10 Melhores Alternativas ao Shopify para Impulsionar o seu E-commerce

10 min de leitura
Ariane Jaeger
3 de janeiro de 2024
Última atualização: 29 de dezembro de 2023
10 Melhores Alternativas ao Shopify para Impulsionar o seu E-commerce

Presente em mais de 170 países e com operações que chegam aos bilhões de dólares, o Shopiify é referência em soluções para e-commerces, permitindo criar e gerenciar lojas on-line com facilidade. No entanto, apesar do renome global, ela ainda possui as suas limitações.

Há certas marcas que se mostram mais acessíveis para pequenas e médias empresas. Outras entregam recursos aprimorados, são mais usuais e se mostram mais passíveis de personalização. E ainda existem empresas que reclamam do preço aplicado pela interface. Qualquer que seja o caso, é importante saber que existem diversas soluções de e-commerce similares ao Shopify para alavancar o sucesso do seu negócio virtual.

Neste artigo, descubra quais são as alternativas ao Shopify que merecem ser exploradas no mercado brasileiro e prepare-se para eleger aquela que mais se encaixa no seu orçamento, objetivo e momento corporativo!

Top alternativas ao Shopify no Brasil que você deveria conhecer

Melhores Alternativas ao Shopify para Impulsionar o seu E-commerce

1. Bitrix24 - Espetacular para quem deseja integrar vendas ao CRM e criar páginas ilimitadas

O Bitrix24 encabeça esta seleção de alternativas ao Shopify porque vem ganhando cada vez mais destaque no mercado nacional. Com uma biblioteca de modelos de site prontos, mas totalmente customizáveis, ele possibilita criar páginas ilimitadas com um sistema de blocos, atribuir o seu domínio próprio (valorizando o negócio), explorar hospedagem grátis, inserir formulários da web e contar com encriptação SSL para manter tudo protegido, nos mínimos detalhes.

Além de ser bem-vindo entre os construtores de lojas on-line, esta plataforma oferece uma gama de funcionalidades importantes. Inclui emissão de faturas, catálogo de produtos, gerenciamento de inventário e pagamentos on-line. A sua interface é totalmente integrada a um robusto sistema CRM com Contact Center, permitindo um controle completo do relacionamento com o cliente. Este aspecto é fundamental para a sobrevivência do negócio e para o engajamento duradouro com o público. Adicionalmente, você pode obter relatórios de vendas e de clientes com facilidade.

Tenha o apoio necessário para otimizar o seu conteúdo para dispositivos móveis, adaptá-lo seguindo estratégias de SEO do momento, rodar campanhas de marketing e dominar o seu nicho com total potencial.

Apesar de ser uma das soluções de e-commerce similares ao Shopify, o que se vê na prática é que o Bitrix24 acaba estando muito mais direcionado aos negócios brasileiros. Crie a sua loja virtual grátis com o Bitrix24 e aproveite na prática uma interface 100% em português, intuitiva e pensada para as necessidades locais. O interessante é que, no próprio Bitrix24 Market, você consegue empregar a integração ao Shopify, se assim desejar.

  

Grátis. Ilimitado. On-line.   

  

O Bitrix24 é o criador de loja on-line gratuito ideal para quem deseja vender mais, gastando menos   

   EXPERIMENTE AGORA   

2. Squarespace - Recomendado para quem se preocupa com o design do seu negócio virtual

Entre os construtores de sites da atualidade, o Squarespace já é famoso mundo afora, e vem ganhando o seu espaço no Brasil. Listado como uma das alternativas acessíveis ao Shopify, ele permite criar e-commerces que se destacam por bonitos designs, a partir de modelos prontos e simples de personalizar. Além de ser uma das plataformas de e-commerce mais fáceis de usar, esse diferencial na proposta de layouts mais estilizados acaba superando até mesmo o Shopify.

Squarespace

O fator positivo é que além de pensar no visual em si, a interface vai além e propõe um gerenciamento de ponta para a sua loja on-line. No mesmo local em que cria novas páginas e gerencia os seus modelos ideais, cuide do atendimento ao cliente, calcule os impostos e pagamentos e vincule outras ferramentas comerciais do seu interesse. Além do acesso via site, esta alternativa ao Shopify conta com um app dedicado, transformando o processo de gerenciamento de um e-commerce em algo muito mais fluído, que vale ser explorado.

3. Wix - Maior simplicidade entre os construtores de lojas on-line

Para quem está iniciando o seu negócio agora e busca plataformas de e-commerce fáceis de usar e com um bom custo-benefício, o Wix surge como uma excelente alternativa. Com mais de 900 modelos de sites pré-prontos, você nem precisa ser expert em TI ou design para criar a sua página, adicionar produtos, configurar métodos de pagamento e envio e publicar a sua loja digital para começar a vender.

Wix

Os recursos mais básicos podem ser desbravados até mesmo com uma assinatura gratuita. Contudo, para conectar o seu domínio, retirar anúncios, garantir acesso a formulários de captura de leads e mais funcionalidades, será preciso optar pela versão Premium – com cobranças mensais em reais brasileiros.

Exatamente por ser mais simples, este programa acaba se tornando mais limitado – sobretudo se considerarmos com as demais opções de plataformas de e-commerce listadas neste conteúdo. Assim, se você quer ir além da concorrência desde já, torna-se válido cogitar alternativas ao Shopify para pequenas e médias empresas que permitam uma maior desenvoltura ao longo do tempo. Tudo vai depender, de fato, das suas necessidades.

4. Sellfy - Referência para a venda de produtos digitais

O seu foco é a venda de infoprodutos? Então você precisa conhecer o Selfy. Esta alternativa ao Shopify figura entre as plataformas de e-commerce fáceis de usar, permitindo criar uma loja virtual com poucos cliques, em menos de 5 minutos.

Como uma alternativa ao Shopify, os recursos são bem similares aos desta interface. Ainda assim, percebe-se que o Selfy está bastante direcionado para a personalização do design. Outras funcionalidades abrangem a tradução automática da sua loja baseada em localização (caso queira ter um e-commerce internacional) e a atuação conjunta com ferramentas de e-mail marketing. Embora o programa siga indisponível em português, a versão em espanhol pode ajudar os empreendedores brasileiros a se guiarem.

5. Adobe Commerce - Pensado para quem busca recursos abrangentes e personalizações extensivas

O antigo Magento agora é conhecido como Adobe Commerce – uma das grandes soluções personalizáveis para lojas on-line da atualidade. Seja o seu foco em negócios B2B ou B2C, certamente, esta plataforma dimensionável pode te ajudar a criar uma experiência interativa para vender mais – mesmo quando o foco é a alta escalabilidade.

Adobe Commerce

Dentre os concorrentes do Shopify, o Adobe Commerce é um dos que mais se voltam para ferramentas de merchandising por IA, além de permitir integrações poderosas com o próprio sistema da Adobe – um enorme diferencial. Ainda assim, uma das desvantagens para os negócios em crescimento está exatamente no fato de que a alta personalização pode tornar o software complexo. Portanto, se não tiver alguém especializado para lidar com a ferramenta, talvez seja mais frutífero iniciar com outra das alternativas ao Shopify.

6. Square Online - Dedicado para quem atua com vendas em múltiplos canais

O Square Online oferece produtos personalizados para a venda on-line de segmentos de varejo, beleza e restaurantes, com soluções específicas para tais abordagens. Por possibilitar o gerenciamento e a simplificação em distintas interfaces, ele é ainda mais bem-vindo para quem atua de modo multicanal – dando o apoio adequado para diversificar as suas receitas e gerir todo o fluxo de caixa.

Apesar de estar listada entre as alternativas acessíveis ao Shopify, com suporte 24 horas por dia, a indisponibilidade para o idioma português e as cobranças em moedas estrangeiras podem pesar na escolha localmente. Portanto, considere demais opções de plataformas de e-commerce caso tais fatores se desencontrem com a realidade do seu negócio.

7. BigCommerce - Ideal para negócios já desenvolvidos que desejam expandir ainda mais

Se estivermos falando de empresas maiores, que já possuem uma certa desenvoltura no comércio digital, então o BigCommerce aparece como um dos melhores substitutos do Shopify. Através desta solução SaaS, tenha mais liberdade para ter uma loja que reflita toda a essência da sua companhia, agregando velocidade e agilidade para atingir a escala global – se assim desejar.

BigCommerce

Loja on-line completa e multimoeda, contas de funcionários ilimitadas, múltiplos canais de vendas, checkout totalmente customizável, protetores de carrinho abandonado e outras funcionalidades te ajudarão a se superar. Com o BigCommerce, destrave um potencial ilimitado com esta solução personalizável para lojas on-line, totalmente aberta, otimize conforme as suas reais necessidades e integre aplicativos parceiros renomados. Os preços são informados mediante consulta. Uma demonstração gratuita pode ser solicitada direto na interface.

8. Ecwid - Excelente para quem quer converter o seu site em um comércio eletrônico exímio

Tendo o lema "e-commerce para todos", o Ecwid não poderia faltar nesta comparação entre o Shopify e outras plataformas familiares. A proposta da marca é a de converter uma página da web simples em um e-commerce de ponta, inicialmente grátis e totalmente acessível – é por isso que ele ganha destaque em meio às alternativas ao Shopify para pequenas e médias empresas.

Em um único dashboard, centralize o seu inventário de produtos, gerencie as ordens, controle os preços e venda de onde estiver, com facilidade. Dependendo da quantidade de produtos que desejar postar em seu negócio digital, ou das funções a serem implementadas, os planos podem requerer upgrades. Ainda assim, há uma versão "Free" para 5 produtos, dando o pontapé na sua loja virtual.

9. WooCommerce - Perfeito para quem quer criar a sua loja on-line com o WordPress

Em meio aos concorrentes do Shopify, o WooCommerce merece ser elencado se o seu alvo já está no uso do WordPress. Para as empresas que pretendem utilizar essa solução para hospedar a sua loja on-line, o plugin do WooCommerce dá acesso aos principais recursos para fazê-lo com êxito – sem contar que é gratuito. Através dele, construir o seu site do zero no WordPress, com foco no comércio eletrônico, torna-se mais fácil. Não há limite para a sua criatividade e nem mesmo para a inclusão de produtos ou serviços na página.

O enorme diferencial do WooCommerce, além da acessibilidade em si, é que ele opera com código aberto. O que te dá mais liberdade, sobretudo se gerar funcionalidades extras que envolvam plugins, códigos CSS e HTML. No entanto, apesar da gratuidade para usar o serviço, é importante ter em mente que você ainda terá que investir em outros elementos – como serviços de hospedagem – para garantir o devido funcionamento do seu e-commerce. Fora isso, considere que o manuseio acaba requerendo mais habilidade técnica se compararmos a outras alternativas ao Shopify.

10. OpenCart - Milhares de temas pré-prontos e código aberto para modificar de acordo com as necessidades

Quando se pensa em melhores substitutos de Shopify com código aberto, o OpenCart se destaca. Por meio dele, administre os produtos, clientes, regras fiscais, cupons de desconto e tudo o que envolve o seu comércio virtual de forma simplificada. A plataforma vem equipada com mais de 13.000 módulos e temas para criar um marketplace completo e expandir o seu negócio.

Caso goste da proposta, inicie com o período de teste de 7 dias gratuito e veja se ele se encaixa em suas particularidades. Em uma comparação entre o Shopify e outras plataformas, percebe-se que o ativo suporte da comunidade, fora o atendimento dedicado, é um enorme ponto diferencial. Entretanto, tenha em mente que, no momento, a solução só é oferecida em inglês, o que pode trazer desvantagens.

  

Grátis. Ilimitado. On-line.   

  

O Bitrix24 é o criador de loja on-line gratuito ideal para quem deseja vender mais, gastando menos   

   EXPERIMENTE AGORA   

Perguntas frequentes

Quais são as principais características a procurar em uma alternativa ao Shopify?

As principais características a procurar em uma alternativa ao Shopify são:

  • Possibilidade de personalização;
  • Adaptabilidade mobile;
  • Modelos para design e formulários;
  • Suporte multicanal;
  • Aporte para campanhas de e-mail marketing e outras abordagens;
  • Integração a outras soluções, como provedores de pagamento;
  • Idioma acessível;
  • Domínio próprio e hospedagem facilitada;
  • Bom custo-benefício.
Como as alternativas ao Shopify se comparam em termos de preço e valor?

As alternativas ao Shopify se comparam em termos de preço e valor de modo abrangente. É normal encontrar construtores de lojas on-line até mesmo gratuitos, mas, provavelmente, eles não terão os mesmos recursos avistados em plataformas robustas e pagas. O valor agregado também varia de proposta para proposta. Dependendo das necessidades e preferências do e-commerce, uma solução pode ser mais recomendada que a outra, visto que cada uma delas possui o seu alvo – seja para usar modelos prontos, criar a sua loja do zero no WordPress ou converter um site existente em uma loja virtual.

Quais são as melhores alternativas ao Shopify para as pequenas e médias empresas?

As melhores alternativas ao Shopify para as pequenas e médias empresas são:

  • Bitrix24;
  • Squarespace;
  • Wix;
  • Sellfy;
  • Adobe Commerce;
  • Square Online;
  • BigCommerce
  • Ecwid;
  • WooCommerce;
  • OpenCart.
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Top alternativas ao Shopify no Brasil que você deveria conhecer 1. Bitrix24 - Espetacular para quem deseja integrar vendas ao CRM e criar páginas ilimitadas 2. Squarespace - Recomendado para quem se preocupa com o design do seu negócio virtual 3. Wix - Maior simplicidade entre os construtores de lojas on-line 4. Sellfy - Referência para a venda de produtos digitais 5. Adobe Commerce - Pensado para quem busca recursos abrangentes e personalizações extensivas 6. Square Online - Dedicado para quem atua com vendas em múltiplos canais 7. BigCommerce - Ideal para negócios já desenvolvidos que desejam expandir ainda mais 8. Ecwid - Excelente para quem quer converter o seu site em um comércio eletrônico exímio 9. WooCommerce - Perfeito para quem quer criar a sua loja on-line com o WordPress 10. OpenCart - Milhares de temas pré-prontos e código aberto para modificar de acordo com as necessidades Perguntas frequentes
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
10 dicas para criar um calendário de mídia social eficaz [Guia Completo]
10 dicas para criar um calendário de mídia social eficaz [Guia Completo]
9 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura