Motivação de Equipe: 15 maneiras eficazes para as empresas

11 min de leitura
Ariane Jaeger
24 de fevereiro de 2022
Última atualização: 11 de março de 2022
Motivação de Equipe: 15 maneiras eficazes para as empresas

Não importa quão bem capacitados sejam os seus funcionários. Se eles não tiverem o nível de motivação necessário, jamais alcançarão o seu máximo potencial. Por isso, este guia tem como objetivo trazer dicas de motivação de equipe para que o sucesso do seu time atinja outros níveis. Acompanhe a leitura na íntegra! 

FAQ

O que motiva uma equipe?

Um time é motivado tanto por fatores internos (como suas próprias emoções) quanto externos (como um bônus dedicado aos melhores funcionários). Quando se está liderando e motivando equipes, cada gestor deve ser capaz de reconhecer o que gera incentivos dentro do seu próprio time. Afinal, o que pode funcionar muito bem em uma equipe, pode sequer fazer diferença em outra. É preciso achar o equilíbrio ideal a partir das particularidades dos seus membros.

Como gerar motivação na equipe?

A motivação de equipe pode ser estimulada de várias formas possíveis. Pensando nos fatores intrínsecos, você pode promover o bem-estar dos colaboradores e atribuir atividades que o deixem mais satisfeito ao realizar o seu trabalho. Considerando os fatores extrínsecos, gere a motivação fornecendo treinamentos constantes, concedendo bônus por desempenho e buscando formas de reconhecê-los. Além disso, tente minimizar o comportamento tóxico no ambiente de trabalho (o que contribui para o seu conforto e saúde mental).

Qual é a importância da motivação para o trabalho em equipe?

Quando está motivada, uma equipe tem forças e incentivo para prosseguir mesmo com as dificuldades. A motivação estimula a interação, a luta por objetivos comuns e o alcance de ótimos resultados. Quando estão mais felizes e satisfeitos, os colaboradores trabalham com maior fluidez e possuem maiores índices de produtividade – o que traz benefícios para todos.

Quais são as melhores ideias para motivar o seu time?

Existem várias maneiras eficazes de motivar sua equipe e tudo dependerá das particularidades dos seus funcionários. Algumas táticas incluem: promover a colaboração com uma rede social interna, atribuir tarefas olhando para as preferências/habilidades, proporcionar um ambiente de trabalho confortável, ser flexível, não microgerenciar constantemente e valorizar os seus funcionários.


Como motivar equipes? 15 dicas comprovadas

A motivação de equipe está relacionada com duas classes principais: os fatores intrínsecos (como propósitos, emoções e valores pessoais) e os extrínsecos (como reconhecimento externo, salário de acordo com as expectativas e bônus). Portanto, ao pensar na motivação de equipe, os gestores devem levar em conta a soma ideal entre a motivação intrínseca e extrínseca – chegando à equação perfeita para alavancar o nível de satisfação, engajamento e bem-estar.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Abaixo, mostramos dicas e maneiras eficazes de motivar sua equipe. Pronto para conferir?

 

1. Promova a colaboração

Uma das melhores formas de incentivar a motivação de equipe é fazê-la se sentir como tal, criando uma verdadeira comunidade. Quando isso acontece, o trabalho em conjunto caminha em direção aos objetivos comuns, que trarão resultados positivos a níveis empresariais e de indivíduos.

Por sorte, existem várias maneiras de instigar a colaboração de um time. Uma das mais acessíveis são as plataformas colaborativas, que permitem coordenar o trabalho on-line e aproximar os funcionários.

No Bitrix24, por exemplo, é possível ter o engajamento corporativo através de vários recursos, como colaborações em tempo real (em diferentes canais), rede social interna, calendários compartilhados, sincronização de arquivos e criação de grupos de trabalho para projetos. Quem sabe não é aquele pontapé que o seu time precisa para engajar ainda mais?

 

2. Atribua aos colaboradores tarefas que eles gostem de realizar

As pessoas podem ser diferentes, mas uma coisa é fato: o trabalho se torna muito mais fluido e produtivo quando atuamos com uma área com a qual temos afinidade. E isso se aplica muito bem às tarefas que são atribuídas para nós durante o dia a dia laboral.

A melhor conduta a ser adotada por um gerente envolve delegar atividades pensando nas habilidades e preferências dos seus colaboradores. Sempre que possível, atribua tarefas pensando na motivação, pois isso aumentará o seu potencial participativo e, certamente, levará a ótimos resultados. É algo no qual todos têm a ganhar!

 

3. Proporcione um local de trabalho agradável e confortável

Sentir-se bem é parte de se sentir motivado. E isso é igualmente válido para o ambiente de trabalho. Por isso, garanta que o espaço esteja sempre limpo, aconchegante e com a energia suficiente para estimular um bom dia de trabalho.

A boa notícia é que nem é preciso investir muito dinheiro para obter isso! Muitas vezes, um pouco de criatividade e bom gosto já resolvem os seus problemas.

Quer alguns exemplos?

·    Você pode reservar um pequeno espaço para os momentos de pausa, inspirando-se nos maravilhosos espaços de descompressão. Além de reduzir o estresse, isso estimula o senso de comunidade e a colaboração.

·    Lembre-se de proporcionar maior ergonomia, prezando por utensílios e móveis que promovam saúde, aumentem o conforto e reduzam problemas de saúde relacionados ao trabalho.

·    Adapte a decoração do ambiente e as luzes de modo que o espaço fique mais aconchegante e positivo.

 

Em conjunto, isso o ajudará com a motivação da equipe de trabalho.


4. Tome muito cuidado com os funcionários tóxicos

Este tópico está muito relacionado ao anterior, já que um espaço de trabalho confortável só é possível quando desfrutamos de harmonia e tranquilidade mental – o que não combina com o ambiente negativo criado por uma pessoa tóxica.

Cabe aos líderes e gerentes ficarem atentos à presença de possíveis colaboradores tóxicos em sua equipe e tentarem reduzir os seus efeitos prejudiciais no ambiente laboral. Isso não só cuidará da motivação de equipe como também alavancará o desempenho profissional dos membros do time.

 

5. Identifique e elimine fontes de insatisfação

Acabar com fontes de insatisfação dentro da empresa é tão importante quanto cuidar da própria motivação dos funcionários. Pois tais fatores estão intimamente atrelados.

Os elementos de insatisfação podem variar de acordo com a equipe ou nicho de atuação, mas, geralmente, estão relacionados com: falta de segurança/confiança e falta de flexibilidade e liberdade para trabalhar (devido a supervisão constante).

É essencial que os líderes e gestores avaliem os seus times de modo a identificar tais fontes e saná-las (ou, ao menos, minimizá-las) o quanto antes possível. Em paralelo, adicione fatores que aumentem a sua satisfação, tanto intrínsecos quanto extrínsecos. Incentivos como capacitações, programas de benefícios e bônus são ótimos exemplos.

 


Mais do que um sistema de gerenciamento, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Experimente agora!


Para um funcionário, não há nada pior do que se sentir desvalorizado. Afinal, quando não somos reconhecidos pelo que fazemos, não nos dedicamos ao máximo ou sequer nos sentimos entusiasmados ao realizar atividades diárias.

Pior de tudo é que muitos empregadores não enxergam que este cenário é globalmente perigoso, já que pode trazer prejuízos para a companhia como um todo. Seja por perder um talento incrível ou por ver caírem os seus resultados ou níveis de produtividade.

A solução é reconhecer os pontos fortes dos seus talentos constantemente. Valorize o empenho dos seus colaboradores e demostre gratidão pelo bom trabalho que fazem. 

É importante ter em mente que não são apenas as recompensas monetárias que valem aqui. Um simples elogio direto, muitas vezes, pode fazer toda a diferença. Tente colocar em prática!

 

7.  Não puna os erros dos seus funcionários

Errar é humano. Mas, de fato, o maior erro é punir o fracasso dos seus colaboradores. Quando as coisas não saírem conforme o planejado, permita que a situação sirva como aprendizado – e não o contrário. 

Incentivar para que continuem firme, aprendam com o seu erro e visem o sucesso é a melhor conduta a ser adotada por um gerente ou líder de equipe. Jamais deixe de considerar isso!

 

8. Deixe-os trabalharem com flexibilidade

No mundo moderno, não há espaço para o microgerenciamento quando se está liderando e motivando equipes. Perseguir os passos dos funcionários não só acabará com a motivação de equipe, como também reduzirá a confiança e produtividade. Sem contar as chances de perder um grande talento para a concorrência, sofrendo com a temida rotatividade. 

Por isso, deixe-os serem livres no momento de trabalhar. Apenas exponha as metas e objetivos de forma clara e deixe que eles encontrem a melhor forma de atingi-los. Obviamente, você deve revisar as tarefas delegadas e promover um feedback ao fim do trabalho. Mas nada de questionar cada atividade e permanecer em gerenciamento constante. A flexibilidade é crucial!

 

9. Compartilhe os objetivos empresariais e defina metas claras

Como motivar equipes se os membros nem souberem no que estão trabalhando? Exponha aos funcionários quais são os propósitos da empresa e como eles podem ajudá-lo a conquistá-lo – criando metas claras. Assim, o sucesso se torna muito mais tangível e eles se sentirão muito mais engajados a colaborarem.

Isso está altamente interligado com a sua capacidade de instigar um senso de comunidade no ambiente colaborativo. Por isso, quanto maior for a interação e a busca por objetivos comuns, melhores os resultados a serem vislumbrados.

 

10. Trabalhe com salários justos e que gerem a valorização do seu pessoal

Dentro da motivação de equipe, os empregadores devem se preocupar com o nível de satisfação extrínseca dos seus funcionários. Embora dinheiro não seja tudo, ele pode ser decisivo para um bom talento permanecer (ou não) em sua empresa. Portanto, reconheça os seus colaboradores e pague salários que sejam condizentes com o seu devido valor.

Lembre-se que é caro sair em busca de novos colaboradores, realizar novas integrações e perder ótimos talentos para a concorrência. Então, adotar pequenos aumentos ou reajustes pode ser mais viável do que arcar com outros prejuízos. Vale entrar para a sua análise!

 

11. Dê os recursos suficientes para que eles possam trabalhar com qualidade

Pode até parecer coisa boba, mas quando se provém os recursos ideais para o trabalho, fica muito mais fácil manter a motivação. Isso vai desde os instrumentos e materiais físicos, essenciais para a realização do trabalho em si, quanto ferramentas on-line, como um sistema no qual possam interagir e coordenar tarefas e calendários

Quando estiver pensando sobre o sistema corporativo ideal, recomendamos dar uma olhada na proposta do Bitrix24, já que a plataforma adiciona recursos para todos os setores da empresa, incluindo não apenas a colaboração e o gerenciamento de projetos, como a administração de RH, CRM e muito mais. É válido conferir!

 

12. Foque em atividades de Team Building

Para deixar o time integrado e focar na motivação de equipe em busca de melhores resultados, uma tática incrível é contar com a ajuda de atividades de Team Building – que visam estreitar laços de forma prática e lúdica.

Os jogos de Team Bulding podem ser aplicados para propósitos diferenciados, seja para estimular o trabalho em equipe, a liderança ou delegação de tarefas ou promover um melhor diálogo entre os membros de um time. E o melhor de tudo: podem ser feitos de diferentes formas possíveis, incluindo as mais simples, até mesmo dentro da empresa! 

Ao jogarem juntos, os seus funcionários não apenas se sentirão descontraídos com os colegas de trabalho, como também aumentarão o seu engajamento e incentivo para atingir princípios comuns dentro da empresa.

 

13. Abra espaço para o autodesenvolvimento

A força de trabalho moderna não se preocupa apenas com status e o valor do salário (embora sejam pontos importantes). Para garantir a motivação dos funcionários, você precisará abrir espaço para que eles se desenvolvam e evoluam constantemente.

Atribua novas responsabilidades, delegue tarefas e invista em treinamentos e formações corporativas que aumentem o seu próprio nível de performance e desenvolvimento. Mentes brilhantes podem depender disso para se manterem firmes em uma mesma empresa, fique extremamente atento!

 

14. Cultive uma cultura de feedbacks

Equipes que sabem lidar com feedbacks de forma construtiva são muito mais saudáveis e propensas ao sucesso. Incentivar uma cultura de feedbacks fará com que os membros do seu time estejam aptos a evoluções constantes e possam se motivar para atingir melhores resultados. 

No momento de prover feedbacks, é importante que, como líder, você o faça de forma específica. Em vez de falar, simplesmente, “bom trabalho”, especifique os pontos fortes e atitudes que foram extremamente bem-vindas. A longo prazo, isso terá uma diferença considerável. Isso vale para feedbacks negativos.

 

15. Estimule hábitos saudáveis

Cultivar hábitos saudáveis é uma ação bem-vinda em todas as áreas de nossas vidas. Então, por que não as instigá-la em meio aos seus funcionários? Afinal de contas, a sua empresa também tem a ganhar com o aumento do seu nível de felicidade, bem-estar, saúde e satisfação pessoal. Sobretudo em uma parceria a longo prazo – que é o objetivo de toda companhia assim que retém um grande talento.

Permita que os colaboradores revigorem as energias e reduzam o estresse oferecendo frutas e lanches saudáveis, promovendo aulas de alongamento em equipe ou oferecendo programas de benefícios com descontos em academias, por exemplo.

O tópico de promoção de um ambiente laboral agradável também se encaixa aqui, sobretudo ao manter a qualidade do ar, bons níveis de luz natural e espaços reservados para descontrair. Explore tudo isso!

 

A adaptação e o conhecimento são a chave da motivação de equipe

Com a sintonia e energia adequadas, você e os membros do seu time podem chegar a outro patamar. No entanto, a motivação de equipe terá um peso crucial nesta equação. E, para alcançá-la, é preciso conhecer as particularidades do seu time e adaptar as dicas de motivação da equipe de trabalho conforme a sua própria realidade. 

Não importa qual seja a estratégia e o conjunto de táticas abordadas: desde que você consiga manter os colaboradores engajados, satisfeitos e empenhados a trabalharem em prol de objetivos comuns, tudo é válido!


Mais do que um sistema de gerenciamento, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Experimente agora!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
FAQ O que motiva uma equipe? Como gerar motivação na equipe? Qual é a importância da motivação para o trabalho em equipe? Quais são as melhores ideias para motivar o seu time? Como motivar equipes? 15 dicas comprovadas 1. Promova a colaboração 2. Atribua aos colaboradores tarefas que eles gostem de realizar 3. Proporcione um local de trabalho agradável e confortável 4. Tome muito cuidado com os funcionários tóxicos 5. Identifique e elimine fontes de insatisfação 7.  Não puna os erros dos seus funcionários 8. Deixe-os trabalharem com flexibilidade 9. Compartilhe os objetivos empresariais e defina metas claras 10. Trabalhe com salários justos e que gerem a valorização do seu pessoal 11. Dê os recursos suficientes para que eles possam trabalhar com qualidade 12. Foque em atividades de Team Building 13. Abra espaço para o autodesenvolvimento 14. Cultive uma cultura de feedbacks 15. Estimule hábitos saudáveis A adaptação e o conhecimento são a chave da motivação de equipe
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura