11 dicas de produtividade de trabalho para proprietários de pequenas empresas

6 min de leitura
Ariane Jaeger
26 de outubro de 2021
Última atualização: 29 de outubro de 2021
11 dicas de produtividade de trabalho para proprietários de pequenas empresas

Principalmente no início, muitos donos de pequenas empresas se deparam com uma intensa carga horária de trabalho, dividida em uma atuação multitarefas e muitos assuntos a se resolver ou pensar. Para vencer todos os desafios, ter produtividade de trabalho é essencial.

Neste guia, saiba como equilibrar qualidade de vida no trabalho x produtividade e tenha mais tempo livre para se dedicar ao que é preciso – vivendo com mais sucesso empresarial e saúde física e mental. 

O verdadeiro significado de produtividade no trabalho

A produtividade, em si, está relacionada a produzir mais e melhor, reduzindo o uso de recursos durante o processo em questão. No ambiente de trabalho, ser produtivo significa gerar os resultados almejados com menos esforço.

Empreendedores e donos de pequenas empresas devem ser aliados da produtividade de trabalho. Pois será ela a responsável por atingir grandes feitos, reduzindo aquele tempo gasto sem necessidade.

Seja mais produtivo com as dicas a seguir 

A produtividade de trabalho permite que pequenos empresários e empreendedores otimizem o seu tempo e, ainda assim, gerem incríveis resultados. Saiba como ser mais produtivo seguindo as dicas:

 

1. Concentre-se em uma coisa de cada vez

Embora a maioria dos proprietários de pequenas empresas haja de forma proativa e seja multitarefas, uma maior produtividade de trabalho é alcançada quando se foca em uma atividade de cada vez. Portanto, termine um assunto ou tarefa pendente antes de seguir para o próximo.

 

2. Estabeleça suas prioridades

Muitas vezes, há tantas coisas a cumprir que não sabemos por onde iniciar. Estabelecer as tarefas prioritárias pode ser a chave para começar a concretizar processos e alcançar a produtividade de trabalho desejada. Quando se tem planejamento, fica muito mais simples de organizar e ver os resultados desejados serem alcançados.

 

3. Faça um checklist de tarefas a cumprir

Assim que estiver com a prioridades em mãos (levando em conta seus objetivos e metas), estipule as tarefas diárias/semanais que precisam ser cumpridas. Ver que os pequenos passos estão sendo concretizados, completando o checklist, é o que te fará vencer os desafios em steps, chegando lá! Utilize ferramentas de produtividade no trabalho, como o Bitrix24, para te auxiliar.

 

4. Crie uma jornada de trabalho para si 

É fato: no Brasil, grande parte dos donos de pequenas empresas atua de forma autônoma. Apesar de isso trazer flexibilidade para a rotina laboral, o equilíbrio da jornada de trabalho ainda é essencial.

Trabalhar sempre 12 horas seguidas, para vencer as demandas, não fará bem para a sua saúde. Que tal dividir a rotina de forma mais leve, aumentando a produtividade de trabalho e tendo resultados mais efetivos?

 

5. Organize seu ambiente de trabalho

Nem todos fazem ideia de como o ambiente de trabalho influencia na produtividade. Mas trabalhar em um local aconchegante e organizado alavanca a motivação e promove força para concluir as tarefas mais rápido, sem perder a qualidade.

Mesmo em tempos de home office, procure reservar um espaço exclusivo para trabalhar – separando ao máximo a vida profissional da pessoal. Somado ao local agradável e com tudo que você precisa para trabalhar, só tende a ajudar!

 

6. Durante o flow, deixe de lado celular e redes sociais

Um dos piores inimigos da produtividade é o celular. Você pode estar em meio do fluxo de trabalho, mas tudo pode ser prejudicado quando surge uma notificação no celular. No momento de foco total, coloque o smartphone no modo avião e evite as redes sociais. Experimente, a diferença será enorme!

 

7. Não se esqueça das pequenas pausas

Pausas programadas não significam perda de tempo. Muito pelo contrário: ter um momento para refrescar a mente e tomar aquele cafezinho estimula o cérebro a funcionar melhor – somando pontos incríveis para a produtividade. Desta maneira, você será capaz de se concentrar naquilo que precisa ser melhorado na empresa, focando em tudo com maior clareza.

 

8. Foque na automação de algumas áreas

Diversos proprietários de pequenas empresas se veem extremamente atarefados e fadigados com tanta responsabilidade. Felizmente, com o apoio da tecnologia, já é possível automatizar alguns processos e evitar o trabalho manual – poupando o tempo precioso de quem é dono de um negócio e atua de forma multidisciplinar.

Desde modelos de documentos prontos até a automação de marketing, há muito o que explorar para ativar o piloto automático. Assim, é possível dedicar o tempo para tarefas que realmente demandam sua participação (sem a capacidade de substituições).

 

9. Use a gestão de tempo a seu favor

Não poderíamos citar produtividade no trabalho sem mencionar o gerenciamento de tempo. Afinal de contas: ambos andam de mãos dadas. Quando empresários capricham na organização e conseguem atuar firmes na gestão de tempo, tudo flui de forma mais simples e rápida.

 

10. Mesmo com as dificuldades, não perca a motivação

Em muitos casos, não há dinheiro que compense a falta de motivação. Quando um trabalho não nos gera alegria e entusiasmo, problemas de saúde mental sérios tendem a surgir. Trabalhamos sem foco, não nos sentimos realizados e tudo isso leva à perda de produtividade.

Para não comprometer sua vida pessoal e seu negócio, é crucial cultivar a satisfação no trabalho. Logicamente, nem sempre você estará feliz com a situação e os problemas irão surgir. Mas manter aceso o orgulho e motivação com sua empresa é parte chave do alcance de grandes resultados. Isso é igualmente válido para a performance do time de trabalho.

 

11. Use métodos como aliados da produtividade de trabalho

Quando se fala em aumentar a produtividade e otimizar a carga horária de trabalho, métodos podem ajudar. 

Quer exemplos?

·       O método Kanban, por exemplo, possibilita organizar as tarefas/projetos de um departamento ou empresa – de forma visual e bastante agradável;

·       O Princípio de Pareto estimula identificar as tarefas mais importantes para priorizá-las, focando ao máximo para levar ao aumento da produtividade;

·       Ainda, tarefas urgentes podem ser classificadas com a ajuda da Matriz Eisenhower.

 

Lucre tendo uma vida mais tranquila e saudável: atue com produtividade

Em alguns dias, talvez nem fosse preciso ter trabalhado 10 horas diárias para terminar o esperado. A falta de foco, concentração e prioridades nos leva a passar muito mais tempo trabalhando em detalhes desnecessários.

A verdade é que: independente do seu tipo de empresa, é possível atuar com produtividade de trabalho e viver uma vida mais leve mental e fisicamente – sem deixar de trazer resultados incríveis e lucrativos para o seu negócio! Experimente testar as dicas que trouxemos aqui e leve sua empresa e vida a outro nível.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
O verdadeiro significado de produtividade no trabalho Seja mais produtivo com as dicas a seguir  1. Concentre-se em uma coisa de cada vez 2. Estabeleça suas prioridades 3. Faça um checklist de tarefas a cumprir 4. Crie uma jornada de trabalho para si  5. Organize seu ambiente de trabalho 6. Durante o flow, deixe de lado celular e redes sociais 7. Não se esqueça das pequenas pausas 8. Foque na automação de algumas áreas 9. Use a gestão de tempo a seu favor 10. Mesmo com as dificuldades, não perca a motivação 11. Use métodos como aliados da produtividade de trabalho Lucre tendo uma vida mais tranquila e saudável: atue com produtividade
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura