As 10 melhores ferramentas de marketing gratuitas em 2021

5 min de leitura
Ariane Jaeger
4 de agosto de 2021
Última atualização: 4 de agosto de 2021
As 10 melhores ferramentas de marketing gratuitas em 2021

As ferramentas de marketing são usadas por vários tipos diferentes de negócios para se comunicar com a sua audiência. Seja para compartilhar um boletim informativo, um e-mail de campanha publicitária ou analisar as estatísticas da empresa.

Muitas dessas ferramentas são totalmente ou parcialmente gratuitas e podem servir bem para empresas que buscam os recursos mais relevantes. Por isso, criamos uma lista com as 10 melhores ferramentas de marketing gratuitas em 2021.

Por que você precisa de ferramentas de marketing?

Em um mundo cada vez mais segmentado, as ferramentas de marketing digital são essenciais. Ao passo que você deseja promover o seu negócio on-line de forma eficiente e escalável, você precisará de ferramentas de marketing.

Apesar dos grandes negócios serem os que mais usam as ferramentas de gestão de marketing digital, pequenas empresas estão cada vez mais adentrando esse universo. Elas podem ajudá-lo em diversos aspectos nessa jornada para promover o seu negócio.

Por exemplo, essas ferramentas permitem enviar e-mails personalizados, fazer análise de dados, editar imagens ou vídeos, bem como diversas outras tarefas importantes. Algumas ferramentas de marketing se limitam a uma dessas funcionalidades e outras a múltiplas delas.

As 10 melhores ferramentas de marketing grátis

Na lista abaixo, confira nossa seleção de ferramentas gratuitas de marketing para todo tipo de negócio:

1. Bitrix24

O Bitrix24 é uma ferramenta de gestão de marketing digital que permite o planejamento, criação e execução de campanhas de marketing. Além de fornecer uma ferramenta de e-mail marketing, ele também oferece campanhas via telefone, redes sociais e muito mais.


Como um software de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), ele vem equipado com diversas funcionalidades úteis para as equipes de marketing. A versão gratuita está cheia de funcionalidades que podem ser expandidas ainda mais em outros planos.

2. Google Analytics

O Google Analytics é certamente uma das ferramentas de marketing de relacionamento mais populares. Isto é, ela carrega o peso da marca Google e conta com recursos gratuitos indispensáveis para monitorar as atividades do seu site.

Ao passo que você instalar o Google Analytics em seu website, você poderá rastrear todos os visitantes das suas páginas e como se comportam. Por fim, com esses dados preciosos e gratuitos, você pode ajustar a estratégia de marketing da sua empresa.

3. Canva

O Canva é um ferramenta de edição e criação de imagens personalizadas com uma grande quantidade de modelos pré-personalizados, isso o torna uma das ferramentas gratuitas mais eficientes para equipes de marketing.

Com ela é possível criar posts para redes sociais em poucos minutos, bem como criar seus próprios templates. Não apenas publicações de redes sociais, mas qualquer tipo de imagem para qualquer plataforma que seu negócio precise.

4. Hootsuite

A Hootsuite é uma ferramenta de marketing digital que dá ênfase total às mídias sociais. Ou seja, é inegável a influência das redes em seus usuários e o poder que elas possuem. Então, a cada dia se torna mais importante ter um público engajado nos perfis da empresa.

Para facilitar essa tarefa a Hootsuite oferece diversas soluções para administração de redes sociais e marketing. Além de respostas automáticas, comentários e outras opções predefinidas, você pode gerenciar as redes sociais em mais 30 plataformas da internet.

5. Buffer

A Buffer é uma ferramenta de marketing com proposta similar à da Hootsuite. Isto é, ambas entendem o potencial das redes sociais e do engajamento de seguidores para o sucesso a longo prazo e consolidação da marca.


Com a Buffer, você tem acesso a um painel de ferramentas para gerenciar perfis de redes sociais. Portanto, você poderá programar publicações, analisar o sucesso das postagens e criar campanhas de marketing direto da ferramenta.

6. Hotjar

A Hotjar é uma ferramenta de marketing para a otimização de sites. Com ela, você pode monitorar as ações dos visitantes do seu site. Por exemplo, onde eles clicam, o tempo médio em que ficam em uma página e até onde eles chegam a ler os artigos.

Tudo isso vem equipado com recursos para visualização de forma mais eficiente. Então, você poderá ver um mapa de temperatura dos cliques, rolagem de página, bem como diversos gráficos relevantes.

7. Open Site Explorer

O Open Site Explorer é uma ferramenta para otimização das estratégias de marketing do seu negócio. Ela se destaca como uma das boas ferramentas que permite verificar a autoridade do seu site e das suas páginas, bem como analisar a sua concorrência.

Decerto, é uma das ferramentas mais simples de usar, uma vez que basta informar a URL da página que você deseja consultar. Em seguida, a ferramenta mostrará diversas informações úteis para entender melhor o desempenho das suas estratégias.

8. Segment

O Segment é uma ferramenta um pouco diferente de outras desta lista. De certo, ela possibilita que você integre de forma eficiente diversos serviços essenciais para o marketing digital.

Com ele, você pode conectar diversos softwares ao seu site e administrá-los direto do painel de controle do Segment. Por exemplo, ferramentas como o Google Analytics, Mailchimp e outros serviços populares podem ser facilmente instalados.

9. Google Trends

O Google Trends é mais uma ferramenta da Google especialmente popular entre os marketeiros. Afinal, ela permite analisar o que as pessoas estão pesquisando mais ao redor do mundo.

Você pode simplesmente pesquisar um termo do seu interesse ou encontrar tendências atuais no buscador do Google. Além disso, você pode comparar a popularidade de dois ou mais termos ao mesmo tempo;

10. Peek

A Peek é uma ferramenta que facilita o entendimento de como os visitantes do seu site estão fazendo uso dele. Ele possui uma versão gratuita, mas diversos dos seus melhores recursos dependem da versão paga da ferramenta de marketing.

Ao usá-la para analisar o seu site, você obterá feedback de pessoas reais que usaram a sua página e deixaram as suas opiniões. Inclusive, eles oferecem a possibilidade de você receber um vídeo de um usuário testando o seu site.
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Por que você precisa de ferramentas de marketing? As 10 melhores ferramentas de marketing grátis 1. Bitrix24 2. Google Analytics 3. Canva 4. Hootsuite 5. Buffer 6. Hotjar 7. Open Site Explorer 8. Segment 9. Google Trends 10. Peek
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura