9 maneiras poderosas de melhorar o envolvimento dos funcionários

12 min de leitura
Ariane Jaeger
15 de fevereiro de 2022
Última atualização: 17 de fevereiro de 2022
9 maneiras poderosas de melhorar o envolvimento dos funcionários

Melhore o engajamento dos funcionários e você terá outros níveis de dedicação, performance e produtividade. Embora muitos não deem a devida importância, isso é pura verdade! 

Quer saber mais? Ao longo deste guia, você entenderá o que é engajamento dos funcionários, a diferença que ele pode fazer em sua empresa e dicas para alavancá-lo. Prontos para conferir?

Perguntas frequentes

O que é engajamento de funcionários e por que é importante?

O engajamento do funcionário é a situação na qual os próprios colaboradores criam um vínculo não apenas profissional, como também pessoal, para com a empresa. A partir de então, eles se identificam com os seus propósitos e objetivos, dedicando-se para que tais resultados sejam cumpridos. O engajamento só é estimulado quando há uma relação de confiança mútua entre ambas as partes. Tal atitude é importantíssima para garantir que os funcionários atuem com a máxima performance, produtividade e níveis de satisfação para gerar melhores resultados para si, empresa e todo o seu ambiente de trabalho.

Quais são os três princípios do engajamento dos funcionários?

Existem alguns elementos principais para que você melhore o engajamento dos funcionários. Segundo pesquisas realizadas por especialistas, o engajamento está ligado a três fatores: sentir, pensar e agir. Neste caso, o colaborador deve se sentir satisfeito com o papel empenhado naquela organização; pensar sobre os objetivos, táticas e valores da companhia na qual opera e agir fazendo o necessário para que eles sejam cumpridos – dando o seu melhor.

Quais são os 12 elementos do engajamento dos funcionários?

Para que uma companhia melhore o engajamento dos funcionários, os 12 elementos que estimulam a motivação no trabalho devem ser equilibrados e instigados. São eles:

●      Infraestrutura;

●      Gerenciamentos;

●      Satisfação;

●      Trabalho em equipe;

●      Entendimento sobre os objetivos da companhia;

●      Relacionamentos;

●      Escuta ativa;

●      Confiança;

●      Liderança inspiradora;

●      Capacitações;

●      Reconhecimentos;

●      Troca de feedbacks saudáveis e construtiva.  


Quais são os exemplos de engajamento dos funcionários?

Citamos, aqui, algumas ações que, quando vistas, indicam que há uma boa sintonia entre os colaboradores e a companhia. São elas: visualização de um sentimento de propósito comum entre a equipe; funcionários com alto nível de produtividade e preocupação em cumprir com os objetivos da companhia; liderança inspiradora; boa conexão entre os superiores, empregados e colegas de trabalho; e diálogos fáceis e transparentes. Para que você melhore o engajamento dos funcionários, é preciso encontrar maneiras de incentivar tais comportamentos – citamo-las ao longo deste guia.

 

Dicas e táticas para que você melhore o engajamento dos funcionários:

As estratégias de engajamento dos funcionários, quando bem aplicadas, podem trazer imensos benefícios. Aumento da produtividade e resultados, criação de um senso de comunidade, redução do turnover e maior motivação são apenas alguns deles.

O ideal é que cada empresa estimule a criação de um ambiente de trabalho que melhore o engajamento dos funcionários. E este é o nosso objetivo ao trazer as dicas seguintes aqui!

 

1. Garanta conforto para eles cumprirem com as suas atividades

Quem é que se sente estimulado a trabalhar sem conforto? Melhore o engajamento dos seus empregados permitindo que eles operem a partir de um ambiente que proporcione prazer e instigue a produtividade e criatividade. 

Deixe o escritório bem arejado, iluminado e foque em elementos que promovam o bem-estar. Integrar espaços de entretenimento ou de descanso ao ambiente profissional também pode dar aquela força para recarregar as energias em dias estressantes e cansativos. E, em conjunto, aumentará os níveis de satisfação e engajamento dos empregados. Além de outras vantagens, é claro!

 

2. Promova uma boa comunicação e defina metas claras 

Se o seu objetivo é que o negócio, como um todo, melhore o engajamento dos funcionários, é preciso prezar pela transparência! Para evitar confusão, criar responsabilidade e aumentar o foco e o propósito, comunique-se da forma mais clara o possível e estimule o mesmo feito entre os colegas de trabalho.

Ter uma comunicação de qualidade cria um ambiente de trabalho mais confortável, construindo uma cultura positiva na empresa. Sem contar que, de alguma forma, os funcionários poderão atuar com melhor performance e se mostrarão mais motivados e satisfeitos com as suas atividades. Fatores que somam pontos para o engajamento e as possibilidades de sucesso dos colaboradores para com a empresa – em termos de retenção de funcionários.

Uma excelente maneira de coordenar e estimular a comunicação de toda a empresa de maneira simples e prática é contar com alternativas on-line e versáteis, como a plataforma do Bitrix24.

Da mesma forma em que é importante nos processos comunicativos, a clareza e transparência merecem ser exploradas na definição de metas e delegação de tarefas – pelos mesmos benefícios citados acima. Afinal de contas, os funcionários se sentirão muito mais aptos a trabalharem em uma empresa e cumprirem os seus objetivos quando eles estão visíveis e são fáceis de serem entendidos, concorda? 

Novamente, pode-se contar com a ajuda do Bitrix24 para criar listas de tarefas, expor as metas individuais e da companhia, organizar projetos (mesmo complexos) e gerenciar a delegação de tarefas. Vale a pena conferir!

 

3. Escute os anseios dos colaboradores a partir de pesquisas internas

Para melhorar o engajamento dos funcionários, toda empresa precisa estar atenta às suas necessidades. Portanto, a partir da realização de pesquisas internas, pode-se ouvi-los para identificar pontos de melhoria que devem entrar para a sua abordagem.

Busque saber quais são as reais preocupações e necessidades dos colaboradores, se há algo que os incomoda, o que almejam e se há áreas que poderiam ser trabalhadas ou modificadas. Assim, considere não só os níveis de satisfação, como propostas do que poderia melhorar no seu dia a dia laboral.

Tal atitude o ajudará a compreender os seus anseios e buscar maneiras de deixá-los com maiores índices de bem-estar e satisfação para trabalhar. O que, sem dúvidas, alavanca o nível de confiança na empresa, o seu engajamento e a produtividade. 

Logicamente, lembre-se que não adianta apenas arquivar o resultado de tais análises. A partir da conclusão da pesquisa, sente com os líderes e gestores e pensem em estratégias a serem implementadas sobre demandas comuns, estimulando a criação de um relacionamento ainda melhor com os seus funcionários.

 


Mais do que um sistema para envolvimento dos funcionários, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Experimente hoje!



4. Abra espaço para o autodesenvolvimento

Para que uma companhia melhore o engajamento dos funcionários, estimular o crescimento pessoal e de oportunidades é crucial. Com uma força de trabalho cada vez mais intelectual, as pessoas não querem passar a vida inteira em um emprego que apenas paga o seu salário e não estimula o seu próprio desenvolvimento. Ou sequer dê a chance de alcançar novos conhecimentos e habilidades.

Pensar sobre o plano de carreira do colaborador e promover oportunidades para que ele se desenvolva é quase que obrigatório para mantê-lo a longo prazo. Principalmente se estivermos falando de grandes talentos. Sem contar, ainda, que isso tende a alavancar a sua própria performance para com a empresa, além do engajamento em si – o que é altamente bem-vindo em termos de relacionamento e resultados.

Não faz ideia de como promover isso? Pense em delegar tarefas e incluí-lo em projetos mais complexos para que ele desenvolva novos potenciais e habilidades; promova treinamentos para alavancar as suas competências; conversem, juntos, sobre o seu plano de carreira e forneça feedbacks construtivos para que ele otimize o seu desempenho.

 

5. Crie uma comunidade no local de trabalho

Estabelecer a criação de uma comunidade e cultura corporativa únicas permitem aos colaboradores criarem vínculos sólidos no ambiente laboral. Mas quais são os benefícios disso? Na verdade, atualmente, isso se mostra como uma necessidade.

Como seres sociais, nós, humanos, nos sentimos muito mais engajados e aptos a trabalhar em prol de objetivos comuns quando participamos de uma comunidade. Ainda, a nova geração de trabalhadores mostra necessidade de ter um local de trabalho melhor – e isso pode ser incentivado quando os membros do time operam em sintonia, se comunicam bem e caminham pautados em significado.

Pensando nisso, estimule a criação de conexões dentro do seu próprio âmbito organizacional e melhore o engajamento dos funcionários. Como alcançar? Implementar uma rede social corporativa de qualidade pode ser a chave!

Ao trabalhar com uma rede social interna, você permite que os colaboradores acompanhem grandes feitos da empresa, criem posts informativos, divulguem eventos, curtam as publicações e interajam de forma mais fluida e leve uns com os outros.

Não faz ideia de onde encontrá-la? Recomendamos dar uma olhada na solução colaborativa do Bitrix24, que inclui recursos de comunicação, intranet e várias outras funcionalidades que o ajudarão a melhorar o engajamento dos funcionários.

 

6. Mostre quais são os valores e a missão da empresa

Como desejar que os colaboradores se unam e engajem com os objetivos da companhia se eles sequer a conhecem? É essencial mostrar quais são os reais valores, propósitos e a missão do negócio.

Oriente-os a questionar sobre o real motivo pelo qual realizam cada atividade e como cada funcionário colabora como uma parte do propósito geral. Declarar uma real missão e mantê-la viva fará toda a diferença para que você melhore o engajamento dos funcionários.

 

7. Reconheça os seus funcionários e motive-os

Uma das estratégias de engajamento dos funcionários que deve ser aplicada por sua empresa é reconhecer e valorizar os seus colaboradores sempre que possível, motivando-os. Neste tópico, muitos poderão pensar que estamos falando sobre bônus e atributos financeiros, mas nem sempre é assim! A motivação e o engajamento de um colaborador dependem de fatores extrínsecos (externos) ou intrínsecos (internos).

Na prática, não adianta apenas pagar um bom salário (fator extrínseco) e não se preocupar com o plano de carreira ou problemas de saúde mental que podem ser gerados em um tóxico ambiente de trabalho. Estes últimos relacionados às emoções, bem-estar e sentimentos pessoais do colaborador (fatores intrínsecos). Pois, a longo prazo, isso poderá não só levar a queda de satisfação e performance daquele empregado, como até a perda de um grande talento para a concorrência.

O segredo de tudo está em combinar, de forma equilibrada, e motivação intrínseca e extrínseca de cada membro da sua equipe. Busque formas de fazê-los se sentirem reconhecidos interna e externamente.

Quer exemplos? Você pode recompensá-los pelo bom trabalho concedendo bônus, acesso a programas de benefícios, promovendo premiações e reconhecimentos internos, novos treinamentos e até elogiando a boa performance do funcionário. Por sorte, existem infinitas maneiras de cumprir com isso – basta usar a criatividade!

 

8. Promova autonomia e seja flexível

Depois de compreender o que é engajamento dos funcionários, todo negócio deve se preocupar em promovê-lo. Uma das estratégias que se encaixam perfeitamente a isso é a de flexibilizar – e não microgerenciar. Para um funcionário, pode ser exaustivo ter que trabalhar quando se está sendo observado e corrigido o tempo todo. Portanto, para alavancar os seus níveis de satisfação, produtividade e engajamento, seja flexível! 

Abra espaço para que possam cumprir com as suas atividades sem se sentirem pressionados. Acredite: eles se sentirão muito mais conectados ao todo do que se forem incomodados com interrupções. 

Se você é daqueles que tem medo de que as coisas não saiam conforme o esperado longe do controle frequente, fique tranquilo! Pois adotando um bom programa de gerenciamento de calendários e metas, além de uma comunicação de ponta, grande parte dos seus problemas estarão resolvidos.

Quanto mais autonomia no meio corporativo, maiores serão as chances de sua equipe se dedicar para cumprir o trabalho com ótimos índices de sucesso. Quando os colaboradores sentem que os gestores confiam na sua atuação, eles tendem a atuar com muito mais lealdade, desempenho e confiança. Tente colocar em prática!

 

9. Estimule o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Não importa o quão dedicado seja o trabalhador e o quanto você invista e melhore o engajamento dos funcionários: se as coisas não estiverem indo bem em sua vida pessoal, haverá algum impacto no seu dia a dia de trabalho. Mas o que as empresas podem fazer com relação a isso? 

Cabe aos líderes e gestores unirem esforços para instigar que o colaborador desfrute de maior equilíbrio nas áreas pessoais e profissionais de sua vida. Portanto, abra espaço para que eles possam ser francos caso estejam enfrentando períodos difíceis e seja flexível (novamente) ao considerar que possam estar passando por dificuldades.

O simples fato de adotar um ambiente de trabalho autônomo e flexível já otimiza tudo isso, sobretudo com a ascensão do trabalho remoto e a oportunidade de os colaboradores organizarem em home office a sua própria rotina de trabalho.

Em paralelo, você pode promover sessões de bem-estar e conceder benefícios (como o acesso a planos de saúde) para que eles possam cuidar da questão mental e prevenir o esgotamento pessoal e no local de trabalho. Lembre-se: tudo está interligado! 

Vale a pena dedicar esforços ao engajamento dos funcionários

Encontrar as maneiras certas de estimular os seus colaboradores pode levar um tempo. No entanto, tal conduta é como um investimento, já que é quase imprescindível, nos dias de hoje, cultivar uma boa interação entre a empresa e os seus talentos.

Lembre-se que, por mais que você melhore o engajamento dos funcionários agora, o processo de nutrição deve ser realizado de forma constante. Ou seja: sempre é preciso renovar as energias, manter a sintonia e aplicar táticas frequentes para manter todos unidos e felizes em prol de um objetivo. Assim, sendo muito mais fácil concretizar grandes resultados!



Mais do que um sistema para envolvimento dos funcionários, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Experimente hoje!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Perguntas frequentes O que é engajamento de funcionários e por que é importante? Quais são os três princípios do engajamento dos funcionários? Quais são os 12 elementos do engajamento dos funcionários? Quais são os exemplos de engajamento dos funcionários? Dicas e táticas para que você melhore o engajamento dos funcionários: 1. Garanta conforto para eles cumprirem com as suas atividades 2. Promova uma boa comunicação e defina metas claras  3. Escute os anseios dos colaboradores a partir de pesquisas internas 4. Abra espaço para o autodesenvolvimento 5. Crie uma comunidade no local de trabalho 6. Mostre quais são os valores e a missão da empresa 7. Reconheça os seus funcionários e motive-os 8. Promova autonomia e seja flexível 9. Estimule o equilíbrio entre vida pessoal e profissional Vale a pena dedicar esforços ao engajamento dos funcionários
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura