Branding corporativo: 7 dicas essenciais para sua empresa

6 min de leitura
Ariane Jaeger
14 de abril de 2021
Última atualização: 15 de abril de 2021
Branding corporativo: 7 dicas essenciais para sua empresa

A tendência é que marcas que não repassam autenticidade e não se conectam com o público fiquem obsoletas no mercado. Por isso, branding e marca corporativa são conceitos essenciais em um mundo com tanta concorrência comercial.

Vale a pena lembrar que isso vai muito além da criação de um simples logotipo, já que também envolve a maneira com que a empresa se comunica, seus valores e muitos outros detalhes. Neste artigo, entenda o básico sobre branding e saiba como aplicá-lo em seu negócio através de 7 dicas essenciais.

O primeiro passo: entendendo o que é branding

Antes de falar sobre branding e marca corporativa, é essencial saber sobre o que estamos nos referindo. Então, afinal, o que é branding?

O branding é uma estratégia que engloba várias ações dentro de uma marca. Seu objetivo é fazer com que o público se conecte com a marca corporativa (mesmo que de forma inconsciente).

As ações englobam o propósito da empresa, seus valores e um posicionamento específico dentro do mercado.

Podemos comparar o branding à personalidade da marca: como ela se apresenta ao público e quais sensações desperta nele. Tudo isso ajuda a criar valor para os serviços e produtos oferecidos pela companhia – o que fornece vantagens em meio à concorrência.

Quer um branding corporativo exemplo? Pense em uma marca bem famosa, como a Coca Cola. Que cores e letras vêm em sua mente quando pensa nela? Você tem lembranças relacionadas com a marca?

Todas as conexões e sentimentos que uma marca desperta fazem parte do branding, e tais imagens se conectam com a definição da marca corporativa.

Branding e marca corporativa: por que são importantes?

Olhando para a definição do branding corporativo, já temos uma ideia de como o branding afeta a visão que os consumidores possuem da empresa. Então, é correto pensar que ela exerce influência drástica sobre a venda de produtos e serviços.

Geralmente, o público-alvo tende a comprar produtos que estão alinhados com os seus valores pessoais. E como a concorrência global é gigante, é preciso engajar os consumidores, fazendo com que eles se identifiquem com os produtos/serviços oferecidos.

Além disso, as pessoas valorizam mais um produto (e estão dispostos a pagar até preços mais altos) quando têm a percepção de que o seu propósito está conectado com o da companhia. Considerando tamanha importância, é válido conferir 7 dicas essenciais para aplicar branding e marca corporativa da maneira ideal.

As 7 dicas para construir uma marca corporativa forte


Construir um branding e marca corporativa com posicionamento forte não é uma tarefa executada da noite para o dia. Mas para facilitar a vida de quem está iniciando, vale a pena seguir as dicas:


1. Defina um propósito claro para a sua marca

É preciso ir muito além de simplesmente pensar em como vender produtos e serviços. Se você deseja que sua marca tenha alto impacto, precisa ter uma boa razão para diferenciá-la da concorrência.

Por sorte, todos os benefícios do branding e marca corporativa ficam evidentes quando a estratégia está interligada com um propósito.

O propósito nada mais é do que a razão para uma marca existir – e ele exerce influência sobre todas as ações da empresa. Para tudo que fazemos na vida, buscamos um propósito, e com as marcas não é diferente. Portanto, com valores e propósitos bem definidos, fica mais fácil se conectar com o cliente ideal. 

2. Saiba quem é o seu público-alvo

Muitos empreendedores querem iniciar a jornada da sua marca ‘atirando para todos os lados’. Mas eles esquecem que é preciso focar no público que está alinhado com o propósito da sua empresa.

Por isso, um dos passos essenciais para estabelecer um branding e marca corporativa de sucesso é definir e conhecer muito bem o seu consumidor-alvo.

Algumas perguntas podem ser válidas no momento de definir o público ideal:

· Qual é sua segmentação geral (sexo, faixa etária, renda, região)?

· Quais são os seus desejos?

· Que problemas desejam resolver?

· O que importa no momento de adquirir um produto ou serviço?

· Quais são seus valores e propósitos pessoais?

Respondendo a tais perguntas, pode-se chegar ao perfil (ou ideia) de consumidor ideal, traçando estratégias para engajar melhor com ele.

3. Conecte-se criando conteúdos de valor

A comunicação é crucial para os seres humanos, e com o desenvolvimento da era digital, ela se torna ainda mais importante. Os usuários navegam na internet e buscam soluções para os seus problemas – e as empresas que aproveitam o momento agem com efetividade criando conteúdos de valor.

A ideia é que você se conecte com o público-alvo, estando presente para resolver as suas necessidades. Afinal: de nada adianta só criar um perfil na rede social do momento e apenas deixá-lo parado.

É preciso atualizar sites e redes com conteúdos de valor, que consigam ‘conversar’ com o consumidor. Assim, sua marca conseguirá atrair e reter audiência, convertendo cada vez mais leads em clientes. 

4. Construa uma identidade visual para o seu negócio

Embora não seja o conjunto todo, a identidade visual é uma parte-chave para construir o branding corporativo. Ela irá incluir todos os elementos gráficos que compõem a apresentação da empresa, o que permite que a marca seja reconhecida visualmente no mercado.

Quando a identidade visual é bem desenvolvida e consegue transmitir personalidade e valores da marca corporativa, é muito mais fácil alcançar o sucesso desejado.

Na hora de criar uma identidade visual, não esqueça dos seguintes elementos:

· Logotipo;

· Cores;

· Tipografia;

· Imagens.

5. Desenvolva um manual de marca corporativa

Embora muitas empresas nem saibam da sua existência, um manual de marca corporativa é essencial para qualquer estratégia de branding.

A ideia é criar um documento com todas as informações de como a empresa deve se portar emcampanhas de marketing e publicidade. Assim, os profissionais irão consultar o manual de marca antes de elaborar qualquer peça da companhia – garantindo que tudo está padronizado de acordo com os ideais e atuação da marca.  

6. Foque na experiência do usuário

Empresas que conseguem desenvolver uma boa experiência do usuário (user experience) tem muito mais chances de atingir o sucesso, se comparado com as que não o fazem.

Por isso, invista em criar uma experiência de valor para o seu cliente, gerando boas impressões sobre a marca. Na era pós-internet, ‘estrelinhas’ e avaliações valem ouro, somando muitas vantagens para o seu negócio. 

7. Aplique as ações de forma constante 

Ao pensar sobre marca corporativa exemplos, imagine que uma empresa constrói o seu branding e simplesmente para de aplicar ações coordenadas ao longo do tempo. Infelizmente, toda a energia despendida com as ações iniciais será perdida a longo prazo.

Isso porque o branding deve ser aplicado como uma estratégia consistente, facilitando a criação de uma marca corporativa de valor – que seja forte, reconhecida e engajada com seus clientes.

Para garantir que todos os passos estejam alinhados de forma ordenada, considere utilizar umsoftware para organizar todos os processos.

Nesse sentido, o Bitrix24 pode ser útil para sua empresa, porque reúne um universo de soluções que permitem que você execute tarefas envolvendo branding de forma constante e com efetividade. 
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
O primeiro passo: entendendo o que é branding Branding e marca corporativa: por que são importantes? As 7 dicas para construir uma marca corporativa forte [ /upload/medialibrary/cb5/cb59c902251f79c663d775bdb5ec4b47.png ] 1. Defina um propósito claro para a sua marca 2. Saiba quem é o seu público-alvo 3. Conecte-se criando conteúdos de valor 4. Construa uma identidade visual para o seu negócio 5. Desenvolva um manual de marca corporativa 6. Foque na experiência do usuário 7. Aplique as ações de forma constante 
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 Melhores Alternativas ao Shopify para Impulsionar o seu E-commerce
10 Melhores Alternativas ao Shopify para Impulsionar o seu E-commerce
10 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura