8 benefícios de implementar um chat ao vivo em seu site

6 min de leitura
Ariane Jaeger
24 de novembro de 2021
Última atualização: 24 de novembro de 2021
8 benefícios de implementar um chat ao vivo em seu site

O mundo nunca esteve tão volátil quanto atualmente. E para não perder nenhuma oportunidade, empresas precisam estar prontas para responderem prontamente aos seus clientes – atuando em tempo real. Neste artigo, explore os benefícios da implementação de chat ao vivo no site da sua companhia ou loja on-line e se prepare para conquistar, fidelizar e vender ainda mais.

Boas razões para implementar um software de chat ao vivo para o site 

É fato: a comunicação é importante para qualquer atividade. E quando se lida com o atendimento ao cliente, então, sua relevância deve ser levada para o patamar principal.

Pensando nisso, ferramentas tecnológicas e inovadoras possibilitam integrar um site ou loja on-line a um suporte em tempo real. Conheça, a seguir, as principais vantagens de implementar um chat ao vivo em seu site:

1. Coleta de dados facilitada

Um dos principais benefícios da implementação de chat ao vivo é o aumento da capacidade de coletar dados. Seja pedindo pelos e-mails ou números de telefone de cada cliente – através de formulários personalizados.

Isso permite que a empresa construa a sua própria base de dados, traçando o perfil dos possíveis clientes e criando suas estratégias direcionadas de marketing. 

2. Diferencial em meio a concorrência

Dependendo do tipo de serviço ou produto ofertado aos clientes, os benefícios do chat ao vivo no site estão muito relacionados com a acirrada competição comercial.

Por exemplo: caso um cliente esteja realizando uma contratação de serviço on-line, ele pode se sentir muito mais confortável em fechar negócio com uma companhia que oferece o apoio em tempo real.

Portanto, empresas que têm como objetivo atingir um diferencial no mercado, podem contar com os benefícios da implementação de chat ao vivo como vantagem competitiva. 

3. Construção de relacionamentos de valor

Muito mais do que um simples canal de comunicação, um suporte de chat ao vivo para o site possibilita que a empresa crie relacionamentos duradouros com os seus clientes.

Os consumidores se sentirão muito mais tranquilos ao saberem que podem contar com o apoio de uma equipe de atendimento sempre que precisarem de ajuda. Basicamente, é só abrir o chat ao vivo e falar prontamente com um especialista.

Negócios que focam nisso possuem maior potencial de converter leads em clientes. Assim, conseguem proporcionar o auxílio adequado e manter a fidelidade a longo prazo.

4. Aumento das vendas e da taxa de conversões


Em um mundo em que tudo acontece rapidamente, os consumidores desejam ter os seus problemas sanados de forma rápida. Eles não querem ter que ficar horas esperando por uma resposta – às vezes nem minutos são suficientes.

Os benefícios da implementação de chat ao vivo seguem as tendências ágeis e se tornam em ferramentas poderosas para se comunicar com o cliente. Quando e onde ele precisar.

Ao se sentirem prontamente atendidos, mesmo que indiretamente, os compradores em potencial aumentam a sua possibilidade de se tornarem clientes. Então, logicamente, isso alavanca a sua lucratividade e número de vendas.

Para somar ainda mais benefícios, em softwares como o Bitrix24, os sites são capazes de integrar o bate-papo com outros serviços. Por isso, aproveite integrações com Shopify, Magento e WordPress para otimizar a experiência e vender ainda mais.

5. Redução de custos, estresse e problemáticas

Muitos podem achar que a existência de suporte de chat ao vivo para o site só aumenta os custos com atendimento ao cliente. Mas, de maneira geral, essas pessoas estão completamente enganadas!

Isso porque os benefícios da implementação de chat ao vivo no site envolvem a redução de custos gerais envolvendo o helpdesk center. E, ainda, a minimização de gastos e problemáticas com devoluções de pedidos. Afinal: a companhia pode disponibilizar um agente em tempo real para auxiliar no processo de compra do cliente – evitando erros ou arrependimentos.

6. Suporte 24/7

Pode ser muito difícil operar com um chat formado por agentes de atendimento reais em todos os turnos – no formato 24/7. Mas, é totalmente possível atuar com o helpdesk em horário comercial e oferecer chatbot no restante do tempo. Assim, mesmo que os agentes não estejam disponíveis naquele horário fora do comum, haverá uma informação para apoiar o cliente.

No entanto, tenha em mente que sites com visitantes internacionais devem priorizar um padrão de atendimento a qualquer hora do dia. Vale o lembrete! 

7. Compreensão das necessidades e problemáticas envolvendo o atendimento ao cliente 

Existem dois públicos principais que procuram por um apoio ao cliente em tempo real. Eles são:

  • Os compradores em potencial que querem entender mais sobre um produto ou serviço. Ou mesmo para encontrar algum item no site.

  • Ou, então: os clientes vigentes da companhia. Que já realizaram uma negociação, mas estão em dúvida sobre trocas e devoluções ou querem conferir o status do seu pedido.

Independente de qual seja o caso, um dos principais benefícios da implementação de chat ao vivo é que as informações coletadas permitem entender melhor as falhas e necessidades em todo e qualquer processo envolvendo clientes.

Desta maneira, uma empresa é capaz de compreender o que pode ser melhorado durante o atendimento ao cliente – ou mesmo no site/loja on-line. Contar com um chat ao vivo gratuito para o site, mas que permita emitir relatórios detalhados, também pode ser extremamente viável. Pois, mensurar os resultados o permitirá otimizar a User Experience e conquistar cada vez mais. 


8. Maior produtividade para a equipe de atendimento ao cliente

Além de olhar para a experiência do consumidor em si, é crucial entender que ela está atrelada à parte humana do atendimento: a equipe de suporte ao cliente.

A adoção de um bom site de chat ao vivo permite que o time de vendas trabalhe com maior agilidade e organização ao atender o cliente. Com tudo fluindo mais rápido, há uma melhora não só com a produtividade, como da própria motivação dos funcionários.

Esse exemplo faz com que outro dos benefícios da implementação de chat ao vivo tenha muito a ver com a melhora da produtividade do time de atendimento, levando, mesmo que indiretamente, o aumento da conversão em vendas.

Promova uma experiência instantânea e atinja outro patamar

Precisando impulsionar o seu negócio com interações instantâneas e de alta qualidade? Então, desbrave o software de chat ao vivo do Bitrix24. Com o Website Builder, crie um site de chat ao vivo e outras landing pages de forma totalmente personalizada. Incluindo, por exemplo, seu próprio chat box e páginas ilimitadas.

Mas, existem mais funcionalidades para explorar: acople os dados coletados no chat ao vivo a um sistema de CRM eficiente. Depois, planeje as tarefas de toda a equipe com uma plataforma colaborativa e de gestão eficiente.

Experimente a versão gratuita e eleve o atendimento ao cliente (e a empresa como um todo), sem grandes dificuldades! Há muito o que desbravar!
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Cloud Contact Center: 7 Benefícios Impactantes do Software na Nuvem
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Boas razões para implementar um software de chat ao vivo para o site  1. Coleta de dados facilitada 2. Diferencial em meio a concorrência 3. Construção de relacionamentos de valor 4. Aumento das vendas e da taxa de conversões [ /upload/medialibrary/467/hg6hil47e217xwwgcjrh1rc0clt1fvvl.png ] 5. Redução de custos, estresse e problemáticas 6. Suporte 24/7 7. Compreensão das necessidades e problemáticas envolvendo o atendimento ao cliente  8. Maior produtividade para a equipe de atendimento ao cliente Promova uma experiência instantânea e atinja outro patamar
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
10 min de leitura