As 7 principais dicas de gerenciamento de funcionários

5 min de leitura
Ariane Jaeger
28 de outubro de 2021
Última atualização: 3 de novembro de 2021
As 7 principais dicas de gerenciamento de funcionários

Lidar com pessoas nem sempre é simples. E quando o assunto são colaboradores que atuam sujeitos ao mesmo ambiente de trabalho, pode ser um desafio ainda maior fazer o correto gerenciamento de funcionários.

Para simplificar a atuação de líderes e gestores, trazendo ótimos resultados para a empresa e departamento de RH, reunimos as principais dicas de gestão de funcionários. Confira nossas 7 principais dicas a seguir e as aplique para construir uma cultura empresarial mais saudável.

Por que gerenciar funcionários? Confira bons motivos

Manter uma equipe satisfeita e produtiva interfere de maneira drástica sobre o alcance de resultados. Por si só, este já é um motivo e tanto para gerenciar funcionários. Mas, existem vários benefícios por trás de um gerenciamento adequado. Quer saber quais?

  • Antes de tudo: os colaboradores se sentem mais valorizados quando a companhia se preocupa com eles;
  • Funcionários engajados trabalham com maior produtividade;
  • Uma boa gestão agrega maior índice de retenção de talentos e redução da rotatividade – problema sério para várias empresas;
  • Quando bem pensado, o gerenciamento estimula relações de trabalho saudáveis, que agregam para empregador, líderes e funcionários (de forma multifacetada). 


Considerando tantos motivos bons, certamente vale a pena dedicar atenção especial para o gerenciamento de rotina de trabalho e relacionamento com os funcionários. Nos tópicos a seguir, confira algumas dicas para garantir que sua equipe esteja bem acompanhada.  

Dicas para o gerenciamento de funcionários

Entende a importância do gerenciamento e quer alavancar a relação da empresa ou do gestor com os colaboradores? Tenha mais índice de sucesso seguindo as dicas abaixo:

1. Tenha uma comunicação clara

A falta ou a ineficiência de comunicação pode acarretar problemas sérios para o ambiente empresarial – e não só para o relacionamento entre funcionários. Portanto, é crucial que todas as informações sejam trocadas e repassadas de forma clara e assertiva.

Quanto mais transparente for o processo, maior o índice de sucesso a ser obtido. É importante ter em mente que as ferramentas de comunicação selecionadas devem seguir o perfil da sua equipe. Para garantir a satisfação de todos, o ideal é optar por uma interface como o Bitrix24, que oferece diversos canais para o time conversar.

2. Incentive a troca de feedbacks construtivos

Para o senso comum, nem sempre os feedbacks são encarados de forma positiva. Mas, conforme amadurecemos profissionalmente, precisamos entender que as críticas produtivas podem ser muito bem aproveitadas. Muitas vezes, é esse espírito que falta entre uma empresa e seus funcionários.

Portanto, não foque em apenas estabelecer metas. Dê um retorno para a equipe sobre como está o seu desempenho. Elogie quando possível e não dê broncas – mas sim instruções de como alcançar processos melhorados.

Cordialidade, respeito mútuo e liderança ajudarão a fazer com que os feedbacks sejam construtivos e possam gerar o impacto positivo desejado.

banner aprel FR_9-48 (1).jpg

3. Crie metas e as exponha para a equipe

No gerenciamento de funcionários, não basta mensurar o cumprimento de metas e resultados. É preciso ser transparente ao expor para todos quais são as metas e objetivos comuns da equipe. Em seguida, lógico, cada um deve trabalhar com suas atividades. Mas ter uma noção do princípio por trás daquilo pode fazer toda a diferença.

Alie a criação de tarefas e projetos para ajudar a gerenciar funcionários e permitir que todos tenham o acesso às metas gerais e individuais, coordenando melhor suas atividades.

4. Estimule a motivação e senso colaborativo

A maioria das pessoas passa um terço do seu dia trabalhando. Então, não há como negar que o ambiente laboral é essencial (e altamente influenciador) em suas vidas. Ao instigar para que os funcionários se sintam engajados e motivados entre si, os benefícios tendem a ser maravilhosos.

Vínculos duradouros, satisfação e a criação de um senso de comunidade somam produtividade, retenção e resultados. Por isso, valorize seus colaboradores e auxilie para que todos se sintam acolhidos e como parte de um único time.

5. Ofereça treinamentos aos colaboradores

Cobrar incansavelmente é um erro. Se você sente que seus funcionários estão com alguma dificuldade específica ou se há um ponto a ser potencializado, estimule-os por meio de treinamentos.

Felizmente, o ramo de treinamentos e capacitações já está bem desenvolvido. Portanto, os responsáveis pelo gerenciamento de funcionários encontram à disposição uma gama de opções de desenvolvimento para alavancar a performance dos colaboradores.

Além de treinamentos técnicos, existem capacitações motivacionais, corporativas, programas de mentoria e até abordagens divertidas por meio da gamificação. Exemplos incluem até treinamentos para melhorar habilidades como organização e gestão de tempo – que impactam diretamente sobre a produtividade.

6. Crie e mantenha um ambiente de trabalho confortável e agradável 

O ambiente de trabalho é capaz de influenciar drasticamente sobre o nível de motivação e produtividade. Ao realizar o gerenciamento de funcionários, não se preocupe apenas em saber se as metas estão sendo cumpridas.

Veja se condições básicas de bem-estar estão sendo fornecidas para a realização do papel profissional. Acredite: os resultados serão ainda mais incríveis!

banner aprel FR_9-49 (1).jpg

7. Utilize um software de gestão de funcionários

Somente pelas dicas anteriores, já foi possível notar que há muitos pontos a analisar quando se administra os funcionários. É preciso cuidar do onboarding, garantir que os já integrados estejam cumprindo suas metas, avaliar o desempenho da equipe e muito mais.

Então, por que não conquistar um processo simplificado, organizado e automatizado com a ajuda da tecnologia? Softwares como o Bitrix24 possibilitam o gerenciamento de tempo no trabalho, organização de tarefas/metas, comunicação em equipe, calendários de grupo e até mesmo promover uma rede social corporativa.

Com a gestão de funcionários, sua empresa só tem a ganhar

Engana-se quem pensa que os benefícios de uma boa gestão só são sentidos pelos colaboradores. Quando bem realizado, o gerenciamento de funcionários cria um ambiente propício para o melhor alcance de resultados.

Melhoria do espaço de trabalho, melhor performance dos funcionários, aumento dos índices de motivação e produtividade e mais atração e retenção de talentos são apenas algumas das vantagens.

Aplicando as dicas que você conferiu neste artigo, sem dúvidas, se tornará muito mais simples alcançar uma excelente gestão de colaboradores e usufruir de todos os seus benefícios. Experimente!

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Por que gerenciar funcionários? Confira bons motivos Dicas para o gerenciamento de funcionários 1. Tenha uma comunicação clara 2. Incentive a troca de feedbacks construtivos 3. Crie metas e as exponha para a equipe 4. Estimule a motivação e senso colaborativo 5. Ofereça treinamentos aos colaboradores 6. Crie e mantenha um ambiente de trabalho confortável e agradável  7. Utilize um software de gestão de funcionários Com a gestão de funcionários, sua empresa só tem a ganhar
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
9 min de leitura
Comunicação em Projetos: 10 Dicas para Construir Equipes Sólidas e Entregar Resultados
Comunicação em Projetos: 10 Dicas para Construir Equipes Sólidas e Entregar Resultados
10 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura