7 estratégias de e-mail marketing para agências de viagens

10 min de leitura
Ariane Jaeger
18 de junho de 2022
Última atualização: 23 de junho de 2022
7 estratégias de e-mail marketing para agências de viagens

Antigamente, quando pensavam em planejar uma viagem, as pessoas iam presencialmente em uma agência. Mas hoje, com tantas opções disponíveis no mercado, as empresas do setor de turismo precisam lutar para atrair a atenção dos consumidores e ter a chance de conquistá-los.

Considerando tal cenário, o e-mail marketing para agências de viagens surge como uma ferramenta vital para o aumento das vendas, da interação ideal com o público-alvo e para um maior reconhecimento de mercado a longo prazo. E são exatamente as estratégias relacionadas que serão expostas neste artigo!


Perguntas frequentes

Como criar uma estratégia de e-mail marketing?

Para criar uma estratégia de e-mail marketing em sua agência de turismo:
  • Pesquise o mercado;
  • Pense sobre os seus objetivos;
  • Segmente o público-alvo e saiba qual é o perfil dos clientes;
  • Conheça os concorrentes e veja exemplos de e-mail de agências de viagens;
  • Defina um orçamento;
  • Trabalhe com um software de e-mail marketing para agências de viagens;
  • Realize o planejamento global antes de programar os disparos.

Quais são as melhores estratégias de e-mail marketing para agências de viagem?

As melhores estratégias de e-mail marketing para agências de turismo são:
  • Planejar as campanhas antecipadamente;
  • Programar o conteúdo conforme o público-alvo;
  • Pensar sobre os diferentes elementos do e-mail (e não apenas sobre o texto ou as imagens);
  • Segmentar os disparos e criar listas de e-mails;
  • Programar os envios com inteligência;
  • Mensurar as campanhas de marketing;
  • Utilizar um software de e-mail marketing de viagens.

Como conseguir e-mails para o marketing de uma agência de turismo?

Para conseguir e-mails para o marketing de uma agência de viagem, é interessante:
  • Gerar conteúdos de valor e compartilhá-los para atrair usuários;
  • Incluir caixas de formulários e pop ups de saída diretamente no site;
  • Produzir guias e dicas de viagens exclusivas para download em troca do e-mail do usuário;
  • Captar leads através de campos de pesquisa no site ou em redes sociais.

Quais tipos de e-mail uma agência de viagem pode enviar para os seus clientes?

Os diferentes tipos de e-mail que uma agência de viagem pode enviar para os seus assinantes são:
  • E-mails de boas-vindas;
  • E-mails com boletins informativos;
  • E-mails de parabenização ou agradecimento;
  • E-mails promocionais ou com ofertas personalizadas;
  • E-mails de confirmação ou notificação;
  • E-mails de reativação.



As melhores estratégias de e-mail marketing para agências de viagens

O e-mail marketing para agências de viagens é uma ferramenta poderosa para se conectar com os prospectos e os atuais clientes, promovendo o negócio, aumentando o faturamento, expandindo a visibilidade, destacando-se da concorrência e gerando relacionamentos de longo prazo.

Mas para atingir todos os benefícios, é preciso saber aplicar as estratégias ideias. Confiram quais são as principais táticas para o segmento e como implementá-las da melhor forma nos tópicos abaixo:

1. Antes de querer atingir resultados, planeje as suas campanhas

A abordagem do e-mail marketing para agências de viagens pode trazer resultados incríveis. Mas só é possível alcançá-los de forma efetiva quando se parte de um bom planejamento – pensando além das campanhas e dos disparos em si.

É essencial pensar sobre o propósito e os detalhes envolvidos com cada divulgação, questionando-se, por exemplo:

  • Por que tal campanha de e-mail marketing está sendo criada?

  • O que a sua agência de turismo visa a partir de tais envios?

  • Quais são os cenários esperados a partir desta tomada de decisão? 

Pensar sobre tais quesitos é importante, já que você só poderá mensurar os resultados e ver se os objetivos foram atingidos se souber onde pretende chegar – e por que planejou tudo aquilo. Além do mais, existem diversas abordagens para o e-mail marketing, e partir do propósito te fará selecionar a que se encaixa da forma ideal.

2. Direcione a produção de conteúdo pensando no seu público-alvo

Ao pensar sobre o e-mail marketing para agências de viagem, não importa qual é o seu público-alvo. Independentemente, é crucial adaptar a produção de conteúdo conforme as expectativas da sua persona ideal.

Neste caso, quanto mais informações você tiver a respeito do consumidor certo, melhor será. Então dedique-se para conhecê-lo e estar ciente de pontos como:

  • O tipo de viagem e os destinos mais desejados;

  • O período preferencial para viajar;

  • O ticket médio disponível;

  • A faixa etária;

  • E outros interesses relacionados.

Munido de tais dados, prepare-se para programar os conteúdos de e-mail marketing para agências de viagens de forma personalizada, criando listas de e-mail de acordo com as preferências – de forma específica.

Por mais que existam exemplos de e-mail de viagem, nenhum deles será tão efetivo quanto aquele criado por si considerando as expectativas do seu público-alvo – jamais se esqueça disso.

3. Gere a união perfeita entre os elementos do e-mail marketing

Quando se fala em e-mail marketing de viagens, muitos podem pensar que o disparo perfeito estará em um e-mail repleto de paisagens paradisíacas ou com uma lista de promoções imperdíveis para um dos destinos mais desejados. No entanto, o sucesso do e-mail marketing para agências de viagem está em combinar diferentes elementos de forma atrativa, gerando uma peça exímia!

Se preocupar apenas com o texto ou apenas com um design bonito não é o ideal (ainda que ambos sejam importantíssimos). Por isso, olhe para tais pontos e ainda analise:

  • A arquitetura e a disposição das informações;

  • A responsabilidade do template;

  • A abordagem de botões de chamada para ação (ou CTAs);

  • Os links ou os redirecionamentos (para o site ou as redes sociais).

Assim, a produção de conteúdo estará direcionada de modo a converter um maior número de usuários – já que alguns terão um maior apelo visual e outros verbal, levando ao sucesso da sua campanha de e-mail marketing.

Se você buscar por exemplos de e-mail de agências de viagens de renome, verá que elas trabalham muito bem com a combinação de fotos, textos, CTAs, botões e layouts imersivos – mostrando o quão relevante é produzir um conteúdo bem arquitetado (e multifacetado). 


Mais do que um sistema de automação de marketing, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


4. Segmente o público-alvo para direcionar os envios

Que tal aproveitar os dados obtidos através do seu próprio site para direcionar o conteúdo e criar listas de e-mails? O interessante é que, ao utilizar um CRM com automação de e-mail marketing, é possível integrar o banco de dados e os históricos dos clientes para gerar campanhas direcionadas e certeiras de e-mail marketing.

Imagine, por exemplo, que os visitantes pesquisem por viagens diretamente em seu site. A partir das informações obtidas, você sabe quais são as datas preferenciais para a compra de um pacote e o local de origem e destino. Se for um cliente antigo, ainda, até os dados sobre os valores pagos anteriormente podem ser consultados.

A partir disso, você cria um e-mail marketing pensando em tal usuário e compartilha uma publicação que possa atrair o seu interesse – seja abordando o destino pesquisado ou promovendo uma oferta imperdível para as suas datas (tudo dependerá do propósito do seu e-mail marketing).

O mais incrível é a capacidade de identificar as oportunidades automaticamente – a partir da integração com o CRM. Além disso, o e-mail marketing para agências de viagens pode ser disparado para outros consumidores que se encaixem no mesmo perfil do exemplo – basta um pouco de criatividade para encontrar pontos em comum e abordar a larga escala com personalização e efetividade.

5. Programe os disparos com inteligência

Uma das principais táticas e dicas de e-mail marketing para agências de turismo é dedicar um tempo especial para montar as suas estratégias de envio. Para que as campanhas cheguem aos resultados esperados, é preciso encontrar o equilíbrio perfeito entre a periodicidade e a quantidade de e-mails disparados.

Em palavras gerais, é seu dever garantir que a empresa estará ativa na mente dos clientes. Mas, ao mesmo tempo, sem ser inconveniente a ponto de gerar a insatisfação ou a perda de consumidores em potencial.

Muitas vezes, a frequência de envios ideal é algo que será vislumbrado ao longo do tempo, já que será preciso avaliar o próprio comportamento dos usuários ao interagirem com os seus e-mails. Em paralelo, lembre-se de que a identificação de oportunidades e os disparos personalizados são igualmente relevantes.

Afinal: você terá grupos de pessoas que preferem viagens rápidas aos fins de semana; aqueles que programam o ano todo o roteiro para o exterior; ou os que não tem familiaridade alguma com o assunto – mas sonham em viajar. Então, o timing perfeito também deverá ser questionado ao pensar sobre a sua programação.

6. Mensure e melhore cada vez mais as suas estratégias de e-mail marketing

Você criou diversas campanhas, projetou tudo de acordo com os propósitos da companhia e viu o número de assinantes e as vendas aumentarem. Os esforços param por aqui? Nada disso!

Para que o seu e-mail marketing para agências de viagens seja aprimorado a cada dia que passa, é fundamental determinar indicadores para as suas campanhas e mensurá-los para acompanhar o progresso ao longo do tempo.

Considerando um e-mail marketing de viagem, pode ser interessante acompanhar os índices seguintes:

  • Taxa de conversão: indica o número de leads que foram impactados positivamente e foram convertidos de prospectos a clientes;

  • Taxa de recebimento: mostra quantos usuários da lista, de fato, receberam os e-mails disparados;

  • Taxa de abertura: revela quantos e-mails foram abertos pelos prospectos;

  • Taxa de cliques: reflete o número de usuários que clicaram em algum link ou chamada para ação (CTA) presente no e-mail;

  • Taxa de inscrições: mostra a quantidade de novos leads;

  • Taxa de cancelamentos: revela os contatos que foram descadastrados (por vontade própria) da sua lista.

Em negócios, os processos sempre podem ser otimizados, gerando maior lucratividade e reconhecimento de mercado. Portanto, mesmo que as coisas já estejam indo bem, analise cautelosamente as métricas e siga sempre na busca pelo progresso.

7. Utilize um software que possa aumentar o seu desempenho com os e-mails de marketing de viagem

Uma coisa é verdade: a tecnologia foi criada para deixar a vida mais fácil. E é exatamente isso que faz um software de automação quando se aborda o e-mail marketing para agências de viagem.

Como a solução para agências de viagens do Bitrix24 foi pensada para facilitar a sua vida – e não o oposto, em uma única interface, você pode criar e gerenciar as suas campanhas de e-mail, programar os envios, comunicar-se com a equipe responsável e integrar o CRM para automatizar as campanhas de marketing. Mesmo que você não faça nem ideia de como criar um e-mail com layout profissional!

Quer um exemplo de como a rotina da sua agência será simplificada? Ao salvar modelos como exemplos de e-mail de viagem, você não precisará criar novos layouts a todo o momento. É só duplicar o template presente na plataforma, personalizar conforme as suas necessidades e disparar.

Ainda, caso você tenha um novo integrante no time, ele poderá consultar facilmente um exemplo de e-mail de agência de viagens para o cliente e saber o que vem funcionando na sua empresa há algum tempo. O que é um impulso e tanto para evitar o retrabalho e te fazer dedicar tempo a estratégias mais eficientes – o que é essencial!


Dicas finais e ideias de e-mail para agentes de viagens

Após conferir as principais estratégias de e-mail marketing para agências de viagens, você estará um passo mais perto de aumentar o seu faturamento, cativar os consumidores e se tornar referência no mercado. Para alavancar ainda mais as chances de desfechos positivos, certifique-se de explorar o máximo que puder as melhores ideias de e-mail para agentes de viagens:

  • Antes de tudo, inspire os seus leitores a viajarem – pode ser interessante, por exemplo, abordar crônicas de viagens ou expor a experiência de outros viajantes, engajando-os ainda mais com a sua paixão por viajar;

  • Capriche nas imagens cativantes e surpreenda os leitores por meio do olhar – em paralelo, encaixe as cores com a identidade visual da sua empresa, dando um toque único que te diferenciará da concorrência;

  • Pense em incluir vídeos curtos no seu e-mail marketing de viagem (preocupando-se com o aspecto responsivo);

  • Seja criativo ao criar os textos do seu e-mail marketing para agências de viagens – e busque se conectar emocionalmente com o usuário;

  • Tenha a certeza de que você está enviando a mensagem certa para o usuário certo – pensando sempre sobre os seus interesses pessoais;

  • Adapte o conteúdo para gerar uma excelente experiência em dispositivos móveis;

  • Crie um modelo de e-mail de agência de viagens para o cliente para facilitar o seu workflow e siga adaptando-o conforme as necessidades;

  • Personalize, o quanto possível, as linhas de assunto – interagindo, por exemplo, incluindo o nome do usuário.

Assim, você poderá planejar a sua estratégia e começar a desbravar o universo do e-mail marketing para agências de viagens – assim como os seus benefícios indiscutíveis, é claro!


Mais do que um sistema de automação de marketing, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
Perguntas frequentes Como criar uma estratégia de e-mail marketing? Quais são as melhores estratégias de e-mail marketing para agências de viagem? Como conseguir e-mails para o marketing de uma agência de turismo? Quais tipos de e-mail uma agência de viagem pode enviar para os seus clientes? As melhores estratégias de e-mail marketing para agências de viagens 1. Antes de querer atingir resultados, planeje as suas campanhas 2. Direcione a produção de conteúdo pensando no seu público-alvo 3. Gere a união perfeita entre os elementos do e-mail marketing 4. Segmente o público-alvo para direcionar os envios 5. Programe os disparos com inteligência 6. Mensure e melhore cada vez mais as suas estratégias de e-mail marketing 7. Utilize um software que possa aumentar o seu desempenho com os e-mails de marketing de viagem Dicas finais e ideias de e-mail para agentes de viagens
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura