6 métodos principais para aumentar a produtividade em sua empresa

5 min de leitura
Ariane Jaeger
15 de abril de 2021
Última atualização: 15 de abril de 2021
6 métodos principais para aumentar a produtividade em sua empresa

Está buscando alternativas para aumentar a produtividade da empresa?

Essa é uma dúvida bastante comum no mundo empresarial. Afinal, anualmente as horas de trabalho semanais dos trabalhadores diminuem um pouco. Indiretamente, isso é um reflexo do aumento da produtividade das empresas que conseguem produzir o mesmo ou até mais em menos horas de trabalho.

Se esse ainda não é o seu caso, talvez é hora de implementar novas estratégias para aumentar produtividade empresa.

6 métodos para aumentar a produtividade da empresa

Existem diversos métodos que podem aumentar a produtividade. Para guiá-lo nesse processo, selecionamos 6 dicas para aumentar a capacidade produtiva de uma empresa. Confira a nossa lista:

1. Defina objetivos claros e realistas

A princípio, antes de implementar qualquer estratégia para aumentar a produtividade na empresa, você deve definir seus objetivos. Em outras palavras, quais aspectos específicos da sua empresa você deseja melhorar?

Por exemplo, se você possui um negócio de sublimação de tecidos, seu objetivo poderia ser aumentar a quantidade de produtos sublimados por mês sem aumentar os custos. Entretanto, é importante que você tenha um número que você almeja.

Dessa forma, durante e após a implementação das estratégias para aumentar a produtividade, você pode analisar os resultados. É fundamental que você possua métricas claras que possam ser posteriormente comparadas para mensurar o sucesso das mudanças.

Além disso, você deve definir metas realistas que possam ser realmente alcançadas. Não adianta você definir uma meta de aumentar a produtividade em 900% nos próximos 12 meses. Afinal, é muito pouco provável que você alcance essa façanha.

O ideal é que os objetivos se mantenham realistas.

banners fb__prod-17.jpg

2. Priorize o bem-estar da sua força de trabalho

Uma coisa é certa, uma pessoa que trabalha em estresse contínuo tende a produzir menos a longo prazo. Em meio ao mundo de trabalho cada vez mais dinâmico e estressante, o bem-estar das equipes de trabalho se tornou um objetivo das empresas.

Da mesma maneira, um funcionário com mal estar não pode ser produtivo. Muitas vezes, esse mal estar não é apenas físico, mas mental. Por exemplo, há um grande número de pessoas com ansiedade, estresse, depressão e outros problemas similares que reduzem sua produtividade,

É claro que nem tudo pode ser feito pela empresa. Mas dentro do seu alcance, é importante que o seu negócio possua políticas de melhoria do bem-estar. Existem várias dicas que podem ajudar neste aspecto. Até mesmo a implementação de sessões de meditação, prática de exercícios e alongamento durante os intervalos de trabalho podem fazer a diferença.

3. Seja flexível com sua equipe

Os trabalhadores dos dias de hoje exigem horas de trabalho mais flexíveis. Isso é uma mudança crescente e provavelmente sem volta. Por isso, os gestores das empresas precisam reconhecer essas mudanças e usá-las a seu favor.

Por exemplo, muitos membros do time tem horários mais produtivos que outros. Isso é algo totalmente comum. Então, se o papel dessa pessoa pode ser desenvolvido em qualquer horário, porque não deixá-la trabalhar em seu horário mais produtivo.

Obviamente, isso depende bastante do nicho do seu negócio e das tarefas realizadas pelos seus funcionários. No caso de empresas onde muitas tarefas podem ser feitas inclusive remotamente, essa é uma excelente ideia.

Aliás, o trabalho remoto é mais uma alternativa que pode aumentar a produtividade na empresa. Ele possui diversos pontos positivos como cortes de gastos. Por outro lado, você precisará seguir algumas dicas para facilitar o trabalho remoto.

4. Melhore a qualidade do ambiente de trabalho

Se a chave para aumentar a produtividade da empresa é a felicidade dos funcionários, um ambiente de trabalho confortável é indispensável. Não é necessário possuir itens de luxo ou um vídeo-game dentro do escritório, apesar de que essa ideia é bastante legal.

Em muitos casos, apenas algumas pequenas melhorias no ambiente já influenciam diretamente a produtividade. Por exemplo, a qualidade da iluminação do local, a temperatura do ambiente e equipamentos ergonômicos.

Assim, se você pode investir um pouco no conforto da sua força de trabalho, essa é uma maneira eficiente de aumentar a produtividade. Você sabia que a temperatura ideal para ambientes de trabalho é de aproximadamente 22°C e que a umidade deveria ser cerca de 50%?

banners fb__prod-18.jpg

5. Use um CRM para aumentar produtividade e reduzir custos

Os softwares de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) são ferramentas extremamente úteis. Eles possuem um conjunto de ferramentas que certamente podem ajudar a aumentar a capacidade produtiva de uma empresa.

Por exemplo, o Bitrix24 é um CRM gratuito que conta com várias ferramentas para gestão de tarefas e projetos. Nesse sentido, você pode progressivamente aumentar a produtividade da equipe através de organização e planejamento,

Além de facilitar o gerenciamento das atividades primárias de uma empresa, também é possível automatizar processos. Por exemplo, a automação de faturas pode liberar diversas horas mensais que seriam gastas com trabalho manual.

Outro recurso que pode aumentar a produtividade da equipe são os calendários compartilhados. Dessa forma, todos podem ficar por dentro do que está acontecendo na empresa através dos seus próprios calendários.

O melhor de tudo é que muitas ferramentas estão disponíveis de forma totalmente gratuita. Assim, você pode testá-las e entender melhor como elas podem aumentar a produtividade e reduzir custos. Assim, eventualmente é possível migrar para um dos planos do CRM para ter acesso a recursos ilimitados.

6. Desenvolva sua força de trabalho

O desenvolvimento profissional da sua equipa de trabalho é outro aspecto importante para aumentar a produtividade da empresa. Afinal, todos sempre têm algo novo a aprender por mais bem capacitados que sejam.

Para que os seus funcionários estejam por dentro das novas práticas do seu nicho, é importante que haja capacitação contínua. Nesse sentido, uma ideia interessante é promover cursos, aulas e palestras sobre assuntos relevantes ao seu nicho de atuação.

Portanto, essa é uma das melhores formas de aumentar a produtividade a longo prazo. Além disso, você consegue reter os seus melhores funcionários desde que eles sintam valorizados e vejam que suas ambições estão de acordo com as da empresa.

Enfim, estas foram as nossas 6 dicas para aumentar a capacidade produtiva de uma empresa. Gostou?

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
6 métodos para aumentar a produtividade da empresa 1. Defina objetivos claros e realistas 2. Priorize o bem-estar da sua força de trabalho 3. Seja flexível com sua equipe 4. Melhore a qualidade do ambiente de trabalho 5. Use um CRM para aumentar produtividade e reduzir custos 6. Desenvolva sua força de trabalho
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura