As 10 melhores ferramentas para o teletrabalho em equipe

7 min de leitura
Ariane Jaeger
12 de agosto de 2021
Última atualização: 11 de agosto de 2021
As 10 melhores ferramentas para o teletrabalho em equipe

A tecnologia modernizou as relações de trabalho. Há décadas, poucos imaginavam ser possível realizar suas atividades laborais longe da empresa. Mas com as melhores ferramentas para o teletrabalho, é possível integrar times e realizar tarefas sem sequer pisar do escritório.

Quando é criado com qualidade, um software de monitoramento do teletrabalho agrega as ferramentas essenciais para que equipes inteiras trabalhem remotamente – de maneira totalmente facilitada. A seguir, te apresentamos as 10 melhores soluções para fazer o time e seus projetos decolarem.

Antes de tudo: o que é teletrabalho?

O teletrabalho é a forma de trabalho realizada fora das dependências do empregador, totalmente dependente de tecnologias que facilitem a comunicação. Esta modalidade conquista cada vez mais adeptos em todo o Brasil. Não é à toa que, inclusive, já foi caracterizada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Mas como o assunto ainda é novidade para muita gente, sua distinção para o home office merece ser citada. Talvez a principal diferença entre teletrabalho e home office está no fato de que o home office requer um controle mais rígido de jornada – o que não acontece no teletrabalho.

Top 10 melhores ferramentas para o teletrabalho:

Para que as empresas possam colher os frutos desejados, mesmo à distância, é preciso gerenciar e organizar seus funcionários. Além de, indiscutivelmente, fornecer um ambiente adequado para a comunicação e troca de informações. A seguir, conheça as alternativas e suas principais ferramentas para teletrabalho em equipe: 

1. Bitrix24

O Bitrix24 já se destaca há algum tempo dentre as melhores ferramentas para o teletrabalho. Sua diferenciação com relação a outros softwares está na diversidade e na qualidade. Porque, através dele, o usuário desfruta de inúmeras funcionalidades, seja qual for seu nicho de trabalho.


Como um software de monitoramento do teletrabalho, lógico que a plataforma Bitrix24 inclui estrutura para comunicação, gestão de arquivos, projetos e tarefas. Gestores podem usufruir de ferramentas de controle de tempo e as equipes podem acompanhar cada passo do trabalho através de calendários compartilhados.

Ainda, equipes também encontram à disposição um espaço completo com CRM, ambiente para gerenciamento de fluxo de trabalho, controle de RH e mais. É o ideal para quem busca um software usual repleto de funções, e que ainda oferece assinatura grátis.

2. Airtable

A proposta da Airtable é bem interessante para quem procura por uma solução para coordenar times remotos. O principal objetivo da interface é modernizar os fluxos de trabalho. Para isso, o sistema dispõe de vários templates prontos, para diferentes aplicações e necessidades.

Os modelos inspiradores são o principal diferencial da Airtable, já que o cliente pode seguir uma base pensada de acordo com o uso no qual ele pretende aplicar. Existem modelos para eventos, lançamento de um produto e acompanhamento de uma campanha de marketing, por exemplo. O que permite gerenciar tudo remotamente, com qualidade.

3. ProofHub

O ProofHub é uma das grandes plataformas que agrega funcionalidades para colaboração e gestão de projetos. Através dela, equipes de qualquer parte do mundo podem coordenar seus projetos usufruindo de diversas soluções, como: relatórios, compartilhamento de arquivos e fluxos personalizados.

O tipo de conta varia conforme a quantidade de projetos simultâneos para organizar. Mas a grande desvantagem é que ProofHub não oferece uma assinatura gratuita, somente o teste grátis pelo período de 14 dias.

4. Slack

A ideia por trás do Slack é simples: fornecer um ambiente remoto para que diversos usuários da mesma companhia trabalhem em conjunto. O objetivo é otimizar o fluxo dos e-mails, mantendo a comunicação e a tomada de decisão muito mais rápida com a presença de uma plataforma comunicativa em um só local.

Suas principais funcionalidades abrangem espaços centrais de comunicação (os famosos canais), compartilhamento de documentos e fluxos de trabalho. Além de integração com outros sistemas, claro.

Embora seja uma das melhores ferramentas para o teletrabalho, Slack foca principalmente na comunicação. Por isso, alguns times podem se sentir incomodados ao ver que outras soluções dispõem de funcionalidades mais ricas.

5. Microsoft Teams


O uso do Microsoft Teams ganhou ainda mais atenção após várias empresas adotarem o home office ou o teletrabalho. A plataforma visa integrar conversas, chamadas e reuniões em apenas um lugar. Por ter o uso bastante facilitado, o Teams é indicado até para se comunicar com familiares – embora diversas companhias já o tenham implementado. 

Além de recursos para reuniões e chamadas, os participantes podem armazenar e compartilhar arquivos. Além de oferecer centenas de Apps com serviços integrados. Se o seu objetivo é encontrar ferramentas para teletrabalho com maior ênfase em comunicação, pode ser uma ótima opção a se considerar.

6. Doodle

Se as equipes de trabalho tiverem dificuldades para agendar reuniões, o problema pode ser resolvido com esta interface. O sistema Doodle oferece uma forma eficiente de realizar agendamentos a poucos cliques, até combatendo problemas de agendas lotadas, eventos pessoais e fusos horários.

Dentre os principais recursos disponíveis, podemos citar: agendamento de reuniões, integrações com calendários e ferramentas avançadas. O lado bom é que a plataforma pode ser estendida até para colaboradores externos, agregando ainda mais vantagens. 

7. Friday

Trabalhar a partir de qualquer lugar pode parecer ótimo. Mas a verdade é que participar de times remotos requer ao menos o dobro de organização e controle. Para resolver a problemática, o App Friday surge como uma alternativa dentre as melhores ferramentas para o teletrabalho.

Ele visa oferecer um sistema operacional para automatizar o trabalho, deixar todos informados e conectar membros. A boa notícia é que os planejadores podem ser utilizados a nível pessoal, de equipe ou para a companhia toda. Embora ofereça uma versão essencial gratuita, lógico que muito mais recursos são encontrados nas versões pagas. 

8. RemoteHQ

Times remotos encontram um espaço bastante atrativo em RemoteHQ. O principal objetivo da ferramenta é instigar a colaboração virtual para agregar produtividade. Isso é possível graças a funções de integração com Apps, navegação compartilhada e sessões de trabalho.

Um recurso bastante interessante é que cada participante pode modificar o seu próprio layout da sala de trabalho. O que facilita ainda mais para aumentar a organização e motivação do pessoal.

9. Miro 

Equipes criativas irão adorar a proposta da interface Miro para o teletrabalho: proporcionar um Whiteboard On-line. Oferecendo uma experiência colaborativa sem fronteiras, o sistema agrega uma “tela infinita” personalizável.

Em poucos segundos, os participantes podem adicionar imagens, arquivos e até converter suas anotações em “Post-its” para um formato digital. Quem adora soluções visuais mais divertidas vai adorar. Além disso, Miro também oferece modelos pré-prontos para ajudar seu pessoal a trabalhar.


10. Time Doctor

Para quem gerencia equipes, o Time Doctor pode ser considerado como uma das melhores ferramentas para o teletrabalho. Criado com o objetivo de aumentar a produtividade, a interface agrega recursos de: controle de tempo, capturas de tela, monitoramento do bate-papo e uso da web.

Uma vantagem incrível é que, além de gerenciar as atividades, ele permite gerar relatórios personalizados, integrar a folha de pagamento e controlar tudo remotamente – até pelo celular. Embora o teletrabalho seja mais flexível que o home office, rastrear o tempo pode ser uma ótima maneira de otimizar os resultados.

Interfaces de qualidade levarão seu trabalho adiante

Graças ao desenvolvimento da tecnologia da informação, relações de trabalho modernas foram ganhando peso em todo o mundo. Mas equipes que decidem usufruir da flexibilidade de trabalhar a qualquer hora e lugar precisam se organizar. 

Para alcançar a máxima produtividade, é válido escolher uma dentre as melhores ferramentas para o teletrabalho. A seleção dependerá de quais são as necessidades de cada time. Por isso, é recomendado colocar as funcionalidades essenciais em pauta e testar versões gratuitas antes de implementá-las.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Antes de tudo: o que é teletrabalho? Top 10 melhores ferramentas para o teletrabalho: 1. Bitrix24 2. Airtable 3. ProofHub 4. Slack 5. Microsoft Teams [ /upload/medialibrary/37f/5p3qr8y65t2u4simpx8g7806jd6l673i.png ] 6. Doodle 7. Friday 8. RemoteHQ 9. Miro  10. Time Doctor Interfaces de qualidade levarão seu trabalho adiante
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura