6 estratégias para superar o medo do fracasso como líder

10 min de leitura
Ariane Jaeger
20 de abril de 2022
Última atualização: 21 de abril de 2022
6 estratégias para superar o medo do fracasso como líder

Desde pequenos, somos educados para atingir o sucesso – evitando qualquer possível falha. No entanto, na trajetória como líder, é o fracasso que pode contribuir para um desenvolvimento ainda mais rico, repleto de resultados incríveis.

Neste artigo, saiba como superar o medo do fracasso nos negócios e entenda por que a jornada como empreendedor envolve tomar riscos, bem como a importância de vencer tal barreira emocional. Confira já!  


Perguntas frequentes


Qual é o medo do fracasso?

O medo do fracasso ocorre quando uma pessoa sente um medo irracional e persistente de cometer erros. Assim, há o sentimento de falta de êxito para cumprir com determinado propósito ou atividade. Ele aparece em um cenário bastante variável (envolvendo uma gama de sintomas) e pode impedir que os indivíduos superem os desafios e busquem novas oportunidades.

O que causa o medo do fracasso?

O medo de fracassar pode surgir a partir de vários sentimentos vivenciados durante experiências passadas, envolvendo, por exemplo:
- Perfeccionismo;
- Impotência;
- Humilhação;
- Criação de falsas expectativas.

Como o medo do fracasso prejudica as empresas?

O medo de fracassar pode afetar uma organização de diferentes formas, incluindo:
- Perda de oportunidades de negócios;
- Falta de confiança durante a tomada de decisão;
- Perda do potencial de inovação e de geração de novas ideias;
- Aumento da pressão no ambiente de trabalho;
- Redução da motivação dos funcionários.

Como lidar com o medo do fracasso no trabalho?

A melhor forma de vencer este desafio envolve aplicar estratégias para superar o medo como líder, incluindo:
· Definir uma tática para vencer o seu medo;
· Antecipar possíveis cenários;
· Manter o foco nas situações controláveis;
· Definir metas para seguir;
· Não atuar com extremos;
· Desenvolver o seu senso de competência.


Por que é tão importante superar o medo de fracassar?

Ao longo dos anos, a sociedade tem visto o fracasso como algo negativo, vergonhoso, destrutivo e desanimador. No entanto, os contratempos deveriam ser vistos de forma construtiva – e não o contrário.

Infelizmente, não é tão simples quantdo deveria mudar o pensamento e passar a encarar tudo do ponto de vista evolutivo do dia para a noite – mudando o mindset. Mas o que todo líder deve compreender é que é quase impossível atingir um grande sucesso sem se deparar, ao menos uma vez, com uma tentativa de fracasso.

Não importa o que você decida fazer na vida: em algum momento, sempre há de encontrar um ponto de desafio ou falha. Em vez de desanimar, neste caso, a melhor saída sempre deveria ser enfrentar os seus próprios medos e seguir uma trajetória focada no crescimento.

Como líder, o ato de tomar riscos pode até deixá-lo(a) com medo e ansiedade. Mas ele é essencial para melhorar a performance do negócio, inovar e atingir outro patamar.  

Os efeitos negativos do temor pelo fracasso em um líder

Quando um líder atua pautado no medo e decide permanecer em sua zona de conforto, sem correr riscos, não é apenas o seu próprio desempenho que fica comprometido. O medo de fracassar pode prejudicar a performance de toda a equipe e até o sucesso da empresa – de forma geral.

O temor ao fracasso consegue impactar um negócio por:

· Reduzir os níveis de motivação e de busca por melhores resultados;

· Aumentar o senso de incapacidade e minimizar a produtividade;

· Perder negócios por não ser tão criativo e inovador quanto os possíveis concorrentes;

· Desperdiçar boas oportunidades por ter medo de arriscar;

· Sentir-se incapaz e vulnerável;

· Gerar índices elevados de pressão, estresse e ansiedade – além de comportamentos tóxicos envolvendo o perfeccionismo no trabalho.

Portanto, como líder, uma das suas prioridades deve envolver superar o fracasso, enxergando-o como uma oportunidade de crescimento e aprendizado e desenvolvendo a determinação, a competência e a resiliência ao máximo.  


Como superar o medo do fracasso nos negócios?

Estima-se que, durante a vida adulta, um dos maiores temores do ser humano é o medo do fracasso. Temos medo de não sermos bem-sucedidos, de recebermos críticas ou de algo não sair conforme o planejado.

A boa notícia é que existem diversas estratégias para superar o medo como líder e impedir que os temores te impeçam de atingir melhores resultados – evoluindo a cada dia que passa.

Quer saber quais são as principais? Então, acompanhe os tópicos seguintes com as principais dicas para vencer o temor pelo fracasso:

1. Defina, de fato, qual é o seu medo e crie uma estratégia para vencê-lo

Quando o assunto é como superar o medo do fracasso nos negócios, a verdade é que existem várias formas de fazê-lo. No entanto, as melhores estratégias dependerão (e muito) das suas particularidades. E cada pessoa deve ter consciência sobre o seu medo ao buscar formas de contornar este cenário.

· O que é, exatamente, o que você tanto teme?

· Existe um gatilho que te deixa com ainda mais medo de fracassar?

· Por que imaginar tal cenário te assusta tanto?

Tais questionamentos o(a) ajudarão você, antes de tudo, a compreender o seu próprio medo. Depois, será preciso pensar em como tal ocorrência o(a) afeta e como você pode superá-la. Questione-se, por exemplo, sobre:

· Como a sua mente e o seu físico reagem ao fracasso?

· O que você pode fazer para aliviar tais sensações? O que te faz bem, neste caso?

· Quando ocorrer uma falha, como você pode transformá-la em um acontecimento positivo?

A resposta para tais perguntas não permite ter apenas um maior conhecimento pessoal. Ela também ajudará a identificar quando você está falhando e o motivo principal. Assim, torna-se muito mais fácil criar uma estratégia única para controlar os seus próprios medos – aprendendo a lidar com tais situações.

Embora cada plano seja único, é interessante que você note qualquer sintoma físico ou mental (tendo o autoconhecimento), busque maneiras de aliviá-los e então trabalhe com uma sessão de resolução de problemas em busca de boas alternativas.

O ideal é contar com um mentor para apoiá-lo(a) durante tal discussão, além de reservar um tempo no seu calendário para sanar a ansiedade advinda o quanto antes possível. Certamente, será muito mais simples saber como superar o medo do fracasso nos negócios seguindo tais etapas!

2. Visualize os possíveis resultados e antecipe-se

Muitas vezes, os indivíduos sentem pressão, ansiedade e medo, mas nem sequer param para pensar sobre os possíveis cenários – realizando previsões. De fato: o que indicará que você atingiu o seu objetivo ou que fracassou no trabalho?

Uma das principais dicas de como superar o medo do fracasso nos negócios está em delimitar bem o objetivo final e visualizar os resultados envolvidos. Você já sabe quais são as etapas necessárias para cumprir com o seu propósito? Tem ideia dos obstáculos que podem surgir no trajeto e comprometer o seu workflow?

Reserve um tempo para pensar sobre tais aspectos, identificar os desafios (previamente) e até desenvolver um plano alternativo caso algum grande imprevisto atrapalhe o seu trabalho – o famoso plano B.

Quando o gestor ou líder tem uma visão clara de onde quer chegar e atua pautado em uma estratégia bem desenvolvida, visualizando o seu caminho e antecipando os cenários pessimistas, torna-se muito mais fácil atingir o sucesso desejado.


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


3. Mantenha o foco naquilo que você é capaz de controlar

Sabia que uma das grandes táticas sobre como superar o medo do fracasso nos negócios envolve manter o foco? A ideia primordial é se concentrar nas situações que realmente demandam o seu controle – deixando de lado tudo aquilo que não está ao seu alcance.

Para vencer o medo, é preciso se dedicar a dar o melhor para as atividades que são possíveis de se controlar. Caso contrário, ficaremos loucos para garantir que as coisas saiam conforme o planejado. Quando, na verdade, nem sempre o cenário é dependente de você.

Então, faça a diferença e dedique o seu tempo para as atividades pautadas na sua moderação. A dica abaixo (de definir metas) poderá ajudá-lo(a) ainda mais nesta etapa. Na verdade, em sua trajetória como líder no objetivo de saber como superar o medo do fracasso nos negócios, todos os pontos citados neste artigo estarão relacionados. Vale a pena explorar de forma interligada!

4. Tenha metas para guiá-lo(a)

Dentre as dicas de como superar o medo do fracasso nos negócios, o ideal é que todo o líder ou administrador trabalhe pautado em metas. O motivo? É que uma das melhores formas de enfrentar os seus receios é encará-los de frente, de forma desafiadora. Vencendo-os. 

Além de apenas operar com metas, o indicado é que você esteja inclinado(a) a explorá-las de forma desafiadora. Afinal, para vencer o fracasso, é preciso se dedicar a atingir um melhor desempenho e reduzir as suas chances de falhar.

Definir metas e objetivos que ultrapassem os seus limites e performance rotineiros farão com que o líder se sinta cada vez mais longe do fracasso. Para atingir este feito, implemente uma estratégia e siga as dicas abaixo: 

· Após delimitar os seus propósitos em si, torne as metas mais alcançáveis ao dividi-las em projetos e tarefas;

· Adote uma metodologia como a SMART para garantir que as suas metas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (com um prazo determinado);

· Liste os indicadores que mostrarão que você estará alcançando os resultados almejados – tendo sempre em vista o seu objetivo parcial e final;

· Planeje um calendário com os principais eventos e priorize as tarefas de acordo com as necessidades primordiais;

· Trabalhe, em paralelo, com hábitos que o(a) ajudem a prevenir a procrastinação, a autossabotagem e que te permitam ter um melhor gerenciamento de tempo.

Quanto melhor for a sua organização em termos de definição e cumprimento de metas, maiores tendem a ser as chances de saber como superar o medo do fracasso nos negócios – chegando a resultados incríveis. Aqui, conte com uma plataforma de gestão de projetos e tarefas de qualidade para apoiá-lo(a) – explorando o Bitrix24.

5. Não trabalhe pensando em extremos

Muitos indivíduos foram criados com um pensamento extremista de “tudo ou nada”. No entanto, uma das estratégias de como superar o medo do fracasso nos negócios prega pelo equilíbrio e por não atribuir a falha como o fim.

Se todos os grandes líderes do mundo tivessem pensado que “tudo está acabado” quando se depararam com falhas, a humanidade não teria todas as inovações que tem hoje. Por isso, jamais aja pautado(a) em tal pensamento, já que isso o(a) fará desistir ainda nas primeiras dificuldades.

Mesmo em meio a tentativas fracassadas, os verdadeiros líderes seguem firmes e não desistem. Pois são os pequenos passos assertivos que o(a) levarão ao sucesso desejado. E, lembre-se: em alguns casos, você só precisa que dê certo uma única vez, não é? Tenha isso em mente!

6. Foque no desenvolvimento do seu senso de competência

Se você está buscando alternativas de como superar o medo do fracasso nos negócios, é importante saber que uma das dicas inclui tentar se livrar (ao máximo) da síndrome do impostor. Já ouviu falar sobre?

Na psicologia, a síndrome do impostor ocorre quando o próprio indivíduo tenta se autossabotar, já que ele não acredita na sua capacidade – sentindo-se sempre insuficiente. Este sentimento de incompetência só agrega ainda mais temor sobre o fracasso e não colabora, em nada, para a produtividade.

Por sorte, existem várias maneiras de evitá-la, e uma das mais relevantes envolve desenvolver o seu senso de competência. De maneira geral, sobretudo de imediato, sentir-se competente não o fará extinguir o medo de fracassar. No entanto, tal sentimento fará com que você passe por aquele cenário mesmo tendo os seus temores e contribuirá, a médio e longo prazo, para que tal medo seja aliviado.

Um líder não precisa, necessariamente, ser imune ao medo. Mas ele deve encontrar formas de que o medo não atrapalhe o seu próprio progresso e o desenvolvimento empresarial. Assim, sentir-se competente pode ser uma técnica e tanto para vencer o medo de fracassar.


Conclusão

Não se pode mudar a forma com que a sociedade encara o fracasso. No entanto, pode-se enxergá-lo de uma maneira mais construtiva – reduzindo as suas possíveis problemáticas.

Como líder, encarar o fracasso como um ponto de aprendizado só somará pontos positivos para a sua evolução pessoal, bem como para o progresso do time e de toda a organização.

Agora que você conferiu dicas de como superar o medo do fracasso nos negócios, aproveite para criar o seu próprio plano para vencer o desafio. Embora talvez não seja possível extinguir o medo, sem dúvidas, você estará pronto(a) para tirar o melhor proveito de cada aprendizado, sem desistir! Aproveite!


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Perguntas frequentes Qual é o medo do fracasso? O que causa o medo do fracasso? Como o medo do fracasso prejudica as empresas? Como lidar com o medo do fracasso no trabalho? Por que é tão importante superar o medo de fracassar? Os efeitos negativos do temor pelo fracasso em um líder Como superar o medo do fracasso nos negócios? 1. Defina, de fato, qual é o seu medo e crie uma estratégia para vencê-lo 2. Visualize os possíveis resultados e antecipe-se 3. Mantenha o foco naquilo que você é capaz de controlar 4. Tenha metas para guiá-lo(a) 5. Não trabalhe pensando em extremos 6. Foque no desenvolvimento do seu senso de competência Conclusão
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura