Como usar o TikTok para os negócios: as 8 dicas mais importantes

10 min de leitura
Ariane Jaeger
23 de maio de 2022
Última atualização: 24 de maio de 2022
Como usar o TikTok para os negócios: as 8 dicas mais importantes

Já faz algum tempo que as grandes marcas perceberam que uma empresa que está ativa nas redes sociais do momento só têm a ganhar. Com isso em mente, elas investiram (e continuam investindo) em publicidade através de grandes mídias, como o famoso TikTok.

Quer aproveitar o alcance massivo da grande rede, mas não sabe por onde iniciar? Não se preocupe! Neste artigo, saiba como usar o TikTok para os negócios a partir de 8 dicas simples e totalmente aplicáveis. É só acompanhar!


Perguntas Frequentes


O que é o TikTok e para que serve?

O TikTok é uma rede social que permite compartilhar vídeos curtos, postá-los e interagir com outros usuários. Este aplicativo é muito comum entre o público mais jovem e pode ser usado não só por indivíduos comuns, mas também por empresas, visando o engajamento com o público-alvo.

O TikTok pode ser usado para os negócios?

O TikTok pode ser utilizado comercialmente e possui diversas vantagens. Usando o TikTok para os negócios, é possível aumentar o alcance de público, engajar mais com o consumidor, agregar criatividade e reconhecimento para a marca e maximizar as vendas.

O TikTok é bom para os negócios?

Se as empresas souberem como usar o TikTok para os negócios, ele traz ótimas oportunidades. O TikTok é interessante para divulgar o conteúdo para o maior número de pessoas possíveis, sem gastar muito com isso. No entanto, a abordagem deve ser feita pensando no seu público – e ele deve estar presente na rede.

O TikTok é bom para a publicidade comercial?

  • O TikTok é bom para a publicidade comercial porque ele pode:
  • Aumentar a visibilidade de uma marca;
  • Potencializar o engajamento com os usuários;
  • Viralizar o conteúdo sem gastar muito com campanhas de publicidade;
  • Permitir campanhas segmentadas, focadas no seu público-alvo.


A expansão do TikTok além do uso convencional

Ultrapassando as mídias exploradas há algum tempo, como o Facebook e o Instagram, o TikTok é a rede social do momento. A partir da criação de vídeos curtos, da interação entre os usuários e do compartilhamento de conteúdo, o TikTok vem cativando sobretudo o público mais jovem e já mostrou que veio para ficar.

No entanto, não é apenas dos usuários comuns que o TikTok vem ganhando a atenção. Recentemente, diversas empresas vêm notando o potencial publicitário do aplicativo e buscam informações sobre como usar o TikTok para os negócios.

Vale a pena seguir as tendências do TikTok para os negócios?

Então, resta a dúvida: será que o TikTok é realmente vantajoso para as organizações? A resposta é que, dependendo da sua abordagem, o TikTok pode sim trazer oportunidades de negócio incríveis.

Dentre os benefícios do uso do TikTok por empresas, destacam-se:

  • O aumento do engajamento com o público-alvo: ao empregar as estratégias de marketing certas, o TikTok pode servir de apoio para interagir com os consumidores e alavancar a sintonia deles para com a sua marca;

  • Um maior alcance e reconhecimento da marca em meio ao mercado: já que, ao aparecer em uma rede com milhões de brasileiros ativos, a companhia tem a oportunidade de chegar a um maior número de prospectos, ganhando um espaço dentro do seu nicho;

  • A capacidade de viralizar campanhas sem gastar muito com marketing: afinal, é possível atingir um grande número de pessoas até mesmo com campanhas que requerem um baixo investimento financeiro (bastando colocar a criatividade em prática); 

  • E de direcionar as campanhas de forma específica, focando no público desejado: porque a partir de anúncios segmentados, ou mesmo de vídeos focados, diversas empresas que investem no TikTok vêm gerando grandes resultados.

 Desde que o seu público esteja ativo na rede e de que você saiba como usar o TikTok para os negócios, sem dúvidas, há muito o que aproveitar!

Saiba como usar o TikTok para os negócios com as dicas a seguir

O TikTok é uma plataforma com bilhões de usuários que cativa não só os usuários, como as empresas do mundo todo. Em busca da popularização e da interação com o consumidor, vários negócios vêm investindo na geração de conteúdos e em publicidade para o TikTok – desfrutando, de fato, de múltiplas oportunidades.

Se você está pensando em investir no TikTok para aumentar o seu alcance ou quer otimizar o perfil comercial que já possui, não deixe de seguir as dicas abaixo. São oito estratégias comprovadas para alavancar o seu potencial na rede do momento. Confira já!

1. Saiba qual é o conteúdo que atrai o seu público-alvo

Cada perfil de consumidor ideal é único. Portanto, ao pensar em como usar o TikTok para os negócios, a sua primeira abordagem deve ser pesquisar o público-alvo.

  • Qual é a categoria de conteúdo que atrai você?

  • O que chama a sua atenção?

  • Quais são as tendências predominantes no momento?

Olhe a fundo o perfil e as interações do seu público consumidor e, a partir disso, atue de forma direcionada nos TikToks criados. Por exemplo: caso os seus prospectos estejam altamente engajados com os vídeos de dança, tente gerar um conteúdo relacionado para conquistá-los. O mesmo pode valer para vídeos de pegadinhas, de viagens, “faça você mesmo” ou de aprendizado.

2. Preste atenção nos concorrentes

O seu maior concorrente já está ativo no TikTok? Não feche os olhos para tal detalhe e aproveite para gerar efeitos positivos a partir da atuação da concorrência. Olhe atentamente para o seu perfil, defina o que a outra marca vem fazendo e como ela está interagindo com os clientes. A partir disso, você terá uma melhor ideia de como usar o TikTok para os negócios e saber o que está funcionando em meio ao seu público-alvo.

Além de olhar para os competidores diretos, lembre-se de que os influenciadores digitais também podem ser relevantes para si. Use-os como uma fonte de informação ou de inspiração em busca de tendências e formas de captar a atenção dos usuários. De todo modo, um estudo de mercado é essencial!

Ao fim da pesquisa, anote todos os detalhes em sua plataforma de gestão para aprofundar os laços e melhorar as ações futuras (bem como as vendas).  

3. Planeje os seus conteúdos com antecedência – mas prepare-se para as adaptações

Por mais que os conteúdos postados no TikTok não requeiram o mesmo tom de qualidade que o rival (Instagram), é preciso o mínimo de planejamento para manter as postagens nas datas certas, seguir as metas e os objetivos dentro dos prazos esperados e garantir a sua produção criativa.

É altamente indicado, neste caso, trabalhar com um calendário on-line para programar as postagens e pensar sobre as pautas de conteúdo conforme os temas, os eventos ou as datas festivas.

Na rede social, as coisas fluem com muita rapidez, e uma tendência que está vigente hoje pode não significar nada amanhã. Portanto, programe-se com rapidez e agilidade e esteja pronto para se adaptar conforme a necessidade.



Mais do que um sistema de gestão de empresas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!



4. Tenha uma postura menos comercial

Os usuários não estão ativos na rede social para comprar – pelo menos, não diretamente. Portanto, nada de adotar uma postura comercial e agir com um tom de voz e uma abordagem plenamente profissional.

Permita que a sua marca trabalhe de forma mais descontraída, evite as produções meramente comerciais e não se preocupe em atingir a qualidade absurda (como acontece no Instagram, por exemplo).  

Estimule o engajamento sendo mais divertido(a), mas não se esqueça de seguir os princípios e os fatores que fazem com que a sua marca seja única – agindo com autenticidade. Assim, você estará usando o TikTok para os negócios sem perder a essência que traz o seu diferencial.

5. Organize desafios de hashtags de marca para aumentar o seu alcance

No TikTok e em outras redes sociais, as hashtags desempenham um papel muito importante no momento de melhorar o algoritmo e aumentar o alcance. Então, por que não usar isso positivamente, seguindo as tendências do TikTok para os negócios?

É aí que entram os famosos “Branded Hashtag Challenges”, em que as marcas geram desafios para instigar que um conteúdo relacionado seja gerado pelos próprios usuários.

É comum, neste caso, que o desafio inicie com um criador de conteúdo de maior renome (como um influenciador). A partir de então, os usuários enviam vídeos similares, seja para se tornarem virais ou para garantirem algum prêmio.

O resultado disso para as companhias? É um alcance absurdo de mercado! Em algumas campanhas movidas a desafios de hashtags, empresas globais alcançaram milhões de visualizações, alavancando a sua presença on-line e instigando o engajamento. Sem dúvidas, é uma grande estratégia de marketing.

6. Foque na sua localização

Uma das dicas de como usar o TikTok para os negócios envolve postar a sua localização. Afinal, tal fator contribui para o reconhecimento da marca e auxilia, fortemente, no processo de divulgação em meio ao mercado local.

Tanto nas legendas quanto nas hashtags, cite o local de funcionamento da companhia. Fale a respeito nos seus vídeos e, ainda, considere criar vídeos exclusivos para aquela população específica.

Algumas empresas vêm obtendo bastante sucesso, por exemplo, ao trabalhar com vídeos que expõem a sua cidade ou bairro com um aspecto diferenciado (seja via memes ou tendências) – sempre voltados ao seu negócio ou ao público-alvo, claro.

Esta dica é válida, sobretudo, para as empresas que atuam focadas em um mercado local (principalmente em negócios físicos). Mas não significa, necessariamente, que não possa ser explorada por um e-commerce. Sempre haverá um ou alguns mercados de interesse que serão impactados de forma positiva ao trabalhar com a sua localização. Lembre-se de considerar!

7. Anuncie no aplicativo

O seu público está no TikTok? Então, uma das melhores maneiras de saber como usar o TikTok para os negócios é anunciar na própria rede social. Além de criar desafios de hashtags patrocinados (mencionados nos tópicos acima), você pode trabalhar com outras categorias de anúncios pagos no aplicativo.

Os principais tipos de anúncios nos quais é possível explorar as ideias do TikTok para os negócios (além dos desafios) são:

  • Anúncios In-Feed: que aparecem dentro do feed de notícias dos usuários;

  • TikTok Top View Ads: estes anúncios de exibição superior estão presentes na primeira postagem do In-feed, a partir de uma reprodução automática;

  • Anúncios de aquisição de marca: que surgem assim que o usuário acessa o seu aplicativo (ou na página de recomendações pessoais);

  • Anúncios de efeitos da marca: realizados de forma mais discreta, eles disponibilizam filtros, adesivos e efeitos gratuitamente – gerando mais menções para a companhia. 

Além das estratégias citadas acima, as empresas também têm a oportunidade de trabalhar com a publicidade via influenciadores digitais – algo extremamente comum hoje em dia. De fato, o marketing de influência pode gerar resultados absurdos, só tome cuidado para que ele não gere um conteúdo forçado, abordando-o o mais naturalmente possível.

Lembre-se de manter os dados dos anúncios vinculados salvos em uma interface de gerenciamento de projetos. Tal conduta te ajudará a mensurar o desempenho, visualizar o que funciona (ou não) e direcionar melhor as próximas campanhas de publicidade.

8. Sempre incentive o compartilhamento

Uma das métricas mais importantes dentro do TikTok é o compartilhamento de conteúdo. Então, ao pensar sobre como usar o TikTok para os negócios, as empresas devem ter a ciência de que estimular o compartilhamento dos seus vídeos faz parte do processo. Por sorte, existem várias maneiras criativas de fazê-lo!

Que tal lançar uma série e trabalhar com hacks de recompensa? Cogite, por exemplo, lançar o vídeo 1 e prometer que, se ele alcançar quinhentos compartilhamentos, a continuação será postada. Ou, ainda, postar um vídeo com um efeito especial muito interessante e prometer que, se ele for visualizado tantas vezes, você posta o tutorial de como fazê-lo.

O lado bom é que existem muitas ideias do TikTok para os negócios e que basta ter um pouco de criatividade e de paciência para aproveitá-las ao máximo!

Conclusão

A realidade é que não é muito difícil saber como usar o TikTok para os negócios. O maior desafio é estabelecer um plano que funcione de verdade e planejar ações que tragam resultados a curto e a longo prazo – sempre de forma personalizada.

Após criar a sua conta comercial, dedique-se para criar uma estratégia vencedora, otimizar o seu perfil, gerar um conteúdo criativo e interativo e envolver o seu público-alvo. Quanto antes a sua empresa começar a atuar na rede, antes ela colherá os frutos do seu trabalho.

Além dos conteúdos autênticos, considere investir em anúncios, patrocinar desafios de hashtags e até direcionar um profissional específico para cuidar da sua rede e garantir que ela vá para frente.

Embora os vídeos do TikTok sejam virais e transformem pessoas e empresas em ícones famosos repentinamente, é fato que, por vezes, os negócios precisam se esforçar continuamente para vislumbrar algum resultado. O segredo é se especializar, gerar valor, manter a consistência e não desanimar!


Mais do que um sistema de gestão de empresas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Perguntas Frequentes O que é o TikTok e para que serve? O TikTok pode ser usado para os negócios? O TikTok é bom para os negócios? O TikTok é bom para a publicidade comercial? A expansão do TikTok além do uso convencional Vale a pena seguir as tendências do TikTok para os negócios? Saiba como usar o TikTok para os negócios com as dicas a seguir 1. Saiba qual é o conteúdo que atrai o seu público-alvo 2. Preste atenção nos concorrentes 3. Planeje os seus conteúdos com antecedência – mas prepare-se para as adaptações 4. Tenha uma postura menos comercial 5. Organize desafios de hashtags de marca para aumentar o seu alcance 6. Foque na sua localização 7. Anuncie no aplicativo 8. Sempre incentive o compartilhamento Conclusão
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura