Decoração de escritório: 10 ideias e dicas secretas

6 min de leitura
Ariane Jaeger
9 de abril de 2021
Última atualização: 23 de julho de 2021
Decoração de escritório: 10 ideias e dicas secretas

Quem pensa que decoração de escritório é olhar apenas para enfeites está muito enganado! Itens como iluminação, otimização do espaço, paleta de cores e objetos funcionais podem contribuir de forma incrível para a atividade laboral. 

Seja na decoração de escritório pequeno, em home office, ou em grandes ambientes, algumas dicas podem valer ouro para organizar o ambiente, aumentar a produtividade e trazer bem-estar.

Ideias e dicas secretas para decoração de escritório

Se você está buscando inspirações para a decoração de escritório, mas quer algumas dicas práticas para se organizar, estas 10 ideias podem te ajudar:

 

1. Preze pelo essencial

Já ouviu aquele ditado de que ‘menos é mais’? Prezar pelos itens essenciais e aplicar o minimalismo é o match perfeito para a decoração de escritório pequeno. Mas lógico que ele é útil para qualquer tamanho ou ambiente empresarial.

Confira pequenas dicas de decoração escritório pequeno:

Aplique tais ideias ao decorar seu escritório de forma minimalista:

· Procure organizar sua mesa para que ela fique da forma mais limpa possível;

· Tenha no seu escritório apenas aqueles objetos que realmente sejam essenciais para trabalhar;

· Evite ter por perto itens que podem tirar seu foco e concentração;

· Livre-se das pilhas de papéis e use um sistema de gestão de documentos à seu favor;

· Opte por uma decoração leve e de acordo com o seu gosto pessoal, para promover o bem-estar.

Assim, é possível garantir que o espaço não fique sobrecarregado e seja ainda mais aconchegante para trabalhar.

2. Procure um espaço com boa iluminação 

Quer uma ‘luz’ para a decoração de escritório? Literalmente: opte por um ambiente com iluminação de qualidade. Muito mais do que simplesmente iluminar, isso irá ajudar a trazer mais segurança e bem-estar.

Caso você não tenha à disposição um ambiente iluminado naturalmente, vale a pena saber que existem diversas maneiras de aplicar iluminação para escritório (seja direta, semi ou indiretamente). 

3. Use vidros sempre que possível 

Quer uma dica para decoração de escritório moderno? Uma boa pedida é usar o vidro sempre que possível. Além de deixar o ambiente elegante, o vidro amplia o espaço e faz com que o local pareça maior do que realmente é – o que pode ser extremamente bem-vindo em escritórios pequenos.

Se puder combinar o uso do vidro com uma paleta de cores neutras, o resultado pode ficar mais incrível ainda! Além disso, a iluminação também pode ajudar.


4. Aproveite as paredes 

Quem não sabe aproveitar o espaço das paredes acaba perdendo oportunidades. Para otimizar espaços pequenos, o ideal é colocar prateleiras ou estantes na parede – mas sem exageros.

Embora documentos e livros possam ser colocados neste local, o ideal é não sobrecarregar o espaço com papéis. Afinal: isso vai comprometer todo o charme do ambiente, além de acabar com a decoração original.

Em estantes e prateleiras embutidas, coloque apenas arquivos essenciais e elementos decorativos para dar um ‘tchan’ especial.

5. Adote uma paleta de cores mais neutra

Decoração é algo muito pessoal, mas uma paleta de cores neutra (com tons off-white, por exemplo) pode deixar o ambiente mais limpo para trabalhar.

Claro que você pode utilizar cores vibrantes e elementos estampados em alguns detalhes. Afinal de contas: eles até podem estimular a criatividade.

Mas no geral, opte por um ambiente mais neutro para que você tenha a liberdade de trabalhar com detalhes coloridos – fazendo com que eles promovam um charme especial.

6. Use divisórias modernas para organizar o necessário 

Otimização é a palavra-chave na decoração de escritório empresarial. E para realizá-la com sucesso, empresas podem contar com divisórias modernas para os documentos que realmente são essenciais.

É claro que o ideal é usar soluções digitais para organizar calendários, projetos e tarefas. Mas como alguns documentos requerem cópias físicas, certifique-se de contar com a ajuda de divisórias para organizar seu material de trabalho.

Assim, é possível não só otimizar espaço, como também organizar a rotina – o que aumenta a produtividade e reduz o estresse. 

7. Conte com móveis funcionais 

Quando a decoração de escritório é pensada com cautela, ela pode ser sua grande aliada. O motivo? É que decorações inteligentes ajudam a organizar melhor o espaço – o que é extremamente útil para quem tem espaços pequenos. 

Móveis funcionais podem dar uma mãozinha, porque economizam espaço e oferecem locais para organizar os itens essenciais do trabalho. Armários e prateleiras serão grandes amigos neste sentido.

8.  Deixe o escritório mais verde 

Muita gente pode até pensar que é besteira, mas estudos científicos revelam que plantas agregam bem-estar e qualidade de vida, aumentando a produtividade quando estão presentes na decoração de escritório.

O ambiente fica mais vivo, interferindo no aspecto mental, físico e emocional dos colaboradores. Então não importa se você está organizando um pequeno escritório em home office ou se tem um grande espaço corporativo: ter um escritório mais verde pode ajudar. 

9.  Tenha um ambiente mais confortável para descontração

Equilíbrio é essencial: você não pode trabalhar deitado na cama (no conforto total), mas também não merece um ambiente rígido e desconfortável para passar longas horas da semana.

Caprichar em um espacinho mais confortável pode ser a grande chave para estimular a criatividade e ter um ambiente aconchegante para descanso.

Infelizmente, isso pode não dar muito certo na decoração de escritório pequeno. Mas em ambientes maiores, sofás para escritório ajudam a relaxar e descontrair – principalmente em grandes equipes de trabalho.


10. Preocupe-se com a acústica do ambiente

Ninguém merece trabalhar em um ambiente barulhento, cheio de ruídos e sons indesejáveis. Por isso, sempre que possível, tente inibir sons e ruídos que vão atrapalhar a concentração. Placas acústicas e divisórias piso-teto podem auxiliar.

Por que pensar na decoração de escritório empresarial?

Investir na decoração de escritório vai muito além de deixar o ambiente bonito e elegante. O aspecto decorativo influencia em várias vertentes. Confira os benefícios da decoração em ambientes corporativos (ou até no home office) logo abaixo:

Benefícios de ter um escritório bem decorado:

· Estimula a produtividade;

· Aumenta o nível de bem-estar e qualidade de vida;

· Deixa o ambiente mais aconchegante;

· Reduz a carga excessiva de estresse;

· Ajuda a maximizar o foco e concentração;

· Contribui para a organização no trabalho.

Para facilitar ainda mais a rotina, alie a decoração de escritório à uma organização eficiente no ambiente de trabalho.

Com a plataforma do Bitrix24, você pode organizar todo o fluxo de trabalho pessoal ou de uma corporação inteira – economizando espaço no escritório e trazendo mais sossego para você. Experimente e surpreenda-se!

Agora que você conferiu as 10 dicas, coloque as ideias em prática e adapte de acordo com a sua realidade. Com certeza, os benefícios de uma decoração de escritório moderno e aconchegante serão incríveis. É só aproveitar!

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Ideias e dicas secretas para decoração de escritório 1. Preze pelo essencial 2. Procure um espaço com boa iluminação  3. Use vidros sempre que possível  4. Aproveite as paredes  5. Adote uma paleta de cores mais neutra 6. Use divisórias modernas para organizar o necessário  7. Conte com móveis funcionais  8.  Deixe o escritório mais verde  9.  Tenha um ambiente mais confortável para descontração 10. Preocupe-se com a acústica do ambiente Por que pensar na decoração de escritório empresarial?

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
9 min de leitura
10 dicas para criar um calendário de mídia social eficaz [Guia Completo]
10 dicas para criar um calendário de mídia social eficaz [Guia Completo]
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura