Estratégias de retenção de funcionários: 11 chaves para manter os seus principais talentos

11 min de leitura
Ariane Jaeger
16 de junho de 2022
Última atualização: 23 de junho de 2022
 Estratégias de retenção de funcionários: 11 chaves para manter os seus principais talentos

As estratégias de retenção de funcionários vão muito além de pagar um bom salário e recebê-los de braços abertos. Para garantir a motivação e a permanência a longo prazo, é preciso aplicar uma série de táticas que visam agregar senso de pertencimento, apoiar o desenvolvimento pessoal e promover a flexibilidade ideal para que haja a vontade de continuar (bem como de entregar os melhores resultados).

Neste artigo, saibam quais são as principais estratégias para a retenção de talentos e confiram algumas dicas para empregá-las na prática. Vamos lá?


Perguntas frequentes


Qual é o significado de retenção de talentos?

A retenção de talentos é o conjunto de práticas, políticas e estratégias que as empresas adotam para manter os seus funcionários na organização. Como a força de trabalho é um elemento-chave, sobretudo em organizações modernas, garantir a satisfação do funcionário e a sua permanência ao longo do tempo é essencial para o sucesso empresarial.

Quais são as estratégias para reter os funcionários?

As estratégias de retenção de funcionários incluem:
  1. Focar na contratação do candidato ideal;
  2. Estimular um plano de carreira;
  3. Investir no onboarding;
  4. Adotar o modelo de trabalho híbrido;
  5. Ouvir a opinião dos colaboradores;
  6. Incentivar a criatividade dentro da empresa;
  7. Valorizar os esforços individuais;
  8. Promover um ambiente de trabalho saudável;
  9. Avaliar a satisfação organizacional;
  10. Pagar salários competitivos e incluir benefícios corporativos;
  11. Atuar com líderes, e não chefes.

Quais são os benefícios da retenção de talentos?

  • Os benefícios da retenção de talentos abrangem:
  • Maior produtividade e engajamento entre os funcionários;
  • Economia de custos e redução dos índices de turnover;
  • Manutenção do capital intelectual a longo prazo;
  • Construção de um clima organizacional saudável;
  • Aumento da eficiência laboral;
  • Maiores chances de atrair novos e incríveis talentos – ao ser reconhecido como “um bom lugar para trabalhar”.



As principais estratégias de retenção de funcionários

A primeira das estratégias de retenção de funcionários surge antes mesmo de se preocupar com o seu onboarding ou manutenção dentro da empresa. Ela parte, então, de garantir um bom processo de contratação.

1. Comece a partir da contratação ideal

Durante a escolha, busque pelo talento certo, encontrando um perfil de colaborador que seja compatível com a cultura e as necessidades da própria empresa. Embora elas sejam cruciais, não olhe apenas para as habilidades – e atente-se ao comportamento e aos valores do candidato.  

Além de encontrar um colaborador com valores correspondentes ao que é empregado em sua empresa, dê a atenção devida ao histórico do candidato. Ele costuma mudar de emprego com frequência ou continuar em uma mesma companhia por um bom tempo? Ter uma ideia a respeito te ajudará a prever os cenários indesejados com antecedência para tomar a decisão adequada. 

2. Foque em planos de carreira

Os profissionais das gerações mais modernas se preocupam fortemente com o seu desenvolvimento ao longo do tempo. Muitos, inclusive, não se importam de sair de um emprego caso vejam que já não há mais nada para aprender por lá.

Por isso, as suas estratégias de retenção de funcionários precisam incluir um ponto-chave do processo: que é o de estimular cada colaborador a criar o seu próprio plano de carreira.

Identifique as habilidades, as competências e os sonhos dos funcionários, de forma individual, compreendendo como eles se veem ao longo dos anos dentro da empresa. Em seguida, projete um plano de carreira voltado para a realidade organizacional e desenvolva programas de capacitação constantes para apoiá-lo.  

A partir da geração de objetivos e da busca pelo desenvolvimento contínuo, os colaboradores se desenvolvem pessoal e profissionalmente e se mantêm entusiasmados para permanecerem naquele ambiente de trabalho. Já no cenário oposto, é bem possível que, ao encontrarem uma possibilidade de se desenvolverem, você perca grandes talentos para a concorrência.

3. Invista no processo de onboarding

O fato de um candidato se encaixar dentro dos requisitos da empresa e começar a trabalhar não quer dizer que ele se comprometerá com a função a longo prazo. Ou mesmo que ele estará feliz com o que vem sendo executado.

Portanto, para integrar o colaborador da forma ideal, promovendo uma experiência positiva desde o início, invista fortemente no onboarding de novos funcionários. Através do processo, permita que o novo membro da equipe se sinta apoiado, bem recebido e preparado para o que está por vir – tanto pelos líderes quanto pelos colegas de trabalho. Além, claro, de instigar aquele senso de pertencimento que o estimulará a permanecer na empresa por muito mais tempo. É essencial!

4. Cogite adotar o modelo de trabalho híbrido

A cada dia que passa, mais pessoas estão em busca de um trabalho remoto ou híbrido – vendo ambos como uma saída para se sentir motivado no trabalho e equilibrar melhor a vida pessoal e profissional. Portanto, no mundo moderno, uma das estratégias de retenção de funcionários envolve estabelecer locais de trabalho híbridos, que geram uma maior liberdade, flexibilidade e conveniência para os funcionários.

A verdade é que diversos candidatos veem o trabalho híbrido como uma expectativa, e não como um benefício em si. Assim, além de aumentar as probabilidades de reter os talentos, sem dúvidas, as empresas somarão pontos positivos para atrair os melhores funcionários – tendo uma vantagem competitiva em meio à própria concorrência.

5. Abra as portas para ouvir a opinião dos funcionários

Os ambientes de trabalho que não abrem espaço para que os colaboradores expressem as suas opiniões não se encaixam em meio à era moderna. Para vislumbrar funcionários felizes e plenamente motivados, é preciso incentivar tanto a comunicação aberta e transparente quanto uma rica cultura de feedbacks.

Ao poder expressar os seus anseios e pensamentos, eles se sentem parte integrante da companhia – vendo a sua opinião sendo valorizada. E, mesmo que indiretamente, tal comportamento acaba levando a satisfação do funcionário e se mostrando como um elemento-chave para mantê-lo engajado e com vontade de permanecer naquele local de trabalho.


Mais do que um sistema de gestão de empresas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


6. Incentive a criatividade dentro da empresa

Quer saber como melhorar a retenção e a motivação dos funcionários? Então, experimente instigar a criatividade! Afinal, quando os membros de um time se sentem mais criativos, eles ficam imensamente estimulados, perspicazes e produtivos.

Além de ajudar os colaboradores a trabalharem com maior inspiração, certamente, dentre as estratégias de retenção de funcionários, é tal dica que contribuirá para que a sua empresa fique cada vez mais moderna e pronta para responder às necessidades do mercado de forma inovadora.

Por sorte, existem várias maneiras de colocar a ideia em prática, alavancando a criatividade entre a equipe. Curiosos para saber quais são as principais? Confiram alguns exemplos abaixo:

· Criar um espaço de trabalho confortável e com design criativo;

· Adotar uma política de trabalho flexível;

· Mudar a conduta nas reuniões de rotina;

· Instigar o desenvolvimento pessoal do colaborador;

· Encorajar a autorreflexão;

· Gerar grupos de inovação;

· Apoiar a diversidade;

· Estruturar o processo de brainstorming;

· Promover experiências sensoriais.

7. Recompense os esforços de cada colaborador

Ao pensar sobre o coletivo e as estratégias de retenção de funcionários, é extremamente viável que os líderes tenham a maioria dos seus funcionários felizes – e não apenas aqueles que se destacaram ou entregaram bons resultados.

Então, se você se preocupa com a retenção a longo prazo, crie uma cultura organizacional que valorize os esforços de cada indivíduo – sem olhar somente para o cumprimento de metas. Embora os números sejam relevantes, é necessário ter empatia para compreender que o fato de não atingir um objetivo nem sempre está relacionado com a competência daquele profissional.

Portanto, demonstre o apreço pelo esforço realizado, jamais menosprezando o trabalho árduo daquele funcionário. Em paralelo, lembre-se que as recompensas nem sempre precisam ser palpáveis. Por vezes, um elogio em público ou uma menção honrosa já é o suficiente para estimulá-lo.

8. Promova um ambiente de trabalho saudável

Por mais vantajosa que seja uma empresa, ninguém gosta da ideia de trabalhar em um ambiente tóxico, intolerante e repleto de cobranças excessivas. Em contrapartida, atuar em um local confortável, saudável e propício colabora com a produtividade, o engajamento e a colaboração no local de trabalho.

Para isso:

· Estimule que a equipe atue unida;

· Promova a troca de ideias constantes;

· Instigue processos comunicativos claros;

· Realize atividades de formação de equipes;

· Não microgerencie;

· Atue com líderes de verdade – e não com indivíduos repletos do senso de autoridade;

· Garanta que o ambiente físico em si seja arejado, limpo, ergonômico e confortável.

9. Avalie a satisfação organizacional

Como está o clima no seu negócio? Os colaboradores vêm se sentindo felizes e satisfeitos com os gestores? Há um ambiente positivo ao interagir com os colegas de trabalho? A melhor forma de descobrir as respostas é perguntar diretamente aos envolvidos.

Assim, inclua as avaliações pessoais em meio às suas estratégias de retenção de funcionários – ainda que as opiniões sejam colhidas de forma anônima, para gerar os resultados mais verdadeiros possíveis (o que é extremamente desejado).

O formato ideal, seja com perguntas abertas ou de múltipla escolha, dependerá do objetivo e do tipo de diagnóstico visado. Portanto, considere as suas necessidades de forma única, criando uma pesquisa organizacional personalizada.

A partir das avaliações, é possível ter uma visão macro do que está acontecendo dentro da empresa, encontrando pontos desfavoráveis que podem comprometer a permanência dos funcionários a longo prazo. Obviamente, após ter os resultados em mãos, partir para a ação é primordial. Portanto, vá além da pesquisa e se dedique para reverter as situações negativas, estimular uma interação saudável e conquistar a confiança dos empregados.  

10. Pague salários justos e competitivos e inclua um pacote de benefícios atrativo

Embora alguns aspectos como a saúde mental e o ambiente laboral sejam importantíssimos ao pensar sobre a carreira e o mercado de trabalho, é ingênuo não considerar que o salário e os benefícios acoplados não possuem o seu impacto.

Por isso, as suas estratégias de retenção de funcionários precisam abranger faixas salariais justas, atraentes e competitivas e, de preferência, ainda incluir um conjunto de vantagens para os funcionários.

Um bom pacote de benefícios corporativo pode incluir, mas não se limita a:

  • Bônus por desempenho;

  • Plano ou assistência de saúde;

  • Auxílio alimentação;

  • Vale-cultura;

  • Plano odontológico;

  • Previdência privada;

  • Participação dos lucros (PLR);

  • Licenças extras;

  • Auxílio-creche;

  • Snacks durante os intervalos;

  • Vale-academia;

  • Cartão farmácia;

  • Bolsas de estudo.

O interessante, preferencialmente, é que o próprio colaborador monte o seu plano de benefícios da maneira que o convém – o que é chamado de “benefícios flexíveis”. Assim, alavanca-se ainda mais a motivação e, certamente, é uma das estratégias inovadoras de retenção de funcionários que vale a pena ser explorada!

11. Atue com líderes, e não com chefes autoritários

As chances de um colaborador abandonar o seu emprego aumentam drasticamente quando existe um problema claro entre si e a equipe de gestão. Como consequência, uma companhia que se apoia em líderes (e não em chefes) tende a mostrar um melhor índice de retenção de talentos – além de ver os próprios empregados mais engajados e comprometidos com a função em si.

Preste atenção se a sua taxa de rotatividade estiver maior do que o normal – pois este problema pode estar relacionado com a posição adotada pelo time de gestão. Ainda que nenhum problema esteja sendo visto, antecipe-se e evite situações negativas ao atuar com líderes que são inspiradores e empáticos, se comunicam abertamente e assumem responsabilidades. Embora esta dica esteja listada como a última das estratégias de retenção de funcionários, a sua aplicação é crucial!


Aplique as estratégias inovadoras de retenção de funcionários com o apoio do Bitrix24

Quando se compreende o significado da retenção de talentos e a sua importância, os gestores correm contra o tempo para colocar em prática as estratégias mais relevantes quando o assunto é a retenção de funcionários.

A boa notícia é que diversas táticas como estas podem ser auxiliadas com uma plataforma de qualidade, como o Bitrix24. Não fazem ideia de quais funcionalidades desbravar? Com a interface:

  • Tenha a certeza de estar contratando os profissionais que se adequam ao perfil da empresa – a partir de um banco de talentos organizado;

  • Promova um onboarding de qualidade ao contar com as ferramentas comunicativas ideais e ao compartilhar tudo o que é essencial junto aos funcionários;

  • Troque feedbacks com facilidade através de diversos canais;

  • Gerencie os projetos, as tarefas e acompanhe os calendários em tempo real – minimizando as distâncias entre a equipe;

  • Tenha em mãos todos os recursos que apoiarão o seu trabalho híbrido (se for o caso);

  • Avalie o desempenho dos colaboradores para valorizar os esforços individuais;

  • Faça o time se sentir unido através de uma rede social interna personalizada;

  • Gere modelos de avaliação para aplicar entre o pessoal;

  • E muito mais!

Certamente, será muito mais tranquilo aplicar todas as estratégias desejadas para reter os talentos, garantir o potencial intelectual da sua empresa e ir além. Não deixe de aproveitar!




Mais do que um sistema de gestão de empresas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Perguntas frequentes Qual é o significado de retenção de talentos? Quais são as estratégias para reter os funcionários? Quais são os benefícios da retenção de talentos? As principais estratégias de retenção de funcionários 1. Comece a partir da contratação ideal 2. Foque em planos de carreira 3. Invista no processo de onboarding 4. Cogite adotar o modelo de trabalho híbrido 5. Abra as portas para ouvir a opinião dos funcionários 6. Incentive a criatividade dentro da empresa 7. Recompense os esforços de cada colaborador 8. Promova um ambiente de trabalho saudável 9. Avalie a satisfação organizacional 10. Pague salários justos e competitivos e inclua um pacote de benefícios atrativo 11. Atue com líderes, e não com chefes autoritários Aplique as estratégias inovadoras de retenção de funcionários com o apoio do Bitrix24
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura