10 melhores produtos e negócios para vender no Natal

9 min de leitura
Ariane Jaeger
19 de janeiro de 2024
Última atualização: 19 de janeiro de 2024
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal

Chegando ao fim do ano e todos os empreendedores mais atentos já estão pensando em ideias para vender no Natal. Esta é uma época em que as vendas explodem, movidas pelo clima de festa e as tradições adotadas por todos. Independentemente da classe social, religião e raça, todos estarão festejando, trocando presentes e, por isso, consumindo.

Para muitos, essa é a época mais importante do ano e, mesmo com o orçamento apertado com as contas, não deixam de consumir produtos e serviços, fazendo desta uma das vendas sazonais mais altas. É a oportunidade perfeita para quem quer aproveitar e investir em mercados que podem ter um bom retorno de investimento nesta época do ano.

Pensando nisso, fizemos uma pesquisa aprofundada para trazer aqui um apanhado com os melhores produtos e negócios em vendas de Natal que você pode apostar as suas fichas com grandes chances de retorno atrativo em ideias para vender no Natal, acompanhe.

Melhores ideias para vender no Natal

O Natal é marcado pelas festividades que se tornaram uma prática muito comum adotada por todos nesta época do ano. Por isso, o Natal se tornou a data comemorativa mais importante para muitos mercados e indústrias, já que aumenta os números significativamente e apresenta uma série de oportunidades especiais que outros tipos de vendas sazonais não entregam.

O Natal é uma ótima oportunidade para os empreendedores de plantão, que podem investir nos setores que sempre vendem no Natal, escolhendo entre diversos produtos e negócios que podem ser bem rentáveis e entregar ganhos atrativos em novembro e dezembro.

Para se inspirar ou investir, após uma pesquisa extensa e minuciosa, trouxemos aqui abaixo os 10 melhores produtos e ideias para vender no Natal e os 10 melhores negócios que se dão bem nesta época do ano, acompanhe:

  

Grátis. Ilimitado. On-line.   

  

Aumente as suas vendas com o software de CRM e E-commerce gratuito do Bitrix24!   

   EXPERIMENTE AGORA   

10 melhores produtos para vender no Natal

Observando as ideas abaixo, podemos perceber que alguns são apenas vendas sazonais e que irão vender bem, já outras podem ser um bom investimento para o ano inteiro, mas que tem o seu pico de vendas durante o Natal.

De qualquer forma, podemos ver ideais que podem inspirar um bom empreendedor ou serem ideais para a sua estratégia de vendas no Natal, confira:

1. Roupas e calçados

Os produtos relacionados a roupas e calçados são, de longe, os mais procurados na época de Natal. Os motivos para isso são bem óbvios, já que estes possuem uma alta aceitação tanto como presentes para os colegas e parentes nesta época especial, como também são perfeitos para todos os que querem renovar seu guarda-roupas para as festas de fim de ano, no Natal e ano novo, também com ajuda da Black Friday.

Uma pesquisa feita pela Rede Globo revelou que roupas e calçados foram os mais procurados em todos os níveis sociais durante a época de Natal. A pesquisa divulgada ainda foi capaz de dizer a quantidade comprada para dar de presente no Natal era de 47% e a de quem comprou para renovar seu guarda-roupa era de 54% em 2022.

2. Brinquedos

As crianças são parte importante do Natal, a infância da grande maioria delas é marcada por diversão, comida e presentes dados pelo Papai Noel. Por isso, a venda de brinquedos representou 34% do mercado no Natal, demonstrando o grande interesse por este tipo de produto, já que há uma tradição por trás de sua compra, feita por pais e responsáveis para dar a crianças.

Não é à toa que muitos e-сommerces voltam todo o seu foco para a venda de brinquedos no Natal em redes sociais, já que esta é uma das ideias mais lucrativas, apesar de comum.

3. Alimentos de Natal

Como bem sabemos, a festa de Natal, tradicionalmente, possui certos alimentos que são específicos de Natal e devem ser consumidos apenas após a meia noite. Seguindo esta tradição, o mercado de alimentos de Natal ultrapassa números gigantescos, principalmente os produtos tradicionais como o panetone, uvas passar e o peru de Natal que não podem faltar.

Uma das ideias mais adotadas por empreendedores nesta época de Natal, é a de doces e chocolates, muitas vezes oferecidos em grandes cestas de Natal que podem servir como um presente carinhoso de Natal a um ente querido.

_752f57cd-8c34-49dc-9115-c19a99537c10.jpg

4. Perfumes e cosméticos

Os perfumes e cosméticos são perfeitos para dar de presente no fim de ano, por isso, são ideias perfeitas para os que quiserem aproveitar o grande volume de vendas destes produtos. Os números em 2022 para perfumes e cosméticos no Natal foi de 29% das vendas totais, deixando este produto em nosso quarto lugar geral ideias para vender no Natal.

5. Roupas e artigos esportivos

A prática de atividades esportivas aumenta mais a cada ano, assim como a preocupação com a saúde e aparência em geral. Por isso, as roupas e os artigos esportivos se tornaram o presente perfeito para aqueles que valorizam a atividade física.

Também, é o produto mais procurado para aqueles que só querem presentear a si mesmos no Natal, representando 25% das vendas totais.

6. Acessórios gerais

O mercado de acessórios é um dos mais explorados por empreendedores que querem melhorar os seus números. Aqui temos produtos diversos como joias, semijoias, bijuterias, óculos de sol e de grau, além dos relógios, acessórios que são adquiridos para combinar com as roupas novas de fim de ano.

Estas são ideias com uma grande demanda e mais simples de se vender, uma das principais escolhas em um e-commerce de sucesso.

7. Bebidas

As bebidas não poderiam faltar nas comemorações de fim de ano, o Natal e o Ano Novo combinados são sempre uma forma de acelerar o mercado de bebidas, principalmente as bebidas alcoólicas. Os vinhos e os espumantes como o champagne são os principais escolhidos, sendo o vinho a bebida mais comprada para o Natal e os espumantes escolhidos para o ano novo.

No total, de acordo com a pesquisa da Rede Globo no Natal de 2022, foram 23% dos consumidores escolhendo bebidas como esta para as festas de fim de ano.

8. Livros

Os livros também se apresentam como ideias muito rentáveis e procuradas, parece ser um ótimo presente tanto para colegas e parentes, quanto para si mesmo. Não existe um consenso sobre a categoria de livros mais procurada, apenas sabemos que aqueles dados de presente representam 11% das vendas totais, enquanto aqueles que foram comprados pelo consumidor para si mesmo representam 12%, ligeiramente mais alto.

9. Produtos para casa

Um mundo vasto de produtos para serem explorados na época de Natal é a de produtos para casa e decoração natalina. A decoração é a categoria que mais vende todos os anos, já que estes produtos serão utilizados na caracterização das casas, como a guirlanda, toalhas temáticas, árvore de Natal e etc.

Nestes casos, outros tipos de produtos para a casa também tem uma alta em vendas no Natal e podem ser uma boa oportunidade de investimento com ideias de promoções até em loja virtual através do e-mail.

10. Produtos para pets

O mercado pet está cada vez mais forte, se tornou uma indústria bilionária nos últimos anos e tem alcançado até mesmo as datas comemorativas que não são associadas aos animais. É cada vez mais comum encontrar consumidores dispostos a comprar produtos temáticos de Natal para os seus bichos de estimação, tanto roupas, como brinquedos e até alimentos com o tema de Natal são procurados.

_3fbb5792-0711-467b-adab-2192f94a1d94.jpg

10 melhores negócios para vender no Natal

Agora que já sabemos quais são as 10 ideias para vender no Natal por sua grande demanda, vamos ver também quais são os 10 negócios mais rentáveis na época e suas principais características, confira:

1. E commerce

Os e commerces são o negócio digital mais procurado pelos consumidores no Natal, os hábitos de compra online já estão mais do que consolidados e este tipo de negócio digital pode vender o que o empreendedor quiser. Inclusive, muitos empreendedores e freelancers digitais com experiência em e-commerce e sistema de gestão criam mais de uma loja virtual apenas para vender os produtos com grande procura também através do e-mail e redes sociais.

Uma loja virtual é uma ótima forma de aproveitar a dica de produtos que entregamos anteriormente aqui neste artigo, aplicando estratégias de marketing digital e investindo em anúncios, uma das ótimas ideias para vender no Natal.

2. Turismo

Por ser uma parte do ano marcado pelo feriado e por férias, o setor de turismo fica aquecido durante novembro, dezembro e em janeiro durante o início do verão. É nesta época que as lojas físicas de turismo e e-commerce focam seus esforços em oferecer pacotes de viagem e promoções para atrair a atenção daqueles que planejaram uma viagem durante todo o ano, uma das ideias para vender no Natal.

3. Transporte

Assim como o setor de turismo, o setor de transporte também aquece por ser uma épica de férias e feriados prolongados. Transporte por aplicativo, ônibus e até vans de viagem são mais procuradas nesta parte do ano.

4. Cosméticos

Como vimos entre as ideias mais vendidas no Natal, o setor de cosméticos é um dos que mais se destacam na época. É um setor que é responsável por diversos produtos gerais que são muito consumidos no Natal, e tem um grande pico de vendas nestas festas de fim de ano.

5. Higiene Pessoal

A indústria de higiene pessoal também tem um grande pico de vendas no Natal, ano novo e início do verão em janeiro. É uma indústria na base da pirâmide e, por isso, são produtos de necessidade básica com consumo anual consistente, com picos de consumo no Natal.

6. Livraria e Papelarias

Vimos que os livros estão no ranking de ideias para vender no Natal, e por isso, a indústria de livros também está presente aqui entre os negócios que vendem no Natal. Assim como as papelarias, já que é uma época do ano que as decorações estão em alta e muitos preferem fazer as suas decorações personalizadas, por isso, procuram este tipo de negócio para consumir.

7. Lojas de Decoração

Ainda falando de decoração, as decorações temáticas e já prontas para o Natal têm o seu lugar especial entre os negócios que vendem no Natal. Muitos consumidores querem apenas ter o trabalho de instalar a decoração e procurar por opções bem definidas e diferentes, por isso este mercado de produtos sempre vende muito bem todos os anos.

8. Óticas e Joalherias

Também mencionamos os acessórios gerais como produtos que se destacam por vender muito no Natal, nada mais natural que as óticas e as joalherias também estejam na lista dos negócios que vendem no Natal. As joias e semijoias são consideradas presentes perfeitos para diversas datas comemorativas durante o ano.

9. Mercado de pets

Um mercado em plena ascensão através de um trabalho de marketing consistente e muito bem-feito, os animais de estimação estão sendo cada vez mais incluídos em datas comemorativas. Por isso, este setor da economia já está investindo em diversos produtos e serviços temáticos de Natal e de Ano Novo para oferecer.

10. Drogarias e Farmácias

Por último, mas não menos importante, temos o setor de drogarias e farmácias que também apresentam picos de procura e de vendas nesta época de Natal, ano novo e no início do verão.

  

Grátis. Ilimitado. On-line.   

  

Aumente as suas vendas com o software de CRM e E-commerce gratuito do Bitrix24!   

   EXPERIMENTE AGORA   

Perguntas frequentes sobre produtos e negócios para vender no Natal

O que mais se vende no Natal?

De acordo com a pesquisa apresentada pela Rede Globo em 2022, os produtos mais vendidos são as roupas e calçados, seguidos de brinquedos, alimentos, perfumes e cosméticos, artigos esportivos, acessórios, bebidas, livros, produtos para a casa e produtos para pets.

O que fazer para atrair clientes no Natal?

Para atrair a atenção dos clientes, as seguintes dicas são indicadas.

  • Faça a decoração
  • Aposte no atendimento ao cliente no 1x1
  • Ofereça promoções
  • Reforce o estoque de produtos

O que é uma venda sazonal?

A venda sazonal é um tipo de venda que ocorre apenas em uma determinada época do ano, geralmente associada a alguma data comemorativa, como a Black Friday e o Natal.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Melhores ideias para vender no Natal 10 melhores produtos para vender no Natal 1. Roupas e calçados 2. Brinquedos 3. Alimentos de Natal 4. Perfumes e cosméticos 5. Roupas e artigos esportivos 6. Acessórios gerais 7. Bebidas 8. Livros 9. Produtos para casa 10. Produtos para pets 10 melhores negócios para vender no Natal 1. E commerce 2. Turismo 3. Transporte 4. Cosméticos 5. Higiene Pessoal 6. Livraria e Papelarias 7. Lojas de Decoração 8. Óticas e Joalherias 9. Mercado de pets 10. Drogarias e Farmácias Perguntas frequentes sobre produtos e negócios para vender no Natal
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura