8 táticas para gerenciar o tempo no trabalho

6 min de leitura
Ariane Jaeger
19 de julho de 2021
Última atualização: 19 de julho de 2021
8 táticas para gerenciar o tempo no trabalho

Quem é que nunca se viu refém da procrastinação e da falta de foco? Gerenciar o tempo no trabalho vai muito além de simplesmente fazer um checklist e se propor a cumpri-lo dentro da carga horária diária.

Através de dicas simples, saiba como orientar e gerenciar o trabalho do projeto de forma prática – conferindo 8 táticas comprovadas.

Estratégias comprovadas para gerenciar o tempo no trabalho: 

Está cansado de se perder no tempo e não aproveitar ao máximo sua carga horária de trabalho? A seguir, listamos 8 táticas que podem ser suas verdadeiras aliadas ao gerenciar o tempo no trabalho.

Aplicando-as com efetividade, com certeza sua rotina de trabalho jamais será a mesma! Vamos lá?

1. Antes de tudo: tenha em mente quais são suas metas

Lembre-se da famosa frase: “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? Pois então, considere isso quando estivermos falando sobre o processo de gerenciamento x gestão no trabalho.

Antes mesmo de estabelecer um planejamento, definir prioridades ou gerenciar o tempo no trabalho, você precisa saber onde quer chegar. Quais são suas metas e objetivos para aquela semana ou mês?

Visualizar suas metas permitirá manter o nível necessário de foco e motivação para atingir aquilo que se pretende alcançar. Se tiver dúvidas sobre como pensar em suas próprias metas, utilize métodos como o SMART para te auxiliar.

2. Planeje um dia de cada vez

Sabe aquela história de que nada adianta querer “abraçar o mundo”? Sem dúvida alguma, isso se aplica muito bem para a rotina de trabalho. Definitivamente, é melhor planejar cada dia do que correr o risco de abraçar mais tarefas do que deveria – e não concretizar quase nada.

A solução é ser sincero consigo mesmo e só se propor aquilo que realmente será cumprido. “Passos de tartaruga” podem ser bem mais efetivos, desde que sigam o planejamento adequado. Pense nisso ao gerenciar o tempo no trabalho.


3. Estabeleça prioridades para cada uma das atividades

Quer saber como gerenciar melhor o tempo no trabalho? Trate de definir suas próprias prioridades. Divida as tarefas considerando sua importância e o quão urgente são – realizando primeiro as realmente essenciais. Quer um exemplo mais prático?

  • Inicie pelas tarefas que são urgentes e realmente importantes;

  • Depois, vá seguindo para aquelas que ainda são importantes, mas não necessariamente urgentes;

  • Em seguida, dê preferência para as urgências, ainda que não tenham muita importância;

  • E, por fim, deixe por último o que não tem nível relevante de importância ou urgência. Se sua rotina for bastante corrida, talvez você nem irá realizá-las.

Um dia de trabalho pode não ser suficiente para cumprir com tudo que você precisa realizar. O segredo para vencer tudo isso é priorizar. Se ficar perdido, tente seguir o passo a passo que trouxemos anteriormente para te apoiar.

4. Controle os prazos

Pouco importa se algumas pessoas sequer gostam de ouvir a palavra “prazo” ou “deadline”. É quase impossível trabalhar sem estar envolvido com uma série de datas e horários que precisam ser seguidos.

Programar-se com antecedência é o segredo para não ficar apavorado com prazos e para controlar melhor seu próprio fluxo de trabalho. Não esqueça de sempre ter uma margem de segurança quando fizer suas previsões. Assim, imprevistos não irão te impedir de cumprir com o necessário. 

5. Agregue técnicas para aumentar o foco

Uma excelente maneira de orientar e gerenciar o trabalho do projeto é contar com métodos que estimulam o foco e a produtividade. Como exemplo, podemos citar a técnica de Pomodoro, que consiste em dividir os afazeres em períodos de concentração máximas – intercalados com pequenas pausas.

A boa notícia é que métodos como esse podem ser aplicados a diferentes tipos de tarefas – agregando ótimos resultados. Para gerenciar o tempo no trabalho, vale a pena ir dividindo o dia em “Pomodoros”, se você se adaptar.

6. Marque os compromissos com lembretes e agendamentos

Quem nunca foi “deixado(a) na mão” pelo simples esquecimento? Para atingir o equilíbrio entre gerenciar o tempo no trabalho e não esquecer do que realmente deve ser realizado, faça o uso de calendários para todos os agendamentos.

Isso permitirá ter uma melhor visualização sobre suas tarefas diárias, além de economizar estresse por perder compromissos ou guardar infinitos lembretes mentais sobre o trabalho.

Softwares de qualidade, como o Bitrix24, agregam calendários, controle de carga horária e gestão de tarefas em apenas uma interface. Sem dúvida, é válido experimentar.

7. Deixe de lado a procrastinação

Independente de quais sejam as suas atividades, a procrastinação é a inimiga número um de qualquer trabalho. Isso impede que colaboradores atinjam seus máximos níveis de produtividade e é capaz de gerar efeitos drásticos quando não é bem controlada.

Por isso, ao gerenciar o tempo no trabalho, fuja de tudo aquilo que poderá levar à procrastinação. Foque no que precisa ser feito e evite dar aquela olhadinha no Facebook ou no Instagram.

Só o fato de definir prioridades e estipular um planejamento diário já te ajudará a vencê-la – é por isso que as dicas que trouxemos hoje podem ser realmente válidas.

 

8. Descanse em períodos estratégicos

Gerenciar o tempo no trabalho não significa cumprir à risca as oito horas de expediente. Engana-se quem pensa que um dia de trabalho produtivo não envolve pausas. Embora alguns dias estejamos com o flow máximo, plenamente motivados, na maioria das vezes as pausas são restauradoras, se tornando essenciais.

Mas, é preciso estar atento para tomá-las nos momentos adequados. Quando for tirar um tempinho para alongar ou se distrair, aproveite aqueles períodos em que o flow foi embora e o tédio começa a chegar.

Mantenha-se focado nas atividades o quanto puder. Quando sentir que já está ficando cansado, dedique um tempinho para esfriar a cabeça e aproveitar os benefícios de uma pausa. Em vez de fazer mal, isso tende a revitalizar sua disposição, estimular a criatividade e aumentar a produtividade. Experimente!

Para finalizar: realize cada passo com o apoio de um software de gestão

A tecnologia agrega cada vez mais benefícios para as corporações, e para a área de gestão de tempo e projetos não é diferente. Para que funcionários individuais ou mesmo equipes inteiras obtenham o êxito máximo, plataformas de gestão podem ajudar a cumprir com cada uma das 8 táticas.

O Bitrix24 é uma das principais plataformas colaborativas recomendadas para gerenciar o tempo no trabalho. Suas funcionalidades integradas permitem coordenar projetos, criar tarefas, monitorar a carga horária e muito mais.

Experimente a versão grátis e aprimore seus processos de trabalho com o máximo de foco, organização e produtividade.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Estratégias comprovadas para gerenciar o tempo no trabalho:  1. Antes de tudo: tenha em mente quais são suas metas 2. Planeje um dia de cada vez [ /upload/medialibrary/47a/j5vc9j25ay7dr9l8yoqvnh6ca0g2m551.png ] 3. Estabeleça prioridades para cada uma das atividades 4. Controle os prazos 5. Agregue técnicas para aumentar o foco 6. Marque os compromissos com lembretes e agendamentos 7. Deixe de lado a procrastinação 8. Descanse em períodos estratégicos Para finalizar: realize cada passo com o apoio de um software de gestão
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para criar um calendário de mídia social eficaz [Guia Completo]
10 dicas para criar um calendário de mídia social eficaz [Guia Completo]
9 min de leitura