O que você deve saber sobre como escolher um software de gerenciamento de equipe

5 min de leitura
Ariane Jaeger
27 de julho de 2021
Última atualização: 29 de julho de 2021
O que você deve saber sobre como escolher um software de gerenciamento de equipe

Gestão de projetos, comunicação integrada, acesso a fluxos de trabalho e compartilhamento de arquivos são apenas alguns dos fatores essenciais para um software de gerenciamento de equipes de alta qualidade.

Mas, afinal, como escolher a plataforma ideal? Com a grande oferta de mercado, pode ser difícil, à primeira vista, definir o melhor sistema gerenciador de equipes. O objetivo deste artigo é diminuir a complexidade e trazer insights para que a sua decisão tenha um desfecho de sucesso, sem grandes desafios.

Assim, você poupa tempo para se dedicar ao que realmente importa: o seu time. Acompanhe a leitura na íntegra e saiba tudo que deve incluir e como escolher o seu sistema de gestão de equipes.

Por que utilizar uma ferramenta para gerenciamento e gestão de equipes?

Ferramentas de gestão de equipes otimizam a rotina laboral e permitem que os projetos sigam de forma fluida e organizada. Mas quais são suas principais vantagens, afinal? 

Conheça os benefícios de um sistema de gestão de equipes:

Quer bons motivos para implementar um sistema de gestão no seu time? 

  • Os funcionários tendem a seguir o fluxo de tarefas e projetos com mais facilidade;
  • O compartilhamento de calendários diminui as problemáticas de descumprimento de prazos e soma maior organização para os membros do time;
  • O gerenciamento de arquivos, as ferramentas de comunicação e os sistemas de gestão de projetos ficam acessíveis em uma interface única;
  • Gestores ou líderes conseguem definir as atividades prioritárias e manter todos os funcionários bem-informados;
  • A equipe de RH detém de maior controle sobre as atividades e monitoramento de carga horária dos funcionários;
  • A empresa conta com a economia de recursos por evitar perda de prazos, otimizar a rotina dos colaboradores, estimular o workflow e instigar a produtividade.

Em suma: quando bem aplicada, tal interface é capaz de acelerar o sucesso da sua equipe. Por isso é tão importante fazer questão de decidir por uma ferramenta que cumpra com as necessidades particulares do grupo. 

Mas, afinal de contas, o que é essencial para que um software de gerenciamento de equipes seja de qualidade? Confira os principais pontos no tópico a seguir.

O que não pode faltar em um sistema gerenciador de equipes?


Quando o assunto é saber como gerenciar uma equipe de desenvolvimento de sistemas ou de qualquer outra área, uma das principais dúvidas é sobre o que não pode faltar em uma interface de gestão de equipes.

Abaixo, reunimos os principais recursos que um software de gerenciamento de equipes deve incluir para ser o mais efetivo possível: 

  • Ferramentas de comunicação;
  • Gestão de projetos e tarefas;
  • Gerenciamento de fluxos de trabalho;
  • Calendários compartilhados;
  • Acesso a relatórios completos e customizados;
  • Gestão de documentos e compartilhamento de arquivos.

Embora existam várias ofertas na internet, nem todos os sistemas conseguem reunir tantas funcionalidades em apenas um ambiente.

É por isso que a pesquisa deve ser realizada com cautela, evitando deixar passar detalhes que seriam importantes ao selecionar o melhor sistema de gerenciamento de equipe. 

3 critérios para escolher um bom software de gerenciamento de equipes:

Para quem não sabe por onde começar, é importante pensar nos critérios básicos para embasar sua decisão. Então, vamos lá!

1. Antes de tudo, defina o que é essencial para o seu time

Ao invés de sair procurando por um gerenciador de equipes, primeiro pense sobre as reais necessidades dos seus colaboradores. 

A equipe carece de ferramentas efetivas para a comunicação? Está precisando de um espaço mais efetivo para gerenciar projetos? Ou precisa de uma interface mais focada na gestão de recursos e monitoramento de carga horária? 

Embora grandes soluções corporativas incluam tudo isso em um mesmo sistema, alguns softwares podem ser focados em apenas algumas atividades.  

Portanto, pense com calma: quais são os seus objetivos ao utilizar a plataforma? Ao escolher um software de gerenciamento de equipes, o primeiro passo é saber o que esperar do sistema, verificando se aquilo se encaixa às necessidades corporativas. 

Compreender o que é crucial para a equipe é o que direciona para que suas buscas sejam ainda mais efetivas.

2. Veja se o software inclui tudo o que você precisa


Quais são os principais recursos que um sistema deve ter para ajudar no gerenciamento de equipe? Tudo depende das particularidades de cada negócio e das atividades realizadas pelos colaboradores da empresa. 

De maneira geral, o importante é que o software de gerenciamento de equipes seja flexível o suficiente para atender às demandas dos funcionários. Afinal de contas: são eles que irão utilizá-lo.

Muitas vezes, algumas ferramentas são voltadas apenas para um tipo de projeto ou metodologia. Outras interfaces podem não incluir todos os recursos que um time precisa em sua rotina. Ou, ainda, podem ser complexas demais para os funcionários utilizarem.

Portanto, ao escolher um sistema de gerenciamento de equipe, analise ponto a ponto se os recursos da plataforma cumprem com os seus objetivos.

Neste sentido, é válido explorar interfaces que sejam mais completas e que reúnam várias funcionalidades em apenas um lugar. Assim, é possível obter o melhor proveito do software com o qual se pretende trabalhar.

3. Garanta que a interface ofereça ferramentas de comunicação integradas

Sem dúvidas, a comunicação é ponto chave no gerenciamento e gestão de equipes. É praticamente impossível comandar um time com efetividade quando a empresa não promove a interação necessária entre os membros. Portanto, escolha um sistema que integre ferramentas de comunicação em poucos cliques.

O recomendado é obter diferentes meios comunicativos: seja por bate-papo com mensagens de texto, voz, ou mesmo chamadas e conferências em vídeo. 

Ainda, quanto mais facilidades para interagir e promover um senso colaborativo, mais bem-vindo. A vantagem é que um software de gerenciamento de equipes como o Bitrix24 inclui até rede social corporativa para manter a comunicação fluida e eficiente. Vale a pena experimentar!

Quanto mais recursos de qualidade, melhor

A tecnologia pode ser uma grande aliada da gestão de equipes. E para aproveitá-la ao máximo, nada melhor do que contar com um software de gerenciamento moderno e rico em funcionalidades.

A tendência é que quanto maior o número de recursos de alta qualidade, maiores as chances de sucesso ao gerenciar equipes através de programas online.
 
Se você e sua equipe querem contar com todos os benefícios de um sistema completo e fácil de usar, a dica é experimentar o Bitrix24. São mais de 35 ferramentas integradas para sua equipe funcionar a todo vapor. Produtividade, mobilidade e comunicação estão presentes em apenas um lugar!
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Por que utilizar uma ferramenta para gerenciamento e gestão de equipes? Conheça os benefícios de um sistema de gestão de equipes: O que não pode faltar em um sistema gerenciador de equipes? [ /upload/medialibrary/b1b/euyvo65c0r144feqcasv6dh6dju52odp.png ] 3 critérios para escolher um bom software de gerenciamento de equipes: 1. Antes de tudo, defina o que é essencial para o seu time 2. Veja se o software inclui tudo o que você precisa [ /upload/medialibrary/988/udibxxyt2bn6uwvaugmte31jrernm6ce.png ] 3. Garanta que a interface ofereça ferramentas de comunicação integradas Quanto mais recursos de qualidade, melhor
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura