, interajam por posts e discussões, troquem ideias, façam menções e muito mais. Vale a pena explorar!


5. Instigue reuniões e brainstorms

A troca de informações, insights e feedbacks é uma das maneiras mais eficientes de saber como resolver pequenos conflitos no trabalho. Pois é através do intercâmbio de ideias que muitas confusões podem ser prevenidas ou até mesmo remediadas.

Gestores e líderes precisam incluir encontros periódicos dentro do calendário organizacional – pensando sempre no bem-estar da sua equipe. É por este motivo que a realização de reuniões está entre as 8 estratégias para resolver conflitos em equipes de trabalho.

 

6. Permita o acesso a informações essenciais

 Permitir que os colaboradores estejam a par do andamento dos projetos da equipe é uma das maneiras para minimizar intrigas. Quando os funcionários sentem que colaboram por um propósito comum e participam do progresso nos projetos, é muito mais fácil criar um senso colaborativo.

Este cenário cria um time participativo e reduz as confusões. Além do mais: quando todos estão cientes das atividades em conjunto, torna-se muito mais fácil chegar a grandes resultados e reduzir a confusão de informações ou problemáticas com prazos e entregas de trabalho.

 

7. Tenha mediadores em sua equipe

É muito importante que os gestores da empresa saibam como resolver conflitos no trabalho em equipe. Mas para isso, é preciso agir com neutralidade – entendendo ambos os lados.

Neste sentido, gerentes ou líderes do time podem atuar como mediadores. Em vez de ignorar o conflito, eles devem ajudar seus funcionários a resolvê-lo e recuperar o foco necessário para continuar o trabalho.

Em alguns casos, será necessário utilizar estratégias de negociação para satisfazer ambos os lados – é por isso que um gerente precisa estar bem treinado. Ter empatia e praticar a escuta ativa fará toda a diferença no momento de sanar a problemática.

 

8. Mantenha processos e atividades organizados

 Confusões sobre prazos e funções podem terminar em conflitos. Portanto, é muito importante estabelecer com cada colaborador qual é a sua função e todas as atividades que precisam ser realizadas.

Estipular os prazos de cada uma das tarefas e manter um calendário organizado ajuda a evitar problemas – além de incentivar a produtividade pessoal e contribuir para a otimização do trabalho.

Por sorte, empresas podem contar com softwares on-line como o Bitrix24. Com o sistema de colaboração on-line e gratuito, a plataforma permite que equipes fiquem plenamente integradas – o que facilita o brainstorm, comunicação e promove transparência.

Depois de conhecer as 8 estratégias para resolver conflitos em equipes de trabalho, experimente a assinatura gratuita do Bitrix24 para organizar a sua equipe. Certamente será mais fácil se organizar e saber como resolver conflitos entre colegas de trabalho.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Como resolver conflitos no trabalho? 8 estratégias e dicas práticas  1. Dê atenção para a opinião dos colaboradores 2. Incentive a troca de feedbacks 3. Ofereça bons instrumentos para a comunicação [ /upload/medialibrary/ca9/fyo00bvv8y87gx8p1kvqrnqabc07sk4y.png ] 4. Estimule o senso de comunidade 5. Instigue reuniões e brainstorms 6. Permita o acesso a informações essenciais 7. Tenha mediadores em sua equipe 8. Mantenha processos e atividades organizados
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura