Liderando uma reunião de equipe de trabalho: 7 dicas essenciais

5 min de leitura
Ariane Jaeger
4 de junho de 2021
Última atualização: 4 de junho de 2021
Liderando uma reunião de equipe de trabalho: 7 dicas essenciais

Num mundo com tantas facilidades na comunicação, é quase um pecado agendar reuniões desnecessárias. Para trazer o máximo de proveito para o seu time, o líder deve planejar o encontro com antecedência – explorando dicas e ideias para reunião de equipe, tornando-a mais produtiva o possível.

Como liderar uma reunião de equipe de trabalho

Liderar vai além de motivar ou simplesmente dar ordens. Um bom líder anda de mãos dadas com a equipe e coloca suas competências em prática para atingir os resultados esperados pela companhia como um todo.

Com a expansão do home office, liderar uma reunião de equipe de trabalho pode ser um desafio. Mas através das práticas adequadas, é possível unir o time mesmo que virtualmente. 

Logo a seguir, explore os principais passos do guia ‘Liderando uma reunião de equipe de trabalho: 7 dicas essenciais’. Vamos lá!

1. Certifique-se de planejar a reunião de equipe

Antes mesmo de agendar o evento, estabeleça um plano claro sobre os temas para reunião de equipe. Defina objetivos, assuntos a serem discutidos e problemáticas que precisam ser sanadas. 

Isto ajuda líderes a terem mais clareza sobre o que precisa ser solucionado, além de informar com assertividade sobre o real objetivo da reunião de equipe.

Mas para ter o máximo de proveito, é ideal não sobrecarregar o encontro. No momento em que estiver programando uma reunião de equipe de trabalho, defina no máximo quatro problemáticas ou objetivos a serem cumpridos – agrupando por áreas de interesse.

Não exagerar com o número de temas é uma forma de atingir resultados e frutos positivos durante os meetings.

2. Envie um breve roteiro para os participantes

Exponha as ideias para reunião de equipe de maneira prévia ao evento. O ideal é, junto ao convite, expor um resumo ou briefing do que será abordado, a duração esperada para o encontro e quem serão os participantes.

Além de repassar transparência, isto permite que os colaboradores acionados estejam cientes dos pontos principais, o que poupa tempo na realização da própria reunião.

Se você e sua equipe não possuem um espaço de trabalho on-line para fazer isso, é altamente recomendado explorarem o Bitrix24. O software inclui compartilhamento de documentos e ferramentas de comunicação para realizar reuniões – o que pode ser muito útil para que o time conduza seus meetings.

3. Estabeleça o tempo de duração do encontro

Uma reunião de equipe de sucesso precisa ter o tempo pré-estabelecido. E claro: o líder precisa cuidar para que o horário fique dentro daquilo que foi combinado. 

Definir a duração do encontro permite manter o foco no que é essencial – evitando devaneios que podem comprometer a busca por uma solução. Sem contar que os participantes podem se programar melhor com a agenda de trabalho, poupando tempo e produtividade (que valem ouro) no seu dia a dia.

4. Lidere a reunião de forma objetiva


Em uma reunião de trabalho, um dos principais papéis do líder é agir com objetividade. É sua função centralizar os temas para reunião de equipe e controlar o andamento de cada tópico dentro do processo.

Conduzir o meeting de forma objetiva evita divagações e distrações que poderiam comprometer os resultados esperados. Portanto, tenha autonomia e o pulso necessário para conduzir uma reunião da forma mais assertiva possível.

5. Chame para o encontro apenas colaboradores essenciais

Sabe aquela história de que ‘quantidade não é qualidade’? Certamente, o ditado se aplica muito bem para a presença de vários colaboradores nas reuniões.

Convocar muitos funcionários, de fato, não ajudará o time a encontrar soluções melhores. Muito pelo contrário: em certos casos, a presença de várias pessoas pode até atrapalhar o andamento do encontro.

Portanto, quando estiver liderando uma reunião de equipe de trabalho, convide apenas os colaboradores que poderão contribuir para a pauta em questão. Além de otimizar a reunião, soma pontos positivos para a redução de custos. Afinal: a hora de cada profissional estará em jogo.

6. Só agende um horário se for realmente necessário 

O guia ‘Liderando uma reunião de equipe de trabalho: 7 dicas essenciais’ não poderia deixar de incluir este item. Afinal de contas: coordenadores só devem agendar uma reunião de equipe quando for justificável. 

Infelizmente, a grande maioria das reuniões nem precisavam existir. Com tantas ferramentas de comunicação disponíveis, várias situações poderiam ser solucionadas com uma chamada de voz ou vídeo. Sem a necessidade, muitas vezes, de recrutar um time inteiro e perder horas preciosas de serviço para debater sobre um ponto específico.

Portanto, cabe a você, líder, avaliar a real necessidade do agendamento de reuniões. Além do mais: sua ocorrência realmente precisa ser justificada. Caso seja possível sanar a problemática ou o debate por meios mais rápidos e eficientes, talvez seja melhor abortar o encontro. 

7. Abra espaço para discussões ou troca de insights

Apesar de requerer objetividade e foco, a reunião com a equipe de trabalho não pode ser um monólogo chato e entediante. Na realidade, ao estar liderando uma reunião de equipe de trabalho, é preciso abrir espaço para que os participantes também tenham voz – na hora adequada, claro.


Evite realizar aqueles encontros cansativos que somente o líder fala do início ao fim. Deixe que os colaboradores se sintam confortáveis para expor suas ideias, sugestões e observações. Tal atitude irá expandir o senso de comunidade e os funcionários se sentirão parte importante das decisões da companhia. 

Empresas que abrem espaço para seus colaboradores são muito mais democráticas. Com isso, os desentendimentos são reduzidos e há uma melhora incrível em todo o clima organizacional.

Não faz ideia por onde começar para liderar melhor e saber como planejar uma reunião de equipe? Conte com o Bitrix24 para organizar o seu trabalho e alcançar o máximo de êxito com as suas reuniões. A plataforma inclui espaços colaborativos, calendário para agendar eventos e reuniões, gerenciamento de projetos e muito mais. Vale a pena explorar!

Depois de conferir as ideias propostas no artigo ‘Liderando uma reunião de equipe de trabalho: 7 dicas essenciais’, é hora de liderar e coordenar suas reuniões com passos certeiros. 

Coloque as dicas em prática e jamais perca tempo novamente com reuniões desnecessárias. Ao realizar um encontro seguindo tais diretrizes, com certeza será bem mais produtivo.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
7 estratégias de planejamento financeiro para empreendedores: Como maximizar lucros e reduzir custos
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Como liderar uma reunião de equipe de trabalho 1. Certifique-se de planejar a reunião de equipe 2. Envie um breve roteiro para os participantes 3. Estabeleça o tempo de duração do encontro 4. Lidere a reunião de forma objetiva 5. Chame para o encontro apenas colaboradores essenciais 6. Só agende um horário se for realmente necessário  7. Abra espaço para discussões ou troca de insights
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Liderança Adaptativa: Como Implementar Eficazmente em Sua Organização
Liderança Adaptativa: Como Implementar Eficazmente em Sua Organização
10 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura