8 dicas básicas de como começar um negócio em casa

5 min de leitura
Ariane Jaeger
25 de outubro de 2021
Última atualização: 21 de outubro de 2021
8 dicas básicas de como começar um negócio em casa

O sonho de ter o seu próprio negócio faz parte do sonho de milhões de pessoas. A fim de alcançar esse objetivo, começar um negócio em casa é sem dúvidas uma das formas mais acessíveis de ter acesso ao mundo do empreendedorismo.

Para ter um negócio de sucesso em casa, no entanto, é preciso ter um planejamento bem elaborado e evitar cometer alguns erros básicos. Por isso, nós preparamos algumas dicas básicas de como começar um negócio em casa.

Por que começar um pequeno negócio em casa?

Começar um empreendimento em casa não é uma tarefa fácil, mas ela envolve uma vasta lista de benefícios que atrai mais e mais pessoas.

Em primeiro lugar, a depender do nicho do seu negócio, você pode começá-lo sem gastar quase nada, apenas usando o seu computador. Além de ser economicamente uma alternativa mais acessível, ela também inclui benefícios como:

●      Maior liberdade e flexibilidade laboral;

●      Maior recompensa financeira pelo seu próprio esforço;

●      Menos arriscado que começar uma empresa tradicional;

●      Vantagens fiscais;

●      Maior produtividade;

●      Sem deslocamento de casa para o trabalho;

Entre diversos outros benefícios a curto e longo prazo. Mas para alcançar esses benefícios, você precisará se empenhar em criar um negócio bem-sucedido. Então, confira as nossas dicas a seguir.

Dicas importantes para começar um negócio

Há certas coisas básicas que fazem total diferença e podem ajudá-lo em como montar um negócio próprio em casa. Abaixo, separamos 8 dicas essenciais:

1.  Tenha um espaço de trabalho dedicado

A menos que o seu negócio seja no ramo da culinária, você não pode começar um negócio em casa na sua cozinha. Por isso, é importante que você tenha um espaço de trabalho adequado que sirva analogamente como a sede da sua empresa.

É ideal que haja um espaço ao qual você possa associar exclusivamente com as tarefas desenvolvidas no seu negócio. Um escritório dedicado com os equipamentos que você precisa é o primeiro passo para começar um pequeno negócio em casa.

Além disso, um espaço dedicado evita que você procrastine. Ao trabalhar no seu quarto e ao mesmo tempo usá-lo para o seu lazer, pode fazer com que você interrompa a sua rotina com frequência e escape das responsabilidades.

2. Implemente uma agenda de trabalho

Ainda que ao trabalhar em casa, você tenha total flexibilidade para definir o seu horário de trabalho, é importante ter horários bem definidos. Ou seja, crie uma rotina de trabalho rígida e apenas a quebre quando for cabível e inevitável.

Isso significa também deixar claro para as pessoas que habitam na sua casa que você está trabalhando. Isto é, ainda que esteja em casa, as pessoas precisam entender que você não está livre para ajudá-los com outras tarefas.

3. Legalize e licencie o seu negócio

Há uma grande variedade de ideias de negócios para montar em casa. No entanto, assim como empresas tradicionais, você precisará cumprir a legislação local para operar legalmente o seu negócio.

Portanto, informe-se a respeito das leis que você precisa cumprir e em qual nicho a sua empresa se enquadra. Igualmente, você precisará abrir uma conta jurídica e arcar com possíveis custos de abrir uma empresa na sua localidade.

Por fim, lembre-se também de entender os impostos e outros custos legais que incidem sobre o seu negócio. Dessa forma, você não corre riscos de ter a sua empresa interditada por irregularidades.

Se preciso, você pode contratar um contador ou advogado para auxiliá-lo nesse processo burocrático inicial.

4. Crie um plano de crescimento bem elaborado

Para que qualquer empresa se desenvolva, é necessário que haja um plano de crescimento empresarial. Em outras palavras, o plano de negócios serve como um guia de etapas e conquistas que você deseja alcançar ao longo do tempo.

Além de detalhar como você pretende atingir cada etapa, você deve ser bastante realista nesse processo. Afinal, há muitas dificuldades ao começar um negócio em casa e você não pode perder a motivação ao não alcançar metas fora da realidade.

Siga o seu plano de crescimento diariamente e, se necessário, saiba quando fazer alterações que o tornem mais eficiente.

5. Estabeleça práticas de negócio profissionais

A flexibilidade e o conforto são sem dúvidas um grande benefício de trabalhar em casa. Contudo, isso não significa que você deve trabalhar de pijamas todos os dias.

Ao lidar com clientes, fornecedores e parceiros comerciais, dê o seu melhor para demonstrar personalidade na gestão empresarial. Ou seja, vista-se e porte-se de maneira adequada, assim como faria em um escritório tradicional.

Além disso, não administre o seu negócio na informalidade e desordem, busque estabelecer processos e registros de tudo o que acontece. Organize dados em documentos e planilhas, bem como tenha contratos legais para firmar negócios.

6. Evite as distrações

As distrações são um dos fatores que mais destroem pequenos negócios em casa. Elas são as maiores inimigas na produtividade em home office. Então, certifique-se de se manter longe das distrações dos aparelhos eletrônicos.

Por exemplo, ao trabalhar, mantenha o seu celular em modo de foco e evite usá-lo para propósitos não relacionados com o seu negócio. Igualmente, evite acessar sites que distraia você do seu planejamento diário.

Para quem tem dificuldade de manter a concentração, existem diversos serviços que bloqueiam apps e sites durante as suas horas produtivas.

7. Utilize boas ferramentas de gestão empresarial

Uma etapa importantíssima de começar um negócio em casa é administrar os mais diversos aspectos da empresa. Principalmente, se você estiver trabalhando sozinho, isso pode ser um grande desafio.

Para facilitar a sua vida, existem diversas ferramentas que o ajudam a como começar um negócio em casa.  Os softwares de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), por exemplo, oferecem toda uma infraestrutura digital para a sua empresa.

Alguns deles, como é o caso do Bitrix24, funcionam gratuitamente para pequenas empresas e permitem gerir tarefas, criar faturas e orçamentos, comunicar-se com clientes e parceiros, criar sites gratuitos, armazenar arquivos e muito mais.

8. Seja persistente para alcançar o sucesso

Começar um negócio em casa é uma tarefa desafiadora, mas também recompensadora. As dificuldades aparecerão no começo e ao longo do seu percurso, e você deve superá-las para atingir o seu objetivo.

Portanto, seja persistente e não deixe que alguns pequenos tropeços no começo destruam o seu sonho de montar um negócio próprio em casa.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Por que começar um pequeno negócio em casa? Dicas importantes para começar um negócio 1.  Tenha um espaço de trabalho dedicado 2. Implemente uma agenda de trabalho 3. Legalize e licencie o seu negócio 4. Crie um plano de crescimento bem elaborado 5. Estabeleça práticas de negócio profissionais 6. Evite as distrações 7. Utilize boas ferramentas de gestão empresarial 8. Seja persistente para alcançar o sucesso
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
9 min de leitura
Comunicação em Projetos: 10 Dicas para Construir Equipes Sólidas e Entregar Resultados
Comunicação em Projetos: 10 Dicas para Construir Equipes Sólidas e Entregar Resultados
10 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura