7 dicas para trabalhar mais rápido

5 min de leitura
Ariane Jaeger
10 de setembro de 2021
Última atualização: 23 de setembro de 2021
7 dicas para trabalhar mais rápido

Quanto mais o tempo passa, mais as pessoas sentem que sua rotina está corrida. Falta tempo para cumprir todas as atividades e realizar o que é necessário. Trabalhar mais rápido pode ser uma saída para agir de forma produtiva e atingir o seu máximo potencial.

Mas será que é possível trabalhar com rapidez e continuar mantendo a qualidade do seu trabalho? Sim! Te explicamos como através das dicas abaixo.


Como trabalhar mais rápido? 7 dicas que valem ouro


No trabalho, economizar tempo vai muito além do quesito financeiro. Trabalhadores rápidos, que não perdem sua eficiência, podem dedicar seu tempo extra para ir além. A seguir, confira as principais dicas que te ajudarão a trabalhar mais rápido e alcançar ótimos resultados. Não deixe de acompanhar!


1. Tenha tudo que precisar à sua disposição

Parar para procurar itens ou arquivos essenciais durante o trabalho pode levar a perda de foco e produtividade. Para trabalhar mais rapidamente, evitando perder tempo com distrações, é recomendado ter todos os objetos e ferramentas cruciais sempre à mão.

Já sabe que no trabalho de hoje precisará usar algum objeto específico? Separe-o antes. Para o trabalho on-line, mantenha todo o acesso aos recursos e documentos facilitados.

Ainda, não deixe de ter por perto materiais mais óbvios, como: bateria para o computador, caneta, folha de anotações e outros itens – sempre pensando nas suas necessidades de forma particular.

 

2. Liste os afazeres diariamente

Quem nunca se viu perdido em meio a tantas tarefas e projetos para serem concluídos? Para trabalhar mais rápido, nada melhor do que ter uma lista pré-pronta, incluindo tudo que precisa ser cumprido.

Se puder dividir as tarefas por período de trabalho, melhor ainda! Por exemplo: estabeleça que cumprirá os pontos X e Y durante a manhã, finalizando com o Z durante a tarde. Tenha a plena certeza de que nada passará batido com a ajuda de um software on-line para gestão de tarefas como o Bitrix24.

 

3. Não menospreze os períodos de descanso

Trabalhar de forma ininterrupta por horas seguidas pode comprometer o ato de querer trabalhar mais rápido. Na verdade, um trabalho cansativo leva ao desgaste físico e emocional, atuando de forma negativa sobre os resultados laborais.

Logicamente, não será possível parar o tempo todo. Até porque isso prejudicaria sua ideia de como trabalhar mais rápido. Mas tirar ao menos um bom e longo intervalo é essencial.

Também há quem prefira aplicar técnicas de produtividade, como a de Pomodoro, para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos realizando pequenas pausas entre eles. Neste caso, cabe a você analisar sua agenda diária e o que faz sentido para otimizar sua produtividade pessoal.

 

4. Pare de acumular tarefas

Você recebeu um e-mail, abriu e decidiu que só vai responder depois. Essa simples ação pode até te poupar tempo imediato, mas depois influenciará sobre sua vontade e capacidade de trabalhar mais rápido.

Quanto mais você adiar tarefas que são impossíveis de serem deixadas de lado, mais tempo você terá que se dedicar a elas depois. Quando for olhar o e-mail novamente, talvez você nem se lembre qual era o assunto – e tenha que despender mais tempo para entendê-lo (em um ciclo vicioso).

Portanto, livre-se dos afazeres o quanto antes possível – desde que isso não tome muito do seu tempo, claro. Se o e-mail ou a chamada são rápidos de responder, faça o quanto antes. Deixar de acumular afazeres poupará estresse e acúmulo de atividades, fazendo-o trabalhar com agilidade.

 

5. Adote um planejamento para sua rotina de trabalho

Para estar entre os trabalhadores mais rápidos, sem perder a qualidade, você precisará se organizar. E isso parte do planejamento mais básico: seja da rotina do seu dia, semana ou objetivos do mês de trabalho.

Levante os seguintes questionamentos:

·       O que precisa ser cumprido?

·       Quais são as metas e prioridades?

·       Algumas das atividades possuem um prazo de entrega específico?

Organize seu próprio calendário para saber exatamente o que precisa realizar a cada dia. Com o controle ideal, trabalhar mais rápido não será tão difícil! Afinal: você saberá exatamente como precisa agir, atuando com mais eficiência e produtividade.  

 

6. Siga com uma tarefa do início até o seu fim

Quantas vezes você já parou uma tarefa para cumprir outra que estava pendente? Este comportamento tende a gerar um efeito dominó totalmente comprometedor para o foco e a produtividade.

Deixar o trabalho inacabado só gera preocupações extras, deixando-o mais longe de terminar o trabalho mais rápido. A menos que surja algo extremamente urgente, foque ao máximo para completar o que você se propôs a fazer.

Certamente, não será possível concluir grandes demandas com apenas um dia de trabalho. Se for este o caso, divida as ocupações em marcos, concretizando aos poucos, dentro do determinado.

 

7. Automatize o que for possível para trabalhar mais rápido

Quer trabalhar mais rápido? Então aplique a automatização dentro da sua atuação profissional. Seja na automação de e-mails, campanhas de marketing, aprovação de documentos ou até mesmo em processos dentro do seu fluxo de trabalho.

Em uma empresa, automatizar permite que a rotina laboral se torne mais fluida, poupando trabalho manual e permitindo que o funcionário tenha tempo de se dedicar ao que realmente é essencial. Se você lida com planejamento, projetos ou com marketing, por exemplo, há muitas práticas que podem ser suas aliadas para automatizar o necessário.


Acelere, foque e tenha melhores resultados

O dia a dia pode ser tão corrido que já é difícil finalizar as tarefas pré-programadas e cumprir seus prazos. Quem dirá, então, ir além... Trabalhar mais rápido, sem perder a qualidade, pode ser a solução para fazer as coisas fluírem conforme o desejado.

Encontrando maneiras de alavancar sua produtividade, é possível concretizar seus afazeres com qualidade – gerando incríveis resultados. O tempo extra pode ser dedicado para novos projetos ou até mesmo para agir de forma ainda melhor no que você já executa.

Para evitar se perder em meio a tantos detalhes, o ideal é contar com a ajuda tecnológica do Bitrix24. O software é aliado da produtividade, oferecendo um ambiente completo para organizar tarefas, calendários, projetos, se comunicar com a equipe e muito mais. Vale a pena experimentar

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Cloud Contact Center: 7 Benefícios Impactantes do Software na Nuvem
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Como trabalhar mais rápido? 7 dicas que valem ouro 1. Tenha tudo que precisar à sua disposição 2. Liste os afazeres diariamente 3. Não menospreze os períodos de descanso 4. Pare de acumular tarefas 5. Adote um planejamento para sua rotina de trabalho 6. Siga com uma tarefa do início até o seu fim 7. Automatize o que for possível para trabalhar mais rápido Acelere, foque e tenha melhores resultados
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
10 min de leitura