10 principais ideias de conteúdo de social media para proprietários de pequenas empresas

4 min de leitura
Ariane Jaeger
28 de outubro de 2021
Última atualização: 28 de outubro de 2021
10 principais ideias de conteúdo de social media para proprietários de pequenas empresas

A fim de bombar as redes sociais do seu negócio com conteúdo de primeira qualidade? Encontrar boas ideias de conteúdo de social media a longo prazo é uma das tarefas mais difíceis para pequenas empresas.

Com o passar do tempo, é normal que se torne mais difícil produzir conteúdo para social media que seja diversificado e mantenha a sua audiência engajada. Por isso, separamos algumas das melhores ideias que você pode adaptar para a sua pequena empresa.

Melhores templates e ideias de conteúdo social

A seguir, confira uma lista com 10 ideias de conteúdo de social media que preparamos especialmente para os proprietários de pequenas empresas:

1. Crie séries e programas recorrentes

As séries recorrentes são sequências de publicações com o objetivo de engajar os seus seguidores a interagir com a sua página. Elas podem ser realizadas semanalmente, mensalmente ou mesmo diariamente.

As séries podem envolver um tema específico dentro do seu nicho e ser realizadas em várias plataformas de rede sociais. Por exemplo, usando os stories salvos no seu perfil do Instagram ou mesmo parte do grid das publicações.

Só para ilustrar, você pode publicar os stories da semana nos destaques da sua empresa para manter seus seguidores informados. A fim de organizar o planejamento das séries entre a equipe, você pode usar um software de gestão de tarefas, como o Bitrix24.

2. Interaja com a sua audiência e esteja aberto a sugestões

A interação é sem dúvidas o propósito central da existência das redes sociais, seja no âmbito pessoal como profissional. Geralmente, apenas uma minoria dos seguidores tende a interagir com páginas de empresas.

Por isso, é importante valorizar as pessoas que tomam alguns minutos do seu tempo para fazer um comentário, responder um story ou dar uma sugestão. Mesmo para pequenas empresas, pode ser inviável interagir com todos os seguidores.

Ainda assim, você pode criar conteúdos que permitam que seus seguidores interajam ou mesmo deixem sugestões de conteúdo que lhes interessa. Além de claro, fazer pesquisas de opinião para entender melhor o que a sua audiência busca.

Mas a seguir falaremos um pouco mais sobre as pesquisas e outras ideias de conteúdo de social media.

Aliás, com o Bitrix24, você pode integrar as suas redes sociais ao seu site, dessa forma, gerando novos leads e centralizando as interações.

3. Crie pesquisas com os seus seguidores

As pesquisas são recursos que às vezes estão presentes de forma nativa nas redes sociais ou através de serviços de terceiros. Por exemplo, o Twitter, o Instagram e o Youtube contam com uma ferramenta nativa para criar essas pesquisas.

Nesse sentido, você pode fazer uma simples pergunta com opções de respostas predefinidas aos seus seguidores.

Dessa forma, você pode descobrir melhor qual conteúdo agrada as pessoas que o seguem. No entanto, é ideal que haja um espaço de tempo considerável entre as pesquisas para não aborrecer os seus seguidores.

4. Redefina o formato do conteúdo

A ideia geral por trás das redes sociais é fortalecer a imagem da sua marca, bem como compartilhar os acontecimentos. No entanto, há várias formas de dar um propósito ao conteúdo que você compartilha.

Só para exemplificar, se você tem um blog e deseja compartilhar um artigo com seus seguidores nas redes sociais, apenas compartilhar o link não é suficiente.

A maioria das pessoas não está disposta a clicar em link para ler um artigo na web enquanto passam pelo feed. A fim de atraí-los, você tem que trazer algo diferente que chame a atenção dos seus seguidores para seguir adiante.

Isso pode ser uma imagem chamativa relacionada ao artigo, uma frase relevante contida nele, uma breve introdução que chama atenção dos leitores ou mesmo um vídeo curto. As possibilidades são infinitas, basta um pouco de criatividade.

5. Comece a fazer transmissões ao vivo

As lives já estão presentes na maioria das plataformas de redes sociais existentes. Além de permitirem uma interação em tempo real com a sua audiência, elas são uma ótima ideia de conteúdo de social media para manter os seus seguidores engajados.

A realidade é que a maioria das pequenas empresas tendem a evitar fazer lives pois há uma insegurança se haverá público suficiente para acompanhá-las.

Contudo, as lives são uma ótima maneira de fazer anúncios, divulgar novidades do seu negócio ou mesmo apenas interagir de forma mais descontraída. Além de que elas podem atrair novos seguidores quando compartilhadas pelos seguidores atuais.

6. Aproveite assuntos em tendência

Os trending topics são os assuntos mais comentados da atualidade. Quando eles estão no topo, toda a internet está voltada para saber deles, por isso é uma janela de oportunidade para a sua pequena empresa surfar nessa onda de engajamento.

A partir dos assuntos em tendência, você pode extrair diversas ideias de conteúdo de social media.

Criar conteúdo de redes sociais em cima dos assuntos do momento é uma das formas mais genuínas de conseguir tráfego orgânico para as suas páginas. Ainda assim, é importante evitar envolver-se em temas controversos e que possam causar rejeição a sua marca.

Além disso, é ideal que os assuntos sejam diretamente ou indiretamente relacionados ao nicho de atuação da sua empresa.

7. Faça parcerias com outras marcas

O marketing cooperativo na maioria das vezes é uma parceria onde ambas as empresas só têm a ganhar. Ou seja, ao fazer parcerias com outros negócios, você promove um compartilhamento de seguidores entre as marcas e atinge uma nova audiência.

Portanto, esteja aberto a fazer parcerias com outras empresas para fazer uma campanha, descobrir novas ideias de conteúdo de social media, organizar um evento, lançar promoções exclusivas e muito mais.
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Melhores templates e ideias de conteúdo social 1. Crie séries e programas recorrentes 2. Interaja com a sua audiência e esteja aberto a sugestões 3. Crie pesquisas com os seus seguidores 4. Redefina o formato do conteúdo 5. Comece a fazer transmissões ao vivo 6. Aproveite assuntos em tendência 7. Faça parcerias com outras marcas
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
Liderança Adaptativa: Como Implementar Eficazmente em Sua Organização
Liderança Adaptativa: Como Implementar Eficazmente em Sua Organização
10 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura