12 Atividades de Team Building On-line para Equipes Remotas

10 min de leitura
Ariane Jaeger
8 de julho de 2022
Última atualização: 14 de julho de 2022
12 Atividades de Team Building On-line para Equipes Remotas

Criar vínculos duradouros entre os membros de uma equipe de trabalho não é uma tarefa fácil. Constantemente, os líderes enfrentam desafios para manter os colaboradores engajados entre si, satisfeitos e colaborando da maneira ideal. No entanto, aplicar atividades virtuais de team building é algo que pode ajudar – sobretudo no trabalho remoto, em que a distância física acaba trazendo prejuízos em termos de interação social.

Neste artigo, acompanhem as melhores dinâmicas de formação de equipes ou team building para realizar com o seu time remoto e uni-lo como nunca!

Perguntas frequentes

O que são as atividades de team building?

As atividades de team building são treinamentos e práticas que focam na melhora do relacionamento e no aumento do engajamento entre os membros de um time. Elas também podem ser aplicadas para administrar conflitos, otimizar os processos de delegação ou de liderança, promover o diálogo e a comunicação efetiva e mais.

Quais são as atividades mais divertidas de criação de equipes virtuais?

As atividades mais divertidas de criação de equipes virtuais são:

  1. Clube do livro;
  2. Histórias com emojis;
  3. Bingo virtual;
  4. Happy hour on-line;
  5. Caça ao tesouro remota;
  6. Caça ABC;
  7. Festa trimestral;
  8. Fogueira virtual;
  9. Coworking remoto e em tempo real;
  10. Show de talentos on-line;
  11. De quem é o escritório;
  12. Eu nunca.

Como fazer atividades de team building on-line?

Existem várias maneiras de fazer atividades de team building on-line, que têm como objetivo fortalecer os laços e gerar confiança mútua entre os membros de um time. Para iniciar, você deve buscar pelos melhores exemplos de dinâmicas de formação de equipe, escolher as que você mais gosta e começar a praticar com o grupo desejado, via videoconferências on-line.

As melhores atividades de team building on-line

O trabalho remoto não deve ser desculpa para não manter a sua equipe unida. A seguir, confira as melhores atividades virtuais de team building para aplicar com facilidade e alavancar a sintonia entre o time:

1. Organize um clube do livro

Vários dos seus liderados gostam de ler? Então considere incluir a criação e a organização de um clube do livro entre as suas atividades remotas de team building. Proponham a leitura de uma obra específica e marquem encontros para discutirem sobre o livro e trocarem ideias a respeito do tema.

Quando praticam atividades virtuais de team building como essa, a maioria das equipes estabelece livros que agregarão algum tipo de benefício para o seu local de trabalho, seguindo com a leitura mensal – ou um tempo maior, conforme o tamanho do título. Assim, o encontro fica longe de ser um fardo e só traz benefícios!

2. Gere histórias com emojis

Em meio às atividades virtuais de team building, é difícil encontrar uma dinâmica que seja tão visual quanto esta: a criação de histórias com emojis. O desafio é simples de entender: cada participante deve usar de cinco a seis emojis para contar uma história. Logo, cabe aos membros do time irem completando o cenário, adicionando novas cenas e capítulos só com emojis – tudo em tempo real!

No mínimo, isto servirá para quebrar o gelo entre o time e melhorar a interação entre o grupo, sem contar a capacidade de gerar belas risadas! O lado bom é que tal exercício pode ser feito no próprio chat da videochamada em grupo, assim, os líderes não precisam se preocupar com muitos recursos para colocar em prática!

3. Faça um bingo virtual

Não é novidade para ninguém que o povo brasileiro ama jogos de bingo. Portanto, uma das melhores atividades de team building on-line é, de fato, realizar um bingo virtual.

O mais interessante, no entanto, é que os líderes pensem em ideias criativas para personalizarem a cartela de bingo convencional e aumentarem ainda mais a conexão entre o time. Na internet, basta uma pequena pesquisa para encontrar modelos de cartões de bingo personalizáveis conforme as suas necessidades.

Na cartela, você pode adicionar frases que envolvam o dia a dia da equipe remota e que gerem diversão entre o pessoal. Como “Todos estão me ouvindo?”, “Estão vendo a minha tela?” ou qualquer outra piada ou citação que faça sentido entre o grupo de trabalho.

Quer entender como funciona, na prática?

  • Primeiro, escolha um moderador para o seu bingo virtual;
  • Em seguida, tal indivíduo deve falar uma frase aleatória que esteja presente nas cartelas de bingo;
  • Então os jogadores devem procurar por tal frase, marcando-a em seus cartões. Lembrando que: você deve ter pelo menos duas versões de cartelas para ter uma diferenciação entre os funcionários;
  • Assim que um colega completar uma linha horizontal, vertical, diagonal ou cartela cheia (conforme estabelecido pelo moderador), ele sai como o vencedor e ganha um prêmio – como um vale presente on-line.

Apesar de ser um jogo simples, o bingo tem um potencial incrível de manter o time unido a longo prazo – sendo extremamente fácil de ser incorporado como uma das atividades virtuais de team building.

4. Agende um happy hour virtual

Não teria como fazer uma lista de atividades virtuais de team building sem incluir um happy hour – ainda que ele seja conduzido de forma integralmente remota. Afinal, eles são amados pelos empregados e as equipes presenciais costumam (sobretudo na quinta ou na sexta-feira) se reunir após o expediente.


Mais do que um sistema de gestão de equipes, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


Reviva a tradição planejando um happy hour semanal – e abra as portas para a descontração. Durante a videoconferência, deixe o ambiente ainda mais envolvente com músicas, perguntas quebra-gelo ou a adição de efeitos especiais na própria conversa (como filtros e efeitos 3D). Assim, vai ser mais fácil tirar o melhor proveito do momento!

5. Siga com uma caça ao tesouro remota

Nas atividades virtuais de team building, você não poderá ocultar os itens valiosos dos seus funcionários durante uma caça ao tesouro. Mas, certamente, consegue adaptar a abordagem para manter o time sintonizado.

Crie uma lista de itens especiais que os colaboradores terão que encontrar em sua própria casa (e que provavelmente algum deles terá), como:

  • Uma nota antiga de um real;
  • Uma foto na pré-escola;
  • Um objeto dos anos 80 ou 90.

Durante a dinâmica, informe o objeto escolhido aos participantes (sendo criativo) e sigam na caça ao tesouro. Ganha pontos o primeiro indivíduo que mostrar que possui o objeto, e assim segue uma classificação que mostrará, ao fim, quem é o vencedor

6. Faça o caça ABC

Caso tenha gostado da caça ao tesouro (tática mencionada no tópico acima), com certeza você também se empolgará com a ideia do caça ABC. Durante este jogo entre equipe, o time deve sortear ou escolher três letras do alfabeto de forma aleatória, virtualmente.

Em seguida, o resto da equipe precisa correr para encontrar um objeto que inicie com cada uma daquelas letras, trazendo o trio para mostrar ao anfitrião assim que completar o desafio.

Para deixar a brincadeira ainda mais desafiadora e divertida, tente propor um limite de 30 ou 50 segundos para eles coletarem todos os itens. Por fim, ganha aquele colaborador que tiver o maior número de pontos – mas as vantagens em instigar este senso competitivo saudável, logicamente, vai muito além disso!

7. Promova uma festa on-line por trimestre e envie alguns mimos presenciais

Se você quer manter a equipe unida, mesmo com cada membro estando a quilômetros de distância entre si, não espere chegar a época de final de ano ou o Natal para fazer uma confraternização ou presentear (mesmo singelamente) o pessoal. Por que não estabelecer um período trimestral para promover uma festa on-line?

Além da descontração e da contagem regressiva para aquele momento de relax, surpreenda os colaboradores enviando uma pequena lembrancinha para cada um deles. Breves vouchers, chocolates ou itens tecnológicos podem ser o suficiente para encantar os funcionários – e você nem precisa de um orçamento exorbitante para mantê-los gratos e plenamente motivados. Aproveite para colocar em prática!

8. Marque uma fogueira virtual

Uma pequena fogueira e um grupo de amigos compartilhando histórias e trocando risadas à luz do luar. Certamente, esta cena nos traz lembranças muito boas. Ou, no mínimo, desperta sentimentos agradáveis a partir de histórias que já acompanhamos em filmes ou programas de TV. Então por que não replicar a essência de tal experiência – adaptando-a para o ambiente virtual?

Reserve um dia para acender uma pequena fogueira com a sua equipe remota. Uma simples vela enviada ou comprada por cada um deles já pode resolver o problema de maneira criativa! Então, com todos a postos, abra espaço para que os colegas contem histórias (até mesmo mal-assombradas), façam pequenos desafios, compartilhem pensamentos ou coloquem em vigor dinâmicas de quebra-gelo.

Este clima de acampamento virtual tende a unir o time, permitir que o grupo interaja entre si e compartilhe boas vibrações. O que, sem dúvidas, é muito bem-vindo para aumentar o engajamento entre funcionários que atuam distantes (ao menos fisicamente) uns dos outros.

Para quem busca atividades divertidas para equipes on-line, esta ideia da fogueira virtual pode se encaixar perfeitamente – já que é diferenciada, reúne os indivíduos e lembra muito um luau.  

9. Crie um espaço de coworking remoto e em tempo real

Com uma equipe distribuída remotamente, é muito difícil que o time se encontre para trabalhar junto – mesmo em um café ou um coworking. Então tente promover uma experiência parecida no ambiente remoto.

Peça para que os funcionários iniciem uma sessão de vídeo em equipe e realizem o trabalho naturalmente – com breves momentos de interação e descontração (mas sem exageros). Tal conduta, mesmo que pareça simples e indefesa, tende a deixar as pessoas mais produtivas e inclinadas a agirem em grupo para fazerem o seu trabalho.

Para quem lida com equipes geograficamente distribuídas, em diferentes fusos, talvez não seja tão simples assim coordenar os horários para uma transmissão ao vivo. No entanto, sempre há a possibilidade de executar a dinâmica entre pequenos grupos e aplicar outras atividades virtuais de team building coletivamente (como algumas das mencionadas neste artigo) para ter os melhores resultados.

10. Promova um show de talentos on-line

Todo mundo tem um talento – à sua maneira. Portanto, aproveite isso ao seu favor para estabelecer uma das atividades divertidas para equipes on-line: um show de talentos com os membros do time!

Marque um dia e horário (com antecedência) e peça para que os colaboradores – individualmente ou em duplas – preparem uma apresentação para mostrar o seu melhor talento neste evento.

Quanto maior for a sua habilidade de motivá-los a darem o seu melhor para a competição (até premiando os melhores colocados), maiores serão as chances desta brincadeira reverberar positivamente no dia a dia daquele grupo de trabalho. Dentre as atividades remotas de team building, um show de talentos se mostra como um jeito incrível de sintonizar os funcionários!

11. Brinque de adivinhar de quem é o escritório

Você pode se deparar com uma série de atividades virtuais de team building na internet, mas nem todas elas são tão divertidas quanto a “De quem é o escritório?”.

O propósito é simples: cada membro do grupo vai tirar uma foto do seu ambiente de trabalho – como o escritório em home office. Durante o jogo, o anfitrião irá compartilhar a tela e fazer com que os participantes tentem adivinhar de quem é aquele escritório.

Logicamente, os próprios colaboradores podem ser criativos e tentar incluir algumas pistas especiais quando forem tirar a foto – deixando o jogo ainda mais cômico. Certamente, bons momentos e risadas não irão faltar!

12. Jogue “Eu nunca”

Quer reduzir o estresse da sua equipe rapidamente, em um momento rico em descontração? Então reservem um tempo para jogar “Eu nunca”.

As regras do jogo são fáceis:

  • Selecione um participante para dizer algo que nunca fez antes e peça para que os demais fiquem com todos os dedos da mão levantados;
  • Se um membro do time já tiver feito aquilo que foi mencionado, ele deve baixar um dedo da mão. Os outros, que nunca fizeram, permanecem com os dedos levantados;
  • A declaração de “eu nunca” vai sendo repassada entre os integrantes e ganha quem, ao final, tiver o maior número de dedos levantados.

Atividades virtuais de team building como este jogo não só servem para alegrar momentaneamente, como também para aumentar o conhecimento do time (uns sobre os outros) e impulsionar o engajamento.


Use e abuse dos benefícios das atividades virtuais de team building

As atividades virtuais de team building vem sendo empregadas por empresas modernas no mundo todo. Na busca pelo aumento do senso de pertencimento, por melhores relacionamentos e sintonia entre os funcionários, os gestores se dedicam constantemente para gerar dinâmicas de team building que façam sentido entre os seus liderados.

Por isso, aproveite as dicas expostas neste artigo e encontre os exercícios que sejam mais aplicáveis perante o seu time. Sem dúvidas, será muito vantajoso colher todos os resultados maravilhosos que as atividades de formação de equipes remotas tendem a trazer a longo prazo – sendo que a motivação, a interação e a melhor comunicação são só algumas das oportunidades.


Mais do que um sistema de gestão de equipes, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
7 Estratégias Essenciais para Tomadas de Decisão Baseadas em Dados
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Perguntas frequentes O que são as atividades de team building? Quais são as atividades mais divertidas de criação de equipes virtuais? Como fazer atividades de team building on-line? As melhores atividades de team building on-line 1. Organize um clube do livro 2. Gere histórias com emojis 3. Faça um bingo virtual 4. Agende um happy hour virtual Mais do que um sistema de gestão de equipes, um pacote de trabalho on-line completo 5. Siga com uma caça ao tesouro remota 6. Faça o caça ABC 7. Promova uma festa on-line por trimestre e envie alguns mimos presenciais 8. Marque uma fogueira virtual 9. Crie um espaço de coworking remoto e em tempo real 10. Promova um show de talentos on-line 11. Brinque de adivinhar de quem é o escritório 12. Jogue “Eu nunca” Use e abuse dos benefícios das atividades virtuais de team building Mais do que um sistema de gestão de equipes, um pacote de trabalho on-line completo
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
10 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura