Como crescer de um empreendedor individual para um líder de negócios: 9 dicas essenciais

10 min de leitura
Ariane Jaeger
7 de junho de 2022
Última atualização: 7 de junho de 2022
Como crescer de um empreendedor individual para um líder de negócios: 9 dicas essenciais

Com raras exceções, a maioria dos empreendedores brasileiros inicia como um empreendedor individual – atuando sem sócios e por conta própria. Mas à medida que o tempo passa, tornar-se um líder de negócios é parte do processo de garantir a expansão e alavancar o faturamento (fazendo com que o negócio deixe de depender integralmente de você).

Neste artigo, exploramos algumas estratégias para ir de um empreendedor solo a um líder de sucesso seguindo as dicas de especialistas. Vamos lá?

Perguntas frequentes


O que é um empreendedor individual?

Um empreendedor individual (ou empreendedor solo) é um indivíduo que é o proprietário da sua própria empresa, sem contar com sócios. Do ponto de vista tributário, ele pode se encaixar como um microempreendedor individual (MEI), uma empresa de responsabilidade limitada (EIRELI) ou como uma microempresa (ME).

Como se tornar um empreendedor individual?

Para se tornar um empreendedor solo, é preciso: Encontrar um nicho para a sua atuação e capacitar-se profissionalmente; Formalizar a sua situação fiscal (como MEI, EIRELI ou ME); Achar um ponto de diferenciação para o seu negócio; Buscar parceiros de negócios (incluindo fornecedores e outras companhias); Divulgar os seus produtos ou serviços; Seguir com a atualização frequente.

O que são os microempreendedores?

No Brasil, os microempreendedores são os profissionais autônomos que seguem os requisitos para serem enquadrados no regime de MEI (microempreendedor individual), como: Possuir um faturamento anual de até R$ 81.000; Não ser sócio ou ter participação em qualquer outra empresa; Contar com apenas um funcionário contratado – recebendo o piso da categoria ou o salário mínimo.

O que é uma sociedade unipessoal?

A sociedade unipessoal é um tipo de empresa simplificada. Nela, os empreendedores não precisam ter um sócio para a regularização do negócio. Por envolver menos burocracia, economia com taxas e não exigir um capital social mínimo, ela pode ser interessante para os empreendedores solo.



Entenda o que é um empreendedor individual e por que a atuação é atrativa

Também conhecido como um solopreneur ou um empreendedor solo, o empreendedor individual é aquele indivíduo que é dono de uma empresa e comanda todo o negócio sozinho – sem ter nenhum sócio.


Por que uma empresa individual pode ser atraente para um empreendedor?

Existem vários motivos que nos levam a considerar atuar como um solopreneur. Os principais deles estão expostos logo a seguir:

  • Menos burocracia: no Brasil, abrir uma empresa como empreendedor solo é muito mais simples do que cogitar operar em um negócio maior;

  • Menores taxas: o custo para abrir e tocar um negócio solo também é extremamente reduzido ao compararmos com outras categorias de negócios e investimentos;

  • Introdução ao business: vários empreendedores iniciam como solopreneurs, servindo como uma porta de entrada para se aprofundar e compreender o mundo dos negócios;

  • Maior flexibilidade e liberdade: podendo atuar a partir dos seus próprios horários e criar um negócio que faz o seu estilo e se encaixa nos seus valores de vida.

Depois de conferir o por que uma empresa individual pode ser atraente para um empreendedor, questione-se se este modelo é o ideal para si. Apesar de todas as vantagens, não é difícil perceber que ser dono do seu próprio negócio não é algo que serve para todos. Mas se os desafios da vida de um empreendedor solo te animam e a proposta cumpre com aquilo que você sente que precisa, é um universo extremamente interessante a explorar! 


De empreendedor individual a um líder de negócios: confira as principais dicas

Os empreendedores solo, aqueles que comandam o negócio por conta própria, passam por uma série de desafios diários. Muitos sentem dificuldades para garantir a sobrevivência ano após ano, quem dirá para gerar um negócio de sucesso e se destacar – aumentando o seu faturamento de forma drástica.

Mas como o mundo dos negócios nos mostra uma série de casos de empreendedores individuais de sucesso, é claro que alavancar organizações como estas não é impossível!

Um dos pontos-chave está em mudar a sua mentalidade, passando de um empreendedor solo para um líder de negócios. Querem saber como atingir tal feito? Então, acompanhem as dicas expostas ao longo dos tópicos abaixo!


1. Reconheça que o seu negócio pode ir além com a ajuda ideal

Pela própria natureza da atuação, é comum que muitos empreendedores individuais pensem que podem seguir durante todo o ciclo de vida do negócio sozinhos. No entanto, este comportamento um tanto quanto egoísta pode prejudicar o desenvolvimento corporativo e impedir o crescimento ao longo do tempo.

Afinal de contas, como você poderá expandir o negócio e aumentar a lucratividade se já vive tão ocupado(a) diariamente? 

Então, uma das principais dicas para quem atua como um empreendedor individual, mas quer se tornar um líder de negócios, é, primeiramente, admitir que precisa de apoio. Não permita que a paixão e o ego te impeçam de expandir as possibilidades contratando uma equipe que te faça ir além.

O fato de trabalhar com um time formado por indivíduos com habilidades complementares, por exemplo, só fará com que você aumente o seu potencial e saia na frente de um mercado imensamente competitivo – deixando a sua empresa cada vez mais forte.

Diversos empreendedores individuais de sucesso até iniciaram sozinhos, mas eles foram se destacando como líderes de sucesso ao comandarem times inovadores que o auxiliaram a chegar até lá. Pense sempre nisso!  


2. Trabalhe a sua autoconsciência

Os líderes autoconscientes conseguem tomar decisões assertivas, coordenar os liderados de forma mais efetiva e agir com um maior equilíbrio emocional. Portanto, para migrar de um empreendedor solo para um líder de sucesso, é essencial desenvolver a autoconsciência.


Mais do que um gerenciador de empresas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


Saiba reconhecer os seus pontos fortes, fracos e o impacto do seu comportamento em meio a quem te rodeia. Isso ajudará a identificar quais são as suas fraquezas e como você pode complementá-las ou saná-las – pensando, por exemplo, nas pessoas ideais que devem compor o seu time.

Com a autoconsciência, será muito mais fácil alinhar a sua equipe, tomar decisões rápidas e minimizar o estresse laboral para sempre seguir em frente (mesmo com as dificuldades).  


3. Tenha cautela na hora de contratar o pessoal

Como um solopreneur, pode ser que você não esteja acostumado(a) a fazer contratações. Mas quando o assunto é escolher os profissionais certos e gerenciar os recursos humanos para crescer o seu negócio, é preciso ter bastante cuidado – e agir com sabedoria!

Primeiramente, todo empreendedor deve ter uma ideia dos seus pontos fortes e fracos para saber com quem ele deve contar em sua equipe – de forma complementar. O que, por sorte, é obtido claramente a partir do processo de autoconhecimento (mencionado anteriormente). 

Após definir em quais funções você precisa de ajuda, foque em encontrar pessoas talentosas para ocupar cada um dos cargos. Mas não apenas isso: dê preferência para os indivíduos responsáveis e motivados. Pois, certamente, eles darão o seu melhor para cumprir com o trabalho – abrindo espaço para você agir como um líder, sem precisar ficar microgerenciando a todo o tempo.


4. Conquiste a confiança dos seus liderados

As contratações foram realizadas e a nova equipe já está em campo? Ótimo! No entanto, para seguir como um líder de sucesso, é crucial construir e incentivar relacionamentos de confiabilidade mútua.

Na prática, você deve confiar nos seus colaboradores (e no seu trabalho) e permitir que o oposto também seja verdade. Portanto, reserve um tempo para conhecê-los, preze pela transparência, exponha as suas expectativas abertamente, comunique-se com frequência, seja flexível, assuma os seus erros e jamais microgerencie.

A falta de confiança é uma das principais responsáveis pelo fracasso entre parcerias – e não poderia diferir ao considerarmos a atuação de um líder de negócios. Então, dê o enfoque ideal!


5. Sistematize os processos e foque na gestão da qualidade dentro da empresa

Imagine a seguinte situação: você já identificou os seus pontos-chave (fortes e fracos), contratou os profissionais mais competentes para supri-los e está seguindo no caminho certo – conquistando a confiança deles. E agora? Este é o fim? Certamente, está muito longe disso!

Ao liderar o seu negócio, preocupe-se em desenvolver procedimentos operacionais (focando na sistematização), garantir a consistência e criar o cenário ideal para que você controle o seu padrão de qualidade a todo o momento.

Quando tais sistemas estão em pleno funcionamento, os gestores não apenas conseguem medir o sucesso com eficiência – como os próprios funcionários sabem como proceder para atingi-lo. Portanto, prepare-se para a expansão com tais detalhes em mente. 


6. Mude a visão de tempo e as suas prioridades

Geralmente, a rotina de um solopreneur é extremamente focada no presente. Como tudo depende de si e tudo é igualmente urgente, as suas prioridades são voltadas para a rotina diária – e, por vezes, torna-se complicado pensar a longo prazo.

Como um líder, no entanto, a sua visão e as prioridades devem ser alteradas – passando a encarar os cenários e a tomar decisões que podem repercutir em resultados de meses, anos ou décadas. Como consequência, priorizar e focar em tarefas maiores, que trarão impactos de peso em termos de resultados, é a nova conduta a ser adotada.

Assim, redirecione os seus esforços no calendário e gaste a maior parte do seu tempo engajado(a) em tarefas que te levarão ao alcance de feitos a longo prazo.


7. Jamais prossiga sem um plano estratégico

Deixar as coisas fluírem no piloto automático não é a melhor opção para um líder de negócios. Para fazer a sua empresa prosperar e transitar com eficiência para a sua nova ênfase, trace um plano estratégico claro para chegar do ponto A ao ponto B.

Ainda que você não cumpra com todas as metas, sem dúvidas, será muito mais viável alcançá-las uma vez documentadas. Portanto, tenha em mente para onde o seu negócio está indo e como ele pode fazer para atingir o sucesso – chegando até lá.

Como vários empreendedores individuais focam muito no presente e nos afazeres diários, esquecendo-se do longo prazo (como citamos acima), partir de tal visão é importantíssimo!


8. Pense, claramente, sobre o seu propósito

Para ter sucesso na trajetória como um empreendedor ou líder de negócios, você precisa definir de forma clara o seu “porquê”. Saber o que te move é o primeiro passo para estabelecer um propósito para o seu negócio e segui-lo com consistência – entregando os melhores produtos e serviços aos seus clientes.

Assim que as razões de existir como empresa estiverem definidas, torna-se muito mais simples motivar o time e engajá-lo em meio aos propósitos da companhia. O que, de fato, soma benefícios como o aumento da produtividade, do índice de satisfação dos funcionários e da probabilidade de sucesso comercial. Experimente! 


9. Aprenda com os seus erros

9. Aprenda com os seus erros

Mesmo que este ponto seja citado por último, em meio à transição de um empreendedor para um líder, gerenciar as suas expectativas e estar pronto para aprender com o fracasso é primordial! Afinal, é improvável que todas as suas ações resultem em sucesso pleno – e vários desafios serão enfrentados ao longo do caminho.

Quando as coisas não saírem conforme o planejado, transforme a situação em uma oportunidade de aprendizado e jamais desanime a ponto de desistir – o que não é viável nem para você, nem para a sua equipe. Como líder, aprenda a lidar com o medo do fracasso e a tirar o melhor proveito dos seus próprios erros – convertendo-os em algo positivo.


Conte com um CRM para empreendedores individuais de alta qualidade 

Quando empreendedor solo, é lógico que você era multitarefas. Mas como líder de negócios, mesmo com as atividades mais direcionadas, será preciso o dobro de gestão para manter tudo sob controle e plenamente organizado! Ainda mais ao coordenar uma equipe pronta a te ajudar durante a expansão.

A proposta do CRM para empreendedores individuais do Bitrix24 é exatamente o que você precisa: gerenciar tudo o que é necessário com a praticidade ideal, e bem na palma da sua mão. Como a plataforma é acoplada a recursos com ênfase na gestão do negócio como um todo, não serão apenas os clientes que você poderá administrar por ali.

Experimente hoje mesmo e seja um líder de negócios de ponta, obtendo acesso a calendários, gerenciamento do ciclo de vendas, gestão de projetos e tarefas, RH, recursos comunicativos, controle dos clientes e muito mais.



Mais do que um gerenciador de empresas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Top 5 erros cometidos em um funil de vendas
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Perguntas frequentes O que é um empreendedor individual? Como se tornar um empreendedor individual? O que são os microempreendedores? O que é uma sociedade unipessoal? Entenda o que é um empreendedor individual e por que a atuação é atrativa Por que uma empresa individual pode ser atraente para um empreendedor? De empreendedor individual a um líder de negócios: confira as principais dicas 1. Reconheça que o seu negócio pode ir além com a ajuda ideal 2. Trabalhe a sua autoconsciência 3. Tenha cautela na hora de contratar o pessoal 4. Conquiste a confiança dos seus liderados 5. Sistematize os processos e foque na gestão da qualidade dentro da empresa 6. Mude a visão de tempo e as suas prioridades 7. Jamais prossiga sem um plano estratégico 8. Pense, claramente, sobre o seu propósito 9. Aprenda com os seus erros 9. Aprenda com os seus erros 9. Aprenda com os seus erros Conte com um CRM para empreendedores individuais de alta qualidade 
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura