11 maneiras fáceis de evitar o esgotamento em equipes remotas

19 min de leitura
Ariane Jaeger
11 de março de 2022
Última atualização: 11 de março de 2022
11 maneiras fáceis de evitar o esgotamento em equipes remotas

O esgotamento no ambiente de trabalho sempre esteve presente. Mas com o aumento da pressão e ansiedade relacionados com a intensificação do home office, os índices de Burnout podem aumentar.

Neste guia, você acompanhará algumas estratégias bem-vindas para prevenir o Burnout e minimizar os riscos envolvidos com esta doença perante os seus funcionários. Leia na íntegra!

Perguntas frequentes




O que é Burnout?

A síndrome de Burnout é uma condição gerada pelo estresse crônico e excesso de trabalho. Em português, este distúrbio psíquico pode ser nomeado como “síndrome de esgotamento profissional”. Ela é caracterizada a partir de um trio de elementos-chave, incluindo: · Sensação de esgotamento no ambiente laboral – seja ele físico ou remoto; · Sentimentos negativos com a sua atuação ou cinismo (descaso); · Perda de eficácia profissional e produtividade.

Por que é importante prevenir o Burnout?

O ato de prevenir o Burnout é tão relevante porque a condição pode interferir no dia a dia das pessoas e gerar consequências drásticas. A síndrome de Burnout pode levar a redução de qualidade de vida, desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal, insatisfação geral, depressão, ansiedade e até tendências suicidas (em casos mais graves).

Como identificar sinais de esgotamento em funcionários remotos?

Existem alguns sinais que podem indicar o esgotamento de funcionários, mesmo em regime de trabalho remoto. São eles:
· Falta de entusiasmo para cumprir com as suas atividades;
· Perda da energia no trabalho;
· Redução dos índices de produtividade;
· Sensação negativa ou cinismo;
· Incapacidade de concentração;
· Irritabilidade;
· Cansaço perceptível e frequente;
· Falta de colaboração com os objetivos da equipe;
· Menores taxas de comunicação com o time.




Prevenir o Burnout em times remotos: conheça 11 estratégias eficientes e simples

Com o aumento alarmante dos níveis de Burnout nos últimos tempos, é importantíssimo que empresas de todos os tamanhos busquem alternativas para mitigar o seu risco. De preferência, antes mesmo de notar sinais de esgotamento em funcionários remotos.

Pensando nisso, trouxemos uma lista repleta de dicas para prevenir o Burnout, promover o bem-estar e saúde mental dos colaboradores e somar benefícios para toda a empresa. Pronto para conferir?


1. Entenda o seu time e identifique gatilhos

Todo bom líder e gestor precisa estar aberto a conhecer a sua equipe. Diante de algumas situações, você já notou que os colaboradores ficam mais irritados ou desanimados do que o normal?

Prazos apertados, cobranças excessivas, larga competição e falta de descanso podem ser condições que aumentam a tensão no ambiente de trabalho. E você precisa compreender o que irrita o seu time para minimizar tais atitudes sempre que possível.

Melhorar as relações da empresa com os colaboradores e buscar entendê-los é o primeiro passo para prevenir o esgotamento do profissional.


2. Conecte os seus funcionários

Uma dica para que se evite o esgotamento em equipes de trabalho remotas é promover conexões e sintonia no trabalho. Afinal, quando cada um trabalha em sua casa, a partir do seu computador, é muito mais complexo desenvolver um senso de equipe – e se sentir isolado e desconectado é algo constante.

Por sorte, uma boa plataforma de colaboração pode ajudar (imensamente) com este problema. Quando bem implementado, tal sistema estimula comunicações claras, rápidas e mais humanas. Os colaboradores tendem a se ajudar para cumprir com as metas do time e isso faz com que não se sintam mais tão sozinhos. 

No Bitrix24, por exemplo, equipes conversam por vídeo, mensagens de voz, texto ou até chats em grupo. Assim, torna-se muito mais simples firmar vínculos em questão de instantes.

Outro ponto capaz de estreitar conexões está na adoção de uma rede social corporativa. O objetivo é que, através da tendência das mídias sociais, os empregados daquela companhia interajam por meio de posts, discussões, reações e avisos – sentindo-se como parte de algo maior. Para quem está preocupado em prevenir o Burnout, é uma estratégia de ouro a considerar!


3. Instigue a definição de limites

Um dos principais problemas de quem vem trabalhando em casa, remotamente, está na dificuldade em estipular limites. Isso porque quando tudo é realizado a partir do mesmo lugar, é muito mais complexo se desconectar ao fim do dia. Ainda mais se cada um trabalha em um horário e não há limites ou condutas sobre o envio de mensagens.

Por isso, uma forma para que se evite o esgotamento com equipes remotas está em definir períodos claros para o início e término do trabalho. Ou, melhor ainda: emitir um comunicado para que ninguém envie mensagens após o fim do expediente.

Logicamente, isso pode ser um pouco complexo (ou um tanto quanto impossível) quando se lida com equipes remotas geograficamente distribuídas. Mas, se este for o caso, trabalhe com um sistema de comunicação assíncrono, ao invés de ativar notificações em tempo real.

De modo a reduzir o estresse, estimule para que os colaboradores possam desligar as suas mentes e relaxarem assim que fecharem os computadores. Aconselhe-os a encerrar o login no PC e só voltar a pensar nos problemas e afazeres no dia seguinte. Afinal de contas, é extremamente complexo prevenir o Burnout quando os limites não são estabelecidos.


4. Trabalhe com objetivos de curto prazo

Embora seja importante ter uma visão a longo prazo, focar demais no futuro pode levar a perda de foco e aumento da ansiedade. Portanto, para que você evite o esgotamento do funcionário, é altamente indicado atuar com a definição de metas e objetivos a curto prazo.

O hábito de planejar diariamente e ver as atividades serem cumpridas semana a semana tende a reduzir o estresse gerado pelo trabalho. Portanto, acompanhem o sucesso a cada etapa – em vez de só reclamar que o trabalho gigante ainda não foi finalizado. A comemoração de pequenas conquistas, dando “um passo de cada vez”, fará toda a diferença para não trabalhar constantemente sob pressão e prevenir o Burnout.



Mais do que um sistema para equipes remotas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Experimente agora!



5. Pare de microgerenciar e flexibilize

Ter o controle sempre é importante – mas nada em excesso faz bem. Não é à toa que o ato de microgerenciar é capaz de levar a irritabilidade e acabar com a produtividade dos seus funcionários.

Para companhias que desejam prevenir o Burnout, abandonar o gerenciamento constante deve ser uma realidade. Abra espaço para a flexibilização e deixe que eles atuem da forma que preferirem (em termos de horários), desde que estejam satisfeitos, plenos em bem-estar e entreguem os seus devidos resultados.

Em paralelo, estimulem a transparência para que esteja claro que preferem, por exemplo, começar a trabalhar um pouco mais cedo para folgar antes do fim do dia. Ao fim de cada semana ou mês (ou qualquer intervalo que preferir), mantenha o gerenciamento para ver se as metas foram alcançadas. Mas faça da flexibilidade a sua aliada – deixando de lado as importunações do temido microgerenciamento.  


6. Crie laços com atividades de formação de equipe remota

Quer uma dica e tanto para que se evite o esgotamento em equipes de trabalho remotas? Comece a pensar e aplicar ideias de formação de equipe remota. Também conhecidas como team building, tais atividades estimulam a construção de laços (mesmo a distância) e facilitam a interação e o trabalho em conjunto. O que reduz, mesmo que indiretamente, o estresse e a sensação de insatisfação para com o trabalho.

Dependendo da forma com que são aplicados, os jogos e interações de team building também podem aguçar condutas e habilidades importantes para quem trabalha em grupos.

Além dos benefícios incríveis, outra boa notícia é que não é preciso ter muitos recursos para que líderes conduzam atividades de formação de equipe remotamente. Basta criatividade, força de vontade e um bom sistema de comunicação por vídeo – de preferência em sua própria plataforma colaborativa. 

Alguns exemplos podem incluir uma caça ao tesouro em grupo, um café virtual, jogos de perguntas e respostas e o famoso “duas verdades e uma mentira”.


7. Estruture a rotina laboral

Quando os colaboradores não têm um dia a dia de trabalho estruturado e organizado, as tarefas a serem concretizadas podem parecer muito maiores e preocupantes do que elas realmente são.

A falta de controle acaba os deixando estressados e ansiosos por não vencerem a carga horária de trabalho. Assim, permitir que a semana seja mais estruturada, é um elemento-chave para deixar as tarefas mais gerenciáveis, fluidas e alcançáveis.

Por sorte, existem diversas maneiras para que se reduza o esgotamento do trabalho remoto a partir da gestão. No entanto, é crucial ter em mente que algo que funciona bem para uma equipe pode sequer fazer diferença para outra. Portanto, é interessante contar com uma plataforma para a estruturação do trabalho que seja personalizável – como é o caso do Bitrix24.

Nesta interface, por exemplo, os times têm flexibilidade para utilizar templates e personalizar os campos conforme a necessidade. Para organizar a semana, aumentar o foco e reduzir o estresse, pode-se gerar quadros Kanban (extremamente visuais), acompanhar o progresso a partir de gráficos, criar checklists de tarefas simples e calendários com os objetivos da equipe. Como uma forma de prevenir o Burnout através da estruturação, vale a pena explorar!


8. Adote um sistema de informações para sanar dúvidas comuns

Para que se reduza o esgotamento do trabalho remoto, é interessante promover um ambiente de trabalho que auxilie o colaborador – e não encha a sua cabeça de problemas.

Muitos funcionários relutam em pedir ajuda quando se depararam com um questionamento ou não encontram o que precisavam. E, dependendo do turbilhão de emoções, isso pode atingir o efeito dominó de falta de foco, produtividade e incapacidade de cumprir com as suas tarefas – gerando estresse e insatisfação no ambiente laboral.

Portanto, como uma forma de prevenir o Burnout, forneça recursos on-line para que a equipe tenha orientação sempre que precisar. Criar um arquivo ou uma série de quadros com informações e conselhos gerais, servindo como guias, é uma dica e tanto para oferecer suporte.

Além de se sentirem orientados, certamente, eles saberão que não estão sozinhos e que podem contar com ajuda em seu local de trabalho. Na interface que citamos anteriormente, o Bitrix24, há um recurso que permite fazer exatamente isso: criar uma base de conhecimento que guie toda a equipe de trabalho.


9. Previna a sobrecarga ao delegar tarefas

Evite o esgotamento reduzindo a sua sobrecarga de trabalho. No momento de atribuir tarefas, tente distribuir as atividades da forma mais saudável e equilibrada possível. Em vez de mandar tudo para aquele colaborador em particular, por que não dividir com outros membros que têm as mesmas funções e habilidades que ele?

Sobrecarregar, semana a semana, leva à exaustão e redução da motivação. Reduzir a carga horária de trabalho não só contribui para a saúde mental e estresse, como também estimula a criatividade e agregação de melhores resultados. Portanto, é um fator que deve estar claro (e ser aplicado) por todos os gerentes.

  

10. Agende conversas individuais

Em vez de ficar gerenciando excessivamente e importunando o funcionário, você, como líder, pode promover encontros regulares e individuais com ele ao menos uma vez no mês (ou a cada quinzena).

Reservem um tempo para ter uma conversa franca e fluida, seja por bate-papo ou uma ligação de voz. Pergunte se ele está bem, como está lidando com a carga horária e identifique quaisquer sinais para que se evite o esgotamento do funcionário o quanto antes.

Abra espaço para que ele compartilhe qualquer problema ou situação que o esteja sufocando e tenha empatia e escuta ativa no momento de ouvi-lo. Quanto mais as empresas se dedicarem a isso, mais intuitivo será prevenir o Burnout e mitigar os riscos associados com a síndrome. 


11. Meça o nível de estresse

Não há dúvidas de que a carga de trabalho pesada altera o humor, a produtividade, os resultados e afeta a saúde mental. Então, para que se evite o esgotamento com equipes remotas, é crucial acompanhar como andam os índices de estresse dos seus colaboradores.

Através de tecnologia de ponta, já é totalmente viável e possível mensurar o nível de estresse com o Bitrix24. De maneira inteligente (porém prática), as medidas são feitas através da própria câmera do smartphone, envolvendo análises de variação da frequência cardíaca.

Assim, os próprios indivíduos estão aptos para ver o seu nível de estresse, compartilhar dados com os colegas e pensar em formas de minimizá-lo. 


Evite o esgotamento e compartilhe vantagens

Quando as equipes de gestão unem esforços para reduzir os riscos de esgotamento, os resultados são incríveis. O funcionário em si vive com maior saúde mental e motivação, dando o seu melhor na função. Igualmente, os colegas se sentem bem e o workflow transcorre da maneira desejada. 

E a sua empresa? Ah, sem dúvidas, ela vislumbrará maior produtividade e alcance dos objetivos traçados. Por isso, aproveite as dicas que trouxemos e coloque-as em prática. O time todo só tem a ganhar!


Mais do que um sistema para equipes remotas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

Experimente agora!



Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Perguntas frequentes O que é Burnout? Por que é importante prevenir o Burnout? Como identificar sinais de esgotamento em funcionários remotos? Prevenir o Burnout em times remotos: conheça 11 estratégias eficientes e simples 1. Entenda o seu time e identifique gatilhos 2. Conecte os seus funcionários 3. Instigue a definição de limites 4. Trabalhe com objetivos de curto prazo 5. Pare de microgerenciar e flexibilize 6. Crie laços com atividades de formação de equipe remota 7. Estruture a rotina laboral 8. Adote um sistema de informações para sanar dúvidas comuns 9. Previna a sobrecarga ao delegar tarefas 10. Agende conversas individuais 11. Meça o nível de estresse Evite o esgotamento e compartilhe vantagens
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura