6 razões para usar uma plataforma de colaboração para equipes

6 min de leitura
Ariane Jaeger
18 de outubro de 2021
Última atualização: 18 de outubro de 2021
6 razões para usar uma plataforma de colaboração para equipes
Uma colaboração deficiente pode prejudicar seriamente o relacionamento entre uma equipe. E muito mais do que isso: os resultados gerados para um negócio. Contar com uma plataforma de colaboração eficiente por ser a saída para impactar positivamente a sua empresa e incentivar uma boa colaboração no ambiente de trabalho.

Neste guia, confira 6 razões pelas quais vale a pena utilizar plataformas colaborativas com o seu time. Saiba quais são os principais benefícios de tais sistemas e como eles podem te ajudar na rotina laboral. Acompanhe já!

Afinal: quais são os benefícios do trabalho em equipe e da colaboração?

Colaborar significa unir esforços em equipe para atingir os melhores resultados. Com um cenário empresarial cada vez mais acirrado e dependente do fator humano, a colaboração é quase que obrigatoriedade para manter a competitividade no mercado. 

As principais vantagens de uma cultura colaborativa incluem:

  •        Integrar todas as áreas de trabalho – superando os temidos silos organizacionais;
  •        Agregar maior produtividade e fluidez para o trabalho em equipe;
  •        Aumentar o índice de retenção de talentos;
  •        Gerar um maior engajamento entre os membros de um time;
  •        Incentivar a troca de experiências e de conhecimento;
  •        Instigar a criação de um ambiente rico em brainstorms e inovações;
  •        Criar uma comunidade dentro do próprio local de trabalho.

Acompanhando as vantagens da colaboração para o seu time, é importante contar com um software colaborativo à altura para colocar tudo em prática. A seguir, confira boas razões para integrar suas estratégias a uma plataforma de qualidade. 

Bons motivos para usar uma plataforma de colaboração:

Procurando razões para implementar um sistema colaborativo em sua equipe? Reunimos bons motivos logo abaixo:

1. Evite o retrabalho e perda da produtividade

Diariamente, os funcionários devem coletar informações e dados básicos para cumprir com suas tarefas cotidianas. No entanto, pesquisar por tais detalhes em diversos locais pode gerar perda de tempo e produtividade.

Imagine que para realizar a tarefa de um projeto, é preciso buscar arquivos no e-mail, no drive ou em um sistema específico da empresa – já que cada coisa está em um lugar. Tudo isso leva ao retrabalho de ter que selecionar arquivos essenciais todas as vezes que for trabalhar.

banner aprel BR_5-23.jpg

Com o uso de uma plataforma de colaboração, os times podem centralizar todos os documentos essenciais em apenas um local. As conversas e feedbacks também podem ser compartilhados dentro da plataforma de trabalho colaborativo. Assim, poupa-se tempo e não se perde produtividade na hora de trabalhar.

2. Compartilhe atualizações e não perca tempo em reuniões

Quantas vezes você desperdiçou tempo precioso participando de reuniões desnecessárias? Um dos principais objetivos de uma plataforma de colaboração é evitar despender tempo com meetings que poderiam ser resolvidos com a simples troca de informações on-line.

Por meio de uma plataforma de trabalho colaborativo como o Bitrix24, equipes podem compartilhar suas atualizações. Tanto das metas e processos mensais quanto do andamento de um projeto – deixando todos bem-informados. O sistema colaborativo do Bitrix24 reúne notas, listas de tarefas e ferramentas de comunicação – tudo para alavancar a interação do grupo de trabalho.

Além disso, quando surgir uma reunião relevante, atualizações básicas não precisam ser discutidas. É só partir para os assuntos estratégicos e que realmente não poderiam ser tratados e solucionados a poucos cliques. 

3. Tenha um feedback rápido sobre as suas ideias

Teve um insight infalível para aplicar naquele projeto? Ou uma ideia e tanto para colocar em prática com a equipe?

Uma ótima maneira de tirá-la do papel e verificar sua viabilidade é conversar rapidamente com outros colegas de trabalho. Em vez de reunir todos os membros do time e esperar até um dia tranquilo para uma reunião, por que não fazer um brainstorm rápido e on-line com pessoas chave? 

Através de uma plataforma de colaboração exímia, como o Bitrix24, exponha sua inspiração e seus insights rapidamente com os membros desejados. Compartilhamentos e conversas instantâneas adicionam flow e fazem com que tudo siga com agilidade.

4. Crie um local de trabalho digital interativo 

O aumento recente do home office só acelerou toda a tendência de trabalho remoto. Muitas empresas, inclusive, viram o quão vantajoso pode ser atuar sem ter uma estrutura física para se preocupar.
Mas para tornar o sonho realidade, é preciso converter o escritório físico em um espaço de trabalho digital. A boa notícia é que uma plataforma de colaboração multifuncional pode ser o encaixe ideal! 

No Bitrix24, por exemplo, empresas remotas (ou não) usufruem de um ambiente interativo e totalmente on-line para realizar qualquer trabalho em equipe. Além de gerenciamento de projetos, calendário, comunicação e CRM, até mesmo monitoramento de carga horária de trabalho é possível. Sem dúvidas, há muito o que explorar!

5. Instigue o senso de comunidade em sua equipe

Um dia dura 24 horas e passamos quase a metade dele em um mesmo ambiente de trabalho. Como o ser humano é um ser social, é essencial tentar estabelecer o mínimo de um senso de comunidade.

Quando a empresa e seus colaboradores atuam em um fluxo de colaboração, dentro de uma cultura organizacional, torna-se mais fácil manter todos motivados para cumprir com qualidade o trabalho em equipe. E outro bom motivo para explorar uma plataforma de colaboração é exatamente isso!

Quando bem empregadas, as plataformas colaborativas incentivam o trabalho em grupo e a formação de uma comunidade. Dependendo das funcionalidades propostas em cada software, até rede social corporativa pode ser utilizada caso do Bitrix24.

6. Segmente as tarefas da comunicação

Imagine que você trabalha a partir de uma interface que não permite separar as conversas do andamento dos projetos. No que isso implica? Em falta de controle e organização durante a rotina de trabalho.

banner aprel BR_5-24.jpg

Misturar chats e tarefas pode aumentar ainda mais o retrabalho e a complexidade na hora de buscar informações e demandas essenciais. Com uma plataforma de colaboração que segrega a comunicação dos afazeres laborais, fica muito mais simples se organizar. E, lógico, produzir ainda mais!

Incentive a criação de uma comunidade além das plataformas colaborativas

Usar uma plataforma de colaboração eficiente é um impulso e tanto. Mas, logicamente, não basta contar com um software e esperar que a promoção da colaboração ocorra sozinha.

Para implementar e aproveitar todos os benefícios da colaboração, instigue o processo estabelecendo propósitos em comum, criando equipes funcionais, instigando feedbacks construtivos entre o time e promovendo um ambiente agradável para trabalhar. Assim, será possível criar uma comunidade e alavancar ainda mais!

Mais populares
Networking: entenda o que é e como fazer corretamente
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Top 5 erros cometidos em um funil de vendas
Índice
Afinal: quais são os benefícios do trabalho em equipe e da colaboração? Bons motivos para usar uma plataforma de colaboração: 1. Evite o retrabalho e perda da produtividade 2. Compartilhe atualizações e não perca tempo em reuniões 3. Tenha um feedback rápido sobre as suas ideias 4. Crie um local de trabalho digital interativo  5. Instigue o senso de comunidade em sua equipe 6. Segmente as tarefas da comunicação Incentive a criação de uma comunidade além das plataformas colaborativas
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura