Como conseguir mais agilidade no local de trabalho

6 min de leitura
Ariane Jaeger
20 de dezembro de 2021
Última atualização: 20 de dezembro de 2021
Como conseguir mais agilidade no local de trabalho

Empresas dinâmicas, dotadas de agilidade no local de trabalho, são as que se adaptam mais facilmente em meio a um mercado que exige mudanças constantes.

Como já passou aquele tempo em que era tudo tão estável, companhias de todos os tamanhos lutam diariamente para superar a transformação digital e sair à frente da concorrência – desfrutando do maior sucesso possível com eficiência e produtividade. Neste guia, acompanhe tudo sobre os benefícios de um local de trabalho ágil e ideias para implementar em sua companhia. 

O que seria, de fato, ter agilidade no trabalho?

Em termos gerais, a agilidade pode ser definida como a “capacidade de realizar movimentos rápidos, mas com clareza e efetividade”. O conceito pode ser aplicado para criar um ambiente de trabalho ágil. Neste caso, a companhia dedicaria esforços para que os seus membros atuassem de forma rápida, coesa e contínua, prontos para se adaptarem rapidamente e vencerem os desafios do mercado – com o máximo de eficiência e produtividade.

Agora que você já sabe o que é um local de trabalho ágil, nada melhor do que compreender um pouco mais sobre a sua relevância ao olhar para as vantagens.

Benefícios do local de trabalho ágil:

Atingir agilidade no local de trabalho vai além de cumprir os prazos e terminar os afazeres sem perder tempo. Isso também permite que: 

  • A empresa sofra menos com as instabilidades e seja capaz de se adaptar mais facilmente caso surjam mudanças drásticas de mercado;

  • Haja um aumento da satisfação, motivação e bem-estar dos colaboradores para cumprirem com as suas atividades;

  • A companhia desfrute de menores índices de rotatividade – uma problemática e tanto para qualquer empresa;

  • O negócio como um todo se beneficie do aumento da produtividade – alcançando êxito e grandes resultados.

Ainda que um gestor analise os prós e contras de um local de trabalho ágil, certamente, os pontos positivos superam os demais. 

Caminhos para atingir agilidade no local de trabalho


Adotar um ambiente de trabalho ágil exige estratégia. É preciso alinhar processos, metas, departamentos e a cultura da própria companhia. Para tornar a idealização mais simples, reunimos algumas dicas para atingir a agilidade estratégica no local de trabalho. Confira abaixo: 

Promova os meios para que os funcionários trabalhem com flexibilidade

Talvez a essência da agilidade no local de trabalho não esteja apenas em se adaptar rapidamente às mudanças. Um fator chave é que o colaborador esteja apto para atuar da forma que for mais conveniente para si – agindo com flexibilidade. No seu tempo e no seu ritmo. 

Proporcione ao time de trabalho as ferramentas de que ele precisa. Mas, sobretudo, permita que os próprios colaboradores se coordenem para cumprir com o necessário.

Obviamente, você deverá acompanhar o desempenho e a mensuração de resultados de tempos em tempos. No entanto, quando a flexibilidade instiga a agilidade, a produtividade sentida no ambiente laboral tende a ser incrível!

Foque em resultados maiores ao invés de gerenciar minuciosamente

Por que ficar contando quantas horas o seu colaborador trabalhou? Companhias modernas sabem muito bem que, atualmente, é muito mais viável mensurar resultados maiores do que coordenar minuciosamente cada hora de trabalho. 

A nova geração de talentos está preocupada em encontrar o equilíbrio ideal entre sua vida profissional e pessoal. E cada indivíduo possui o seu próprio horário perfeito para cumprir com isso. Portanto, talvez não seja a melhor ideia prender talentos que valem ouro das 8:00 às 18:00 – um horário que nem sempre é o melhor para a sua produtividade.

A recomendação é medir marcos, resultados gerais e KPIs de trabalho ao contar quantos minutos foram cumpridos. Desde que os objetivos sejam atingidos com o máximo de desempenho, não há problema nenhum nisso, não é mesmo?

Tenha uma comunicação de ponta

Sem dúvidas, é preciso ter uma comunicação robusta para conquistar agilidade no local de trabalho. Já que os colegas precisam trocar ideias rapidamente para que o trabalho flua de forma ágil e produtiva.

Embora isso seja ainda mais importante em empresas que atuam com o regime de trabalho remoto, é um ponto que toda e qualquer companhia deve considerar.

Trabalhar com um bom sistema comunicativo on-line permitirá que os indivíduos se informem diariamente, acompanhem as mudanças e se comuniquem com transparência. Além disso, eles podem realizar brainstormings em instantes – sem perder tempo e esperar para expor aquela ideia valiosa apenas na próxima reunião.


Instigue a colaboração – mesmo em times remotos

A agilidade no local de trabalho tem a ver com fluidez. E para que ambos os fatores sejam alcançados, equipes e departamentos devem operar em sintonia. Por isso, quanto maior for a colaboração e o nível de engajamento entre os colegas de trabalho, maiores tendem a ser as vantagens para o alcance de metas e resultados únicos.

Além de estimular a comunicação (como já citado acima), foque em criar laços e um senso colaborativo em comum. Motive os colaboradores para trabalharem em conjunto, aumente o nível de relacionamento com atividades em grupo e adote uma rede social colaborativa.

Mesmo em times remotos, é possível reduzir as distâncias e manter todos unidos (ainda que virtualmente). Seja digitalmente ou fisicamente, jamais menospreze o poder da geração de uma comunidade entre suas equipes!

Um passo inicial e tanto é implementar uma interface colaborativa para coordenar todo o trabalho. Aqui, entra a recomendação para explorar o Bitrix24, já que se trata da plataforma colaborativa gratuita #1 do Brasil. Usufrua de mais de 35 ferramentas integradas para deixar o seu time mais ágil e unido!

Trabalhe com metodologias de gestão de projetos ágeis

Assim como os tópicos citados anteriormente, atuar com metodologias de trabalho ágeis o farão sentir ainda mais fluidez e rapidez. Assim, cumprindo com as tarefas no prazo e dentro dos princípios almejados.

Por sorte, existem vários métodos que podem ser aplicados para acelerar entregas sem perder o controle e a qualidade. Conquiste agilidade no local de trabalho com metodologias como: Scrum, Kanban, Waterfall ou Agile. E o melhor: tudo isso pode ser feito a poucos cliques, totalmente on-line!

Impulsione a produtividade e a eficiência estimulando o trabalho ágil

Atingir a dinâmica ideal para superar as instabilidades do mercado é o sonho de qualquer companhia. Mas, para conquistá-lo, é preciso seguir os caminhos e dicas que mencionamos aqui.

Não se esqueça de estimular o trabalho flexível e preferir mensurar resultados a contar cada minuto de trabalho. Ainda, instigue a criação de uma comunidade e promova comunicação e sintonia para atingir mais rapidamente os objetivos como um time. 

Contar com uma plataforma ágil e que sempre está se adaptando (assim como você) é o pontapé inicial para fazer a sua estratégia ser bem-sucedida. Adote o gerenciamento de projetos ágeis, uma comunicação eficiente e recursos colaborativos para atingir o máximo potencial com o Bitrix24. Experimente a versão gratuita e depois implemente com o seu time, de acordo com suas próprias necessidades!
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
O que seria, de fato, ter agilidade no trabalho? Benefícios do local de trabalho ágil: Caminhos para atingir agilidade no local de trabalho [ /upload/medialibrary/9cb/dm8lhux5b1pqq1hsrt23l5ekr6rttmn9.png ] Promova os meios para que os funcionários trabalhem com flexibilidade Foque em resultados maiores ao invés de gerenciar minuciosamente Tenha uma comunicação de ponta Instigue a colaboração – mesmo em times remotos Trabalhe com metodologias de gestão de projetos ágeis Impulsione a produtividade e a eficiência estimulando o trabalho ágil
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura