10 segredos de pessoas altamente produtivas ao fazerem o seu trabalho

10 min de leitura
Ariane Jaeger
21 de junho de 2022
Última atualização: 20 de junho de 2022
10 segredos de pessoas altamente produtivas ao fazerem o seu trabalho

Alguma vez você já se perguntou como alguns colegas conseguem ser tão produtivos? Eles mantêm as metas em dia, chegam para trabalhar com disposição e sempre terminam as tarefas mais rápido (sem perder a qualidade).

Será que há algum segredo entre as pessoas altamente produtivas? É exatamente esta pergunta que será respondida neste artigo, que lista as 10 estratégias e hábitos de trabalho produtivos que são infalíveis. Confiram! 


Perguntas frequentes


O que faz uma pessoa ser produtiva?

O que faz uma pessoa ser produtiva é a sua capacidade de executar as tarefas em um tempo menor do que o esperado, sendo prática e realizando um trabalho de qualidade. Olhando para a perspectiva econômica, uma pessoa produtiva também é aquela que produz mais, em menos tempo e com menos recursos.

Como ser uma pessoa altamente produtiva?

Para ser uma pessoa altamente produtiva, é preciso:
  • Saber o que lhe faz bem durante o workflow;
  • Acabar com as distrações;
  • Dedicar-se ao desenvolvimento intelectual constante;
  • Exercitar-se regularmente;
  • Deixar a procrastinação de lado;
  • Trabalhar a partir de prioridades;
  • Focar em uma coisa de cada vez;
  • Dar valor aos minutos;
  • Estabelecer rituais próprios durante a rotina de trabalho;
  • Saber dizer “não”.

O que são hábitos produtivos?

Os hábitos produtivos são aqueles que ajudam as pessoas a realizarem as suas tarefas diárias com maiores índices de produtividade. Alguns exemplos de hábitos produtivos incluem:
  • Fazer mais pausas durante o expediente;
  • Eliminar as distrações ao longo do workflow;
  • Abandonar a procrastinação;
  • Ter o apoio diário de métodos e ferramentas que alavancam a produtividade;
  • Reduzir a atuação multitarefas.



Os maiores segredos das pessoas altamente produtivas

Ser produtivo não é um dom, mas é óbvio que várias pessoas têm uma facilidade ainda maior de colocar tais hábitos positivos em prática – atingindo níveis de foco, produção e resultados impecáveis!  

Por sorte, qualquer indivíduo dedicado pode conhecer os principais segredos de quem é produtivo e aproveitar para aplicá-los – tendo excelentes resultados. Curiosos para saberem mais? Então, acompanhem a leitura dos tópicos seguintes e saibam quais são os hábitos mais comuns entre quem é extremamente produtivo. Vamos lá!

1. Saber o que faz bem durante o trabalho

Esta lista de segredos de pessoas altamente produtivas parte de um elemento chave para qualquer indivíduo: o autoconhecimento. Embora ele seja crucial para todos, são poucos os que se dedicam a desbravá-lo e colher os benefícios ao seu favor.

Neste caso, as pessoas altamente produtivas sabem como elas trabalham melhor e questionam-se (mesmo que indiretamente), sobre:

  • Qual é o ambiente propício para deixar o trabalho fluir?

  • Quais itens não podem faltar durante a rotina de trabalho?

  • Qual bebida (como um café ou chá) as impulsiona para entregarem os melhores resultados?

  • Uma boa cadeira e equipamentos ergonômicos fazem a diferença?

  • O que mais pode ser vantajoso para si?

Mesmo que tenham a oportunidade de trabalhar em home office, por exemplo, há quem prefira ir até um espaço de coworking ou um café aconchegante para trabalhar. Portanto, se conhecer e saber o que funciona melhor para si é o primeiro passo para se tornar uma pessoa que produz mais e possui eficiência.  

2. Eliminar ao máximo as distrações

Deseja ter índices de produtividade invejáveis – seja entre si ou a sua equipe? Então, experimente reduzir ao máximo as distrações no ambiente laboral. Afinal, é exatamente isso que os mais produtivos fazem!

Faça o trabalho fluir eliminando os ruídos desnecessários, atuando com um ambiente mais silencioso. E caso tal conduta esteja fora de cogitação, coloque em prática o uso de fones com cancelamento de ruído entre os seus funcionários.

Na era da hiperconectividade, as notificações são um dos maiores problemas na hora de produzir sem interrupções. Então, tente deixar o celular no modo avião durante os momentos de foco e estimule para que os seus colaboradores façam o mesmo.

Além das notificações do celular, preocupem-se com os avisos de e-mails e redes sociais – pelas próprias plataformas web, via PC. Fechem quaisquer programas que sejam desnecessários (levando em conta o trabalho que está sendo realizado) e fiquem bem distantes de qualquer fator que possa comprometer o workflow dedicado. É algo crucial!

3. Dedicar-se ao desenvolvimento constante

As pessoas altamente produtivas conseguem tomar decisões com maior propriedade, concluir as tarefas de forma exímia e entregar ótimos resultados. Mas qual é o segredo por trás de tudo isso, afinal? Uma das respostas pode estar na procura pela melhoria contínua.

Quem se preocupa em ser produtivo está sempre em busca de desenvolvimento, aprendendo e se atualizando ao longo do tempo. As pessoas mais produtivas costumam participar de grupos de discussão, acompanhar podcasts ou livros no caminho para o trabalho e seguem ávidos pelo aprendizado.

No dia a dia, os exemplos de trabalho produtivo mostram que tais indivíduos buscam por ferramentas capazes de otimizar o seu workflow, metodologias que apoiam a produtividade e estratégias relacionadas. Então, comece a reservar um tempo para se aprofundar no assunto já! E caso você tenha uma equipe para comandar, estimule o desenvolvimento pessoal constantemente – pois os benefícios serão reverberados do individual para o coletivo. 

4. Exercitar-se regularmente

Muitos podem nem sequer relacionar a produtividade no trabalho com a realização de exercícios físicos frequentes – sobretudo quando a atividade lida mais com o intelecto, e não com o físico corporal.

No entanto, a cada dia que passa, a ciência mostra que o corpo e a mente estão interligados, compondo a saúde e impactando diretamente a maneira como se conduz o trabalho. Portanto, as pessoas altamente produtivas costumam ter uma rotina semanal que contempla exercícios físicos.

Além das vantagens indiscutíveis para o corpo em si, praticar atividades físicas te fará ter ainda mais energia e motivação para seguir com os afazeres diários. Por isso, dedique um tempo para praticar algum esporte ou uma aula de academia que você gosta –  e faça disso parte da sua rotina. Todas as áreas da sua vida, incluindo a de produtividade no trabalho, só têm a ganhar!

Caso atue como o líder ou gestor de um time, incentive a prática de exercícios físicos. Tal conduta pode ser feita, inclusive, ao pensar sobre o plano de benefícios agregados para os funcionários – através de um vale-academia, por exemplo. Vale a pena cogitar!


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


5. Ficar longe da função soneca do despertador

Você quer ser mais produtivo? Então, pare de procrastinar com a função soneca do celular assim que acordar. As pessoas altamente produtivas não ficam na cama lutando contra o despertador. Embora tal comportamento possa requerer coragem para os mais sonolentos, quem é muito produtivo tenta, literalmente, “pular da cama” assim que o despertador toca.

Há estudos científicos que mencionam que quem inicia o dia procrastinando tem muito mais chances de viver sentimentos de inércia, culpa e a temida falta de produtividade. Sem contar todo o estresse causado pelo impacto psicológico. Portanto, para mudar, comece com as boas práticas logo ao acordar!

6. Estabelecer prioridades nas tarefas

Não importa qual seja a sua atuação no mercado de trabalho. Quer você seja um empresário, um gestor ou um funcionário, a verdade é que será há uma imensidão de prazos, tarefas e detalhes a serem pensados – e concluídos em tempo hábil.

E como é que as pessoas altamente produtivas fazem para cumprir tudo com afinco? O segredo está em atuar a partir de prioridades. Há quem diga ser importante estabelecer pelo menos duas atividades cruciais por dia, outros, afirmam que você pode ter uma lista com as tarefas mais importantes.

De todo jeito, o mais relevante é que você defina o que é prioritário antes mesmo de iniciar o seu trabalho. Que tal reservar um dia da semana para programar a agenda e antecipar os cenários que podem te causar estresse?

Ao organizar a semana e listar as tarefas a partir de prioridades, você trabalhará no que é essencial primeiro, terá um maior foco, verá as atividades sendo cumpridas e sentirá um aumento incrível da sua produtividade. É válido colocar em prática! 

7. Focar em uma coisa por vez

Ainda que a rotina no escritório envolva múltiplas tarefas, querer abraçar tudo de uma só vez só te deixará ainda mais longe do workflow e da produtividade desejada no trabalho. Levando à pressão contínua e ao estresse, elementos que são altamente indesejáveis. E os indivíduos que valorizam a produtividade sabem muito bem disso!

Portanto, se você quer ser uma pessoa mais produtiva, faça o trabalho direcionando os esforços individualmente. Basicamente, a ideia é a seguinte: só vá para a próxima tarefa quando o seu propósito com a atividade atual estiver integralmente completo.

Caso contrário, você pode nem ter se desconectado mentalmente da primeira etapa e seguirá com a total perda de foco e produtividade no estágio seguinte. Por isso, trabalhe sem interrupções para cumprir com determinado objetivo e dedique todos os seus esforços enquanto estiver executando isso. Siga passo a passo focando em uma prioridade por vez e tenha ainda mais sucesso a longo prazo!

8. Dar valor aos minutos

É extremamente comum que a maioria dos colaboradores programem o seu calendário pensando nas horas de trabalho. Mas no caso das pessoas altamente produtivas, a programação é totalmente voltada aos minutos.

Ao ter a ciência de que há uma quantidade estipulada de minutos diários para fazer o trabalho fluir, cada 60 segundos se tornam valiosos! E como o tempo é um recurso que jamais pode ser recuperado, ele precisa ser visto como uma das suas principais prioridades ao cogitar maneiras de ser mais produtivo no trabalho. Dê valor a cada instante e busque dar o seu melhor para não perder o recurso mais precioso de todos.

9. Ter rituais próprios para relaxar ao longo do expediente

Se você prestar atenção, sempre verá alguém no escritório que cumpre com uma atividade e, logo depois, sai para descontrair e tomar um café com um colega. Ou faz uma pausa relaxante antes de prosseguir com o trabalho. Ambos ou algum dos exemplos soam familiar?

O fato é que estabelecer rituais de recuperação durante o expediente laboral aumentam as suas chances de visualizar uma rotina mais produtiva. Mesmo que a situação seja empregada inconscientemente, as pessoas altamente produtivas costumam renovar as energias antes de pensar em seguir em sua lista de tarefas.

O mais importante é descansar a mente, momentaneamente, para voltar ao trabalho com o dobro de foco e disposição. Se puder conversar com um colega sobre temas secundários (que não tenham relação com o trabalho), ou simplesmente relaxar e respirar fundo tomando a sua xícara de chá preferido, será muito bem-vindo!

De todo o jeito, é essencial ter em mente que trabalhar sem parar não te fará ser uma pessoa altamente produtiva, já que os pequenos intervalos são fundamentais!

10. Saber dizer “não”

Para se tornar uma das pessoas altamente produtivas, você não pode ser conivente com tudo. Se há um trabalho para terminar que será decisivo sobre a sua rotina no dia seguinte, será preciso renunciar aquele happy hour com os amigos.

Caso uma atividade importante da empresa esteja atrasada, talvez você terá que aplicar um “não” momentâneo para o ato de dormir e prometer que só vai descansar assim que o trabalho acabar.

Obviamente, comprometer a vida pessoal não é uma opção. Afinal de contas, tanto as esferas profissionais quanto a pessoal são importantes, e devem estar equilibradas. Mas, em muitos casos, os hábitos de trabalho produtivos envolvem negar certas circunstâncias visando uma melhor desenvoltura. Tenha isso em mente!

Otimize ainda mais os seus resultados com o Bitrix24

Se você olhar para os exemplos de trabalho produtivo, verá que a maioria das pessoas seguem pelo menos alguns dos segredos que foram listados aqui. Por isso, não perca o seu precioso tempo e organize os seus hábitos pensando nisso. Certamente, você conseguirá ter uma vida muito mais produtiva, tranquila e saudável – tanto pessoal quanto profissionalmente.

Para iniciar tal trajetória, além de seguir as táticas expostas neste artigo, aproveite para libertar todo o seu potencial de desempenho com as ferramentas presentes na plataforma do Bitrix24. A interface está repleta de recursos que maximizam a sua produtividade, incluindo: controle fino de calendários, gerenciamento de tarefas e projetos; acompanhamento de metas e progresso; comunicação em tempo real; delegação e estabelecimento de prioridades, rastreamento de tempo e muito mais. Vale a pena explorar!



Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Perguntas frequentes O que faz uma pessoa ser produtiva? Como ser uma pessoa altamente produtiva? O que são hábitos produtivos? Os maiores segredos das pessoas altamente produtivas 1. Saber o que faz bem durante o trabalho 2. Eliminar ao máximo as distrações 3. Dedicar-se ao desenvolvimento constante 4. Exercitar-se regularmente 5. Ficar longe da função soneca do despertador 6. Estabelecer prioridades nas tarefas 7. Focar em uma coisa por vez 8. Dar valor aos minutos 9. Ter rituais próprios para relaxar ao longo do expediente 10. Saber dizer “não” Otimize ainda mais os seus resultados com o Bitrix24
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
9 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura