7 estratégias de recrutamento e seleção para pequenas empresas

5 min de leitura
Ariane Jaeger
22 de outubro de 2021
Última atualização: 19 de outubro de 2021
7 estratégias de recrutamento e seleção para pequenas empresas
Um negócio depende da atuação de pessoas. Se você deseja ter uma empresa bem-sucedida, é essencial focar na contratação de talentos promissores. Através das dicas e estratégias, saiba como aplicar o recrutamento e seleção em pequenas empresas e obter o sucesso máximo na contratação do novo funcionário. Acompanhe já!

Dicas de recrutamento e seleção pequenas empresas 

Um recrutamento inteligente envolve contratar profissionais com eficiência – encontrando o perfil ideal para o cargo desejado. Muitas pequenas empresas não possuem grande experiência com a atração de novos talentos. Por isso, reunimos algumas estratégias de recrutamento e seleção de pessoas para pequenos negócios:

1. Seja bastante específico ao divulgar a vaga

Donos de pequenos negócios não têm muito tempo a perder. Afinal, na maioria das vezes, eles precisam se preocupar com várias atividades. 

Para poupar tempo e estresse no processo de recrutamento e seleção em pequenas empresas, o primeiro passo é divulgar a vaga da maneira mais clara o possível. Seja direto com relação às habilidades e competências necessárias, bem como sobre as funções que estão sendo requisitadas.

Transparência e clareza evitam perder tempo com entrevistas improdutivas, envolvendo recursos que poderiam ser utilizados para integrar com qualidade o colaborador ideal.

Para te auxiliar, seguem alguns exemplos do que pode estar presente na descrição da vaga:

  • Características sobre empresa e o detalhes sobre o cargo divulgado;

  • Experiências ou formações preferenciais;

  • Requisitos para a candidatura;

  • Habilidades exigidas;

  • O que é ofertado pela empresa (em termos de benefícios) e até mesmo a faixa de remuneração.

2. Selecione os candidatos previamente 

Um dos piores erros de microempreendedores e pequenos empresários é chamar para a entrevista todos os candidatos que se candidataram para uma vaga. Sem sombra de dúvidas, você só deve dedicar seu precioso tempo para conhecer os perfis que se encaixam no cargo – e não os que apenas se interessaram.

Avalie o currículo (CV) do candidato em potencial, suas habilidades e veja se ele cumpre com o conjunto de critérios exigidos por sua empresa. Como a maioria dos negócios em crescimento não contam com um departamento de RH, o recrutamento e seleção em pequenas empresas deve ser pensado com ainda mais calma.

Em alguns casos, pode ser válido procurar por referências externas para ter mais informações sobre o candidato. Embora o processo possa ser um pouco trabalhoso para quem não é da área, economiza muito mais tempo do que chamar dezenas de perfis que não se encaixam para entrevistar.

br_sale-19.jpg

3. Antes do presencial, explore o recrutamento on-line

Outra das principais estratégias de recrutamento e seleção de pessoas é atuar com um recrutamento inteligente, sem agir à moda antiga. Antes mesmo de chamar uma lista de candidatos para a entrevista na empresa, faça uma chamada introdutória. Não importa se é uma videoconferência em HD ou uma simples chamada por telefone – o que você preferir!

A primeira impressão tem uma relevância imprescindível. Inclusive, muitos perfis que pareciam promissores podem ser totalmente excluídos pela falta de engajamento ou quando se nota certa personalidade ou inconsistência entre informações previamente prestadas. Essa conversa inicial pode ajudar muito! 

4. Crie um banco de talentos próprio e o mantenha organizado 

Um profissional pode ser excelente em determinada função, mas pode não ser aquilo que você precisa em determinado momento. Então, por que não criar um banco de dados e guardar o currículo e contato de profissionais interessantes?

Grandes companhias costumam trabalhar com seu próprio banco de talentos para agilizar processos de recrutamento futuros. Plataformas como o Bitrix24 auxiliam o recrutamento e seleção para pequenas e médias empresas, permitindo o armazenamento de CVs e informações essenciais sobre talentos. Vale a pena conferir e otimizar suas contratações futuras.

5. Considere contratações remotas 

Graças à globalização e ao boom tecnológico, o processo de recrutamento e seleção em pequenas empresas vem se modificando drasticamente nos últimos tempos. Vários empresários já vêm aproveitando o momento para focar em um recrutamento on-line e atrair talentos distintos para atuar remotamente.

A contratação e atuação do empregado em home office reduz custos operacionais de forma drástica – e pode ser totalmente bem aplicada em vários casos. Mas o que isso agrega como extra durante o recrutamento e seleção em pequenas empresas? 

Acontece que: quando não se tem a dependência física do colaborador trabalhar naquele lugar, é possível atrair talentos distantes – com os quais você talvez jamais trabalharia atuando fisicamente. Avalie a possibilidade de aplicar o trabalho remoto na contratação em questão, expandindo seu potencial de atração de maravilhosos talentos.

6. Procure por perfis compatíveis com a cultura da sua empresa

Você já deve ter percebido que muitos pequenos negócios são conduzidos de forma familiar, não é? Inserir um terceiro (o contratado) neste ambiente pode ser desafiador – sobretudo se o profissional não se encaixa na cultura organizacional.

É imprescindível garantir que os novos membros da equipe atuem em harmonia com a cultura e as pessoas já existentes ali. Além disso, é importante que o profissional contratado se encaixe com o propósito daquela empresa em particular. Por mais que alguns pensem que isso não gera influências negativas, em alguns casos, a contradição de valores pode prejudicar a atuação profissional.

br_sale2-26.png

7. Na seleção final, faça um teste de acordo com a vaga

Depois de receber os CVs, analisar os mais adequados e fazer uma pré-seleção on-line, você terá os talentos selecionados para a fase final. Dependendo da atuação do profissional, pode ser altamente viável realizar um teste prático.

Desta maneira, você estará pronto para definir se aquele profissional é realmente o mais adequado para a vaga ofertada. Embora não se encaixe em todos os perfis de empresas, companhias internacionais de renome vêm adotando tal estratégia há anos. Verifique se é uma boa opção para si e aproveite os seus benefícios, antes mesmo de se comprometer ao contratar.

Com os talentos ideais, faça o seu negócio decolar

O recrutamento e seleção em pequenas empresas é mais importante do que alguns pensam. Ao trabalhar com profissionais de qualidade e engajados com o propósito do seu negócio, torna-se muito mais fácil atingir enormes resultados.

Além de contar com parceiros e um time de trabalho de peso, é válido ter a ajuda de um software de alta qualidade. Digitalize seu negócio e esteja pronto para atuar de forma inteligente e organizada. Conheça mais sobre o Bitrix24 e saiba como ele pode ser o aliado #1 da sua empresa.
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Dicas de recrutamento e seleção pequenas empresas  1. Seja bastante específico ao divulgar a vaga 2. Selecione os candidatos previamente  3. Antes do presencial, explore o recrutamento on-line 4. Crie um banco de talentos próprio e o mantenha organizado  5. Considere contratações remotas  6. Procure por perfis compatíveis com a cultura da sua empresa 7. Na seleção final, faça um teste de acordo com a vaga Com os talentos ideais, faça o seu negócio decolar
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura