Colaboração interdisciplinar: 7 dicas para ter sucesso como equipe

6 min de leitura
Ariane Jaeger
17 de dezembro de 2021
Última atualização: 17 de dezembro de 2021
Colaboração interdisciplinar: 7 dicas para ter sucesso como equipe

Para atingir objetivos empresariais comuns, colaboradores de diferentes áreas precisam trabalhar em conjunto. Ao longo deste artigo, confira dicas para instigar a colaboração interdisciplinar e fazer os resultados da sua companhia alavancarem.

O que é colaboração interdisciplinar?

A colaboração entre equipes vai muito além de sentar-se no mesmo ambiente de trabalho para realizar suas atividades pessoais – cada um dentro da sua área.

Quando há a colaboração interdisciplinar, profissionais de diferentes disciplinas reconhecem o trabalho em equipe, seguem com suas habilidades próprias e atuam juntos, com eficiência, em prol de objetivos comuns – o que é vital para o sucesso organizacional.  

Por que a colaboração interdisciplinar é importante?

Existem vários motivos para a colaboração entre equipes ser aplicada em sua companhia.

Os principais benefícios da colaboração interdisciplinar envolvem:

·       Aumento da produtividade e do nível de motivação pessoal;

·       Melhoria do trabalho em grupo;

·       Redução de relacionamentos tóxicos no ambiente de trabalho;

·       Maior senso de comunidade e alcance de resultados.


Dicas de ouro para formar um time que colabora de verdade

Não existe uma fórmula mágica para se tornar um time colaborativo. Mas, é possível atingir tal feito aplicando na prática algumas dicas. 


1. Construa uma comunidade no seu ambiente laboral

De fato, uma das melhores formas de estimular uma colaboração interdisciplinar é criar um senso de comunidade. Quando indivíduos se sentem parte de um grupo real, eles tendem a se dedicar com mais motivação para seguir com as suas metas e princípios.

Por sorte, a importância da colaboração de equipes fez com que surgissem várias práticas e ideias a serem aplicadas para formar um verdadeiro time. Que tal experimentar exercícios de construção de equipes? Fazer, pelo menos, um almoço por semana fora do ambiente de trabalho? Ou, então, utilizar uma rede social corporativa? Tudo é válido quando se trata de instigar a formação de laços duradouros entre colegas de trabalho, e da própria empresa para com o funcionário.

 

2. Faça uso das ferramentas colaborativas certas

Uma boa plataforma colaborativa é capaz não apenas de reunir uma equipe, como também adicionar produtividade e ajudar a estabelecer vínculos. Quer conferir alguns exemplos práticos?

Através da troca de mensagens instantâneas, por exemplo, os colegas podem discutir mais rapidamente sobre o andamento de projetos – trabalhando de forma mais produtiva.

Acompanhando o calendário em grupo, são capazes de trabalhar em conjunto e reduzir o estresse indesejado por não cumprir com os prazos. Ao mesmo tempo, ao utilizarem a interação da rede social corporativa, conseguem se manter engajados e motivados como equipe.

Na internet, você até pode encontrar diversas alternativas de ferramentas de colaboração interdisciplinar. Mas, a verdade é que nem todas elas reúnem os recursos essenciais para comunicação e colaboração em apenas um lugar. Uma recomendação é utilizar o Bitrix24 como o seu software preferido, já que a interface reúne mais de 35 ferramentas que ajudam o time a colaborar – em um amplo sentido. 

 

3. Incentive o uso de uma linguagem clara

Quando se lida com times interdisciplinares, certos termos podem fazer total sentido para um grupo e mal serem entendidos por outro. Portanto, os gestores de projetos e líderes precisam estimular o uso de uma linguagem clara e transparente entre os colegas de trabalho.

Imagine que você esteja trabalhando com o seu grupo em um projeto bastante técnico. Talvez a área de comunicação não entenda tanto sobre aqueles termos complexos quanto os engenheiros. Ainda assim, ela deve compreender o assunto para cumprir com as suas tarefas de forma otimizada, a gerar resultados.

Neste e em todos os outros casos, uma linguagem mais simples pode sanar muitas problemáticas. Assim, fica muito fácil para que todos entendam sobre o andamento de atividades comuns e atuem sobre os objetivos pautados para a equipe como um todo – mesmo que de forma multidisciplinar.

 

4. Acabe com a toxicidade da luta por poder e status

Impedir lutas de poder deve ser uma das prioridades ao lidar com equipes multidisciplinares de forma colaborativa. O fato de alguns membros do time terem mais status do que outros pode gerar um ambiente tóxico, em que um tentará se sobressair com relação ao próximo – criando um ciclo vicioso.

Ao trabalhar com diferentes colaboradores e gerentes de pequenos grupos, promova um senso igualitário entre todos os funcionários. Não permita que o ego e o abuso de controle acabem com os relacionamentos diários ou mesmo com as reuniões de equipe. Treinar os líderes para que atuem de tal maneira é um dos passos iniciais, pense sempre nisso!

 

5. Siga o lema básico de respeito ao próximo

Desde pequenos, fomos ensinados a respeitar o próximo. No entanto, muitas vezes, esquecemos que isso se aplica no trabalho, quando nos deparamos com outros pontos de vista.

Para ter a colaboração interdisciplinar necessária ao reunir pessoas com habilidades e experiências distintas, treine os colaboradores para respeitarem a si, agirem de forma empática e tentarem sempre enxergar “o outro lado”.

 

Na verdade, a grande chave de equipes interdisciplinares está no fato de serem formadas por indivíduos com pontos de vista e habilidades completamente variáveis. Portanto, é preciso respeitar e aprender a conviver com isso.

 

6. Estimule o conhecimento e a troca de experiências 

Em vez de encarar de forma pejorativa o fato de ter que atuar com pessoas de diferentes áreas, por que não o considerar como uma oportunidade de adquirir conhecimentos, ganhar experiências diversas e crescer o seu pessoal?

Equipes que atuam em colaboração têm a chance de aprender coisas novas umas com as outras. Mas nem sempre os colaboradores se dão conta disso. Estimule tal visão e permita que os seus funcionários aproveitem ao máximo a colaboração em equipe.

Sessões de brainstormings, mesmo que virtuais, podem ser um impulso e tanto – apoiados, claro, por uma boa plataforma colaborativa.

 

7. Recompense metas por equipe 

É comum que o trabalho seja reconhecido por conta de esforços pessoais. Mas por que não recompensar uma equipe que age em conjunto e alcança feitos potenciais?

Quando os indivíduos veem que o seu grupo foi capaz de cumprir as metas juntos e que foram reconhecidos e recompensados por isso, maiores são as chances de manter o comportamento e comprometimento ao longo do tempo.

Valorize a colaboração interdisciplinar – até mesmo os gestos simples podem fazer toda a diferença! Comece com pequenos elogios compartilhados ou, até mesmo, um benefício fisicamente palpável (como um Voucher ou presente especial) para membros de tal time.

 

Explore a plataforma colaborativa #1 do Brasil: o Bitrix24 

Um dos principais pontos de sucesso para um negócio é contar com funcionários e departamentos que trabalham juntos. Para instigar isso, o indicado é começar com uma excelente colaboração e comunicação entre o grupo.

Ainda não sabe como você pode usar ferramentas de colaboração para melhorar a comunicação da equipe e impulsionar o trabalho em comum? No Bitrix24, por exemplo, o objetivo não é apenas promover um ambiente para se comunicar em tempo real (embora suas funcionalidades de comunicação sejam as ideais).

Além dos mensageiros instantâneos e das opções de mensagens de voz, texto e chamadas de vídeo HD, você e seu time encontram um espaço 100% focado no trabalho colaborativo. A colaboração interdisciplinar será outra com: compartilhamento de tarefas, gerenciamento de projetos e definição de calendário conjunto. Desfrute de uma assinatura grátis já!

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
O que é colaboração interdisciplinar? Por que a colaboração interdisciplinar é importante? Dicas de ouro para formar um time que colabora de verdade 1. Construa uma comunidade no seu ambiente laboral 2. Faça uso das ferramentas colaborativas certas 3. Incentive o uso de uma linguagem clara 4. Acabe com a toxicidade da luta por poder e status 5. Siga o lema básico de respeito ao próximo 6. Estimule o conhecimento e a troca de experiências  7. Recompense metas por equipe  Explore a plataforma colaborativa #1 do Brasil: o Bitrix24 
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura