6 dicas de liderança remota para o sucesso do seu negócio

5 min de leitura
Ariane Jaeger
26 de novembro de 2021
Última atualização: 26 de novembro de 2021
6 dicas de liderança remota para o sucesso do seu negócio

O trabalho remoto é uma modalidade laboral cada vez mais comum em empresas e organizações ao redor do mundo. Muitas empresas ainda estão se adaptando a essa nova realidade e aos desafios que ela impõe.

Para liderar uma equipe remota de forma eficiente, é necessário quebrar alguns paradigmas do trabalho no escritório. Por isso, para ajudá-lo nesse processo, preparamos um artigo com 6 dicas de liderança remota.

Desafios para uma liderança remota eficaz

O modelo de liderança remota está repleto de desafios para os gerentes, bem como para funcionários adentrando essa nova modalidade.

Ainda que o seu negócio funcione 100% remotamente desde a sua concepção, várias dessas dificuldades ainda fazem parte. Afinal, toda empresa remota eventualmente contrata pessoas que chegam para a sua primeira experiência com o trabalho remoto.

No entanto, as empresas que funcionam de forma híbrida ou que estão em busca de implementar uma rotina de trabalho remoto são as mais afetadas por esses desafios.

Com a ausência de treinamento de liderança remota e planejamento, muitos gerentes podem presenciar funcionários de alto desempenho entregando resultados abaixo do esperado ao migrar para o trabalho remoto.

Outros desafios que impactam a liderança remota eficaz dos funcionários incluem:

●      Isolamento social;

●      Distrações cotidianas;

●      Falta de transparência das informações da empresa;

●      Falta de supervisão e acompanhamento presencial;

●      Quebra do ciclo circadiano;

6 dicas de liderança remota para a sua equipe

1. Forneça os recursos necessários para o trabalho remoto

Este é um dos aspectos mais importantes, mas muitas vezes negligenciados pelas empresas. Isto é, muitas empresas migram para o trabalho remoto com a ideia de cortar custos, fornecer maior flexibilidade aos funcionários e aumentar a eficiência de maneira geral.

No entanto, elas acabam esquecendo que apesar de não ter que gastar proporcionalmente com materiais e equipamentos no escritório, elas ainda precisam oferecer suporte aos seus funcionários.

As empresas bem-sucedidas e que implementam um modelo de liderança remota eficaz fornecem equipamentos como notebooks, headsets, webcams ou quaisquer outras ferramentas que sejam essenciais.

Algumas vão além e fornecem um plano de internet mais veloz para atender as demandas do trabalho remoto.

Fornecer as ferramentas mínimas para o desempenho do trabalho remoto eficiente aos funcionários é uma das dicas de liderança remota que não poderiam faltar.

2. Faça uso da tecnologia

A tecnologia é sem dúvidas sua maior aliada em uma rotina laboral remota. Ou seja, toda a comunicação, organização, planejamento e execução de tarefas acontecem através de alguma ferramenta digital.

Há uma grande quantidade de ferramentas gratuitas para facilitar a gestão da sua equipe remota. Por exemplo, ferramentas para videoconferência gratuita, gerenciamento de projetos e tarefas, automação de orçamentos e faturas e muito mais.

No entanto, uma forma de economizar recursos e facilitar a vida dos funcionários é usar uma ferramenta de gestão empresarial que integre todos estes e outros recursos em apenas uma solução.

Alguns softwares, como o Bitrix24, permitem administrar vários aspectos da gestão de relacionamento com o cliente, bem como das tarefas internas da empresa.

Além disso, eles ainda permitem liderar remotamente enquanto se mantém conectado, tanto através do seu computador ou laptop, como através do smartphone.

3. Melhore a transparência

A transparência empresarial é um ponto-chave em nossas dicas de liderança remota. Ao trabalhar em locais distantes um do outro ou mesmo em fusos-horários diferentes, a sua equipe de trabalho pode se sentir desconectada dos ideais da empresa.

Por isso, ao implementar uma cultura de trabalho transparente, você possibilita que os seus funcionários participem das decisões da empresa. Então, mantenha todas as equipes atualizadas das novidades da empresa, mudanças em planejamento e assim por diante.

Uma das formas de melhorar a transparência do seu negócio é implementar uma rede social interna. As intranets funcionam de forma similar às redes sociais, mas limitadas ao ambiente laboral.

Essa é uma boa estratégia, sobretudo, para empresas com um grande número de funcionários remotos.

Enfim, ao manter os funcionários atualizados e com um senso de pertencimento à empresa, você aumenta o engajamento geral e mantém a equipe motivada. Aliás, essa é mais uma das dicas de liderança remota que falaremos a seguir.

4. Mantenha a sua equipe motivada

A falta de motivação é um dos principais aspectos que dificultam a vida dos funcionários em uma rotina de trabalho remoto.

O isolamento social, a falta de comunicação cara-a-cara e a dificuldade de manter-se concentrado em home office são alguns dos principais vilões da liderança remota.

Muitos funcionários acabam por adquirir rotinas de trabalho em horários totalmente aleatórios e diversos maus hábitos que drenam as suas energias diariamente.

Por isso, é importante estar presente para ajudá-los a superar esses desafios e mantê-los motivados a desempenhar um trabalho de qualidade.

Então, fique atento aos sinais, mantenha um canal de comunicação aberto, peça e forneça feedbacks e faça o que estiver ao seu alcance como gerente.

5. Flexibilize a comunicação

A comunicação é um dos aspectos inquestionavelmente importantes na liderança remota. Ela deve fazer parte do cotidiano de todos os funcionários da empresa, sobretudo, pela ausência de contato presencial.

No entanto, um dos grandes benefícios do trabalho remoto é justamente a flexibilidade. Isto é, todos têm maior autonomia para decidir seus horários de trabalho.

Nesse sentido, uma das dicas de liderança remota mais eficientes é adotar um modelo de comunicação assíncrono. Ou seja, isso significa que nem todos precisam estar presentes para se comunicar durante os mesmos horários.

Então, cada funcionário pode optar por se comunicar no horário que lhe for mais conveniente. Em caso de reuniões importantes para todos, defina a data e horário e comunique aos participantes com boa antecedência.

6. Foque nos resultados

Por fim, uma das dicas de liderança remota indispensáveis é focar nos resultados reais. Ou seja, um grande erro cometido por muitos líderes de projeto é ficar no pé dos seus funcionários enquanto desempenham as suas tarefas.

Além desse comportamento levar a más relações de trabalho, ele ainda pode ter um efeito adverso diminuindo a produtividade dos funcionários.

Portanto, permita que os seus funcionários organizem sua rotina de trabalho, seus horários e prioridades. Esteja presente para ajudá-los quando for necessário e monitorar o andamento do trabalho, mas sem controle excessivo.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Desafios para uma liderança remota eficaz 6 dicas de liderança remota para a sua equipe 1. Forneça os recursos necessários para o trabalho remoto 2. Faça uso da tecnologia 3. Melhore a transparência 4. Mantenha a sua equipe motivada 5. Flexibilize a comunicação 6. Foque nos resultados
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
Liderança Adaptativa: Como Implementar Eficazmente em Sua Organização
Liderança Adaptativa: Como Implementar Eficazmente em Sua Organização
10 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura