10 dicas para criar o seu plano de trabalho semanal em casa

10 min de leitura
Ariane Jaeger
6 de maio de 2022
Última atualização: 6 de maio de 2022
10 dicas para criar o seu plano de trabalho semanal em casa

Organizar o fluxo de trabalho e garantir a máxima produtividade quando se atua em home office não é uma tarefa tão fácil. Portanto, é essencial adotar um plano de trabalho em casa e considerar alguns pontos essenciais para garantir que os agendamentos saiam do papel e a empresa possa sentir os seus grandes resultados. E, lógico, que você também tenha qualidade de vida e possa viver além do trabalho. 

Aqui, listamos as 10 principais dicas para criar o seu plano de trabalho para home office e aproveitar ainda mais esta modalidade! Sigam a leitura para conferi-las na íntegra!


Perguntas frequentes


Como um iniciante pode trabalhar em casa?

Existem várias formas pelas quais um iniciante pode trabalhar em casa, como:
- Abrir uma loja para vender produtos on-line;
- Oferecer os seus serviços digitais como freelancer;
- Prestar consultoria on-line;
- Criar um produto digital;
- Trabalhar para uma empresa remotamente;
- Dar aulas particulares pela internet.

Quais equipamentos você precisa para trabalhar em casa?

Os equipamentos indicados para quem trabalha em casa são:
- Fone antirruídos;
- Notebook com suporte (ou um bom computador);
- Teclado sem fio;
- Mouse pad ergonômico;
- Cadeira confortável;
- Mesa de apoio;
- Apoio de pé.

Quais ferramentas são as mais úteis para os funcionários e os colegas de trabalho remotos?

As ferramentas mais indicadas para o trabalho remoto são:
- Soluções para a gestão de projetos e tarefas;
- Calendários individuais e em grupo;
- Ferramentas de comunicação;
- Recursos de armazenamento de arquivos e compartilhamento de documentos.


Estabeleça o seu plano de trabalho em casa

Mesmo com a alta do home office, há quem ainda não tenha tido a oportunidade ou não saiba como comandar o trabalho (com efetividade) a partir da própria casa. Por isso, este artigo lhe mostrará 10 dias de como planejar o trabalho em casa e garantir que a jornada se torne produtiva e muito mais agradável – com benefícios para todos os lados. Confiram já!

1. Minimize as distrações

Dentre as dicas para trabalhar em casa, sem dúvidas, a de minimizar as distrações é uma das principais! O home office, por si só, já pode estar repleto de elementos que tiram o nosso foco e atenção – seja com a presença de crianças ou do cachorro em casa, ou com a sua confortável cama a poucos metros de distância.

Portanto, se não conseguirmos direcionar os esforços ao trabalho e esquecermos que estamos no conforto de casa, nada vai funcionar! Para evitar os barulhos que te distraem a todo o instante e melhorar o foco, invista em um fone antirruído.

Caso tenha crianças em casa, tente colocá-las sob a supervisão de um adulto responsável no momento de trabalho. Ou ainda, converse com o seu gestor para mudar de turno caso seja necessário. Colocar o celular no modo avião, sobretudo nos momentos que requerem um maior foco, também pode ser uma dica e tanto a ser explorada!

Na hora de reduzir as distrações, não há como seguir um modelo de plano de trabalho em casa exato. Na verdade, você deve ser capaz de se autoconhecer, ver aquilo que tira o seu foco e buscar formas de superar os desafios relacionados. Portanto, identifique o que te incomoda e pense sobre aquilo que surte um efeito positivo para si!

2. Tenha uma forma de se comunicar com os colegas rapidamente

Um plano de trabalho em casa jamais deve desconsiderar o aspecto da colaboração e da comunicação – que são pontos cruciais! Portanto, antes mesmo de programar as suas tarefas semanais na agenda, estabeleça um canal de contato preferencial entre os colegas, os funcionários e a empresa.

Mesmo que a comunicação ocorra de forma assíncrona, e não em tempo real, é importante garantir que os funcionários remotos estejam conectados e prontos para tirarem as dúvidas, trocarem ideias e colaborarem entre si com rapidez e simplicidade.

Neste caso, contar com o apoio de plataformas que unem recursos colaborativos e de comunicação, como o Bitrix24, é essencial!

3. Evite trabalhar com diversas ferramentas ao mesmo tempo

Ao pensar sobre o plano de trabalho em casa, dê preferência para as ações simplificadas e efetivas ao invés de apelar para a complexidade no trabalho. Por isso, evite adotar um tipo de software para cada atividade que você precisa realizar.

Reduza ao mínimo o número de ferramentas e opte pelos sistemas que são ágeis e incluem várias funcionalidades em um programa só. Um bom exemplo de interface para quem quer coordenar o seu planejamento de trabalho remoto é o Bitrix24.

Através de uma plataforma abrangente, os funcionários remotos conseguem organizar o seu calendário, compartilhar arquivos, gerenciar tarefas e projetos semanalmente, comunicar-se com os colegas de trabalho e até fazer chamadas de voz e vídeo. Então, contar com este apoio sem precisar baixar vários Apps é uma das principais dicas para trabalhar em casa e melhorar a sua organização e produtividade.  

4. Compartilhe o seu plano de trabalho em casa com os outros integrantes da residência

Planejar trabalhar em casa tem os seus benefícios, mas nem tudo são mil maravilhas! Um dos maiores desafios ao estabelecer e cumprir com um plano de trabalho em casa envolve comunicar as suas expectativas e os horários para aqueles que vivem com você.

Certifique-se de que as pessoas que moram em sua residência respeitem o seu horário de trabalho, bem como os momentos em que é preciso ter foco e silêncio ou preparar o espaço para as reuniões.

Deixar claro que o trabalho remoto não é férias é crucial! Além disso, é preciso controlar a si mesmo para garantir que os afazeres diários da casa não interfiram na sua rotina laboral.


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


5. Crie uma rotina diária

Acordar de manhã e só depois pensar sobre o que vai fazer está do lado oposto de manter o dia a dia organizado. Portanto, uma conduta que ajuda (e muito) a traçar um plano semanal em home office é criar a sua própria rotina – pensando sobre ela com antecedência, claro. 

Considere o que você fará nos períodos da manhã, tarde e noite e programe a sua agenda (e os compromissos) antes mesmo do dia começar. Há quem prefira fazer isso antes de dormir (na noite anterior) ou bem cedinho, mas lembre-se que pode ser altamente bem-vindo fazê-lo ao iniciar a semana para ter um melhor aproveitamento – ainda no domingo, por exemplo. 

Olhando para o trabalho em si, pense:

  • Qual será o horário dedicado ao expediente?

  • Você incluirá alguns períodos de pausa? Se sim, quando?

  • Existe alguma tarefa urgente que você precisa cumprir naquele dia?

Pensar sobre tais pontos ajudarão você a saber como planejar o trabalho em casa e viver com um maior equilíbrio entre a vida laboral e pessoal. 

6. Prepare as suas refeições com antecedência

Quando você trabalhava no escritório, dificilmente voltava para casa no horário de almoço para cozinhar, certo? No plano de trabalho em casa, a sua atitude deve ser similar. Então, em home office, certifique-se de preparar as suas refeições no dia anterior – evitando fazer longas pausas para prover um bom almoço ou um café da manhã.

Tal conduta garantirá que você dedique o seu tempo precioso de descanso para fazer uma refeição com calma – ao invés de se preocupar em ter que cortar os alimentos e colocá-los, com pressa, para cozinhar. Paralelamente, planejar o menu semanal com antecipação somará como um apoio extra, não deixe de considerar!

7. Estabeleça limites e tenha pausas claras

Se você é uma pessoa que pensa que um plano de trabalho em casa envolve não parar de trabalhar nem por um segundo, saiba que isso é um engano! Você até pode encontrar um modelo de plano de trabalho em casa pronto na internet, mas a verdade é que nenhum planejamento será tão efetivo se o colaborador não conseguir separar a sua vida pessoal da profissional e não puder impor limites para a realização do trabalho.

Portanto, uma vez em home office, certifique-se de definir limites claros de tempo e respeitar as suas pausas. Tenha um horário estabelecido para iniciar e terminar o trabalho e inclua alguns intervalos em sua agenda para auxiliar no foco e na produtividade.

Ainda que sua paixão pela flexibilidade faça com que você prefira não seguir os horários pré-estabelecidos, é recomendado ter em mente um planejamento de trabalho remoto ao menos com a organização semanal. Distribuindo, assim, as suas tarefas e gerenciando o tempo e as atividades com um melhor aproveitamento e controle de metas e de prazos.

Lembre-se de que as pausas podem incluir momentos não apenas para almoçar, como também relaxar – até fazendo uma breve caminhada. No geral, o mais importante é que você utilize tais momentos para ficar longe da mesa e do computador, desligando-se brevemente para depois poder retomar. 

Inclusive, o bom sono é importantíssimo para trabalhar eficientemente (devendo ser uma parte crucial da sua rotina semanal). Sem dúvidas, equilibrar a rotina fará com que você tenha muito mais vantagens, a curto, médio e longo prazo!

8. Conecte-se com o resto do mundo

O ato de planejar trabalhar em casa pode parecer um sonho! Mas, ao passar horas e horas isolado em sua própria residência, a falta de interação social é algo que pode prejudicar o indivíduo – até de forma drástica, dependendo da personalidade.

Durante a semana e nos seus dias ou horários de pausa/folga, programe algumas atividades fora do lar. Evite ficar solitário demais e mantenha uma conexão com o mundo exterior – seja saindo para tomar um café com uma companhia ou agendando um bate-papo com a família que mora longe.

A partir das interações sociais extras, o mais importante é evitar que o home office se torne 24 horas ininterruptas de trabalho. Além, claro, de tentar ficar longe da claustrofobia que pode ser gerada por passar dias trabalhando a partir de casa.

Mesmo que o seu círculo de amizades esteja relacionado com a companhia em si, busquem conversar sobre outros assuntos e não deixar que tudo se transforme em um bate-papo corporativo. O equilíbrio é primordial!

9. Mensure o tempo gasto com as tarefas semanais

Rastrear o tempo gasto em tarefas é uma das melhores formas de saber qual é o tempo e o esforço demandados para determinado trabalho. Então, por que não incluir tal mensuração durante o seu planejamento semanal?

Ao ter uma ideia sobre a agenda de atividades e o tempo que será gasto com cada um dos compromissos essenciais, você poderá organizar melhor a sua semana e garantir que o expediente flua de forma mais produtiva.

Sem contar, ainda, que vislumbrar tais informações poderá mostrar pontos de melhoria em termos de foco. Caso, por exemplo, você veja que gasta tempo demais limpando os e-mails ou se dedicando para outra tarefa nem tão crucial. 

10. Além de cuidar do plano de trabalho em casa, deixe o espaço físico funcional

A organização e o gerenciamento são partes importantíssimas ao se estabelecer um plano de trabalho em casa. No entanto, parte do planejamento é pensar sobre a ergonomia, o conforto e o bem-estar quando se atua em home office – olhando para o espaço físico em si.

Como a maioria das pessoas não tem um escritório planejado em casa, é fundamental designar um espaço e configurá-lo para comandar o seu trabalho remoto. A boa notícia é que não é preciso investir muito esforço e dinheiro para obter um local privado e confortável para conduzir as suas atividades – basta criatividade.

Aqui, a recomendação mais importante é, apenas, tentar separar ao máximo os itens de trabalho daqueles que são usados no seu dia a dia pessoal. Visando, assim, não misturar ambos os aspectos da vida e comprometer a saúde mental.

Cuidar com a iluminação, em paralelo, ajudará você a se manter mais focado(a) e pronto(a) para atuar com produtividade. Adotar instrumentos de trabalho ergonômicos, ainda, te ajudarão a manter o espaço funcional e ainda mais agradável. Aproveite! 


O home office pode ser mais produtivo quando bem pensado

Adotar um plano para comandar o seu home office é o oposto de te fazer pensar só em trabalho ou gastar horas preciosas. Ao seguir as dicas expostas neste artigo, você será capaz de:

· Separar melhor a vida pessoal e profissional;

· Ter um maior foco e organização para trabalhar em casa;

· Comunicar-se melhor com os colegas de trabalho;

· Viver uma rotina semanal com maior bem-estar e qualidade de vida (bem como ter uma maior motivação pessoal).

Portanto, mesmo que você goste de deixar as coisas fluírem no modo automático, reserve um tempo (ao menos semanalmente) para ter uma ideia sobre a sua rotina, preparar as refeições com antecedência, comunicar os seus horários à família e organizar o espaço ideal para trabalhar em casa.

Assim, será muito mais fácil entregar resultados, manter-se saudável e em plena motivação e viver uma vida mais satisfatória – tanto pessoal quanto profissionalmente. Coloque em prática!


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!



Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Perguntas frequentes Como um iniciante pode trabalhar em casa? Quais equipamentos você precisa para trabalhar em casa? Quais ferramentas são as mais úteis para os funcionários e os colegas de trabalho remotos? Estabeleça o seu plano de trabalho em casa 1. Minimize as distrações 2. Tenha uma forma de se comunicar com os colegas rapidamente 3. Evite trabalhar com diversas ferramentas ao mesmo tempo 4. Compartilhe o seu plano de trabalho em casa com os outros integrantes da residência 5. Crie uma rotina diária 6. Prepare as suas refeições com antecedência 7. Estabeleça limites e tenha pausas claras 8. Conecte-se com o resto do mundo 9. Mensure o tempo gasto com as tarefas semanais 10. Além de cuidar do plano de trabalho em casa, deixe o espaço físico funcional O home office pode ser mais produtivo quando bem pensado
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura