Contratação remota: 7 dicas para integrar novas contratações remotamente

6 min de leitura
Ariane Jaeger
10 de agosto de 2021
Última atualização: 4 de agosto de 2021
Contratação remota: 7 dicas para integrar novas contratações remotamente

A contratação remota deixou de ser um sonho futurista e complicado. A soma entre tecnologia, globalização e os desafios da nova era criaram o ambiente ideal para que o trabalho remoto se proliferasse.

 Como ser social, o ser humano precisa de interação constante. Então, surge a seguinte questão: “como fazer um contrato de trabalho remoto dar certo”? Te apresentamos dicas que ajudarão no processo de integração. Não deixe de conferir!

É possível garantir sucesso nas novas contratações remotas?

Sim! Embora dependa de vários fatores, ter sucesso com a contratação remota é totalmente possível. Desde a escolha do candidato ideal até o processo de onboarding, é preciso cuidar de cada detalhe para se certificar que a seleção e integração ocorram com qualidade.

Depois de acertar no recrutamento e seleção, é hora de se preocupar em apresentar e incluir o novo colaborador à rotina diária da empresa. Além de estimular e controlar todo o seu processo de evolução, claro!

Logo a seguir, confira 8 dicas para ter sucesso com um contrato de trabalho remoto, mesmo que o funcionário esteja do outro lado do planeta:

Dicas para integrar novos colaboradores:

Com o desenvolvimento da tecnologia e surgimento de importantes desafios, novas modalidades de trabalho foram ganhando forma. Atualmente, é extremamente comum encontrar pessoas que atuam de maneira remota.

Para que gestores e líderes consigam integrar novas contratações e tenham sucesso, é preciso pensar tudo com qualidade. Quer saber como? Acompanhe as dicas abaixo!

1. Tenha uma comunicação clara e efetiva

Um dos pilares mais importantes para qualquer tipo de trabalho é a comunicação. Principalmente quando estamos falando sobre o trabalho remoto: em que colaboradores atuam sem contato físico e dependem do meio on-line para fazerem as coisas acontecerem.

Tanto na integração quanto no resto da atuação, tenha a certeza de que a comunicação entre funcionário-equipe-empresa é realmente eficiente. Clareza é essencial para potencializar as chances de sucesso em uma contratação remota. 


Mesmo do outro lado do mundo, plataformas de colaboração podem ser grandes aliadas para manter a sintonia do time. Opções como o Bitrix24 oferecem o ambiente perfeito para se comunicar, independente das preferências pessoais. Até mesmo redes sociais corporativas estimulam a troca de posts e comentários, estimulando a interação entre os envolvidos.

2. Capriche no processo de onboarding

Onboarding significa integração. Apesar da tradução ser um tanto quanto simples, os seus resultados vão muito mais adiante. O objetivo do processo é integrar o novo funcionário à equipe, assegurando que ele se adapte às operações e se adeque à cultura organizacional daquela empresa.

Assim que entra em um novo trabalho, o colaborador precisa aprender e ser orientado até poder atuar de forma eficiente em seu time. Quando o processo de onboarding remoto é feito com qualidade, a retenção do profissional se torna mais alta – não importa qual seja a distância física. 

3. Apresente o novo colaborador à equipe

Está pensando em realizar suas contratações remotamente? Tome cuidado na hora de integrar o funcionário! Um dos piores erros durante o processo é não apresentar o novo membro ao seu time.

Esperar que o novo colaborador se apresente por si só não é a melhor atitude a ser tomada. Garanta fazer a equipe saber que tem um novo integrante e maximize esforços para que ele se adapte à rotina e aos colegas. Ferramentas colaborativas como o Bitrix24 podem ser grandes aliadas para isso.

4. Leve em consideração as diferentes realidades

Com a falta de troca de ideias físicas, em um escritório, muitas vezes é difícil conhecer a realidade de cada funcionário. Quando equipes lidam com a modalidade de contratação remota, atenção redobrada é necessária.

Afinal de contas, vários fatores podem interferir na atuação do profissional e muitos outros detalhes precisam ser respeitados.

Um bom exemplo serve para times que trabalham com talentos do mundo todo. Neste caso, é preciso ter em mente que os funcionários possuem diferentes culturas e fusos horários – e tudo isso precisa ser considerado.

5. Acompanhe a evolução do novo contratado

É um erro pensar que a contratação remota termina quando o perfil ideal foi selecionado, assinando o contrato de trabalho. Trace um plano para acompanhar a evolução do novo colaborador.


O tempo ideal depende de cada time, mas talvez seja bom pensar em recomendações como 30, 60 e 90 dias. Avalie como está a interação com outros membros, a adaptação do funcionário aos processos da empresa e sua própria atuação pessoal.

Promover uma orientação detalhada no primeiro trimestre pode fazer toda a diferença – tanto para a equipe/empresa quanto para a motivação e apoio do próprio membro em si.

Para repassar todos os detalhes essenciais ao time durante esse momento, é possível contar com a ajuda de uma base de conhecimento, armazenando informações de forma estruturada e repassando aos membros desejados.

6. Agende reuniões para que ele aprenda

Estabelecer um treinamento inicial fará total diferença na retenção de talentos, principalmente no ambiente remoto. Quanto mais ele conhecer sobre a empresa, sua forma de atuação e o seu papel em especial, maiores as chances de atingir os resultados desejados.

Assim que realizar a contratação remota, marque encontros virtuais e estabeleça tarefas e projetos iniciais para integrar o novo funcionário.

7. Compartilhe as metas e o calendário do time desde o início 

Além de garantir uma excelente comunicação com o novo integrante, é crucial deixá-lo saber sobre fatos importantes.

Que tarefas ele precisará concluir naquele mês? No que o resto da equipe está trabalhando? Qual é a função geral do departamento? Quando será a próxima reunião? 

Responder a questionamentos básicos sobre objetivos, metas e calendário deixará todos bem-informados e prontos para atingirem melhores resultados.

Conte com o auxílio da tecnologia para coordenar a contratação remota 

Depois que o departamento de RH recruta um funcionário, cabe aos líderes e gestores direcioná-lo da melhor forma possível dentro do novo time. Se todos agirem em conjunto para que o onboarding seja eficiente e o colaborador se sinta logo parte integrante da empresa, atingir o sucesso é ainda mais simples!

Por sorte, gerenciar contratações remotamente não precisa ser algo árduo. Com a ajuda de softwares como o Bitrix24, todos os passos podem ser coordenados em uma única interface.

A plataforma agrega um sistema completo para comunicação, gerenciamento de tarefas e projetos e até monitoramento de carga horária para o trabalho remoto. Vale a pena experimentar!

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Top 5 erros cometidos em um funil de vendas
Índice
É possível garantir sucesso nas novas contratações remotas? Dicas para integrar novos colaboradores: 1. Tenha uma comunicação clara e efetiva 2. Capriche no processo de onboarding 3. Apresente o novo colaborador à equipe 4. Leve em consideração as diferentes realidades 5. Acompanhe a evolução do novo contratado 6. Agende reuniões para que ele aprenda 7. Compartilhe as metas e o calendário do time desde o início  Conte com o auxílio da tecnologia para coordenar a contratação remota 
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura