Como melhorar a experiência do usuário no seu site?

10 min de leitura
Ariane Jaeger
15 de abril de 2022
Última atualização: 25 de abril de 2022
Como melhorar a experiência do usuário no seu site?
Dada a sua importância, o conceito de User Experience nunca foi tão abordado como nos últimos tempos. Para que você melhore a experiência do usuário no site, é preciso considerar uma série de detalhes, os quais citaremos ao longo do nosso artigo. Prepare-se para conferir dicas de como melhorar o UX e conquistar ou fidelizar ainda mais clientes para o seu negócio. Acompanhe-nos!

Perguntas frequentes


O que é uma boa experiência do usuário em um site?

Em um site, uma boa experiência do usuário (ou UX) acontece quando o cliente interage com a marca de forma satisfatória. Tal experiência se relaciona a alguns pilares primordiais, como:
· Utilidade;
· Atrativo visual;
· Credibilidade;
· Intuitividade;
· Acessibilidade;
· Desempenho técnico;
· Inovação;
· Humanização.

Como verificar a experiência do usuário de um site?

Existem várias maneiras de analisar a experiência do usuário de um site, mas as principais envolvem:
· Considerar mapas de calor: verificando quais elementos do site chamam mais a atenção e geram interações de qualidade;
· Trabalhar com robôs de aplicação: a fim de monitorar o desempenho e pensar em estratégias para que se melhore a experiência do usuário no site;
· Analisar diferentes tipos de formulários on-line: checando quais formatos são facilmente aceitos e geram maiores taxas de conversão;
· Verificar a performance do suporte ao cliente: monitorando os indicadores relacionados com o atendimento fornecido ao consumidor.

Qual é a diferença entre UX e UI?

A principal diferença entre o UX e o UI está nos seus enfoques. Enquanto o UI Design é mais direcionado para a criação de uma interface descomplicada e amigável, o UX Design é voltado para toda a trajetória do usuário, pensando no quão agradável aquela interação é para ele (o que envolve vários processos).


O que é a experiência do usuário?

O conceito de experiência do usuário é bem amplo e envolve qualquer tipo de interação que um consumidor efetiva com a sua marca. Com a transformação advinda da nova era digital, tal experiência está extremamente relacionada com os recursos on-line, incluindo a acessibilidade (bem como outros pilares) em sites, aplicativos e distintas ferramentas virtuais.  


Por que melhorar a experiência do usuário é tão importante?

Mas por que tanto se investe em formas de melhorar o UX, afinal? Com a alta concorrência de mercado, somada ao fato de que os consumidores estão cada vez mais exigentes, já não basta vender produtos ou serviços de qualidade. É preciso, constantemente, gerar satisfação e cativar o usuário!

Para atingir o sucesso desejado, as organizações precisam se esforçar para interagir on-line com os seus clientes, criando uma marca com forte presença no mercado digital. Por isso, compreender o comportamento do usuário e buscar formas de alavancar a sua experiência deve ser tida como uma das principais prioridades.

Quer bons motivos para que você melhore a experiência do usuário no site? Citamos alguns pontos-chave relacionados:

· Quando o cliente vive uma experiência positiva, ele recomenda a sua marca e atrai ainda mais consumidores;

· A partir do momento em que uma empresa se dedica a investir em UX, ela centra as suas atividades no cliente e fica mais próxima de satisfazer as suas necessidades;

· Boas interações aumentam os níveis de fidelização e lucratividade, funcionando como um forte diferencial competitivo.


Melhore a experiência do usuário no site com as dicas abaixo

Dependendo da interação promovida por um site, você pode se aproximar ou se afastar de um cliente. Assim, é importante que o contato seja otimizado e que a satisfação seja gerada com uma simples visita por parte do usuário. Preparado(a) para saber mais? Confira como melhorar a experiência do usuário no seu site já!


Capriche na experiência móvel e crie um site responsivo para tais dispositivos

Hoje, resolvemos tudo através dos smartphones. Ou mesmo por meio dos portáteis tablets. Portanto, não há motivos para que você não melhore a experiência do usuário no site quando ele é acessado a partir de dispositivos mobile.

Faça com que a sua página seja fácil de abrir, carregar e navegar. Independente do aparelho que esteja sendo utilizado! Há, inclusive, uma série de estratégias de UX Design que podem ser aplicadas exclusivamente para acessos móvies. Quem sabe não é válido aplicar ao melhorar a experiência do usuário no site da sua companhia?

Ainda, existem várias interfaces acessíveis que possibilitam criar sites que impressionam e são adaptados para as necessidades do cliente através de versões mobile responsivas. Um exemplo é o Website Builder do Bitrix24 – vale a tentativa.


Use marcadores para segmentar o seu conteúdo

Por que não fazer o uso de listas e marcadores a seu favor, deixando o conteúdo mais acessível? Melhore a experiência do usuário no site com os famosos bullet points e até personalize o marcador para agregar valor para a sua marca.

A prática otimizará a leitura, irá destacar as informações mais relevantes e deixará a experiência mais fluida. Rapidamente, o visitante visualiza todas as informações que busca e se sentirá muito mais atendido e conectado com a sua proposta.

Caso trabalhe com um blog junto ao site da sua empresa, treine os redatores para que eles apliquem tais elementos ao longo das suas construções. Repassar tais dicas já no briefing, através de uma ferramenta de gerenciamento de projetos, permitirá criar conteúdos otimizados em termos de UX.


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


Destaque os hiperlinks

Quando adicionamos um link em uma página, logicamente, estamos induzindo o visitante a clicar nele. Neste caso, melhorar a experiência do usuário (e até mesmo otimizar as suas ações) requer gerar uma diferenciação para tais hiperlinks.

Trabalhe com cores diferenciadas, textos sublinhados ou algum efeito especial para atrair a atenção do leitor. Esta prática já está muito bem consolidada e vem gerando ótimos resultados em termos de mercado, valendo a pena ser explorada!


Tome cuidado com os erros presentes na sua interface

Para um visitante, pode não ter coisa pior do que tentar o acesso a uma página e ser surpreendido (negativamente) com um erro – como o famoso 404. Caso isso aconteça, no mínimo, ele irá pensar duas vezes ao gastar tempo navegando no seu site, não é mesmo?

Para evitar tal problemática, melhore a experiência do usuário no site buscando, intensamente, por erros que possam comprometer a sua interação com qualquer tipo de link, página ou imagem.

Além de se preocupar em eliminar tais falhas, certifique-se de que, caso elas ocorram, o prejuízo não seja maximizado. Melhorar a experiência do usuário no seu site pode envolver adicionar a opção de retorno caso ele se depare com uma página 404. Em conjunto, tais pontos trarão vantagens em termos de UX.


Não se preocupe em deixar espaços em branco – muito pelo contrário

Certamente, você já deve ter entrado em um site e se deparado com uma série de anúncios (inclusive de terceiros). Na verdade, esta poluição visual pode ser bem preocupante para a sua interface. Muitas plataformas nem sequer deixam um espaço em branco ao longo da página – o que acaba desviando a atenção de grande parte dos usuários.

Por isso, uma das principais dicas para que se melhore a experiência do usuário no site é atuar de forma minimalista e com a aplicação de áreas em branco. Tal conduta facilitará a experiência pelo simples fato de fazê-lo focar no que é essencial, sem contar outros detalhes.


Atue com chamadas para ação (CTAs) atraentes

Se você já dedicou algum tempo para entender de marketing digital, com certeza já deve ter ouvido falar sobre os CTAs, que significam “chamada para ação”. Basicamente, eles levam o visitante do site a realizar determinada atividade, dando o próximo passo – conforme aquilo que foi abordado no seu CTA.

Mas para gerar os efeitos desejados e fazer com que se melhore a experiência do usuário no site a partir deles, os apelos precisam ser cativantes. Além de pensar cautelosamente sobre as palavras que irão instigar o seu usuário (incluindo verbos ativos), é recomendado atuar a partir da psicologia das cores para gerar sentimentos, atração visual e aumentar o impacto. 

Demais elementos, como a localização e a forma, além da cor e da mensagem, também conseguem aumentar o seu potencial de conversão.


Use palavras-chave e títulos de fácil entendimento para atrair o seu público

Fazer o uso de frases e termos muito complexos pode mantê-lo(a) longe do seu público-alvo, dependendo do caso. Portanto, preferencialmente, adapte a linguagem e utilize títulos e palavras-chave que façam sentido para os consumidores do seu nicho.

Esta atitude o(a) manterá engajado(a) com os usuários desejados e, tão importante quanto, fará com que eles se interessem a consumir o seu conteúdo e navegar pelo site.

Além de contribuir para a User Experience em si, trabalhar com as palavras-chave tende a gerar um melhor posicionamento da sua plataforma nos motores de busca. Assim, atuar com os termos corretos fará com que você seja encontrado(a) com maior facilidade (de forma orgânica) e possa atrair ainda mais usuários.


Adicione imagens autênticas

Os internautas estão cada vez mais espertos. De tanto navegar pela rede, muitos sabem, por exemplo, quando uma foto é típica de um banco de imagens e vem sendo amplamente aplicada on-line – por empresas totalmente distintas.

Trabalhar com uma imagem não exclusiva pode fazer com que o visitante nem sequer tenha interesse em continuar interagindo com a sua marca. Já que ele pode estar farto de tal conteúdo e associar a desconfiança e a generalidade aos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Para que você melhore a experiência do usuário no site e, em paralelo, agregue valor para a sua companhia, opte por atuar com imagens únicas e reais. Conecte-se com o seu usuário criando um estilo próprio e retrate a originalidade e a segurança que se deseja repassar.

Com certeza, mesclar textos e imagens diferenciadas irá melhorar a experiência do usuário no site e aumentar a conversão de visitas em vendas.


Conquiste os seus clientes com um visual impecável

Por que não gerar desejo nos seus usuários? Uma excelente maneira de alavancar o UX do site é caprichar no visual, criando um incrível design! Faça com que a sua plataforma tenha identidade própria, seja limpa, cativante e conte com uma riqueza de conteúdos coerentes e de qualidade.

Com tantas empresas concorrentes em busca do seu espaço na internet, aquelas que atuarem com um visual bonito e autêntico atrairão ainda mais visitantes, tendo a possibilidade de convertê-los em clientes reais. Aplicar a ideia de fotos originais, em paralelo com este design, só somará vantagens!


Conheça mais o seu cliente através de formulários simplificados

Quanto mais você souber a respeito do perfil dos visitantes e do seu público-alvo, maiores serão as chances de traçar estratégias focadas no UX que funcionam de verdade. Alguns formulários on-line direcionados, disponíveis no próprio site, poderão funcionar (e muito) neste caso.

No entanto, se você quer que os visitantes forneçam os seus dados e se inscrevam na sua lista de e-mails, será preciso tomar cuidado ao construir o seu formulário. Preze por estruturas simples e campos que sejam intuitivos e requeiram o mínimo de informações possíveis.

De preferência, peça apenas aquilo que é realmente essencial. Em muitos casos, somente o nome e o e-mail já podem resolver a problemática. Tenha sempre em mente!


Otimize a velocidade da sua interface

Quer saber como melhorar a experiência do usuário? Além das dicas que mencionamos nos tópicos anteriores, melhore a experiência do usuário no site, deixando a navegação ao longo das páginas otimizadas. 

Com a instantaneidade instigada pelo mundo digital, os visitantes podem não ter paciência e até ficarem frustrados ao se depararem com uma aba que leva muito tempo para carregar. Reduza as suas taxas de rejeição e explore os outros efeitos positivos gerados por um aperfeiçoamento de qualidade.


Conclusão

A verdade é que não é preciso redesenhar uma página ou começar tudo do zero para que se melhore a experiência do usuário no site. Através das dicas que trouxemos aqui, esperamos que você e a sua equipe encontrem formas de melhorar a experiência do usuário com ações efetivas, mas simplificadas. Depois de saber o que é a experiência do usuário, a sua importância e as estratégias mais recomendadas para alcançá-la com qualidade, coloquem em prática!


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!



Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Top 5 erros cometidos em um funil de vendas
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Perguntas frequentes O que é uma boa experiência do usuário em um site? Como verificar a experiência do usuário de um site? Qual é a diferença entre UX e UI? O que é a experiência do usuário? Por que melhorar a experiência do usuário é tão importante? Melhore a experiência do usuário no site com as dicas abaixo Capriche na experiência móvel e crie um site responsivo para tais dispositivos Use marcadores para segmentar o seu conteúdo Destaque os hiperlinks Tome cuidado com os erros presentes na sua interface Não se preocupe em deixar espaços em branco – muito pelo contrário Atue com chamadas para ação (CTAs) atraentes Use palavras-chave e títulos de fácil entendimento para atrair o seu público Adicione imagens autênticas Conquiste os seus clientes com um visual impecável Conheça mais o seu cliente através de formulários simplificados Otimize a velocidade da sua interface Conclusão
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Networking: entenda o que é e como fazer corretamente
Networking: entenda o que é e como fazer corretamente
10 min de leitura
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura