10 dicas para conquistar o seu primeiro cliente como empreendedor

10 min de leitura
Ariane Jaeger
25 de abril de 2022
Última atualização: 25 de abril de 2022
10 dicas para conquistar o seu primeiro cliente como empreendedor

O primeiro passo para ativar um negócio não envolve apenas ter um produto. É preciso, de fato, encontrar o primeiro consumidor disposto a fechar negócio com a sua empresa. 

Dependendo do nicho e da situação do mercado, esta tarefa pode não ser tão fácil quanto parece. Portanto, nada melhor do que conferir algumas estratégias para que você conquiste o seu primeiro cliente e finalize a venda inaugural com o sucesso tão esperado. Vamos acompanhar?

Perguntas frequentes


Como conquistar o primeiro cliente?

Para conquistar o primeiro cliente:
1. Defina o cliente ideal;
2. Identifique os seus problemas;
3. Estabeleça uma rede de contatos;
4. Vá até onde ele está;
5. Fale com os conhecidos;
6. Aproxime-se dos concorrentes;
7. Otimize o seu site;
8. Trabalhe com o inbound marketing;
9. Promova um teste gratuito;
10. Seja reconhecido como um(a) especialista.

Qual é o primeiro passo para conquistar um cliente?

O primeiro passo para conquistar um cliente é compreender as suas necessidades. Saiba quais são os seus principais problemas, ouça-o com paciência e demonstre que você o entende. Em seguida, oferte o produto ou serviço que mais se encaixa dentro daquilo que ele precisa – sempre de forma personalizada.

Como abordar um cliente pela primeira vez?

Para abordar um cliente pela primeira vez:
1. Mostre que você o conhece e compreende as suas necessidades;
2. Procure encontrar a solução certa para ele;
3. Identifique a personalidade do consumidor e se comunique de acordo;
4. Veja qual é a melhor forma de entrar em contato;
5. Seja direto e repasse confiança.

Como atrair novos clientes?

Atraia novos clientes ao:
· Fornecer promoções atrativas;
· Trabalhar com provas sociais;
· Investir em sua rede de contatos;
· Divulgar conhecimento e conteúdos de qualidade;
· Manter o seu site rico e atualizado;
· Focar em parcerias;
· Ter uma presença on-line;
· Não esquecer da satisfação no pós-venda.

O que é uma empresa-cliente?

Uma empresa-cliente se trata de qualquer pessoa jurídica (com CNPJ) ou instituição que é cliente de algum(a) empreendedor(a) ou de outra empresa.


Conquiste o seu primeiro cliente a partir destas estratégias:

A vida como empreendedor(a) traz mais liberdade e autonomia, mas nem de longe é uma tarefa fácil. Depois de abandonar o emprego convencional e começar a sua própria empresa, um dos maiores desafios surge no momento de atrair e conquistar consumidores.

Em meio à enorme concorrência, como garantir que alguém queira fechar negócio com você? Como dar o primeiro passo se você nem sequer tem referências? Qual é a melhor maneira de abordar os clientes? Deve-se focar em qualquer perfil ou atuar de forma segmentada?

Sem dúvidas, uma série de questionamentos como estes vêm à mente. E, muitas vezes, nem sabemos por onde começar. Portanto, para te ajudar nesta tarefa, compartilhamos as principais dicas para que você conquiste o seu primeiro cliente e coloque o seu negócio para decolar. Acompanhe já!

1. Defina o seu cliente ideal

Para que você conquiste o seu primeiro cliente, é preciso, antes de tudo, saber qual é o perfil do consumidor ideal. É óbvio que você quer sair fechando negócio com quem puder, mas é impossível vender bem sem segmentar.

Questione-se sobre tais pontos:

· Quem são os seus clientes?

· Onde eles estão?

· Como é possível alcançá-los?

· Quais são as suas maiores necessidades com relação ao que você tem a oferecer?

A partir de tais respostas, faça uma oferta irresistível conforme as suas particularidades – atuando de forma direcionada. Sem dúvidas, este é um ponto-chave de como conquistar o seu primeiro cliente.

À medida que você coleta as informações a respeito dos clientes, o ideal é ir organizando os dados em um sistema inteligente de CRM. Assim, além de atrair o seu primeiro cliente, tais informações poderão ser utilizadas no futuro para diferentes abordagens.

2. Identifique os principais problemas dos seus clientes

Como você, atuando como empresa, pode apoiar o seu cliente? Quais dos problemas você consegue aliviar ou resolver? Conquiste o seu primeiro cliente estudando quais são as dificuldades que o seu consumidor-chave enfrenta atualmente.

Se a sua marca não oferecer uma solução ao cliente, haverá outra que o fará e você acabará perdendo negócios para a concorrência. Portanto, garanta que a sua companhia tenha a oferecer exatamente aquilo que o público precisa. É um ponto fundamental para saber como encontrar o seu primeiro cliente.  

3. Crie uma rede de contatos

As indicações na base da confiança costumam ser até mais poderosas do que uma grande campanha de marketing. Por isso, um dos grandes segredos de como conquistar o seu primeiro cliente é criar uma boa rede de contatos. Isso porque as pessoas têm a tendência a fazerem negócios com indivíduos que gostam, confiam ou são recomendados.

Dedique-se a estar mais ativo em sua própria comunidade, no nicho em que atua ou em uma rede profissional. Quanto maior for o seu nível de envolvimento (genuíno), maiores serão as suas chances de atrair algum cliente.

4. Na internet, vá até onde o seu público está

Não faz ideia de como encontrar o seu primeiro cliente? Uma das estratégias que valem ouro nesta era digital é interagir com o público-alvo on-line, nos canais e mídias sociais que ele usa com frequência.

O seu consumidor costuma utilizar, por exemplo, Facebook, Instagram ou Twitter? Mesmo que a sua empresa ainda não tenha muitos recursos, dedique-se a estar ativo nas plataformas envolvidas com o seu alvo.

Embora tal abordagem demande tempo, esforço e bastante paciência, ela tende a gerar resultados positivos não apenas para que você conquiste o seu primeiro cliente – como também construa uma comunidade sólida e um excelente posicionamento de mercado.


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


5. Ofereça a sua solução para alguém conhecido

Qual é o problema de ofertar determinado produto ou serviço para alguém que você já conhece? A verdade é que pouco importa quem é o seu cliente ou como você conseguiu atraí-lo. Principalmente no início, o crucial é ter alguém determinado a pagar por aquilo que você tem a oferecer.

Portanto, dependendo do nicho, inicie a sua divulgação a partir dos conhecidos e até de parentes e amigos. O interessante é que, através de tal rede, o processo de reconhecimento e de expansão da marca fica simplificado, podendo gerar até recomendações e aquele “marketing boca a boca” tão esperado. Caso ainda não tenha feito, aproveite para colocar em prática!

6. Não veja os concorrentes como os principais inimigos

Conquiste o seu primeiro cliente estando perto dos concorrentes. À primeira vista, esta dica pode até parecer um pouco estranha. No entanto, é uma estratégia muito válida!

Muitas vezes, os concorrentes já estão tão bem-estabelecidos no mercado que eles nem sequer vencem a demanda. O interessante é que, ao trabalhar em uma rede de colaboração mútua, muitos acabam repassando o serviço para os empreendedores parceiros – ainda que sejam vistos como concorrentes. Ou, ainda, podem estabelecer eventos em conjunto e ter um alcance de público ainda maior.

Em um mundo tão moderno e com tantas oportunidades, é preciso parar de ver o concorrente como o seu rival a ser derrotado. Além do mais, a troca de experiências te ajudará, sem dúvidas, no ato de como abordar um cliente pela primeira vez.

7. Tenha uma boa presença on-line e otimize o seu site

Em uma era tão tecnológica, para que um empreendedor, conquiste o seu primeiro cliente e outros mais, ele precisa ter o mínimo de presença no meio on-line. Além de estar ativo nas redes mais importantes para o seu público-alvo, é crucial contar com um site otimizado.

Além de trabalhar com uma identidade visual própria e a criação de uma plataforma amigável e agradável, certifique-se de que a interface esteja otimizada para atrair cada vez mais leads e prospectos.

Quer algumas dicas?

· Crie um site responsivo para dispositivos mobile;

· Estruture-o de forma agradável ao usuário – pensando sobre a experiência do cliente;

· Trabalhe com um visual autêntico e limpo;

· Inclua conteúdos com palavras-chave (sempre relacionadas ao seu público-alvo);

· Estude e aplique técnicas de SEO dentro e fora da sua página.  

Mesmo que você seja um(a) empreendedor(a) que não tem experiência alguma com a criação de páginas web, é possível contar com a ajuda de plataformas inteligentes que fazem o trabalho por você. O Website Builder do Bitrix24, por exemplo, possibilita a criação de sites bonitos e modernos sem a necessidade de entender de programação. Vale a pena explorar!

8. Comece a trabalhar com o inbound marketing

Conquiste o seu primeiro cliente e atraia mais consumidores interessantes para o seu negócio através do inbound marketing. Todo o foco de tal estratégia se volta para a criação de conteúdos relevantes – pensando sempre no seu público-alvo.

Diferentemente do marketing tradicional, o inbound não envolve a busca ativa por consumidores – mas sim a geração de valor para a marca e a atração de um tráfego orgânico ao longo do tempo.

O lado bom é que isto não agrega apenas para a venda inaugural, já que vai gerando um diferencial competitivo e melhora consideravelmente o posicionamento de uma companhia. Portanto, dedique-se para gerar um conteúdo autêntico e de qualidade, pensando em entregar valor para o público desejado.

9. Ofereça valor em troca de uma prova social

Muitas vezes, para fechar um negócio, você precisará investir (seja tempo ou dinheiro). Então, por que não oferecer uma demonstração ou promover uma oferta gratuita para ganhar um cliente?

Conquiste o seu primeiro cliente agregando valor sem pedir por qualquer pagamento – solicitando apenas um pequeno depoimento para que o usuário relate a sua experiência. Com sorte, eles podem não apenas fornecer uma prova social, como também se transformarem em clientes fiéis ou servirem como referências para novos negócios.

No pior cenário possível, você até pode perder algum tempo e dinheiro. Mas se atuar com uma oferta que os impressione, a tentativa pode surtir efeitos melhores do que o esperado. De toda forma, é uma tática e tanto para aplicar – vale a pena tentar!  

10. Esforce-se para ser reconhecido(a) como um(a) especialista

Seja em grandes eventos ou em um pequeno encontro local, as pessoas sempre estão em busca de especialistas para compartilharem as suas experiências através de palestras. Então, esta pode ser uma grande oportunidade para que você se destaque em meio à concorrência, fique reconhecido(a) e conquiste o seu primeiro cliente.

O interessante é que você não precisa esperar que o convite bata à sua porta. Por vezes, um simples e-mail pode iniciar uma conexão e abrir as portas para uma oportunidade e tanto.

Com a expansão das soluções digitais, obviamente, não são apenas as palestras físicas que podem ser exploradas. Você pode se propor a participar de uma chamada de vídeo ou live, um congresso/feira on-line ou até escrever um artigo para um portal envolvido com o seu público-alvo.

Logicamente, o local em que o material será vinculado deve ser algo em paralelo com a realidade do seu cliente – ou com a sua área de atuação e o que você tem a oferecer. Gerando, assim, os resultados desejados – tanto a curto quanto a longo prazo.

Quanto mais você aparecer falando sobre ou escrevendo conteúdos de valor, mais o consumidor o verá como um especialista e terá a confiança em experimentar o seu produto ou trabalho.


E o que vem depois da conquista de um cliente?

Abordar um cliente e conseguir fechar o seu primeiro negócio é só um dos primeiros passos em sua jornada como empreendedor(a). Para ter uma atuação bem-sucedida, será preciso manter o foco ativo na satisfação e na fidelização dos clientes – bem como em outros aspectos essenciais.

Mesmo que o produto ou o serviço que você tenha a oferecer envolva apenas uma venda única (e não a recorrência), jamais deixe de atender o cliente de forma exímia. Tal conduta só trará indicações ainda melhores, aumentará o valor e a lucratividade para a marca e atrairá ainda mais consumidores.

Conquiste o seu primeiro cliente a partir das ideias compartilhadas neste artigo e depois mantenha o gerenciamento contínuo para alavancar o seu negócio. A longo prazo, uma imensa diferença será notada. Coloque em prática!


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Perguntas frequentes Como conquistar o primeiro cliente? Qual é o primeiro passo para conquistar um cliente? Como abordar um cliente pela primeira vez? Como atrair novos clientes? O que é uma empresa-cliente? Conquiste o seu primeiro cliente a partir destas estratégias: 1. Defina o seu cliente ideal 2. Identifique os principais problemas dos seus clientes 3. Crie uma rede de contatos 4. Na internet, vá até onde o seu público está 5. Ofereça a sua solução para alguém conhecido 6. Não veja os concorrentes como os principais inimigos 7. Tenha uma boa presença on-line e otimize o seu site 8. Comece a trabalhar com o inbound marketing 9. Ofereça valor em troca de uma prova social 10. Esforce-se para ser reconhecido(a) como um(a) especialista E o que vem depois da conquista de um cliente?
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura