As 7 melhores ferramentas de colaboração on-line em 2021

5 min de leitura
Ariane Jaeger
16 de julho de 2021
Última atualização: 16 de julho de 2021
As 7 melhores ferramentas de colaboração on-line em 2021

A colaboração on-line é uma realidade para cada vez mais empresas atualmente. As ferramentas de colaboração on-line permitem que as equipes se comuniquem, trabalhem em conjunto e alcancem mais produtividade em seu cotidiano.

Existem diversas ferramentas de colaboração cujas funcionalidades são extremamente úteis para a maioria das empresas. Mas você quais são as melhores ferramentas de colaboração on-line?

Neste artigo, nossa equipe editorial fez uma seleção das 7 melhores ferramentas de colaboração on-line em 2021.

O que são ferramentas de colaboração on-line?

As ferramentas de colaboração são soluções que permitem o trabalho em equipe de forma eficiente. Os softwares colaborativos são primariamente programas e aplicativos para a colaboração on-line.

Essas ferramentas são indispensáveis para as empresas que possuem equipes de trabalho remotas, mas também são extremamente úteis para empresas que trabalham no escritório. Afinal, elas facilitam a comunicação, planejamento, organização e execução de atividades do seu negócio.

7 melhores softwares colaborativos on-line

Há uma grande variedade de áreas em que ferramentas de colaboração podem ajudar a sua equipe de trabalho. Para diversificar a nossa lista, selecionamos ferramentas que facilitam a comunicação, gerenciamento, criação e mais. Confira a lista a seguir:

1. Bitrix24

O Bitrix24 é mais do que apenas uma ferramenta de colaboração on-line. Isto é, ele é um software de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) que oferece praticamente todas as funcionalidades que a sua empresa pode precisar.

A grande vantagem de escolher um CRM no lugar de uma ferramenta específica é que você tem acesso a um conjunto de ferramentas. Por exemplo, o Bitrix24 permite comunicar-se com a sua equipe via chat individual, grupos de bate-papo, chamadas de voz e videoconferências.

Igualmente, você terá acesso a uma ferramenta de gerenciamento de projetos e tarefas, calendários compartilhados, armazenamento de arquivos on-line, um sistema de planejamento empresarial e muito mais.

2. Slack

O Slack é uma ferramenta de colaboração on-line bastante conhecida que está disponível tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. Ela permite que as equipes se comuniquem tanto individualmente como em grupos de trabalho.

Você pode organizar as conversas da equipe de trabalho em vários canais para tarefas e projetos diferentes. Além disso, você pode fazer uma busca avançada em todas as conversas da equipe e localizar informações importantes.

Igualmente, ele permite o compartilhamento de imagens, vídeos e documentos. Ele possui uma versão gratuita assim como planos pagos para atender os propósitos de diferentes empresas.

3. Trello

O Trello é uma das mais populares ferramentas de gerenciamento de projetos e tarefas. A ferramenta que conta com milhões de usuários ao redor do mundo permite organizar de tudo um pouco com os seus cartões.

Ele permite manter as suas tarefas de forma organizada e que os usuários criem quadros ou listas de tarefas. A ferramenta é gratuita e recomendada principalmente para administrar projetos pequenos ou medianos.

O seu sistema de notificações e lembretes facilita que as equipes cumpram com os prazos de entrega de tarefas.

O Trello se integra com uma grande quantidade de outras ferramentas como o Google Drive, Evernote, GitHub, Slack e mais. Dessa forma, você pode criar uma experiência de equipe unificada.

4. Google Workspace

O Google Workspace talvez seja a ferramenta mais conhecida entre todas desta lista. Afinal, estamos falando da ferramenta de colaboração on-line da Google, uma das gigantes da tecnologia que oferece diversas soluções para indivíduos e empresas.

O Google Workspace é na verdade um conjunto de várias ferramentas fornecidas pela Google.  Por exemplo, para a criação e edição de textos, eles fornecem o Google Docs, para apresentações, você pode usar o Google Presentation e para planilhas, o Google Sheets,

Para a comunicação em equipe, ainda há o Google Meet, Hangouts e o Google Chat. Aliás, todas as ferramentas são integradas entre si, o que facilita a interação entre elas durante o trabalho colaborativo na web.

5. GoToMeeting

O GoToMeeting é uma ferramenta de colaboração on-line cujo principal objetivo é facilitar a comunicação entre os funcionários através de encontros on-line e videoconferências. Eles possuem um sistema de videoconferências robusto para suportar reuniões com múltiplos participantes.

Além de permitir videoconferências, ela facilita as reuniões em equipes com ferramentas intuitivas. Os usuários podem compartilhar as suas telas com os outros participantes das reuniões para mostrar informações relevantes.

Com a integração com o Google Calendar e o Microsoft Outlook, você pode automaticamente agendar reuniões e convidar vários participantes ao mesmo tempo. Por fim, você também pode usá-la como uma ferramenta de bate-papo individual ou em grupo e ainda gravar as videoconferências.


6. Monday

O Monday é outra solução da nossa lista de melhores ferramentas de colaboração em rede. Ela permite se comunicar, definir metas empresariais e delegar tarefas através da sua interface intuitiva e com um design esteticamente agradável.

Anteriormente chamado Dapulse, o Monday ajuda toda a sua equipe de trabalho a estar em sincronia. O sistema de gerenciamento de trabalho da ferramenta permite organizar o trabalho de todos visualmente em uma plataforma acessível.

Um dos principais destaques da ferramenta de trabalho colaborativo na web é o seu poder de personalização. Isto é, você pode personalizar o Monday para que ele funcione da forma que espera com workflows, inserção de dados automática e outros tipos de automações úteis.

Contudo, ela não possui uma versão gratuita, apenas uma versão de teste com tempo limitado.

7. Flock

O Flock é uma solução para o trabalho colaborativo na web que tem várias similaridades com outras ferramentas de colaboração da lista. Ela permite a organização de conversas em diversos canais, assim como conversas individuais e em grupo.

Um dos pontos a seu favor quando comparado com o Slack, por exemplo, é sua agilidade para carregar os recursos. Ou seja, é uma ferramenta mais veloz para carregar mensagens, imagens e outros arquivos.

A diferença se nota principalmente ao pesquisar mensagens específicas em meio aos canais de comunicação da ferramenta. Além disso, os usuários do Flock podem criar votações, definir notificações, criar e delegar tarefas e mais.

Por outro lado, ela deixa um pouco a desejar por possuir poucas integrações com serviços de terceiros.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
O que são ferramentas de colaboração on-line? 7 melhores softwares colaborativos on-line 1. Bitrix24 [ /upload/medialibrary/f4f/mb1xgu9k58j0gshzntcpc0lkrergq29r.png ] 2. Slack 3. Trello 4. Google Workspace 5. GoToMeeting 6. Monday 7. Flock

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
9 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura