O que é uma cotação de venda e como usá-la?

5 min de leitura
Ariane Jaeger
26 de novembro de 2021
Última atualização: 26 de novembro de 2021
O que é uma cotação de venda e como usá-la?

Uma empresa competitiva precisa estar atenta às necessidades e qualquer tentativa de contato por parte do cliente. Quando surge a oportunidade, é um momento importante caprichar na cotação e garantir posição competitiva para sua empresa. Mas você sabe o que é uma cotação de venda? Compreenda tudo sobre o assunto e saiba como aproveitar um software de cotação de vendas gratuito e simples de utilizar. 

Entenda o conceito sobre o que é uma cotação de venda

Antes de fechar uma compra, muitos clientes passam pelo processo de cotação de vendas. Mas, do que se trata, afinal? Realizar uma cotação não se trata de apenas informar o preço ao consumidor antes que ele concretize um pedido de venda. A cotação é um documento que inclui outros pontos importantes além do valor, como: informações do produto ou serviço, o que está incluso, dados da empresa e do cliente em potencial.

E qual é a finalidade de uma cotação de vendas? Para os clientes, o objetivo principal é o de comparar valores e encontrar as melhores oportunidades.

Já para a empresa, a cotação é importante para organizar os processos de venda, auxiliar na obtenção de um banco de dados com clientes em potencial, manter a transparência e clareza sobre o que está sendo fechado e até garantir que os orçamentos possam ser armazenados para consultas futuras. Sem contar que, quando bem realizadas, suas cotações podem ser empregadas de forma positiva, até como vantagem competitiva.

Definir o que é uma cotação de venda é simples. Mas, é crucial ter em mente que cada negócio pode encontrar sua própria maneira de fazer isso. Afinal, cada empresa em particular trabalha com seu portfólio único de serviços, produtos ou ativos.

Aprenda a utilizar uma cotação de vendas a seu favor

Nem todos podem encarar desta maneira, mas uma cotação de vendas bem realizada soma uma imensa vantagem competitiva. Para que você entenda na prática os seus benefícios, supomos uma situação hipotética (mas totalmente possível) logo abaixo:

Exemplo prático da sua importância

Imagine que você está saindo em busca de orçamentos para a contratação de um serviço residencial.

Ao cotar o mesmo serviço em três empresas, é surpreendido com o profissionalismo de uma das cotações de vendas. Os serviços a serem realizados estão bem definidos, há transparência nas informações repassadas e você obteve um rápido e bom atendimento ao cliente. Se o custo estiver viável, certamente, você decidirá fechar negócio com eles, não é?

Por motivos como esse, é importante não apenas saber o que é uma cotação de venda. Como também em pensar estratégias para prestar orçamentos com eficiência e preparar o seu time para atingir melhores resultados.

Se você deseja explorar os benefícios de uma cotação de vendas profissional em prol do sucesso empresarial, utilize uma plataforma para gestão de vendas. Com o Bitrix24, você pode gerar cotações com base nos produtos que foram adicionados ao seu negócio. E, ainda, gerenciar todo o ciclo de vendas e CRM. A plataforma permite personalizar modelos prontos, oferece suporte para diferentes moedas, taxas de impostos e facilita a rotina com as numerações automáticas.

Além disso, ter um sistema para coordenar a emissão e envio de cotações de vendas permitirá se manter organizado e pronto para fechar negócios mais rápido. Bem como consultar preços que já foram praticados, evitando o retrabalho.

É simples fazer uma cotação para enviar aos clientes?

Se você contar com o apoio de um software de cotação de preços inteligente, não tem segredo criar uma cotação personalizada e direcioná-la em instantes para o cliente.

Avalie as necessidades da sua própria empresa e pense com cautela sobre o que é essencial em seu documento. Integrando de acordo com o portfólio único de produtos e serviços. Assim, a otimização do trabalho irá ajudar ainda mais a sintonizar com o cliente, conquistá-lo pela eficiência e profissionalismo e fechar uma venda.

Dicas para converter mais cotações de preços em vendas

O objetivo de todo e qualquer time de vendas é fazer com que suas cotações não fiquem apenas no papel – transformando-se em geração de lucros para a empresa. Após compreender sobre o que é uma cotação de venda, tente colocar em prática tais dicas:

·       Antes de tudo, entenda o que é uma cotação de venda e escolha seu software preferido para emiti-la – como o Bitrix24;

·       Não deixe de ser empático e de compreender bem as necessidades do consumidor antes mesmo de gerar uma cotação para ele;

·       Personalize os campos da sua cotação para aumentar a possibilidade de convertê-la em uma venda;

·       Se possível, não demore muito para encaminhá-la ao cliente – as pessoas buscam serviços cada vez mais ágeis;

·       Preferencialmente, alie a geração de orçamentos a obtenção de contatos de possíveis consumidores. Embora hoje você possa não fechar uma venda, é sempre importante armazenar informações de possíveis clientes;

·       Ainda, usufrua dos benefícios da geração automática de numerações (disponíveis em softwares inteligentes) para manter o processo de orçamentos bem controlado dentro da sua empresa. Se puder guardar cotações para análises futuras, melhor ainda!

Com tais dicas e insights, certamente, será muito mais simples emitir orçamentos e aumentar a conversão em fechamento de negócios dentro da sua empresa. Aproveite!

Emita orçamentos com pouquíssimos cliques e conquiste os clientes

Já sabe o que é uma cotação de vendas e gostou da ideia de desbravá-la? Experimente o sistema de cotação de vendas totalmente gratuito oferecido pelo Bitrix24.

Evite que a sua equipe de atendimento tenha que recriar um documento do zero toda vez que tiver que enviar um orçamento aos clientes. Mas, ao mesmo tempo, permita que ela tenha liberdade para personalizar os campos conforme as necessidades – atingindo grandes resultados.

Rapidamente, crie seus orçamentos e surpreenda o cliente com um serviço amigável, profissional e rápido. Obviamente, a maneira com a qual você trata o consumidor também fará diferença – bem como o preço de mercado aplicado. Só que a primeira impressão de obter uma cotação em tempo recorde e com qualidade trará um imenso diferencial. 

Encontre um mundo de possibilidades para gestão de vendas, geração de orçamentos e faturas e automação empresarial a cliques de distância. Desfrute do melhor com o Bitrix24.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Top 5 erros cometidos em um funil de vendas
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Entenda o conceito sobre o que é uma cotação de venda Aprenda a utilizar uma cotação de vendas a seu favor Exemplo prático da sua importância É simples fazer uma cotação para enviar aos clientes? Dicas para converter mais cotações de preços em vendas Emita orçamentos com pouquíssimos cliques e conquiste os clientes
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura