Os 10 principais bloqueadores de sites para produtividade e foco

5 min de leitura
Ariane Jaeger
13 de setembro de 2021
Última atualização: 23 de setembro de 2021
Os 10 principais bloqueadores de sites para produtividade e foco

Você já se sentou em frente ao computador motivado para concluir uma tarefa e terminou vendo vídeos fofos de gatos na internet? Você não está sozinho, concentrar-se no computador para realizar uma tarefa importante é mais difícil do que você imagina.

Em meio a tantas distrações, um bloqueador de sites pode ser a ferramenta que você precisa para enfrentar a procrastinação. Nesse sentido, nós selecionamos os 10 principais bloqueadores de sites para produtividade e foco.

O que é um bloqueador de sites?

Antes de partir para a lista, você deve se perguntar qual é a importância de um bloqueador de sites?

A princípio, essas ferramentas têm como objetivo ajudá-lo a manter-se focado em uma tarefa importante. Isto é, a internet contém um mar de informações que podem ajudá-lo a desempenhar suas tarefas de forma mais eficiente, mas que também podem distraí-lo.

Por isso, se você tem dificuldade de se disciplinar para manter a concentração no trabalho, um bloqueador de acesso a sites pode ser justamente o que você precisa.

Top 10 melhores bloqueadores de sites

A lista a seguir é uma seleção da nossa equipe editorial dos melhores bloqueadores de site com foco em produtividade. Algumas delas são gratuitas e outras pagas com versões de teste temporárias ou limitadas.

1. Block Site

O Block Site é um bloqueador de acesso a sites disponível para várias plataformas, incluindo o navegador e smartphones. Nesse sentido, ela funciona gratuitamente e permite bloquear sites e apps que roubam a sua atenção.

A extensão pode ser baixa nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox. Igualmente, há um app para Android disponível. Além disso, ele funciona de forma sincronizada em todos os dispositivos.

2. StayFocusd

A ferramenta StayFocusd é um bloqueador de sites gratuito disponível para o Google Chrome em forma de extensão. Ao passo que você o instala, ele proverá uma lista de funcionalidades úteis para se manter focado no trabalho.

Com o StayFocusd, você pode bloquear diversos sites que roubam a sua atenção durante horas produtivas. Além disso, você pode determinar um tempo máximo de utilização de cada um dos sites durante o horário de trabalho.

Um ponto negativo, contudo, é que a extensão só está disponível para o navegador da Google e seus derivados.

3. Pause

O Pause tem uma proposta diferenciada em meio a lista dos principais bloqueadores de sites gratuitos. O objetivo principal do bloqueador de sites é induzi-lo a refletir se você realmente deseja visitar um site durante seu horário produtivo.

Dessa forma, a extensão exibe uma tela verde por alguns segundos com uma mensagem para refletir. Após alguns segundos, você pode decidir se realmente deseja prosseguir para o site.

4. Forest

O Forest é sem dúvidas uma das mais populares iniciativas para ajudá-lo a retomar o controle do seu tempo produtivo. Ele está disponível em múltiplas plataformas, o que inclui smartphones Android e iOS, bem como navegadores baseados em Chromium.

Ele não é um bloqueador de sites no sentido mais objetivo da palavra. Isto é, ele não bloqueia que você acesse o que deseja, mas o incentiva a se manter na linha usando o seu algoritmo onde você semeia árvores virtuais enquanto não usa o telefone.

Um fato bastante interessante é que eles realmente plantam milhares de árvores ao redor do mundo. Ela pode funcionar bem se você tem um autocontrole moderado.

5. LeechBlock

O LeechBlock é um bloqueador de sites gratuito que já está na ativa há mais de uma década. Se você é um usuário do navegador Firefox, essa extensão é uma das melhores que você pode encontrar para bloquear sites.

A princípio, um dos principais aspectos positivos do bloqueador de sites é a vasta gama de opções de personalização disponíveis. Dessa forma, você pode bloquear sites, delimitar horários e mesmo agrupar sites similares, bem como definir senhas para acessá-los.

6. Limit

A extensão Limit tem um funcionamento bastante similar ao StayFocusd. Ou seja, ele é um bloqueador de sites gratuito que permite definir tempos máximos de utilização para cada site.

Além de ajudá-lo a aumentar a sua produtividade e eficiência durante o trabalho, ela também permite rastrear os seus hábitos diários de navegação. Por exemplo, quantos minutos em média você gasta nas redes sociais.

Apesar de ser gratuita e ter várias funcionalidades úteis, a ferramenta não tem o recurso de um bloqueio mais rígido.

7. Freedom

A Freedom é a criadora da extensão Limit. Contudo, eles também oferecem um serviço de bloqueador de sites e outras distrações multiplataforma. Além de navegadores, eles possuem apps e programas para rodar em praticamente todos os principais sistemas.

Ele conta com um recurso de bloqueio rígido no qual o usuário não pode desativar até que o tempo definido termine. No entanto, o Freedom não é uma ferramenta gratuita e o máximo que você pode conseguir sem pagar é um teste de 7 dias.

8. WasteNoTime

Se você é um usuário do MacOS, sobretudo do navegador Safari, esta é uma das melhores opções de bloqueador de sites gratuito. Ela também está disponível para Google Chrome e permite bloquear distrações, bem como rastrear em detalhes onde você gasta seu tempo.

9. Focus

O Focus é uma solução de bloqueador de sites para o Chrome. Além de permitir bloquear sites durante as suas horas produtivas, ela também vem com a útil funcionalidade de criar listas de tarefas e coisas a fazer durante o seu dia.

Esta é uma das ferramentas mais simples e fáceis de usar da lista, mas não é muito personalizável.

10. Mindful Browsing

A fim de fechar esta lista, aqui vai mais um bloqueador de sites gratuito para Google Chrome. Ao invés de realizar um bloqueio rígido, a ferramenta tem uma proposta similar ao Pause, induzindo o usuário a refletir e não desperdiçar seu tempo precioso em sites que o distraem.

Ele permite que você acesse o site, caso assim decida e confirme que deseja prosseguir. Mas durante a utilização, ele continua avisando-o para voltar ao trabalho.

Para finalizar, uma outra dica para evitar a procrastinação é usar o Bitrix24 para gerenciar a sua rotina de trabalho. Afinal, o Bitrix24 é uma plataforma completa que o ajuda a manter o foco e melhorar a produtividade, sendo especialmente projetada sem distrações.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
O que é um bloqueador de sites? Top 10 melhores bloqueadores de sites 1. Block Site 2. StayFocusd 3. Pause 4. Forest 5. LeechBlock 6. Limit 7. Freedom 8. WasteNoTime 9. Focus 10. Mindful Browsing
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura