8 dicas para uma comunicação eficaz da equipe no local de trabalho

6 min de leitura
Ariane Jaeger
19 de outubro de 2021
Última atualização: 19 de outubro de 2021
8 dicas para uma comunicação eficaz da equipe no local de trabalho

Desde que o conhecimento passou a ser compartilhado pelo homem, a comunicação se tornou um processo essencial. Logicamente, nas empresas não é nada diferente. Afinal de contas: devemos adotar uma comunicação eficaz no trabalho para alcançar os resultados desejados.

Tanto a companhia quanto os funcionários saem ganhando quando a equipe age através de uma comunicação eficaz e eficiente. Confira as principais dicas para colocá-la em prática no seu time e atingir um melhor desempenho!

O que é comunicação eficaz?

O conceito é simples de entender. Uma comunicação eficaz no trabalho significa que os membros de uma equipe são capazes de se comunicar com clareza, tanto para manter o ambiente agradável quanto para realizar seu trabalho de forma produtiva – para atingir os melhores resultados.

Uma comunicação eficaz e assertiva faz com que os funcionários entendam o que a companhia espera deles e executem o seu trabalho com a produtividade desejada. Tudo isso somado, claro, à motivação, senso de pertencimento e melhores níveis de performance (que oferecem vantagens a ambos os lados).

Dicas para obter uma comunicação eficaz no trabalho em equipe 

Já sabe da importância e quer atingir uma comunicação eficaz no trabalho? Então, coloque em prática as dicas que trouxemos logo abaixo:

1. Proporcione fortes canais para a comunicação do time 

De nada adianta ter o discurso de querer promover uma comunicação eficaz sem fomentar isso. Os grupos de trabalho precisam de um sistema eficiente para trocar informações – permitindo uma rotina laboral fluida, produtiva e agradável.

Para poupar esforços e estimular vínculos duradouros, o ideal é que sua companhia atue a partir de uma plataforma única, que reserve diferentes meios comunicativos. Um exemplo de solução para explorar fortes canais de comunicação em equipe é o Bitrix24: uma interface colaborativa para aprofundar os laços.

2. Disponibilize múltiplos canais 

Uma coisa é certa: cada colaborador é único – seja por sua atuação, gosto pessoal ou personalidade. Se você deseja, realmente, criar um ambiente inclusivo em termos de comunicação, não pode deixar de lado o quesito omnicanal.

Do termo inglês “omnichannel”, uma empresa omnicanal atua promovendo uma comunicação eficaz e eficiente em diversos canais. Ela permite, por exemplo, que seus funcionários se comuniquem por vídeo, chat, áudios rápidos, mensagens de texto, e-mail ou até conferências virtuais – da forma que preferirem.

banner FR -13.jpg

Além de pensar nas particularidades dos seus colaboradores, entendendo que cada um tem um canal de comunicação preferencial, a estratégia omnicanal tem outras vantagens. Por exemplo: companhias que estimulam uma troca omnicanal tendem a deixar as informações correrem de forma mais fluida e rápida – tendo processos muito mais ágeis!

3. Treine seus colaboradores focando em habilidades relacionadas

A comunicação é formada através de três elementos: o emissor, a mensagem repassada e o seu receptor. Como o processo envolve pelo menos duas pessoas, é importantíssimo treiná-las para que se comuniquem de forma eficiente – principalmente quando se trata de uma equipe de trabalho.

Líderes que desejam atingir os melhores resultados em termos de comunicação eficaz no trabalho devem considerar investir em treinamentos para os seus colaboradores. Capacitações que envolvem habilidades como empatia, clareza/precisão, linguagem corporal e inteligência emocional são exemplos que podem (e muito) ajudar. 

4. Capriche no onboarding de novos funcionários

Sempre que um novo colaborador entra para o quadro de funcionários da empresa, ele deve passar por um processo de integração. O lado bom é que é muito mais fácil estimular todas as dicas que citamos aqui logo no início. Por isso, que tal aliar um onboarding de qualidade à estimulação de uma comunicação eficaz no trabalho?

Logicamente, para melhores resultados, o mesmo processo já deverá ter sido aplicado no restante do time (os funcionários mais antigos). Ainda assim, os resultados tendem a ser incríveis se o novo colaborador já entrar para o time ambientado para se comunicar empaticamente, de forma transparente e com eficácia.

5. Crie um ambiente favorável para a troca de feedbacks

Se você está liderando uma equipe e deseja atingir uma comunicação eficaz, repasse transparência ao se comunicar e estimule os seus colaboradores a fazerem o mesmo.

Abra as portas para troca de feedbacks construtivos, focando sempre no respeito mútuo, tom de voz agradável e empatia. Quanto mais o seu time for estimulado para atuar de maneira transparente e comunicativa, mais agradável será o ambiente de trabalho e os resultados – acabando com relacionamentos tóxicos o tanto quanto possível.

banner FR -14.jpg

6. Instigue a formação de uma comunidade dentro da própria empresa 

Como ser social, o homem precisa fazer parte de uma comunidade. Se pensar que passamos mais da metade do dia com nossa equipe de trabalho, a conduta mais adequada é procurar criar um senso de comunidade com nossos colegas.

Líderes e gestores que conseguem formar uma comunidade entre os membros de sua equipe ou departamentos da empresa só têm a ganhar. O senso de pertencimento impulsiona o engajamento, os resultados e é totalmente motivador. Sem dúvidas, é algo para o qual vale a pena se dedicar.

7. Adapte-se às tendências e faça o uso de uma rede social corporativa 

Empresas mais modernas já aprenderam a aproveitar as novidades tecnológicas, adaptando-as para a realidade do dia a dia de trabalho. Então, por que não seguir as tendências de mídias sociais? Já imaginou criar posts, menções, discussões e curtidas dentro da sua própria companhia?

Um exemplo incrível dessa aplicação é a intranet social do Bitrix24. Através dela, torna-se mais fácil driblar as barreiras à comunicação eficaz e aumentar o engajamento entre os próprios colegas de trabalho.

8. Faça com que todos da sua equipe se sintam confortáveis e parte de um time

Focar no conforto dos colaboradores deve ser uma das prioridades de quem coordena equipes de trabalho. Motive-os para trabalharem como um time, em busca de propósitos comuns, e jamais como concorrentes.

Além de fazê-los se sentirem bem acolhidos e conectados, é crucial pensar sobre o conforto do próprio ambiente em si. Quando o local de trabalho não é agradável, é mais complicado se sentir pleno para realizar seus afazeres – e até se perde a qualidade da própria comunicação e produtividade. Portanto, é preciso estar atento!

Vença as barreiras à comunicação eficaz 

Existem diversas barreiras que podem impedir um time de atuar através de uma comunicação eficaz no trabalho. Vencê-las requer um conjunto de atitudes de estimulação, colaboração e treinamento de habilidades. 

Para apoiar seu time a se comunicar de forma mais eficiente, utilize o Bitrix24. A plataforma foi criada para estreitar laços, promovendo diversos canais de qualidade para os colaboradores se comunicarem. Experimente a versão gratuita e aproveite!

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
O que é comunicação eficaz? Dicas para obter uma comunicação eficaz no trabalho em equipe  1. Proporcione fortes canais para a comunicação do time  2. Disponibilize múltiplos canais  [ /upload/medialibrary/446/flxjgr8e4128p6ae7do1xr4xjn777tg0.jpg ] 3. Treine seus colaboradores focando em habilidades relacionadas 4. Capriche no onboarding de novos funcionários 5. Crie um ambiente favorável para a troca de feedbacks [ /upload/medialibrary/670/l2l9g0kb3jzt4wmed6pxb4c3zaykcneq.jpg ] 6. Instigue a formação de uma comunidade dentro da própria empresa  7. Adapte-se às tendências e faça o uso de uma rede social corporativa  8. Faça com que todos da sua equipe se sintam confortáveis e parte de um time Vença as barreiras à comunicação eficaz 
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 Melhores Alternativas ao Shopify para Impulsionar o seu E-commerce
10 Melhores Alternativas ao Shopify para Impulsionar o seu E-commerce
10 min de leitura