6 dicas valiosas para alinhar equipes remotas com os objetivos da sua empresa

10 min de leitura
Ariane Jaeger
14 de fevereiro de 2022
Última atualização: 17 de fevereiro de 2022
6 dicas valiosas para alinhar equipes remotas com os objetivos da sua empresa

O trabalho remoto não só é uma tendência, como também representa um novo sistema de trabalho. Mas para que o time vislumbre ótimos resultados, mesmo a distância, é preciso alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa desde o início. Ou, ao menos, o quanto antes possível.

Neste guia, explore 6 estratégias que permitirão você a gerenciar o trabalho em equipe e fazer com que os colaboradores atinjam os propósitos corporativos – onde quer que estejam.

Perguntas frequentes

Como você alinha a equipe com os objetivos gerais da empresa?

Existem várias maneiras de gerenciar o trabalho e permitir que os propósitos comuns sejam atingidos, de forma alinhada, mesmo que remotamente. As principais delas são:

·    Promover a colaboração remota da equipe;

·    Comunicar-se de forma regular;

·    Definir metas claras e distribuir tarefas condizentes com elas;

·    Organizar o workflow e os processos internos;

·    Instigar uma visão global e a longo prazo em prol de resultados;

·    Estar aberto à adaptações conforme as necessidades.

 

Como alinhar as equipes na estratégia?

O primeiro passo para alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa é, informar, de forma clara e transparente, quais são tais propósitos. Depois, permita que os colaboradores tenham a consciência de que as suas ações individuais irão impactar no alcance deste resultado – de preferência, mostre por que isso acontece. Em paralelo, a comunicação eficiente e constante, somada à colaboração e fluxos de trabalho organizados o ajudarão a chegar lá.

 

Como você define metas com uma equipe remota?

Seja em uma equipe remota ou presencial, o ato de definir metas da equipe sempre deve ser pensado em conjunto com o direcionamento e fim da própria companhia. Assim que notar a necessidade de iniciar um projeto para cumprir com parte de seus objetivos, por exemplo, os gestores devem definir quais tarefas precisam ser realizadas para tal. Em seguida, o calendário precisa ser estabelecido de acordo com as prioridades. Desta forma, pode-se criar checklists de atividades claros para orientar o workflow do grupo e alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa.

 

Como alinhar os objetivos pessoais com os objetivos da empresa?

Existem algumas maneiras pelas quais os colaboradores podem direcionar o seu trabalho a fim de garantirem a sincronia com os desfechos pensados pela organização. As principais são:

·    Ter clareza sobre os fins e visão global do negócio;

·    Alinhar suas metas pessoais pensando nisso (junto ao gerente);

·    Acompanhar o progresso pessoal partindo de uma base de referência desejada.

 

A importância de alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa

Direcionar profissionais e a organização de forma sintonizada para cumprir com objetivos únicos não é tão simples quanto possa parecer. Sobretudo em regimes de trabalho remoto.

Mas quando gestores conseguem vencer o desafio de alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa, a produtividade alavanca em níveis consideráveis. À nível individual, o colaborador apresenta melhor desempenho e fica mais motivado. Em conjunto, a empresa tem um maior controle de resultados e se torna mais fácil fazer planos de curto e longo prazo.

Se você está buscando maneiras de concretizar tal feito em sua empresa, ou em meio à equipe que gerencia, acompanhe as dicas que trouxemos nos tópicos a seguir!

 

Estratégias práticas para o alinhamento remoto da equipe 

Depois de obter a consciência do quanto é importante alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa, é hora de pensar em estratégias para garanti-lo. Para isso, acompanhe as 6 principais dicas!

 

1. Promova a colaboração

Toda organização deve fazer o alinhamento remoto da equipe ao instigar a colaboração. Isso porque os funcionários ficam muito mais propensos a entregar resultados positivos para a empresa quando entendem claramente o impacto do seu trabalho e mantém tais propósitos organizados de forma colaborativa.

Quando se atua longe do escritório, a partir do trabalho remoto, estar conectado à companhia e aos colegas faz toda a diferença. Além de alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa, promover a sintonia aumentará o seu senso de pertencimento, criação de uma comunidade, motivação e produtividade.

Assim, soluções como redes sociais internas, chats em tempo real, canais comunicativos compartilhados, além de iniciativas como atividades de formação de equipe (mesmo que virtuais), tendem a gerar inúmeras vantagens em prol deste objetivo.

 

2. Comunique-se de forma regular

Quando cada membro da equipe trabalha a partir de um lugar (seja na mesma cidade ou no outro canto do planeta), o trabalho só funciona bem com a devida comunicação. Por conta disso, as interações precisam ser dinâmicas, simples e claras.

Mesmo que você lide com distintos fusos horários e tenha que estabelecer uma comunicação assíncrona, jamais deixe de fazê-la regularmente. Já que adotar a comunicação frequente é crucial para alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa.

Promova a colaboração remota da equipe de forma rápida e simplificada através de ferramentas comunicativas intuitivas de plataformas on-line, como o Bitrix24. Caso sentir que as mensagens instantâneas não fazem muito sentido para o seu time, adapte o processo e crie um espaço de trabalho digital de acordo com as suas necessidades. Sobretudo se cada um trabalha em um horário diferente.

Ainda, se quiser poupar tempo de conversas individuais, realizar sessões regulares em grupo (como uma vez por semana) pode ser uma oportunidade excelente para compartilhar dados e informações relevantes e manter os feedbacks em dia – abrindo espaço para a troca de ideias relacionadas com as metas. E por aí vai!

Além de fazer com que as metas da empresa permaneçam vívidas e presentes no dia a dia dos empregados, os processos comunicativos frequentes ajudam a estreitar os laços – o que é igualmente importante para o cenário. E os líderes que precisam gerenciar equipes remotas de forma eficaz sempre devem prestar atenção nisso!

 

3. Faça das metas claras as suas maiores aliadas

Alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa é algo que requer clareza. Antes de tudo, cada membro da equipe precisa saber qual é a prioridade, importância e os devidos resultados e pontos de impacto do seu trabalho. E tudo isso é obtido a partir de metas tangíveis.

Como você quer que os colaboradores priorizem as tarefas essenciais se eles sequer têm ideia de quais são? Portanto, defina metas bem específicas e promova clareza em termos de objetivos organizacionais. Tanto no trabalho físico quanto on-line, será quase impossível atingir as metas da empresa se elas não tiverem transparentes e subdivididas em processos individuais – envolvendo o trabalho de cada colaborador.

Definir metas da equipe, seus membros e organização soma benefícios para:

·   Aumentar a taxa de motivação;

·   Facilitar o trabalho colaborativo;

·   Reduzir confusão quanto aos propósitos e prioridades;

·   Otimizar a organização laboral – aumentando a produtividade.

Agora, você já sabe que comunicar metas e gerenciar o trabalho em equipe é um desafio ainda maior para o trabalho remoto – mas que, mesmo, assim, é essencial. Para vencê-lo, uma das nossas maiores dicas é contar com o apoio de um sistema digital que o permita organizar marcos e metas de forma simplificada.

Para criar listas de tarefas, gerenciar metas e acompanhar o progresso da equipe, uma ótima alternativa é o Bitrix24. Além das atividades mencionadas acima, o sistema permite que os colaboradores e gestores de projeto se comuniquem em tempo real. Repassando, assim, metas de forma transparente, minimizando os desentendimentos e mantendo a equipe mais envolvida. Somando, então, benefícios para todos os lados!

 


Mais do que um sistema para equipes remotas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Experimente hoje!



4. Adote processos e tenha uma estrutura para organizar o trabalho 

Se você enquadrou as tarefas dos funcionários em torno das metas globais, já está um passo à frente na função de alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa. No entanto, por envolver flexibilidade, o teletrabalho exige uma certa organização processual para que os propósitos sejam cumpridos. A partir daí, é necessário ter uma estrutura robusta para organizar as funções e colaborar para a visão global de metas e propósitos do time.

Para acompanhar a tecnologia e modernidade requerida pelo trabalho remoto, torna-se imprescindível operar com uma plataforma on-line de qualidade. O mais adequado é que, em apenas um lugar, a empresa inteira seja capaz de operar – dividida nos seus devidos grupos de trabalho, claro.

Parece algo impossível de encontrar? Mas não é! Uma interface ampla como o Bitrix24, novamente, possibilita a criação de um ecossistema completo para o trabalho virtual. A sua ênfase permite abordagens diferenciadas, mas todas focadas na visão comum da empresa. Num lugar único, administre de forma organizada: processos comunicativos, tarefas e projetos, calendários e até departamentos como RH e CRM. Vale a pena conferir!

 

5. Exponha as consequências das ações com transparência

Você já tentou mostrar para o seu time a visão e impacto global de suas atividades individuais? Em meio a uma rotina corrida, é comum que os funcionários foquem apenas nos seus afazeres particulares – mesmo que se trate de um projeto em diferentes vertentes. E acabam, assim, esquecendo (ou não tendo noção) de que existe uma visão universal – indo além de simplesmente entregar uma tarefa no prazo.

Imagine que você lidera um time formado por profissionais em diferentes atuações. A equipe de marketing, por exemplo, está direcionada em gerenciar campanhas. Os produtores de conteúdo em gerar algo que engaje com o público. Já a equipe de desenvolvimento, com as questões técnicas que refletem na experiência.

Na maioria dos casos, cada um destes profissionais e subgrupos está envolto por suas tarefas de curto prazo e de ênfase única. Mas eles podem se esquecer, muitas vezes, que as atividades de todos funcionam em cadeia. Então, na verdade, apesar de terem rotinas e marcos próprios, o esforço – e, sobretudo, a visão – deveriam ser encarados de forma conjunta e pensados amplamente. 

Por conta disso, a recomendação é que você enfatize aos seus funcionários de que forma as ações que eles tomam hoje podem impactar os resultados do amanhã сomo um todo!

Seja transparente ao expor os objetivos da empresa e mostre como o trabalho conjunto, pensado a longo prazo, pode ser muito mais eficiente do que cumprir com uma ação isolada apenas para se livrar daquele trabalho.  Quanto maior for a sua capacidade de conscientizá-los a respeito da importância que possuem para o workflow da empresa em geral, maior tendem a ser as chances de sucesso de todos!

 

6. Esteja aberto à adaptação

Conseguir alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa hoje não significa que você superou o desafio para sempre. Os motivos podem ser vários: tanto pela performance ou formação do time terem mudado quanto pela evolução da própria companhia ter sofrido alteração.

Por conta disso, é preciso estar pronto para a adaptação e interferência constante. Assim que perceber que algo não está equilibrado ou direcionado conforme o esperado, imediatamente, busque alternativas para fazê-lo. Não importa se processos, etapas ou gerenciamentos tiverem que ser mudados – retomar o alinhamento só o fará seguir adiante com ainda mais resultados. Sempre vale a pena ter isso  em mente!

 

Prover uma visão global (e fins comuns) só trará benefícios

Quando se consegue alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa, através de comunicação, transparência, gestão e direcionamento, torna-se muito mais fácil superar as adversidades do mercado, manter-se firme em suas atividades e ter mais sucesso em termos de relacionamento – seja com clientes, colaboradores ou colegas de trabalho. 

Lembre-se: desde enviar um pequeno e-mail até entregar um projeto finalizado ao cliente, o seu grupo de trabalho deve estar pronto para fazê-lo pensando no futuro e visão da companhia. Pois só assim é possível garantir sobrevivência em meio a um mercado tão competitivo.

Tal orientação já é complexa quando convivemos em um escritório, e pode ser um desafio ainda maior quando trabalhamos on-line. Mas com liderança, envolvimento da equipe e organização processual, nem de longe esta é uma tarefa impossível – muito pelo contrário.

Ao seguir as dicas que expomos ao longo deste guia, certamente, os líderes estarão mais prontos ao gerenciar equipes remotas de forma eficaz e superar os desafios impostos por este modelo (que representa o futuro do trabalho). Procure compreendê-las e explorá-las na prática. Se puder atuar em conjunto, aplicando um pouco de cada, é ainda melhor. Aproveite!


Mais do que um sistema para equipes remotas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Experimente hoje!



Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Perguntas frequentes Como você alinha a equipe com os objetivos gerais da empresa? Como alinhar as equipes na estratégia? Como você define metas com uma equipe remota? Como alinhar os objetivos pessoais com os objetivos da empresa? A importância de alinhar equipes remotas com os objetivos da empresa Estratégias práticas para o alinhamento remoto da equipe  1. Promova a colaboração 2. Comunique-se de forma regular 3. Faça das metas claras as suas maiores aliadas 4. Adote processos e tenha uma estrutura para organizar o trabalho  5. Exponha as consequências das ações com transparência 6. Esteja aberto à adaptação Prover uma visão global (e fins comuns) só trará benefícios
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura