O que é Landing Page e como fazer uma

10 min de leitura
Ariane Jaeger
6 de dezembro de 2023
Última atualização: 6 de dezembro de 2023
O que é Landing Page e como fazer uma

De grandes empresas a aqueles que desejam vender um único produto: a Landing Page é uma das ferramentas indispensáveis para obter melhores resultados e atingir determinado público-alvo. Nesse artigo, discutiremos o significado de Landing Page, para que serve e como fazer uma que pode mudar seu negócio da água para o vinho.

Landing Page: o que é?

A Landing Page é simplesmente uma página na Internet como qualquer site. Porém, por trás dessa simplicidade, ela traz algo de único. Diferentemente do site tradicional, que, por exemplo, apresenta a empresa, sua história e tantas outras informações, a Landing Page busca ser objetiva e direta.

Dessa forma, ao invés de convidar o usuário para uma leitura extensa, convida-o para uma ação. Por isso, é uma excelente estratégia de marketing digital e vendas. Seguindo essa ideia, a Landing Page será uma seção única, com início, meio e fim. E o mais interessante é que ela pode ter muitos fins.

A seguir, abordaremos quais são eles, para que você possa entender como aproveitar esse tipo de página de conversão simples, rápida e eficaz da melhor forma.

  

Grátis. Ilimitado. On-line.   

  

O Bitrix24 é o melhor software para construção de Landing Pages que vendem   

   Experimente agora   

Para que serve uma landing page? 4 benefícios para seu negócio

Provavelmente, a introdução já esclareceu bem o objetivo de uma Landing Page. Podendo ser de vários tipos, essa página trará uma série de benefícios para sua loja virtual ou empresa. Resumimos 4 deles para você avaliar o potencial dessa ferramenta para seu negócio.

1- Aumenta taxas de conversão

No mundo atual, textos longos e excesso de informações se tornam cada vez menos válidos. Já uma Landing Page é feita para transmitir um conteúdo de forma rápida e convincente. Por isso, essa tem sido uma das estratégias preferidas das empresas para atrair e reter visitantes e consumidores. Uma frase e uma imagem que chamam a atenção já podem ser suficientes para conduzir alguém à ação que você deseja.

2- Reduz custos de marketing e converte novos clientes

Uma simples página pode ser a peça chave para o combo perfeito do marketing e vendas: mais conversão e menos gastos. O esforço em comparação a estratégias como ligações e abordagens diretas com os leads é menor, obviamente.

Além disso, ela pode facilitar muito o caminho dos usuários dentro do seu funil de vendas. Pense: ao clicar em um anúncio e abrir essa página, por exemplo, o visitante já pode sair dali convencido a contratar seu serviço ou comprar seu produto.

3- Novos e melhores leads

A criação de Landing Pages é uma forma excelente para gerar novos e melhores leads. Basicamente, elas podem ser programadas para atingir um público específico, com a linguagem e modelo feitos para ele. Dessa forma, seu negócio pode ganhar credibilidade e confiança, caso demonstre com clareza que pode resolver os problemas que o visitante enfrenta.

Com isso, você pode inserir um formulário ou outras estratégias para levar o usuário a afunilar o contato com sua empresa. A partir, disso, uma excelente ideia é utilizar ferramentas de negócio, como o CRM para saber o que fazer com os novos clientes.

4- Conhecer e segmentar clientes: lead scoring

Não só para os novos leads, mas também para o cliente que já contratou ou comprou seu serviço. A Landing Page é uma ferramenta de marketing ótima para conhecer e segmentar os visitantes.

Dependendo das ações que o usuário tomar e dos dados que suas páginas puderem captar, fica fácil saber os desejos, preocupações e preferências do público. Então, basta registrar e oferecer o produto ou conteúdo certo para as pessoas certas.

As Landing Pages ainda podem ter diferentes aplicações e benefícios, como o fato de funcionarem bem melhor para usuários mobile — por serem simples e diretas. Entretanto, esses são apenas os principais. Mais abaixo, ao apresentar os tipos de páginas, as possibilidades ficarão mais claras. Confira!

3 tipos de Landing Pages


O que é Landing Page e como fazer uma


As páginas em que seus visitantes "pousam", na tradução do termo "Landing", podem ter finalidades e ser de tipos diferentes. Veja algumas formas para aplicar essa estratégia de marketing digital e venda na sua marca a seguir.

Página de captura de leads

Esse é um dos tipos de página mais utilizado. Nele, a ideia é transformar visitantes em clientes. É o momento em que seu negócio é apresentado, por isso, capriche no site.

Nessa página, a ideia é conseguir o contato do público alvo e, de preferência, entregar um conteúdo em troca disso. Boas ideias são enviar e-books ou outras contribuições úteis e gratuitas. Caso contrário, pode ser difícil conquistar as pessoas.

Com isso, você já poderá integrar mais uma conversão à sua estratégia de e-mail marketing, por exemplo. A propósito, a combinação Landing Page + e-mail é uma das mais vantajosas no mundo online.

Página de vendas

A página de vendas leva o recado das Landing Pages a sério: nela, o objetivo de conversão é ainda mais intenso. Sua função é simplesmente levar o visitante a tomar uma ação de compra, ou pelo menos de contato em rede social.

Os elementos que veremos mais abaixo, como testemunhos (provas sociais), CTA, vídeos e copywriting geralmente tem um teor mais agressivo ou persuasivo nesse tipo de Landing Page.

Páginas pré e pós-venda online

Para finalizar os tipos de Landing Page, reunimos algumas categorias para te ajudar a pensar em um modelo que caiba no seu negócio. Porém, podem existir outras aplicações e formatos. Ou seja, não se limite e seja criativo ao criar páginas de conversão.

  • Descadastramento — se um usuário quer cancelar a assinatura do seu e-mail marketing ou outro canal de comunicação, você ainda pode reconquistá-lo. Uma página com os elementos exatos que ele deseja pode ser o item chave para isso.
  • Pré-lançamento — seu site ficará fora do ar ou você quer trazer um novo produto? Não desperdice tempo e deixe que o usuário saiba disso. Assim, você pode conduzi-lo a se inscrever em uma lista de espera, nos e-mails ou outra estratégia de marketing digital.
  • Página de agradecimento — a página de agradecimento serve para quem sabe que a venda não é o objetivo final. Nesse tipo de Landing Page, você deve reafirmar a compra, valorizar, fidelizar e até aproximar o usuário de uma nova compra, quem sabe com um ticket maior.

Passo a passo para criar uma Landing Page de sucesso

Agora que você sabe o que são Landing Pages e os tipos de páginas existentes, acompanhe um passo a passo para criar uma Landing Page do zero, mesmo que não tenha experiência nisso. Confira.

1- Defina seu objetivo e metas

O que você deseja entregar para as pessoas? Em qual etapa de conversão seus leads estão? Identifique esses fatores e veja quais são seus objetivos, antes de tudo.

2- Procure uma plataforma ou criador de Landing Pages

Você pode encontrar empresas que oferecem criadores de Landing Pages para ajudar a fazer seu site. De qualquer forma, o primeiro passo é ter uma ferramenta para desenvolver a página e definir o layout que sua Landing Page terá.

3- Crie o conteúdo

Você pode começar pelo texto (até mesmo antes de definir o layout). Utilize uma palavra chave no título e identifique termos relacionados para utilizar ao longo do texto. Recomendamos conhecer mais sobre SEO, uma estratégia de ranqueamento que tem as palavras-chave como um dos principais elementos.

Para escrever o texto, as técnicas e teoria de copywriting podem mudar drasticamente seus resultados. Palavras focadas em conversão farão sua página vender bem mais. Além disso, defina as imagens do site — e se ele terá um vídeo, também. Dependendo do propósito e do perfil dos leads, o vídeo pode ser uma estratégia excelente.

Para finalizar o conteúdo, procure fazer um design que se alinhe à sua marca e ao público alvo. A disposição e cores das imagens e textos fazem toda a diferença também. Observe com cuidado esses elementos da sua página.

4- Publique e divulgue a página

Para finalizar, publique e divulgue sua Landing Page. A partir disso, você pode promovê-la através de anúncios ou seguir a própria estratégia de SEO para que ela chegue no topo das pesquisas do Google. Integre com outras redes para melhorar sua conversão.

Passo a passo para criar uma Landing Page de sucesso

5- Colha e analise os resultados

Essa é uma parte fundamental na sua Landing Page. Para saber se funcionou, é necessário verificar dados para além da quantidade de vendas ou de novos contatos. Veja as métricas mais comuns que são analisadas nessas páginas:

  • Taxa de conversão.
  • Taxa de cliques na CTA ou outras partes.
  • Custo por lead.
  • Taxa de rejeição.
  • Tempo de permanência na página.
  • Origem do tráfego.

Cada uma delas pode indicar elementos de melhorias diferentes para sua página. O baixo tempo de permanência na página, por exemplo, pode indicar um design confuso ou texto mal feito. Já uma taxa de rejeição alta, pode indicar uma Landing Page pouca objetiva e direta.

6- Aplique melhorias

Para finalizar, utilize esses dados e informações não só para atualizar essa e outras páginas, mas para toda a sua estratégia de marketing digital. Você pode fazer testes A/B e ter uma impressão completamente nova dos seus leads a partir do que foi observado na Landing Page.

Dicas para fazer uma Landing Page que converta

Agora, pegue um papel e caneta — ou abra um documento online — e veja as informações e elementos que não podem faltar quando você estiver construindo sua Landing Page.

Copywriting: foque no título e subtítulo

Mencionamos o copywriting logo acima. Nessa estratégia de marketing, o título e subtítulo fazem total diferença e podem definir se seus produtos, serviços ou conteúdo serão comprados ou não. Use a emoção, autoridade e criatividade para chamar a atenção nesse primeiro momento.

Busque colocar testemunhos, avaliações e provas sociais de clientes que já interagiram com seu negócio. Ao longo de todo texto, use técnicas de copywriting e conduza as pessoas em uma linha de raciocínio que tem um só objetivo, levar até uma ação ou a um CTA. Sempre tenha para onde levar o leitor e saiba conduzi-lo até la!

Segurança e privacidade: LGPD e HTTP

Garanta não só que seu site seja seguro, mas que seu visitante o enxergue assim. Primeiramente, imponha o protocolo https:// para garantir a segurança. Além disso, procure atender às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, captando e utilizando as informações necessárias e corretas das pessoas que visitam suas páginas.

Dica: selos de segurança podem ser excelentes para passar uma boa imagem.

Tenha uma oferta clara e bem apresentada

Você deve ser objetivo em todo o seu texto, mostrando qual dor do cliente você pode resolver e como fará isso. Busque quebrar objeções e lembre-se que menos é mais. Use bullet points e mostre que seu negócio e produto são seguros, usando imagens, certificados e textos.

Além disso, de nada adianta um excelente texto se a página demora minutos para carregar. Invista em páginas que abram rapidamente tanto no computador, quanto nos celulares. Seus leads e sua taxa de conversão agradecem.

Use mais de uma Landing Page

Isso mesmo, você pode criar diferentes Landing Pages, por que não? Em cada uma, explore uma construção de oferta, uma proposta única de vendas. Há empresas que tem mais de 10, por exemplo. Comece pela primeira, e assim que sentir que é o momento certo, amplifique suas páginas.

Não se esqueça do antes e depois

Preste atenção ao anúncio ou canal que conduziu o visitante até a Landing Page, assim como até onde ele é conduzido a partir dela. Veja se todos falam a mesma língua e estão alinhados com a sua oferta e a voz da marca.

  

Grátis. Ilimitado. On-line.   

  

O Bitrix24 é o melhor software para construção de Landing Pages que vendem   

   Experimente agora   

Perguntas frequentes

O que é Landing Page?

A Landing Page é uma página criada por um negócio para levar o usuário tomar uma ação, seja qual for o objetivo: poder ser de compra, se inscrever para a lista de leads ao preencher um formulário, seguir uma conta em redes sociais, etc.

Landing Page: o que significa?

Na tradução do termo, significa "Página de Aterrisagem" ou "Página de Pouso". Essa é um excelente nome, já que mostra o objetivo dessa página de receber um potencial cliente e levá-lo até a conversão.

Como fazer uma Landing Page de alta conversão?

Para levar as pessoas até a conversão, sua Landing Page deve conter alguns elementos que trouxemos logo acima, nesse texto. Leia para entender mais.

Como fazer uma Landing Page grátis?

Você pode encontrar algumas ferramentas para facilitar a criação da sua página, desde o título da Landing Page até partes mais difíceis, como o design.

Como criar uma Landing Page?

Quer criar Landing Pages? Então você deve ter conhecimento dos seus objetivos, e em seguida tomar alguns passos, como construir um layout, texto e saber onde divulgar. Leia mais sobre isso no texto acima.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Landing Page: o que é? Para que serve uma landing page? 4 benefícios para seu negócio 3 tipos de Landing Pages Página de captura de leads Página de vendas Páginas pré e pós-venda online Passo a passo para criar uma Landing Page de sucesso Dicas para fazer uma Landing Page que converta Copywriting: foque no título e subtítulo Segurança e privacidade: LGPD e HTTP Tenha uma oferta clara e bem apresentada Use mais de uma Landing Page Não se esqueça do antes e depois Perguntas frequentes
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
O que é copywriting e como aplicar no seu negócio
O que é copywriting e como aplicar no seu negócio
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
10 min de leitura